terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Para Cachorrinhos

  “Não é bom pegar o pão dos filhos e dar aos cachorrinhos.” [Jesus]
_____________________________________________________
  “E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo:
Mulher - Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.

  Mas Jesus não lhe respondeu palavra, seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo:
Discípulos - Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
Jesus -  Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Então chegou ela, e adorou-o, dizendo:
Mulher - Senhor, socorre-me!
Jesus -  Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
Mulher - Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Jesus - O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas.

E naquele momento a filha da mulher foi curada.
[Mateus 15:22-28]
______________________________________________________
  Como a Igreja Católica interpreta essa passagem?

  “Neste episódio, vê-se claramente, que a salvação não é uma conquista ou um direito de uma raça ou de uma religião, mas resulta da adesão firme ao Evangelho, da fé que se professa.
  Ela (mulher cananeia) é salva porque acredita.
  Isso mesmo lhe diz Jesus: faça-se como desejas. É a abertura do coração, a nossa fé que nos leva a Jesus, para n'Ele nos encontrarmos na salvação de Deus.” [Igreja Católica]

Humm ...

 1 -  Pense bem, analise com ISENÇÃO, estamos vendo uma mulher “sendo salva” [ao menos tendo uma promessa de salvação] ou simplesmente estamos vendo uma família aliviada de um transtorno na vida?
  A filha da mulher foi curada, biblicamente a ajuda de Jesus para por aí.

2 – O “despede-a” ficou um pouco estranho, mas me parece que os discípulos rogaram para Jesus ajudar a mulher uma vez que ele a estava ignorando totalmente.

3 – Se você clicar no Link da Igreja e ler o texto completo verá um malabarismo Teológico inacreditável.
  É como se a mulher quisesse falar com Jesus e fosse impedida pelos apóstolos que não deixavam ela se aproximar por não ser judia.
  Jesus percebendo a situação pede que a mulher se aproxime a contragosto dos apóstolos, a trata com toda educação “ensinando” aos apóstolos que Jesus veio para todos e não há povo eleito...

  Francamente a Interpretação da Igreja Católica para essa passagem é do nível dos piores alunos do ENEM.

 Vamos audaciosamente para uma interpretação mais lógica...
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” [Jesus]

 Se a mulher não pertencia ao “povo eleito” sua filha também não uma vez que Jesus não se importou com seu sofrimento, era só mais um “cachorrinho”, uma criatura.
  Nós criaturas somos meio que deixados à própria sorte.
[Ou Azar]

  Como ou porque a garota ficou endemoniada?
  As informações são tão poucas que nem compensa investigar racionalmente, mas fica bem claro pelo exposto na Bíblia que podemos sofrer grandes interferências negativas sem que tenha uma razão para isso, nossa proteção natural não é tão boa quanto a do povo eleito.
  Sei, sei você deve estar pensando o que me importa isso se eu não sou católico?
  Essa questão da diferenciação na "sorte" das pessoas não é algo que apenas está escrito na Bíblia, não é só mais uma historinha sem sentido, eu a OBSERVO na dinâmica da vida e isso faz toda a diferença.

  Quando perdi meu emprego de vários não me preocupei em excesso, aliás minha Fé era tão grande que apesar da enorme tristeza pelo fechamento da empresa eu considerei apenas como uma mudança de fase, Deus de certo me abriria portas até melhores.
  Entretanto apesar de todo meu esforço tudo estava indo ladeira abaixo, me senti como a mulher cananéia implorando por qualquer migalha.
  Lembro que chegava no restaurante e me ajoelhava, orava um Pai nosso e em seguida fazia mais orações de louvor a Deus pedindo proteção para aquele dia.
  Não vou entrar em detalhes hoje porque já contei em textos anteriores, mas chega uma hora que a gente cansa de ficar se humilhando em troca de migalhas.
  O que a mulher cananéia pedia?
  Apenas ter sua filha saudável como tantos tem.
  O que William Robson pedia a Deus?
  Apenas ganhar o meu sustento sem tanto sofrimento.

  Sei que as pessoas ficam chocadas com as coisas que escrevo, deve ser porque eu escrevo para as criaturas como eu, coisa que eu realmente ainda não vi em lugar nenhum, mesmo entre meus amigos filósofos mortos.

  Você luta com todas suas forças, ora com toda Fé e mesmo assim os resultados ficam longe de serem satisfatórios e o que dizem para você?

  “Tenha mais Fé, se esforce mais, não desista dos seus sonhos, você pode tudo naquele que te fortalece.”

  Outros ficam te passando formulas para o sucesso que só deram certo para eles porque convenceram as pessoas a comprarem seus livros, ouvirem suas palestras.

  Tem os que já nasceram afortunados e acreditam que só não é afortunado quem não quer!

  “Você não tem muita sorte porque não desejou ter sorte, não teve pensamento positivo.”

  Quem não deseja ter sorte!?

  Tem ainda os ateus que só acreditam na lei da ação e reação, você colhe o que planta e quando isso não acontece para o bem ou para o mal tudo não passa de coincidência por mais incrível e improvável que possa parecer.
“Quem trabalha não acredita em sorte.”
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Sorte/Benção não existe?

  Eu não acompanho programas como Ídolos ou The Voice, mas no passado já acompanhei programas desse tipo, me lembro em especial de uma edição de calouros do Raul Gil.
  Vozes maravilhosas, sem dúvida pessoas talentosas correndo com toda Fé e força atrás de seus sonhos, a grande maioria fazia louvores a Deus por cada fase superada.

“Agradeço em primeiro lugar a Deus!”

  Nessa edição que acompanhei o vencedor foi um cara chamado Robinson um grande talento entre tantos outros.
  Apesar de ter ganhado não sei de alguma música dele nas paradas de sucesso, depois de tanto esforço não me parece que o resultado foi satisfatório.
  E as outras vozes maravilhosas?
  Não tenho como saber, mas muitos devem estar cantando em barzinhos humildes ou desistido da carreira, tiveram que optar por outra coisa que lhes garantisse o sustento.

  Muitos tem talento, muitos tem Fé e correm atrás dos sonhos, mas poucos são "escolhidos".

  Tem pessoas que se conformam em passar toda uma vida implorando por migalhas sem garantia nenhuma de consegui-las.
  Sei lá! Eu desenvolvi a Terapia da Lógica para pessoas inconformadas em ficar apenas implorando benesses de algum espirito.
  Racionalmente podemos construir situações que em muitos casos são até mais serenas e satisfatórias que as migalhas que [talvez] iríamos receber.
  Pelo menos não é preciso ficar horas em um templo qualquer ou aceitar historinhas delirantes como se fossem “verdades verdadeiras.”
  Usando o raciocínio lógico podemos ter uma sociedade bem melhor sem depender da migalhas de espíritos.

  "É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho." [Epicuro]

  Eu não considero estupidez pedir “aos deuses”, mas se você é criatura e eles não se importam com você ... nós criaturas temos que nos ajudar.

  Em primeiro lugar cuidar de nós mesmos.
  Segundo nos tornar politizados.
  Terceiro praticar a fraternidade.


  Essa lógica entra em sua mente?





anterior                       <>                                próximo


Postar um comentário