terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Para Cachorrinhos



 


 “E eis que uma mulher cananéia clamou, dizendo:
 
  Mulher - Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
 
  Mas Jesus não lhe respondeu palavra, seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo:
 
Discípulos - Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
 
Jesus -  Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
 
 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo:
 
Mulher - Senhor, socorre-me!
 
Jesus -  Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
 
Mulher - Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
 
Jesus - Ó mulher, grande é a tua fé!
            Seja isso feito para contigo como tu desejas.

 
E naquele momento a filha da mulher foi curada.

   [Mateus 15:22-28]



 Como a Igreja Católica interpreta essa passagem?

   “Neste episódio, vê-se claramente, que a salvação não é uma conquista ou um direito de uma raça ou de uma religião, mas resulta da adesão firme ao Evangelho, da fé que se professa.

  Ela (mulher cananeia) é salva porque acredita.
  Isso mesmo lhe diz Jesus: faça-se como desejas.
  É a abertura do coração, a nossa fé que nos leva a Jesus, para n'Ele nos encontrarmos na salvação de Deus.”
    Link

 

  Humm ...

 1 - Pense bem, analise com ISENÇÃO, estamos vendo uma mulher “sendo salva” (ao menos tendo uma promessa de salvação) ou simplesmente estamos vendo uma família aliviada de um transtorno na vida?
  A filha da mulher foi curada, biblicamente a ajuda de Jesus para por aí.

2 – O “despede-a” ficou um pouco estranho, mas me parece que os discípulos rogaram para Jesus ajudar a mulher uma vez que ele a estava ignorando totalmente.

3 – Se você clicar no Link da Igreja e ler o texto completo verá um malabarismo teológico inacreditável.
  É como se a mulher quisesse falar com Jesus e fosse impedida pelos apóstolos que não a deixavam se aproximar por não ser judia.
  Jesus percebendo a situação pede que a mulher se aproxime a contragosto dos apóstolos, a trata com toda educação “ensinando” aos apóstolos que Jesus veio para todos e não há povo eleito...

  (Francamente a interpretação da Igreja Católica para essa passagem é do nível dos piores alunos do ENEM.)


  Vamos para uma interpretação mais coerente...

   “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”  
   (Jesus)

 

  A mulher não pertencia ao “povo eleito”, não era judia, por dedução lógica sua filha também não.

  Além dos judeus deve ter outras almas “predestinadas à salvação", mas na passagem Jesus não reconheceu aquela mulher como uma “eleita”, escolhida.
  A reconheceu como “cachorrinho”.



  Nós criaturas somos meio que deixados à própria sorte … ou azar.

  Como ou porque a garota ficou endemoniada?
  As informações são tão poucas que nem compensa investigar racionalmente, mas fica bem claro pelo exposto na Bíblia que podemos sofrer grandes interferências negativas sem que tenha uma razão para isso, nossa proteção natural não é tão boa quanto a do povo eleito.
  Sei, sei você deve estar pensando o que me importa isso se eu não sou católico?
  Essa questão da diferenciação na "sorte" das pessoas não é algo que apenas está escrito na Bíblia, não é só mais uma historinha sem sentido, eu a observo na dinâmica da vida e isso faz toda a diferença.

  Quando perdi meu emprego de vários anos não me preocupei em excesso,  minha Fé era tão grande que apesar da enorme tristeza pelo fechamento da empresa eu considerei apenas como uma mudança de fase, Deus de certo me abriria portas até melhores.
  Entretanto apesar de todo meu esforço, tudo estava indo ladeira abaixo, me senti igual a mulher cananéia implorando por qualquer migalha.
  Lembro que chegava no restaurante (pequeno comércio que adquiri) me ajoelhava, orava o Pai nosso, em seguida fazia mais orações de louvor a Deus pedindo proteção para aquele dia.
  Não vou entrar em detalhes hoje porque já contei em outros textos, mas chega uma hora que a gente cansa de ficar implorando migalhas.

  O que a mulher cananéia pedia?
  Apenas ter sua filha saudável como tantos tem.
  O que William Robson pedia a Deus?
  Apenas ganhar o meu sustento sem tanto sofrimento.

  Sei que as pessoas ficam chocadas com as coisas que escrevo, deve ser porque escrevo para as criaturas iguais a mim.
  O problema é que as criaturas não se reconhecem como tal.
  Acreditam que são especiais, cada uma tem um Jesus ao seu lado as protegendo de todo mal...

  Porem é fácil se perceber "cachorrinho".
  Você luta com todas suas forças, ora com toda Fé e mesmo assim os resultados ficam longe de serem satisfatórios e o que dizem para você?

   “Tenha mais Fé, se esforce mais, não desista dos seus sonhos, você pode tudo naquele que te fortalece.”

 


  Outros ficam te passando fórmulas para o sucesso que só deram certo para eles porque convenceram as pessoas a comprarem seus livros, ouvirem suas palestras.


  Tem os que já nasceram afortunados e acreditam que só não é afortunado quem não quer!

  “Você não tem sorte porque não desejou ter sorte, não teve pensamento positivo.”

 

  Quem não deseja ter sorte!?

  Tem ainda os ateus que só acreditam na lei da ação e reação, você colhe o que planta e quando isso não acontece para o bem ou para o mal tudo não passa de coincidência por mais incrível e improvável que possa parecer.

    “Quem trabalha não acredita em sorte.”

 


  Sorte/Benção não existe?
  Não acompanho programas como Ídolos ou The Voice, mas no passado já acompanhei programas desse tipo, me lembro em especial de uma edição de calouros do Raul Gil.
  Vozes maravilhosas, sem dúvida pessoas talentosas correndo com toda Fé e força atrás de seus sonhos, a grande maioria fazia louvores a Deus por cada fase superada.

  “Agradeço em primeiro lugar a Deus!”

 

  Nessa edição que acompanhei o vencedor foi um cara chamado Robinson, um grande talento entre tantos outros.
  Apesar de ter ganhado não sei de alguma música dele nas paradas de sucesso, depois de tanto esforço não me parece que o resultado foi satisfatório.
  E as outras vozes maravilhosas?
  Não tenho como saber, mas muitos devem estar cantando em barzinhos humildes ou desistido da carreira, tiveram que optar por outra coisa que lhes garantisse o sustento.

  Muitos têm talento, muitos têm Fé e correm atrás dos sonhos, mas poucos são "escolhidos".

  Tem pessoas que se conformam em passar toda uma vida implorando por migalhas sem garantia nenhuma de consegui-las.
  Sei lá! 
  Eu desenvolvi a Terapia da Lógica para pessoas inconformadas em ficar apenas implorando benesses de algum espírito.
  Racionalmente podemos construir situações que em muitos casos são até mais serenas e satisfatórias que as migalhas que (talvez) iríamos receber.
  Pelo menos não é preciso ficar horas em um templo qualquer ou aceitar historinhas delirantes como se fossem “verdades verdadeiras.”
  Usando o raciocínio lógico podemos ter uma sociedade bem melhor sem depender da migalhas de espíritos.


   

 "É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho."
   (Epicuro)


 

 

   NÃO considero estupidez pedir “aos deuses”, mas se você é criatura e eles não se importam com você ... nós criaturas temos que nos ajudar.

  Em primeiro lugar cuidar de nós mesmos.
  Segundo nos tornar politizados.
  Terceiro praticar a fraternidade.


  Essa lógica entra em sua mente?





.
  

  

19 comentários:

William Robson Anakin disse...

“E usam essas imagens,para tentar fazer seus ouvintes darem valor à vida.
É como se falassem,
"_vamos aproveitar nossas chances,pois nem sempre elas existirão.
A vida é meio rara."
Isso aí.”
============================
Eu fico intrigado como os profetas e pessoas iguais a você não entendem o conceito de NÃO EXISTIR!
Dá minha parte tenho dificuldades de explicar o óbvio.
Se o mundo acabar e nós deixarmos de existir que diferença faz se eu salvei dez vidas ou matei dez pessoas!?
Todos deixaremos de existir.

Se vamos continuar conscientes de alguma maneira então...não é o fim... não deixaremos de existir.
Então vem aquela pergunta Complexa?
O que é valorizar a vida?
Orar dia e noite, cair na gandaia, amar o próximo, ser egoísta e aproveitar qualquer oportunidade de sucesso, conquistar seu amor de qualquer jeito, ajudar o próximo a todo momento...

Se eu sei que o mundo vai acabar em uma semana posso tanto cometer os maiores pecados como ter atitudes nobres ou ainda continuar na minha rotina, fazer o que estou acostumado a fazer sem grandes novidades....

Como vê ameaçar com o fim do mundo é uma FILOSOFIA VAZIA bem ao gosto de Nietzsche

William Robson Anakin disse...

“Marcos Paulo deixa 60% da conta corrente e investimentos para Antonia Fontenelle”
========================================
A moça diz que vai ficar com o dinheiro apenas para “respeitar a vontade do marido”.
Queria ver se a vontade dele fosse que ela não namorasse nunca mais...

Fiquei sabendo que o Marcos Paulo ganhava 300 mil por mês.
Isso me lembra um texto polemico que escrevi sobre salário dos políticos.
O problema não esta em pagarmos bem a eles, o problema esta em não elegermos os mais competentes.
Se a Dilma fosse uma mulher igual a Margaret Thatcher, pagar um salário de 300 mil a ela seria um EXCELENTE negócio

PASSEANDO

William Robson Anakin disse...


DICA 5

Dica 5• Suponha que as pessoas têm boas intenções
Desde que você possa ler mentes, você não pode de fato saber a razão por trás do que as pessoas fazem. Julgar como má intenção o comportamento “estranho” de outras pessoas só acrescenta miséria para a vida, em contrapartida, assumindo boas intenções você abre espaço para reconciliação.
=============================
Supor é preferir uma possibilidade a outra.
“Eu suponho que você vai ao baile.”

Quer dizer: acho que você vai ao baile, mas não estou dando como certo.

Essa dica também não traz nada de excepcional, algo que não ocorra no nosso dia a dia, você não espera que a pessoa ao seu lado no ponto de ônibus vá te assaltar, mas pode acontecer.
Eu entendo a intenção da dica, ela serve para pessoas “neuróticas” que sempre acham que as pessoas estão tramando contra elas, acontece que um distúrbio grave como esse “suponho” que não pode ser resolvido com uma frase.
É uma encheção de lingüiça que não acrescenta nada na vida de um indivíduo mentalmente saudavel.

Daniel disse...

Excelente texto. Também eu penso assim. Mas não posso ignorar que houve sim um processo até que eu não achasse mais tanta necessidade de fazer o errado achando que era certo.
Alguns acordam tarde de mais para algumas coisas, ou jamais acordam. Mas não sou eu que posso dizer que uma doutrina religiosa faz mal a alguém. Apenas a própria pessoa é que sabe disso.

William Robson Anakin disse...

"Mas não sou eu que posso dizer que uma doutrina religiosa faz mal a alguém. Apenas a própria pessoa é que sabe disso." [Daniel]
======================================
Por vezes nem se trata de "fazer mal".
Muitas vezes funciona apenas como placebo ou perda de tempo.
Como estar com aquela garota que visivelmente já não se interessa por você, mas ela não te dá o fora porque você é um "súdito" fiel pronto a atender os desejos dela.
Ela não esta te fazendo mal, você quer estar ao lado dela e ao lado dela você esta.
Acontece que seu amor não será nunca retribuído então talvez fosse mais interessante você buscar uma outra parceira para um relacionamento que dê mais retorno.
No caso do texto de hoje não precisa perder a fé como eu perdi, basta buscar em 2013 ser mais racional, sem ficar esperando muito uma interferência benéfica de espíritos.
Confiar mais em si mesmo e no seu BOM SENSO.

tripitaka 837 disse...

(texto principal)

Boa noite a vcs.
Pensei escrever uma poesia a respeito da "pessoa despretigiada", mas fiz uma parecida,um ano atrás,que ganhou destaque aqui no blog.
Acho melhor esperar "as rimas" de uma nova do tipo,amadurecerem.

No lugar dela,irei postar a música das "criaturas".
Podemos dar umas risadas,não?
O otimismo manda muito na vida.
Quando o simplício reclamou da mulher dele ter fugido com o dono da venda,ele poderia lembrar naquele momento que pelo menos não precisava mais pagar a conta.
(kkkkkkkkk...)

eu vou até o fim

turbilhão 1.238 disse...

Meu deusinho florido,mas a Antonia não esperava estar triste,e saturada agora...
...isso é normal.
Luto dura muito tempo.

(eu ainda não consigo ver como "verdade" o falecimento do lindo ator...
fui fã dele na adolescência).

turbilhão 1.239 disse...

Sobre a dica de autoajuda número 5.

Já notei que pessoas "muito desconfiadas" são mais passíveis de ser iludidas,do que as demais.
Não sei porque isso acontece,e mesmo,já participei de uma enquete sobre isso,num site que versa sobre comportamento humano.

Pode ser que a criatura que com o tempo,fica "muito na defensiva",é porque sabe que é pouco esperta,e que portanto,precisa ter uma paranóia autoprotetora.
Assim como também pode ser que "os muito temerosos" gastam tanto tempo se estressando pelo que não aconteceu,que não conseguem reconhecer um risco real.
Como já treinaram a mente por tanto tempo,só para ver o ruim, e de tanto constatarem que vivem de "alarmes falsos",quando aparece verdadeiramente,uma situação antagônica,não podem mais reconhecê-la.

Portanto a dica número 5,está certa.
Todavia,concordo que em ambos os casos,o tipo que não acha que tem motivos para ser mais confiante no que o cerca,precisaria realmente de uma terapia.
Por em prática pura e simplesmente o conselho da frase,levaria alguns meses para dar resultado.
Sozinho,o paranóide não consegue enfrentar tanto medo assim.

William Robson Anakin disse...

“Eles voltaram para São Carlos na segunda e a adolescente foi deixada em um canavial, próximo a um condomínio. O pastor procurou os pais para dizer que teve uma visão de onde ela estaria.”

PASSEANDO

tripitaka 838 disse...

Sobre a prosa com o Denytus.

===== esse costuma ser mesmo o meu "sistema".
Isso,já por uns anos.
Faço rituais de preces curtos e específicos,e depois fico mais tempo,pondo em uso a "energia recebida".

Quando decido que já fui longamente a um templo religioso,costumo me ausentar,para usar "os méritos conseguidos" para impor alguma melhoria à rotina.
Uma vez usada "toda a energia",volto a rezar e a ir ao templo com mais frequência.

(esse tema,eu falei na longa tripitaka 370)

turbilhão 1.240 disse...

(última notícia)

Agora,que ele deverá pagar por ter sediciado uma incapaz...

(sedição é a palavra certa?)

tripitaka 840 disse...

Deixei para replicar ao primeiro comentário do sr.,porque terei alguma "mão-de-obra" nisso.

Mesmo que fôsse possível deixarmos de existir, como vivemos faz diferença,porque nunca vamos pertencer exclusivamente a nós mesmos.
Se nossa consciência não sobreviver,a "consciência que quis existir através de nós" sobreviverá.
Faz parte do nosso instinto de conservação atender aos imperativos desse "algo maior em nós,mas que pode não ser nós".
Se contrariamos tal "instinto de conservação",podemos nos tornar presentemente infelizes,e não seremos infelizes apenas no futuro.

Hã...

...melhor que isso,só com rimas.

NIHIL METILENE disse...

encrenca 1.126

Antes de eu tentar alguns versos,quero dizer que fiquei agradecida por esse primeiro comentário,mesmo discordando dele.
O sr.foi simplesmente...lírico.
Esses pensamentos tem certa beleza.

A negação disse...



O amor é a negação da morte
O prazer é a negação da dor
O medo é a negação do prazer
A fé em Deus é a negação da sorte
que se tem
E todos os sentimentos
e inclinações
que colorem a mente
e agitam o coração
são a negação da neutralidade
e da morbidez.

Dizem que as circunstâncias acima
são só opostas e complementares
e que o que existe,é uma dualidade
mas em toda parte
só tem mesmo é vida
e sono
pois se há a "negação"
ela é uma confirmação
do fato concreto e existente
mergulhado num eterno estado de sonho.

Deus é um deus "de sonhos"
Sonhos são projeções
Imagens para o porvir
no lugar e no tempo adequado
desde que haja tridimensionalidade
condições e espaço,
começo,meio e fim.

°°°°°

NIHIL METILENE disse...

tripitaka 841,no blog da Selma.

Vejam um papão meu com o sr.Vaivolta.

...

NIHIL METILENE disse...

Avast 6

...no blog da Selma.

O sr.Hosaka estava muito "prá cima" naquela hora...

William Robson Anakin disse...

“Agora,que ele deverá pagar por ter sediciado uma incapaz...” [Nihil]
===========================
Não sou Freudiano, não considero uma pessoa de 15 anos incapaz.

turbilhão 1.244 disse...

Agora que eu vi a réplica,sr.William!

Ela é "incapaz" não por causa da idade,mas porque segundo a mãe,é limítrofe.

William Robson Anakin disse...

Ela é "incapaz" não por causa da idade,mas porque segundo a mãe,é limítrofe. [Nihil]
============================
Tá, tá... mais um Freudianismo para bordeline, déficit de atenção, hiperatividade...entre outros diagnósticos subjetivos.
Antes dessa palavras “bonitas” dizia-se que a pessoa tinha pavio curto, mas isso não era doença era uma característica pessoal.
Com as palavras bonitas veio o escapismo da incapacidade mental que é mais uma crença que uma constatação filosófica ou cientifica.
A mãe sabe o que esta dizendo, fez Psicologia na USP, não esta só acompanhando um modismo, temos que ter Fé!