quarta-feira, 11 de julho de 2012

Isolamento Básico

  “A liberdade é a possibilidade do isolamento.
   Se lhe é impossível viver só, nasceste escravo.”
  [Fernando Pessoa]

  Liberdade é um conceito muito abrangente não dá para limita-lo a uma única situação.
  Mas concordo que poder ficar sozinho é muito bom, fechar a porta do quarto e ficar só com você mesmo.
 
  Na minha infância teve uma época que eram 3 cômodos, banheiro, quarto, cozinha para serem divididos entre 6 pessoas.
  Para ter um pouco de isolamento só saindo para rua!!

  Vejo reportagens sobre pessoas que vivem em condições bem piores.
  Favelas com esgoto a céu aberto, barracos caindo aos pedaços, um monte de gente vivendo em um aperto danado.
  Na minha infância, no fundo da casa de minha vó, ainda contávamos com um grande quintal com frondosas mangueiras, nas favelas nem espaço entre os barracos tem.
  Fala sério, uma pessoa ter filhos vivendo nessas condições é uma total falta de lógica.
  É uma situação que não precisa Governo, escola, vizinho, padre ou pastor falar nada.
  O próprio indivíduo deve ter consciência que ter filho nessas condições reduz ainda mais seu espaço sem contar que aumenta seus gastos e responsabilidades.

Inteligência Básica
 
  Dei esse nome ao ato de instintivamente buscarmos condições mínimas de sobrevivência e conforto.

  Você está no deserto sob Sol inclemente, para sua sobrevivência e conforto buscará onde tem água e sombra.
  Não precisa cursar uma Faculdade para isso, não precisa nem ao menos saber ler e escrever.
  Você está sofrendo com calor, desidratação, procura algum alivio.

  Quando vê um veículo desgovernado vindo em sua direção, instintivamente tenta sair do caminho até animais “irracionais” fazem isso.

  Tenho um certo desapreço por pessoas que não demonstram nem ao menos inteligência básica, as considero humanos em um nível abaixo da escala.

  Não é aquele desapreço de desrespeito a sua condição humana.
  É aquele desapreço como se a pessoa vivesse de acordo com seu merecimento.

  Inteligência básica todos com cérebros saudáveis temos.
  Se o cidadão, não usa sua inteligência para buscar condições básicas de sobrevivência e conforto porque eu me importaria ou lhe daria sem merecimento?

  Pessoas muito pobres que transam irresponsavelmente, não usam sua inteligência básica.

  Meu foco de ajuda prioritário sempre são as crianças, afinal elas não tem culpa de nascerem de pessoas com uma inteligência que deixa muito a desejar.

  Quero dizer que uma moça evitar ter filhos na condição de pobreza ou extrema pobreza é algo tão natural, instintivo, quanto procurar água e sombra no deserto ou desviar de um carro que venha em sua direção.

  Uma mulher que engravide em uma situação dessas definitivamente não pode ser considerada muito esperta.
  É como estar no deserto e optar por carregar um saco de areia nas costas para fazer sombra.

  Nós enquanto Sociedade pioramos a situação quando endeusamos a maternidade acima de qualquer coisa e observamos a garota se iludir que quando ela for mãe tudo ficará magicamente melhor.

  Quanto mais filhos ela tem, mais “guerreira” ela é, mais santificada ela é, como se ser uma boa mãe se limitasse a capacidade de parir.
  As pessoas respeitam mais a moça “agora ela é mãe”, poderá ter sua própria Bolsa Família, enfim na cabecinha da moça a maternidade é um passe magico para um mundo encantado.
  Ela transa sem muito cuidado e se engravidar...engravidou, “Deus cuida!”

  (Por favor, não é um texto machista, a realidade é que a mulher sofre muito mais as consequências de uma gravidez indesejada e tem muito mais meios para evita-la.)

“Filho de peixe peixinho é.”

  Tem esse ditado sugerindo que os filhos seguem os mesmos caminhos dos pais.
  Infelizmente vejo muito isso.
  A mãe engravidou na adolescência e se encheu de filhos.
  A filha segue o mesmo “roteiro”.
  O pai desde muito cedo enchia a cara no boteco (ou usava drogas).
  O filho segue o mesmo caminho.

  Você adolescente que está na situação difícil de ter nascido de um casal (ou mãe solteira) que deixa muito a desejar em termos de bom senso/lógica ... NÃO PRECISA SEGUIR O MESMO CAMINHO.

  Para ser um peixinho melhor nem é tão difícil.
  Cuidar só da gente mesmo é bem mais fácil, ainda que você nasça em uma situação difícil dá para arrumar um emprego qualquer e estudar, mais cedo ou mais tarde você consegue seu cantinho.

  Para não ter filhos antes de se ajeitar financeiramente é só usar pílula, implante ou DIU.
  Para você garotão lembre-se que o problema não é só ser pai (com as novas tecnologias é difícil escapar de pagar pensão) tem também doenças venéreas graves ... USE CAMISINHA SEMPRE!

  Para não ter filhos em situações críticas de sobrevivência não precisa nem ser muito esperto basta INTELIGÊNCIA BÁSICA!


 Essa lógica entra em sua mente?

  




.

2 comentários:

William Robson disse...

“O título está substituindo também uma parte da "Encrenca".
Doravante,a "Encrenca" será só para comentar literatura,filosofia, notícias,e entretenimento- pois foi para esses temas,que ela foi criada.” [Nihil]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Ô munherada complicada sô!
Não sei porque você passa tanto tempo escolhendo seus “titulos” e ainda depois perde mais tempo tentando explica-los como se fosse uma grande descoberta cientifico, matemática, religiosa...

Lembrei agora de uma série da Globo onde o cara se achava maravilhoso na cama por demorar nas preliminares e comenta isto com um amigo.
Nisto a mulher dele esta na casa de uma amiga comentando como é um tédio esperar o marido chegar “Lá”.
A amiga pergunta se ele demora para ter orgasmo?
“ Não ele começa no dedinho do pé, depois de meia hora chega ao joelho e quando chega “lá” já estou dormindo...”

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHH!

turbilhão 1.020,de bom dia! disse...

Hã...lembrei de dizer "bom dia".
Então,"bom dia".(rs...)

Minha casa antiga,não era tão pequena.
Mas eu compartilhava o quarto com mais três crianças.(os "nomes delas" vivem sendo bem falados)
Todas as famílias "provincianas" da classe C,foram assim.(e ainda são)
Havia um quarto onde podíamos estudar,cada qual em horário diferente,porque idem tinha uma máquina de costura ali.
A mesa não podia ser dividida entre todos,então.
Acredito que o computador da casa,ficaria ali,caso fôsse agora.
Tínha um quintal,com muito mato,duas árvores,uma horta,e havia um jardim- que no meu entender,era "maravilhoso".
No final do quintal,despontava uma construção,que passei a chamar de "sótão" e era para onde eu ia com frequência,para ficar isolada.
Ali,eu lia livros velhos- pois era um quarto de despejos,com uma estante para todo tipo de livro e revista antigo.
Tanto desejei ter um lugar assim,só para mim,que acabei conseguindo um,nessa casa onde moro agora.

Quando meus irmãos começaram a ir embora,fiquei triste, no começo.

Entendo as vantagens de buscar um "isolamento básico" e sempre o busquei.
Mas,muitas vezes,ele passou dos limites,e acabou ficando tão insuportável,que precisei sair "à cata de ajuda".
Esse é um dos motivos pelos quais,atualmente,estou numa religião.
As pessoas,me vêem exteriormente,como uma mulher cheia de autonomia.
Faço tudo por conta própria,e um hábito que muitos tem,que é o de ligar para casa a cobrar,quando usam o orelhão,eu não tenho.(tenho meus cartões)
Tenho minha internet,e tudo o mais.
Dispensei conselhos familiares,para as questões financeiras,e ao contrário,eles é que desejam aprender comigo.

Costumo ter horários e agendas para tudo.
Ainda que muitas vezes,esqueça de respeitar as regras dessas agendas.
Nunca fui internada.(graças a Deus)
Não chateio ninguém com exigências.

Todavia, não dá para ir além de certo limite.
Em alguns horários e condições,eu preciso conviver com as pessoas,trabalhando,estudando,ou tendo lazer.
Eu não poderia "ter um emprego remunerado em casa",por ex.
Isso só poderia acontecer se eu fôsse artesã,ou costureira,mas o mercado para essas profissionais está hipersupersaturado,hoje em dia.
Em meu próximo serviço- quero conviver com um grupo,nem que seja com um grupo de "dois".
Isso é importante para esclarecer as dúvidas,e para dividir responsabilidades.
Faculdades virtuais,eu faria,sem problemas.
Mesmo porque ao mesmo tempo em que eu estudasse,estaria também por aqui,ou em outros nichos onde posso dar meus "pitaquinhos" e ouvir os dos outros.

Em menina,gostava de ficar sozinha,para me fingir de cantora lírica(ninguém aguentava minha voz,tádas das pessoas...),para contar histórias em voz alta para mim mesma,etc,mas se era chamada para brincar,ia correndo.
Solidão e reunião com as pessoas,sempre se completaram,em minhas atitudes.
Minha "solidão" não é sozinha.

Na escola,umas vezes,me escondia para estudar,outras vezes,achava melhor fazer isso em grupo,para entender direito a matéria.
Uma professora uma vez,em meu aniversário- foi me procurar no "toalete"(onde eu fazia um trabalho para a próxima aula) para me parabenizar.
Fiquei tão envergonhada - que nunca mais cabulei a aula dela.

Precisamos do "isolamento básico" para nos cuidarmos melhor.
E precisamos do contato com o grupo,para nos motivarmos mais.
E para fazermos todas as coisas que se fazem em sociedade,que podem ser simplesmente inertes,e quase arrivistas,ou que favorecem a muitos.

Humanos,humaníssimos,que estranhos bichos somos...

Sou de Libra,e por isso,o que me faz dona de "atitudes ambíguas e interligadas".
Nada é só de um jeito.
E nem é só "do outro jeito".