quinta-feira, 26 de julho de 2012

CARIDADE X SACANAGEM

  Sou a favor de proibir essa caridade de levar comida aos sem teto em qualquer lugar da cidade, deveria ser passível de multa e apreensão.


  “A ideia de proibir a distribuição de comida a mendigos vem causando muita confusão.
  Segundo a prefeitura, esse tipo de ação colabora para a permanência de muitos moradores na rua, quando o ideal é estimular a ida deles para abrigos.”

  

  É bem complicado proibir as pessoas de fazerem caridade, mas sem dúvida é preciso fazer um trabalho de conscientização.
  Certas atitudes “tão idolatradas” deveriam ser repensadas.

  Na região central da cidade de São Paulo há estimativa de 3700 moradores de rua.
  Na melhor das intenções cidadãos distribuem alimentos para esses sem teto.

  Aqui em casa temos uma certa fartura de comida.
  Comprar alimentos a mais no supermercado com intenção de distribuir no Centro da Cidade ... na minha condição não dá para fazer sempre, mas uma vez por mês seria bem possível, eu não iria a falência.
  Reunir um grupo de pessoas para fazer a mesma coisa, tornaria essas doações mais constantes.
  Vou até ser muito prestigiado, serei considerado um ser humano sensacional.
  Mas nem penso em fazer isso.

  Prefiro doar alimentos não perecíveis ou dinheiro a entidades filantrópicas devidamente legalizadas e que prestam um serviço especializado no amparo a necessitados.

  Aqui em Campinas temos:




  
  Só alguns exemplos, quem puder colabore.

  Quando eu frequentava o Kardecismo tínhamos um carnê de contribuição mensal.
  Havia famílias cadastradas que passavam por analise da real necessidade de auxílio.
  As famílias recebiam cestas básicas ou algum bem ou serviço que precisassem, como cadeira de roda ou coisa do tipo.

  Detesto desperdício de qualquer coisa, principalmente alimentos.
  Quando tem algo sobrando ou que não usamos mais, um destino usual são os funcionários do condomínio.

  Acho muito legal "trabalhador ajudar trabalhador".


  Exemplo:
  Minha esposa recebe cesta básica da empresa, (Texto escrito em 2012) nem todos os itens nos interessam, coloco na copa dos funcionários quem quiser pode levar.
  Por esses dias minha sogra trouxe lindas alfaces que meu sogro planta, mas era muita verdura.
  Seria uma judiação aquelas lindas alfaces estragarem na geladeira, peguei metade e deixei na copinha onde os funcionários almoçam, poderiam fazer salada ali mesmo ou levar para casa.
  Sempre que há acumulo de roupas ou sapatos fazemos doações.

  Fica claro que não sou contra a caridade, mas é preciso repensar como ela é feita.

  Por mais “desumano” que pareça:

  Sou a favor de proibir essa caridade de levar comida aos sem teto em qualquer lugar da cidade, deveria ser passível de multa e apreensão.

  Mas é aquele tipo de lei que eu gostaria de ver apenas no papel, para ser usada contra os mais persistentes.
  Bom mesmo seria que todos os cidadãos entendessem que até para caridade tem hora e LUGAR.

  Mendigos não tem boa higiene nem cuidam bem do entorno.
  Eu não gostaria que um mendigo acampasse na entrada ou nos arredores do condomínio em que moro.
  Ficaria chateado, enfurecido com quem lhe trouxesse comida criando condições para que o mendigo se estabelecesse na frente do condomínio.
  Não consideraria este “caridoso” nem um pouco sensacional, afinal ele está me empurrando goela abaixo uma situação que não quer para si.

  Porque a pessoa não leva o mendigo para morar em frente sua casa ou condomínio?   
    
  Fica até mais fácil logisticamente, não precisa se deslocar muito.

  Os voluntários dão algum alimento, alguma palavra de conforto como “Jesus te ama” e saem com a alma lavada, como se tivessem salvado o mundo.

  O lojista, o pessoal que mora em frente a pracinha ficam com a sujeira e todo incomodo que esse tipo de “vizinhança” indesejada proporciona, ainda mais se os sem teto forem chegados ao uso de drogas e bebidas, daí danou-se, furtos se tornam frequentes na região.
  Quando o indivíduo fica desesperado por drogas roubar é apenas um detalhe.

  Claro que sou totalmente a favor de uma rede social de proteção.

  O município deve manter albergues em situação aceitável e é lá que os sem teto devem buscar apoio e alimentação.
  Na frente de lojas, empresas, ou moradias do cidadão PAGADOR DE IMPOSTOS esse tipo de “caridade” não deveria acontecer.

  Você gosta de mendigos?
  Leve-os para sua casa!

  Mantê-los em frente à casa/empresa dos outros é uma tremenda SACANAGEM!

  




  Os tempos mudaram nossa sociedade também, por isso muitas coisas precisam ser repensadas.
  Não para voltar a 1940, mas também não para ficar alimentando o “dogma” que quem tem alguma coisa necessariamente tirou de quem não tem.
.
 Para falar de algo bom...
 Aqui em Campinas o Conselho Tutelar começou a pegar pesado faz alguns anos.
 O resultado é que não vejo mais crianças em sinaleiros.
 Tem malabaristas e vendedores “aparentemente” adultos, mas crianças ... nem lembro mais a última vez que vi.




 

     Muitos não acreditam quando eu falo isso, mas tem muita gente que gosta de viver na rua.


Morador de rua tinha mais de 600 mil.

 




                                                                     

 



10 comentários:

tripitaka 521,de bom dia ao sr, disse...

Nunca parei para pensar no assunto,pois noto que os moradores de rua,normalmente,por uma questão de senso próprio,tentam reunir-se em praças,ou perto delas.

Em geral,quando dou uma ajudinha a quem pede,dou um dinheiro para que a pessoa vá comprar um lanche.
Apesar de que já dei meu lanche para elas.

Uma vez,apareceu um,aqui perto de casa,que dormia numa pracinha em frente ao supermercado,junto dos seus dois filhos,dos quais tentava,sem sucesso,cuidar sozinho.
Acredito que instituição de assistência ao menor de idade,ou alguma igreja,recolheu a família.
Não os vi mais.

Aquele sr.que o sr.conheceu no Facebook,que contou que tem seis cachorros,é morador daqui,ou alguém aqui também é pobríssimo,e tem seis cachorros.(agora,tem mais do que seis)
Acho que ele idem tem uma casa,mas de dia,circula pelas ruas,à procura de alguma ajuda para si,e para os cães.
A cena,é comovedora.
Todavia, é o único caso existente perto de onde moramos.

Seria bom se ele pudesse ainda trabalhar,para sustentar a si,e a "família inteira".
Mas,acho que lhe falta saúde para ser um catador de papel,por ex.
Deveria tentar ser guardinha de estacionamento.

Mas,eu não sei de mais nada,e essa é toda a verdade.
(usei uma gíria)
Em tudo o que se pensa,sempre há um entrave.

Isso aí.

William Robson disse...

Mas,eu não sei de mais nada,e essa é toda a verdade.
(usei uma gíria)
Em tudo o que se pensa,sempre há um entrave.
-~-~-~-~-~~-~-~-~-~~-~-~-~-~~-~---
“É verdade que não podemos encontrar a pedra filosofal, mas é bom que ela seja procurada; procurando-a, descobrem-se muitos bons segredos que se não procuravam.” [Fontenelle]

A caridade tem que ser racional, esta é a conclusão que a Filosofia de hoje nos traz.
Não precisam concordar comigo me basta que PENSEM!
O texto de hoje tem mais 2 seqüências já escritas, ficarão para manhã e depois.
Houve uma preparação anterior...

FILOSOFIA INUTIL

emaranhado 25,de tréplica disse...

O sr.viu como vale a pena externar "filosofia emaranhada"?
Eu havia sugerido isso.
Para externá-los uma vez por semana,ou duas vezes por mês- se cada idéia ficar longa.

O sr.gosta dessa rotina,ou eu não teria falado.
Apesar de que suspeito que realmente,está substituindo (a rotina) por alguma necessidade.
Isso era esperável.

Mas,então,reduza a "filosofia complicada" para uma vez ao mês,por bimestre,por trimestre,etc.
Sei que gosta "dessa vida".
E nós gostamos de "encrencas mentais"-e especialmente,das que "arrumamos" aqui.(kkk...!)

Isso aí.
Tenha um ótimo dia.
Estou sainda agora.
Hoje é dia de mercado.
Um abração.

°°°°°°°°

Daniel disse...

A vida guarda muitos segredos para a própria vida, srta Nihil. Eu sou um indivíduo altamente preocupado com o bem estar de qualquer pessoa, até porque a solicitude é uma pratica admirável. Mas antes de ajudar eu vejo bem qual a situação que se encontra tal pessoa, e até dialogo pedindo certeza de que aquele dinheiro não será para o uso de drogas. Se noto diferença do comportamento, não ajudo.

Hehe! disse...

Boa noite,Denytus...

ao sr.William, disse...

Reeditei aquele texto de ontem(ou de anteontem,e o inseri no e-mail que mandei ao sr.há pouco,do "mail.com".
É um e-mail alternativo,e o nome no qual está é "nome fantasia",mas o importante,será o sr.receber.
Se não receber,me avise,e eu usarei o outro.

Meu blog irá se chamar "Onírica" e a autora será "Nihil",isso porque todos já se acostumaram a me chamar assim.
Será um site para as minhas poesias,contos e flores.
Por enquanto,outros textos,irei escrever em nossos blogs,ou nos espaços de réplicas das minhas mensagens em destaque,ali.

Dei uma parada na minha ...rotina metafísica... que iá prosseguir ainda por uns dias,na segunda semana de agosto.
Preciso aproveitar a oportunidade de começar a entender meu futuro blog,e precisarei de uns dias para isso.
Essa,afinal,me "parece" ser uma das ajudas "superiores" -e não pode ser olvidada.
Mas,será só semana que vêm mesmo que poderei me ocupar com o blog,(nesses dias,estarei fora,em parte do tempo).

Então,não tem pressa em formar meu blog,e se eu precisar ter gmail,me avise,para eu arrumar um.

Uma vez mais,anteciparei agradecimentos,e me desculpo pelo trabalho a ser dado(ao sr.).

acréscimo e correção disse...

Desculpe as várias redundâncias.
Não revisei esse texto(último) uma única vez.

Melhorando uma frase,direi,

"essa parece ser uma das "ajudas superiores" que ando pedindo,que me está sendo antecipada,então,não posso ignorar."

Encrenca 979, disse...

(fritex)

Sempre que vou ao templo budista,preencho manualmente os pedidos de preces para os antepassados,e os pedidos de agradecimentos.
Desde os dezoito anos,só consigo escrever com letra de fôrma,mas ela tem um formato tão insólito,que parece uma letra corrida,por viver embaraçada.

A menina(a jovem senhora) que arquiva os papéis a serem conferidos,disse que "nunca havia visto uma caligrafia que nem a minha".

Acho que ela quis elogiar.
Nesse momento,contudo,lembrei de uma letra corrida que vi em quase todas as páginas do livro "Eros,tecelão de mitos", que copia uma caligrafia encontrada em papiros já se desfazendo por inteiro.
Embaixo dos caracteres em grego,a tradução do autor.
Essa tradução,é das famosas poesias da autora daquela grafia.

A primeira surpresa que tive,ao abrir o livro,no mesmo dia da compra,no sebo da Augusta,foi ver aquela "letra".
Sua visão me levou imediatamente à leitura da tradução dos versos.
Vendo ali "meu modo de falar",então comecei a conferir o compêndio(de seiscentos e duas páginas)

Quem viu a lêtra (fotografada,ou artisticamente copiada) naquele livro,já viu sim,uma caligrafia semelhante à minha,em algum lugar.

Talvez,eu já falei nisso,mas não desse modo.

Sou bem agradecida pela existência da internet,e do word.
É difícil escrever uma grafia com caracteres tão desenhados,como costumo fazer.
Tanto que a posição da minha mão direita,ao fazê-lo, é um pouco diferente em relação às demais posturas vistas.
Quase já fiquei com "LER",por isso.

buga daz coubz disse...

que "trabalho de consciencialização" é esse que falas?

(ao ler esta perversão) só me vem uma imagem de um "Padre" de cruz na mão, a navegar no meio de cadaveres da peste negra na idade média... e a "ensinar" e "educar" as pessoas,

"mas veja... é bom que estas pessoas morram.... afinal são pessoas.... e deus fez as pessoas boas, e as pessoas más...e se foram parar a estas condições, foi porque quiseram... não foi porque estavam velhas para trabalhar e ja nenhuma "empresa" os aceitava.... não foi porque a banca lhes penhorou as casas e bens por algum motivo.... não foi porque não ha qualquer tipo de apoios ou logica.... não ha politica, não ha economia, não ha capitalismo..... não ha nada.... estas pessoas esão assim porque sempre quiseram viver assim"....

ainda gostava de perceber que raio de "deus" é esse.... que ao mesmo tempo que te faz queixar-te de ser pobre, te permite dizer essas barbaridades...

desejo-te que um dia tu caias nesse MESMO cenario.... e quando isso acontecer... POR FAVOR... escreve um post no blog..... que é melhor isso do que "comeres"!

William Robson disse...

​Conscientizar que devemos ser lógicos até na hora de fazer caridade​, a intenção de ajudar é boa, mas é preciso analisar as consequenciais