sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PREÇO & VALOR

  
 “Professora é presa por tortura.”
       [Notisul]

  
A “justificativa” da professora é muito provocativa.



  “Em depoimento, a educadora acusada alegou que estava estressada em função do baixo salário e da carga excessiva de trabalho.
  Durante a manhã, ela atuava na rede municipal de Tubarão.
  À tarde, dava aulas em uma escola de Capivari de Baixo, onde dividia uma sala com outra professora.” [Notisul]


  A professora tem 29 anos, pelo que me lembro os professores reclamam de baixos salários e “péssimas” condições de trabalho há muito mais tempo que isso.
  A pergunta que me faço é:
  Porque optou por essa profissão?
  Se nas outras profissões tudo é um mar de rosas porque ela não seguiu outro caminho?
  Não me façam rir [ou chorar] dizendo que ela tem “vocação”, do jeito que tratou a criança se tem uma coisa que ela não tem é vocação.

  Se você se interessa em ser professor fique ciente dos salários pagos, situação em 2011:


  “Na Bahia, por exemplo, o salário de um professor de nível médio é de cerca de R$ 600 por 20 horas-aulas, mas chega a R$ 900 quando se incluem vários adicionais, como auxílio-transporte e gratificação por tempo de serviço.
  A situação em São Paulo, o estado mais rico do país – com 220 mil docentes, em uma rede de 5,3 mil escolas – não é muito melhor.
  O piso salarial para o professor que leciona matérias específicas a partir da quinta série do ensino fundamental é de R$ 1.844,15 para uma jornada de 40 aulas semanais.
 No final da carreira, com uma série de bônus, alguns concedidos através de avaliações, esse mesmo professor, segundo a Secretaria da Educação paulista, pode no entanto chegar a ganhar R$ 6 mil.”  [SESC]



  Esse texto está pedindo para seguir outro caminho então é o que vou fazer, ele será uma trilogia ao mesmo tempo que preparará para um quarto texto que me pediram para escrever sobre a garota que vendeu a virgindade, vou relacionar os dois assuntos que aparentemente não tem nada a ver.

  Aqui no Abismo dos pensamentos há inúmeras coisas relacionadas, mas que dependendo da situação nos parecem antagônicas.
  Para eu mostrar como essas estruturas de pensamento se apresentam o texto ficaria ininteligível por isso usarei “ilustrações”, uma boa imagem mental vale por mil palavras.

  Espaço, a fronteira final.
  Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, prosseguindo em sua missão de explorar novos mundos, procurar novas formas de vida e novas civilizações, audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve.
 (Isso é um mantra filosófico para mim, o “espaço” é o mundo dos pensamentos.)



  Data estelar 7 de Dezembro de 2012; destino PREÇO e VALOR.

  No Capitalismo, filosoficamente falando, essas estruturas são incrivelmente complexas, muito fascinantes.

  O preço é fundamentado no CUSTO.
  O valor é fundamentado na NECESSIDADE.

  Para facilitar os cálculos vamos supor que cada litro de água que a Sanasa (ou Sabesp) entrega em sua casa custe 1 real, incluindo custo de captação, filtragem, distribuição, lucro.
  Nessa situação o preço da água é 1 real e o valor percebido é 1 real.

  Vamos para situação que você não está em casa, está na fila de um concurso em que a água não está facilmente disponível, um vendedor ambulante te oferece o litro de água por 2 reais.
  Possivelmente o custo/preço da água continuará 1 real, mas seu valor na fila subiu para 2 reais.
  O custo não mudou, mas sua necessidade aumentou.
  Posso garantir que se você estivesse morrendo de sede no deserto pagaria por esse litro de água o dinheiro que tivesse.

  Agora você está caminhando por uma trilha e encontra uma nascente de água cristalina, não tem preço porque não tem custo, mas a água tem seu valor intangível, necessitamos de água para viver.
  Percebem que a mesma substancia varia de preço e valor de acordo com a situação?
  Isso basicamente é o que chamamos de “mão invisível do mercado”.
  Preço e valor se adaptam a situação.

  Nada define exatamente Preço e Valor, mas o que fica mais perto de uma resposta satisfatória é a OFERTA e DEMANDA. [Ou oferta e procura]

  Oferta é a capacidade de produção, Demanda é nossa necessidade ou VONTADE de consumir.

  A Matemática “comum” consegue nos levar até um ponto, mas para atingirmos “dobra espacial” é preciso ir além dos números Reais, precisamos dos números imaginários.
  [Filosofia Complexa = Matemática Complexa]

  Qual o preço da sua namorada?

  Nos números Reais todo corpo é formado basicamente de água, uns 60%, outros 23% é Carbono, 1,4% Cálcio... não temos em nossa constituição metais nobres como ouro ou prata, nem pedras “preciosas” como o diamante.
  O que compõe nosso corpo se fosse comprado no mercado custaria cerca de 150 reais, no entanto o jeito como esses componentes são organizados formando vida tem um valor incalculável.

  Então ficamos que a matemática na parte dos componentes materiais que formam nosso corpo os números reais bastam, mas quando pensamos em vida precisamos dos números imaginários.
  Fora a situação vida ainda temos a situação relacionamentos.
  É evidente que sua namorada tem muito mais valor para você que para mim, mesmo que isso não possa ser quantificado em números.

  Qual o valor da minha esposa para você?

  É algo até simbólico, você nem a conhece, é só mais uma mulher na face da Terra entre outras cerca de 4 bilhões, mas para eu é a “minha” mulher, mãe das minhas filhas.
  Se para você a morte de minha esposa não mudaria uma virgula da sua vida, para eu seria como se perdesse metade da minha vida.
  Isso é muito importante entender, é a “vestimenta certa” para nossa viagem.

   Precisamos nos colocar no lugar dos outros, não só perceber o valor que damos as coisas, mas perceber o valor que elas tem para nosso próximo.
    (William Robson)

  Agora que visualizamos melhor as estruturas de pensamento PREÇO e VALOR, vamos voltar a falar de Magistério, a Filosofia Matemática aguçou nossa percepção agora vamos colocar em pratica com a Terapia da Lógica...








.

21 comentários:

encrenca 1.108 disse...

Bom dia ao sr.
Depois replicarei ao texto,mas deixarei uma imagem de uma jóia de alto custo e valor.(rs)

Por onde andará o outro integrante da "tripulação" do blog?
Desejo-lhes um bom café da manhã.
Até mais tarde.
(essa série iniciada pelo sr.será promissora)


ponto de safira

William Robson disse...

“Muitos casos de pessoas ruins,são psiquiátricos.” [Nihil]
=============================
Para advogados de defesa e Freudianos 99,9%.

William Robson disse...

“Acho que os professores(de bom caráter) estão tomando para eles mesmos,atribuições exageradas de educadores,porque muitas famílias estão um pouco desorganizadas.”
============================
Para os professores e Freudianos 99,9% das famílias que não são formadas por professores são desorganizadas.


Se essa delegação ocorresse de FATO não haveria tantos pais brigando com professores, confiariam neles cegamente.
No entanto qualquer disciplina que o professor tente aplicar a criança é criticado por um grande numero de pais...o próximo texto fala sobre isso.

William Robson Anakin disse...

Tem varias formas de selecionar um avatar.

Baixe um imagem da Internet para a pasta “minhas imagens”

De posse de um gmail basta optar por editar perfil.

De baixo da figura vai aparecer “alterar foto do perfil”.

Clique em “selecionar foto do seu computador”.

Escolha a foto em “minhas imagens” dê um duplo clique e aguarde carregar.

Salve a alteração

William Robson disse...



Fritado

Fechada a unidade de Indaiatuba fui transferido para a empresa que encampou a minha.

Fui sem medo afinal “Deus é fiel” eu sempre fui um funcionário exemplar e se estavam solicitando minha presença em Campinas era porque Deus tinha bons planos profissionais para minha pessoa e eu continuaria dando o melhor de mim. Sinceramente, como eu era um homem de muita Fé sabia que teria dificuldades, mas aproveitaria as oportunidades e poderia até crescer muito profissionalmente afinal estava indo para uma empresa grande e poderosa, de certo haveria um espaço para mim.

Chegando lá fui conduzido por um encarregado muito simpático a uma mesa vazia, fui informado que poderia deixar ali minha escova de dentes, é sério, foi exatamente isto que aconteceu. Eu não tinha direito nem a um armário no vestiário…HAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Flash Back

Daniel disse...

Jamais se curve!

http://www.naointendo.com.br/fotos/invictus

Mas, entre a politica do não se curvar está também o dar a outra face. Esta política só funciona para os mais experimentados.

Daniel disse...

É interessante.

Quero comentar sobre o texto Dinheiro Fácil que agora eu li.

A algumas semanas, uma amiga havia me apresentado uma proposta de negocio chamada Multinível, que achei curiosa.
Esta proposta consiste no investimento em forma de piramide como você bem explicou no texto.
Analisando o assunto, dias atras, eu mandei para ela o link desse sistema de piramide dizendo que era uma grande furada e apresentei a ela o caso Ponzi, precursor da pratica desse sistema nos EUA.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi

Também aconselho que leiam

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_multin%C3%ADvel

e

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernard_Madoff

..Madoff também foi uma das principais figuras da filantropia judaica. Em Dezembro de 2008 Madoff foi detido pelo FBI e acusado de fraude. O juiz federal Louis L. Stanton congelou os activos de Madoff. Suspeita-se que a fraude tenha alcançado mais de 65 000 milhões (português europeu) ou 65 bilhões (português brasileiro) de dólares, o que a torna numa das maiores fraudes financeiras levadas a cabo por uma só pessoa.

William Robson disse...

“SÃO PAULO - A diretora e dona de uma creche particular de São Paulo, flagrada em filmagens dando tapas e beliscões em crianças da unidade escolar, poderá ser indiciada pelo crime de tortura.” [O Globo]
=============================
O advogado virá com a defesa padrão:

Ela estava muito estressada, iria iniciar um tratamento psiquiátrico a pobrezinha.
Tudo não passou de uma surto psicótico...

NOTICIA

turbilhão 1.214 disse...

Olá,sr.William.

Irei replicar ao último comentário.
Essa foi a notícia que dei ontem aqui no blog,mas admito que o que eu vi na televisão,estava incorreto.
A história completa apareceu numa notícia que vi hoje.

A moça,de fato,era dona da escola,e as professoras foram coniventes com a mesma,porque queriam manter o emprego.
A neurastênica fazia isso havia muito tempo,tanto que um adolescente que mora nas imediações,e que já passou pela escolinha,detesta o lugar,não pode nem passar na frente.
Mas,talvez ele não se lembre direito do que sofreu ali.

E aquela história de que ela ia entregar o cargo,era balela.
Ela não tinha como fazer isso,porque é a dona da escola.
O MEC tirou sua licença de funcionamento.
Eu só lamento mesmo,é pelos funcionários.

Dificilmente,essa instituição poderá continuar existindo,porque ela refletia a mentalidade,e a histeria da sua dona...

tripitaka 798... disse...

...no blog da Selma.

Vejam minha última poesia(sexto comentário ao texto).
Se o Potiguar passar por perto,vai sair correndo...(rs...)

AVG disse...

vejam ao texto do sr.Hosaka,e as réplicas.
A segunda,foi minha.

AVG 1 disse...

Esse é o antivírus que estou instalando agora.
Eu queria muito ter renovado a licença do Avast por um ano,mas por mais que tentasse,não conseguia me registrar nele.

Então,decidi testar mais um antivírus.
Já passaram por aqui o McAfee,o Psafe,o Superantispyware,o Avira,o Norton.
O Avast mostrou ser o melhorzinho entre eles,mas ele dificulta os registros.

Vamos ver se com o AVG tudo,em todos os momentos,irá funcionar bem.
Se não funcionar,então vou ter uma versão paga do anterior.(o Avast)

turbilhão 1.215 disse...

quinturéplica ao primeiro comentário direcionado a mim.

_Na verdade,se a sociedade fôsse "freudiana" de verdade,os criminosos pagariam mais pelo que fazem,uma vez que para a Psicanálise,tudo é "transtorno de comportamento",ou seja,para a Psicanálise,tudo está "na alma abstrata".

Para a medicina,somos uns robozinhos,sem muita vontade própria.
Isso cristalizou alguns "preconceitos" em relação a grupos específicos,que são vistos demais em função dos seus hormônios,ou de suas doenças.
Dificilmente,uma mulher é considerada inteiramente responsável por seus atos,um idoso indo trabalhar,é só um caso de saúde pública,mas não fica tão visível como trabalhador,etc.

Para escapar aos guilhões dessa "biologização" excessiva da raça,é que criei a teoria do "transhumanismo".

turbilhão 1.218 disse...

Sobre a educação que as famílias esperam que seus filhos tenham.

De fato,muitos pais tentam transferir o ônus da formação de uma criança,para a escola.
Todavia,ainda assim,brigam com professores que eles acham que tomaram medidas arbitrárias.

Mas,sabe,depois da última notícia que andei ouvindo,acho bom mesmo que os professores- ao menos- o de crianças pequenas,sejam vigiados.
Os de crianças maiores,deveriam ser vigiados,é para não ensinarem apenas o comunismo nas escolas.

emaranhado 153 disse...

Obrigada pela orientação sobre download de avatares.
Assim que eu "coisar" o antivírus aqui(o pc vai varar a noite baixando o AVG) tentarei por isso em prática.

encrenca 1.109 disse...

"Vejam que interessante.
Eu estava tentando localizar uma safira para substituir aquela que não consegui publicar,na primeira mensagem minha de hoje,e achei esse artigo sobre informática.

disco rígido de safira pode durar mais tempo.

reli ao Flash Back... disse...

...no passado,uma vez,fui trabalhar numa empresa que estava em início de processo de fusão.
Eu não me senti mal ali,porque estava começando.
Mas,atualmente,entendo a razão pela qual muitos que eu fiquei conhecendo,mais antigos "de casa",não estavam gostando da situação.

Alguns,ficaram desajustados,e acabaram optando por irem embora.

encantadora 68 disse...

thurbengia grandiflora.

nome popular: azulinha.

Na rua do templo Zu-Lai,existem muitas cercas vivas com essa flor simples,e típica das cidades do interior.

encantadora 69 disse...

"cerca-viva" de azulinhas.

Daniel disse...

Eu não entendi o texto, achei muito difuso.

William Robson Anakin disse...

“Eu não entendi o texto, achei muito difuso.” [Daniel]
===========================
Filosofia Complexa é...complexa.
Por isso reduzi a publicação desse tipo de texto.
Minha obra quanto a Filosofia Matemática esta completa.
Atualmente me ocupo mais da Terapia da Lógica comentando noticias, atendendo pedidos, comentando alguns acontecimentos.

Acredite que foi o mais simples que eu consegui traduzir.
Estou evitando escrever textos complexos, mas de vez enquando não tem jeito.
Se você ler com calma os textos que vieram depois desse verá que esta tudo relacionado.
Não quero que as pessoas se esqueçam que os “textos simples” estão amarrados em uma estrutura bem maior e muito mais complexa.
A Terapia da Lógica é fruto da Filosofia Matemática e não o contrario.