terça-feira, 24 de julho de 2012

Conceitos Vigentes

 “Tudo em nós está em nosso conceito do mundo.
  Modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós.”
 [Fernando Pessoa]

  Criança com saúde geralmente é sapeca.
  Um colega tem um garotinho de uns 6 anos com muita saúde e consequentemente bem sapeca.
  Ri muito quando ele falou mais alto com a criança:

👨 “Fica quieto aí, fica pregado!”

  Ao que o menino respondeu:

👶 “Igual Jesus?”

  Aquele garotinho tão novo não deve conhecer muita coisa da vida, mas já sabe que Jesus foi pregado na cruz para salva-lo e convive com esse sentimento de culpa, carrega desde cedo esse CONCEITO.
 (O meu colega é evangélico.)

  Os conceitos presentes nas história bíblicas só podem ser passados emocionalmente porque racionalmente ... é complicado (para não escrever impossível).

  É fácil eu passar para minha filha o conceito de que o errado deve ser corrigido e o mal dependendo da situação ser perdoado ou punido.
  O difícil é explicar para minha filha “racionalmente” que Jesus foi punido sem fazer nada de mal.
  Se o casal Adão e Eva fizeram alguma coisa ruim Deus poderia puni-los ou perdoa-los.
  Sacrificar um inocente... NÃO FAZ SENTIDO!
  Se a humanidade é um erro e ela foi criada por Deus então Deus cometeu um erro ao criar a humanidade.
  São deduções lógicas que até um garoto de 6 anos consegue entender.

  Acontece que eu posso tirar todo esse raciocínio lógico da equação, basta MANIPULAR ou promover uma LAVAGEM CEREBRAL em minha filha e nesta tarefa tenho a contribuição de toda sociedade que me cerca.

  Se desde a mais tenra infância repito para minha filha que é justo um inocente pagar pelo pecador e que Deus é perfeito mesmo cometendo erros é com esse CONCEITO que minha filha irá crescer e o mundo dela ficará engessado nesse conceito dogmático.

  Se minha filha tiver aquela mente que testa conceitos poderá desenvolver seus próprios conceitos e talvez coloque em juízo o conceito que recebeu como herança.
  Se a mente dela não for investigativa ficará repetindo feito papagaio conceitos de 2000 anos atrás.

  O mundo se molda aos pensamentos, se molda aos conceitos vigentes.

  Se não está satisfeito com o mundo... questione seus conceitos.

  “Modificar o nosso conceito do mundo é modificar o mundo para nós.”

   



  Faz tempo que a Bíblia deixou de ser um “manual cristão” para se tornar um símbolo ... pelo menos para maioria.


 .

8 comentários:

William Robson disse...

“Gente, e Rosana Como Uma Deusa que resolveu se candidatar a vereadora pelo PCdoB?”

ELEIÇÕES

Bom dia ao sr.! disse...

Escrevi um texto monumental agora,de manhã,como há muito não fazia,e só vou poder publicar mais tarde.
Falta uma revisão,e além disso,precisarei de fragmentá-lo em partes.

Falei em "promessas".
Sr.Jesus deve ter prometido "alguma coisa" um dia,depois precisou cumprir o acordo.
Mas,a crônica é um conto,sobre outro personagem.
Um conto,saído da minha imaginação.
Depois,será publicado também no "destaque" do blog da Selma.

Até breve aos leitores.

°°°°°°°°°°°°°

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°° disse...

Se essa crônica não aparecer hoje,irá aparecer amanhã.

Não sei mais se será publicada no blog da Selma.

Daniel disse...

É um erro se pensar que tem algum controle a partir de você. Nós seres humanos, odiamos a surpresa. Não aceitamos não estar preparados para uma coisa, e logo quando acontece esta coisa nos desesperamos. E isto geralmente acontece quando pensamos ter algum domínio sobre as circunstâncias que estão além de nós.

A obrigação que temos a de ser exemplo para tudo que façamos.

emaranhado 21,uma idéia... disse...

...para o sr."Vizinho".

Pensei agora à noite.

Só cronistas "privilegiados" escrevem todo dia,na mídia.
E só cpss (cabeças de porongo seco),escrevem a toda hora.

Vc disse que "sua fábrica de idéias,está fechando".
Acho que o sr.conseguiria escrever um textão(uma cronicona) uma vez por semana.
Assim dava para ficar uns dias "turbilhonando" sobre qualquer tema,que poderia aproveitar idéias antigas- ou que poderia ser um tema novo.

Nos outros dias,então,o sr.postaria textos curtos,ou comentários sobre notícias,como já disse que irá fazer.
Veja os colunistas das revistas semanais.
Na Veja,na Carta Capital,etc.
Eles pontuam as páginas,com bons assuntos,uma vez por semana.
Alguns bloguistas,filósofos,e livre-pensadores,também fazem isso.

Assim,"a fábrica não precisa fechar".
O sr.continuaria criativo.

Estou dizendo isso, no interesse do blog(onde gosto de estar),mas também porque acredito que o sr.irá gostar da idéia.

Eu mesma,estou começando a "ficar mais rara em nossos sites",mas sempre darei um jeito de estar com todos-e de continuar os assuntos do meu interesse.
De uma forma mais espaçada.

É mágico nos ajustarmos às mudanças.
Já tivemos outros desafios,e os superamos.
Venceremos os atuais,também.

Até breve.

°°°°°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

Vc disse que "sua fábrica de idéias,está fechando".
-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~~-~-~--~~-~-~--~---
Eu não disse isto.
Eu disse que não compensa mais publicar Filosofia Complexa o que é bem diferente.
Todos os assuntos relevantes foram expostos e alguns textos ficaram tão bons que acrescentar mais alguma coisa a eles seria redundante.
Um texto Complexo leva meia hora para ser feito, mais 2 horas para ser filtrado.[ser tornado inteligível]
Um texto simples em 30 minutos esta pronto.
É mais LÓGICO colocar links para textos complexos já escritos ao invés de me aprofundar mais em temas que poucos iriam compreender.
Veja este caso, eu expliquei tudo tão direitinho e você não entendeu.
Foi bom e necessário flutuar pelas profundezas do Abismo, mas a partir daqui seria só uma perda de tempo... prefiro fazer outras coisas mais interessantes.

emaranhado 22,de entendi... disse...

...esse período foi um "período-terapia" para o sr.,que já está satisfeito com a autoexposição que fez.

O mesmo me ocorre.
Ando usando parte do tempo,para estudar o dharma.
Todavia,minha idéia ficará em registro.

Assim como tenho outras para mim,que talvez eu usarei.
Algum dia,o sr.irá desejar falar nesses temas "incompreensíveis",que eu acredito que são apenas temas "específicos".

Assim como meus turbilhões,tripitakas,e outros títulos,continuarão "a existir ostensivamente" daqui a uns anos.

Brigada da atenção- desculpe o incômodo.

emaranhado 23 disse...

...feliz "nova fase".