segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Árabes e Africanos

 

Provérbio Árabe: “A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.”

 

William:  Se alguns povos olhassem para a própria Cultura sentiriam a mesma tristeza?


 “Manal al-Sharif, que se tornou o rosto de um movimento underground pelos direitos da mulher na Arábia Saudita ela postou um vídeo em que dirigia um carro.
  Apesar de ter se empenhado em proclamar, no vídeo, sua lealdade ao rei e ao país, tudo isso foi inútil.
  Líderes religiosos conservadores a condenaram como uma pessoa promíscua e imoral; sua família foi perseguida e ela ficou presa por nove dias.”


  Mulheres são maioria em países islâmicos, são tão ou mais devotas que os homens.
  Porque apoiam tanto o regime que as trata como cidadãs de segunda classe?




 "Do ponto de vista religioso, o continente africano apresenta uma rica variedade que reflete tanto o profundo espírito religioso de seus habitantes como a tolerância com que aceitam e assumem as propostas religiosas.
  A população da África ultrapassa os 800 milhões, que por religiões, estão distribuídas assim: 316 milhões são muçulmanos, mais da metade deles nos países árabes do norte do continente, 256 milhões são cristãos, dentre os quais 124 milhões são católicos, aproximadamente 200 milhões seguidores das religiões tradicionais africanas, o restante se reparte entre as chamadas “Igrejas Independentes” ou de origem africana, muitas delas são separadas das igrejas cristãs históricas, e as numerosas seitas fundamentalistas que surgem constantemente, especialmente nas cidades." 

  Vejam essa foto que circula na Internet:


  Sugere que enquanto o Papa senta em trono de ouro crianças passam fome na África.

  Dos 800 milhões de habitantes da África apenas 124 milhões são católicos. (Ano 2012)
  Com esses números eu não tenho como associar diretamente a figura do Papa ou do Catolicismo as dificuldades econômicas na África.

  Os críticos da Cultura judaica/cristã poderiam sugerir que a África se convertesse ao judaísmo ou cristianismo, mas não, sugerem que a igreja Católica se desfaça de todos os seu bens e entregue a pessoas de outras correntes religiosas!!   

  A Igreja Católica se desfazer de todo seu patrimonio vai acabar com a fome na África?
  Com certeza não.
  A criança da foto “talvez” seja da Somália, vocês sabiam que 98% da população daquele país se declara MUÇULMANA.

   Diante dos FATOS apresentados, no lugar da foto do Papa deveria estar a foto de um Aiatolá montado em seus petrodólares.

   Porém, como defendo o Estado Laico acredito que os africanos deveriam deixar em segundo plano livros sagrados e ler mais Adam Smith.

 💥"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto interesse".💥

   Adam chegou a ser professor de Lógica.
   Ele nunca foi idolatrado como Karl Marx ... ainda bem!
   O Liberalismo Econômico não pode ser uma convicção ideológica cega é melhor que seja uma eterna busca da eficiência econômica “enriquecendo os cidadãos”.


✧✧✧

 

 Resumo: 


1. Autocrítica Cultural A abertura com o provérbio árabe serve de gancho para sua pergunta central: povos que reprimem seus próprios membros (como Manal al-Sharif) usam sua própria cultura como instrumento de opressão — o cabo do machado é de madeira.

2. Desproporcionalidade da crítica ao Papa Você usa dados concretos — apenas 124 milhões de africanos são católicos num continente de 800 milhões — para desmontar a narrativa da foto viral que associa o Papa à fome africana. A lógica numérica invalida a causalidade implícita.

3. O verdadeiro retrato deveria ser outro Seu argumento mais provocativo: se a lógica da foto fosse honesta, no lugar do Papa estaria um Aiatolá sobre petrodólares, dado que a maioria dos africanos pobres vive em países de maioria muçulmana — como a Somália, com 98% de muçulmanos.

4. Desfazer o patrimônio católico não resolve nada Você questiona diretamente a proposta dos críticos: entregar o patrimônio da Igreja a pessoas de outras correntes religiosas não acabaria com a fome. É uma crítica à superficialidade do argumento anticatólico.

5. Defesa do Estado Laico Você não defende nenhuma religião — sua posição é que todas devem ficar em segundo plano. A solução para a África não está em trocar uma fé por outra, mas em separar religião de política e economia.

6. Adam Smith como alternativa real Sua proposta concreta é que africanos lessem mais Adam Smith: o auto-interesse bem orientado gera prosperidade de forma mais eficaz e sustentável do que benevolência religiosa ou caridade institucional.

7. Liberalismo sem idolatria Você encerra distinguindo liberalismo econômico de ideologia cega — ao contrário de Marx, Smith não deve ser idolatrado, mas encarado como busca contínua por eficiência que efetivamente enriquece cidadãos.

  


.


13 comentários:

  1. Bom dia ao sr.

    Eu bem que falei que os palestinos são "responsabilidade" do mundo árabe.
    Por que os vizinhos deles não os ajudam?

    Mais tarde,irei ler aos links dentro do texto,(um portento)
    Dá para ficar "uma vida" aqui.

    Por ora,boa semana a todos.

    °°°°°°°°°°°

    ResponderExcluir


  2. Sem vergonhas

    “Eu acredito que a disseminação do catolicismo é o meio mais horrível de degradação política e social deixado no mundo.” [Dickens]

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Quem me acompanha há algum tempo sabe que tenho argumentos poderosos para defender a Igreja Católica no decorrer da historia da humanidade.

    Nós do Ocidente e que “gostamos” de ser do Ocidente [nem todos gostam], devemos muito a ICAR.

    Dickens viveu por volta de 1850, como todo pensador daquela época, tinha grandes expectativas com relação ao Comunismo, Psicologia , Protestantismo, Espiritismo…

    Flash Back

    ResponderExcluir

  3. Dica 9• Termine cada dia com gratidão
    Pouco antes de ir para a cama, escreva pelo menos uma coisa maravilhosa que aconteceu. Pode ser algo tão pequeno como um fazer uma criança rir ou algo tão grande como um negócio de milhões de dólares. Seja o que for, seja grato por esse dia, porque ele não vai mais voltar.
    ===========================
    Isso esta mais parecendo com “simpatia”.
    Para quê escrever? Gastar papel!!!

    Os acontecimentos importantes do nosso dia [bons ou maus] ficam remoendo em nossa mente é automático.
    Para viajar na maionese um pouco:
    Essas pessoas que dizem fazer regressões espirituais só se lembram de existências marcantes onde foram muito importantes e poderosas ou sofreram bastante.
    É igual nosso dia a dia.
    Geralmente você não lembra muito bem o que almoçou ontem, mas se estava muito gostoso o se te fez mal fica guardado na memória.

    Se quer escrever alguma coisa esteja sempre com papel e caneta ou use um smart fone, sempre que tiver alguma idéia que ache boa deixe registrada, repense a noite.
    Eu escrevo textos assim, “sintonizo” um pensamento, rabisco em um papel e depois desenvolvo.

    Coincidente terminaram as dicas e terminou o ano, acabei estragando as 9 formulas magicas da Felicidade...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!


    ResponderExcluir
  4. Voce repensou muito bem estas dicas.
    Foi uma satisfação acompanha-lo e acompanhar também srta Nihil.

    Sobre o Dickens, que eu não sei quem era: não está errado alimentar expectativas sobre nada. É até importante que isso ocorra, pois logo presenciamos um processo natural de vitoria e de derrocada de nossas ideias sobre muitas coisas. Muitas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a vcs.

    Acabei de reler o texto do sr.William,com os links.

    Fiquei surpresa com o depoimento da moça saudita,a quem os costumes sociais em seu país,não causam desconforto.
    Ela está "imersa" no meio em que vive.
    O risco para eles,será empobrecer,pois enquanto são ricos,podem se dar ao luxo de prosseguir na acomodação,com medo das mudanças,e de supostas perdas de privilégios que apareceriam com elas(as mudanças).

    Mas,o petróleo não dura para sempre...

    A crônica(do sr.) foi tão "monumental" e eu concordei tanto,que não tenho outros acréscimos a fazer.
    A não ser dizer que um erro não justifica o outro- no caso da população africana.
    A Somália é produto da infantilidade dos próprios somalis,mas ela não poderia decidir atualmente,sozinha,seu próprio destino.
    Deveria sofrer intervenções militarizadas.
    Tal opinião,contudo,já manifestei umas vezes.

    No mais,parabéns!
    Acho que ficou a noite toda escrevendo esse texto.
    (ou dois dias)
    Houve grande articulação entre idéias e mídias diferentes.

    Feliz 2.013 ao sr.e aos seus familiares!
    Estendo os mesmos votos ao Denytus,ao Contravocê(kkk...),aos que nos lêem,ao povo do blog da Selma,a mim,aos meus parentes,aos grupos referendados na crônica,ao mundo inteiro.
    Que façamos um ano repleto de paz,fortuna,saúde e juízo.

    ResponderExcluir
  6. revista realidade 1431 de janeiro de 2013 às 00:38

    réplica ao "Flash Back".
    °
    °
    Reli o texto e meu comentários.
    Desisti do "acréscimo" que eu ia fazer.
    Essa precisa ser uma noite muito alegre.
    (ia falar de um caso triste)

    ResponderExcluir
  7. (comentário sobre a "dica 9")
    °
    °
    Para mim,tem sido assim.
    Até agora,só "lembrei vidas passadas" em situações extremas.

    Queria lembrar da minha existência como algum simplinho(ou simplinha)de classe média baixa- que embora não passasse necessidades,viveu como subalterno(a),ou como preceptor da profissão dos filhos.
    Ele pode ter amado sua ocupação para ganhar a vida,mas ela era um serviço simples,tipo artesanato,vendas, agricultura,etc.

    Queria ter sido "um pintor de paredes de igreja" na Idade Média.
    De ter sido algum ilustrador anônimo.
    (Xi.
    Do jeito que estou falando,acho que estive,perto disso...hehe!...)
    Talvez,esse personagem tinha as falas e o sotaque do Potiguar.
    Mas,as pessoas estranhavam um pouco,quando todas as suas falas rimavam,sem querer.
    Ele tirava proveito desse talento,para compor trovas para alaúde.

    Também gostaria de ter sido um(a) brasileiro(a) presente no início da colonização.
    E de ter participado da "invenção" do Brasil.
    Isso,numa das três raças principais.

    Para eu "lembrar dessas vidas" contudo,precisarei fazer regressão.
    As outras foram mais fáceis descobrir,pois parti de uma referência histórica conhecida,e rica em detalhes.
    Que confirmou um conjunto de memórias que me acompanhou desde sempre.

    Sem dúvida,ninguém se lembra dos "estados neutros da vida,ou da matéria".
    Só a felicidade,ou o sofrimento,são marcantes.

    ResponderExcluir
  8. para o Denytus,

    == Charles Dickens foi o autor do romance "Polyana",aquela menina órfã que decidiu transformar todos os momentos em desculpas para ficar feliz.

    Eu andei por um tempo,confundindo ele com o Hans Christian Andersen,autor dos contos "O Patinho Feio" e "A pequena sereia".
    Ele sim,foi um fã silencioso da poeta Safo.
    "A pequena sereia" é baseada na história mentirosa que alguns piadistas inventaram sobre a mesma,depois de sua morte- dizendo que ela se apaixonou por Faón,e se matou por causa dele.

    Ora,ora...não duvido nada que ela mesma começou com isso,para poder fugir do assédio das pessoas.
    Alguns professores e professoras,com o tempo,ficam refratários aos ex-alunos,e aos amigos mais novos,e isso provavelmente,aconteceu com ela.

    Dickens,para mim,por outro lado,sempre será lembrado como o autor da personagem,que conseguia ser feliz,mesmo nos momentos mais duvidosos.

    ResponderExcluir
  9. Para mim, 2.012 terá sido um "ano perdido".

    Agradeço contudo,aos santos dos céus,por terem ajudado minha mãe.

    ResponderExcluir
  10. revista realidade 1441 de janeiro de 2013 às 07:47

    °°° reflexão,

    meu consolo é que a Índia,apesar da fama de país atrasado,tem uma justiça "pontiaguda".
    Eles possuem a prisão perpétua para criminosos hediondos.

    Os elementos que fizeram mal àquela jovem,também não viverão mais a vida conhecida dos bons e dos ruins.
    Ou viverão como mariposas,cujo sol é uma lâmpada no teto.
    °°°

    ResponderExcluir