segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Limite Ético

  Você assiste um debate na TV e um dos participantes defende a ideia de que, sem reconhecer a existência de Deus, uma pessoa não se sente obrigada a ser boa e respeitar os semelhantes.
  Você:


___________________________________________________
  a) Se vê como uma pessoa boa e decente, e seria assim com ou sem Deus
___________________________________________________   

  Esse item é o que eu escolheria inclusive já escrevi vários textos sobre isso.
  É muito mais prazeroso viver em um lugar onde as pessoas se respeitam, uma vida longa e próspera é muito mais fácil de ser alcançada em um ambiente de paz.
  Imagine você acordar a noite e fazer uma longa caminhada a luz do luar sem nenhum receio de ser assaltado.
  De manhã apesar do volume de carros todos respeitando a sinalização sendo cortês com o outro motorista.
  No trabalho cada um desempenhando sua função o melhor possível e os postos de comando sendo ocupados pela mais pura MERITOCRACIA.
  Elegeríamos os vereadores, deputados, prefeitos, governadores, presidente entre nossos cidadãos mais honestos, sábios e competentes.
  O Senado seria ocupado pelos melhores entre os melhores, uma grande honraria.
  Enfim, eu acredito em construir uma Sociedade boa e justa (não confundir com perfeita) independente de existir um Deus.
_______________________________________________________________
  b) Se orgulha de valorizar as religiões pelos valores éticos que elas impõem, e não pelos seus aspectos sobrenaturais.
_______________________________________________________________

  Os valores éticos nas religiões são bastante controversos.
  Só para citar um exemplo rápido, por esses dias no G+ uma moça estava tentando “justificar” a maldição de Noé lançada em um de seus filhos.
  O filho (Cam) encontrou Noé nu e bêbado, o rapaz constrangido foi chamar os irmãos para decidir o que fazer.
  Os irmãos entraram de costas na tenda para não ver o pai nu e o cobriram.
  O Edir Macedo disse que o filho amaldiçoado tinha “debochado” do pai... coisa que eu não encontrei em nenhuma tradução da Bíblia.
 

  “Começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
  E bebeu do vinho, embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
  E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
  Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.
  E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
  E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
  E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.”
  [Gênesis 9:20-26]

  Não localizei na Bíblia Cam "rindo" de seu pai Noé como pregou Edir Macedo.
  Me parece que ele ficou desconcertado com a cena e pediu apoio aos irmãos, ele era o caçula ... pelo menos é isso que entendo quando o enunciado diz “seu filho menor”.

  Noé ficou bêbado diante dos filhos e ainda se acha no direito de lançar uma maldição em um deles e como se nada pudesse ficar ainda pior Deus de Abraão aceita seu pedido de maldição!

  Francamente, cada coisa que as pessoas aceitam...
  Mas houve quem defendesse a interpretação do Edir.
______________________________________________________
   “Se Cam ficou desconcertado ou se divertiu com a cena a Bíblia não entra em detalhes, porém não deveria ter deixado saber a ninguém, deveria ele mesmo ter secretamente coberto a nudez do pai.
  Acho também que o bispo tem razão.... devido à reação do pai, o filho deve mesmo ter se divertido com a cena e agido com escancarada malícia para que se acendesse de tal forma a ira do pai.
  Aqueles que têm o Espírito Santo, 'como o caso do bispo Macedo', leem os versículos nas entrelinhas pois têm o entendimento do Espírito Santo.”
  [Wania G+]
______________________________________________________
  A própria comentarista reconhece que não dá para afirmar que Cam debochou do pai pelo que está escrito no enunciado bíblico.
  Entretanto ela defende as divagações do Bispo Edir Macedo.

  Oras, divagação por divagação as minhas são bem mais aceitáveis.
  Acompanhe o raciocínio.
  Cam não procurou qualquer um, procurou seus irmãos.
  Noé estava BÊBADO.
  Na mesma situação eu pediria desculpas a minha filha menor ou maior, seria constrangedor ela me encontrar pelado e bêbado.  
 Amaldiçoar minha filha por ela me pegar em um deslize ...NUNCA!

  Em nenhuma versão da Bíblia encontrei Cam fazendo chacota do pai, se o Edir Macedo quer escrever uma nova Bíblia que o faça, mas mentir é muito feio.

  Se os valores éticos nas Religiões são questionáveis os aspectos sobrenaturais são mais ainda.
 O indivíduo diz que “sentiu” a presença de algum espirito e nós temos que acreditar que um espirito realmente falou com ele!
 Eu acredito em seu sentimento, mas isso não prova que alguma entidade existe e falou com ele.

  Eu observo interferências, “subversões da lógica”, isso me leva a deduzir o mesmo que meu amigo Shakespeare.

  “Há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã Filosofia”

____________________________________________________
  c) Acha que em alguns momentos da vida foi Deus que o impediu de agir errado.
____________________________________________________
 
  Esse item é muito capcioso porque inevitavelmente temos que aplicar a Dialética.

  Em alguns momentos da vida Deus me impediu de agir certo?

  Fica muito cômodo para a idéia de “deus” se tudo que eu achar que foi bom ou certo creditar a ele e tudo que foi mau ou não deu certo isentar-lhe de qualquer responsabilidade.

  Exemplo:
  Quando foi decidido que trabalhadores poderiam usar o FGTS para comprar ações da Petrobrás eu dei nó em pingo d’água para adquiri-las, mas as duas vezes que consegui ir ao Banco não foi possível.
   As ações renderam um bom dinheiro que eu deixei de ganhar.
   Deus me impediu de agir certo, de adquirir as ações naquele momento?
   Foi bom eu deixar de ter um melhor rendimento sobre minhas economias!

  Tem aquelas historias em que o cidadão desisti de uma viajem de avião e a aeronave cai matando 199 pessoas.
  Deus ajudou um único cidadão a agir certo e ignorou 199 pessoas!

  Eu não descarto a possibilidade de alguma “interferência” ter ocorrido a meu favor, como não descarto a possibilidade de alguma interferência ter agido me prejudicando.

  Apenas penso que do jeito que as coisas se apresentam para nós, ficar analisando interferências, “sinais”, é como ver desenhos em nuvens, depende muito da nossa imaginação.

__________________________________________________________________
  d) Concorda que o conceito de uma divindade que tudo observa e pune os maus é essencial, ou o homem seria animalesco
__________________________________________________________________     

   Há homens naturalmente animalescos, mas a grande maioria só quer viver em paz, é gente boa.
  No entanto observo que a lógica da justiça e bondade não entra na mente de muitas pessoas, então o SENTIMENTO de temor a um Deus ás mantém menos egoístas.

  Exemplo:  Se tenho algo sobrando em casa que serve a outra pessoa necessitada eu acho certo fazer essa doação, me parece lógico.
  Está ocupando espaço desnecessário em casa, não me serve mais e pode ser útil para alguém que precise, essa lógica é natural em minha mente.
  Mas todos sabemos de pessoas muito egoístas que não querem dividir nada com ninguém e só fazem isso por temor a Deus.

  Quando a lógica da justiça e FRATERNIDADE não entra na mente das pessoas, o MEDO de Deus quebra um enorme galho. 😄

 
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  “Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.”
 [Maquiavel]

  O companheiro Maquiavel está nos dizendo que muitos agem “eticamente” não por ver lógica na ética, não por amor a um Deus, mas por MEDO DE IR PARA O INFERNO.

  O ideal é que a CIVILIDADE seja auto sustentada pelo RESPEITO, mas na falta dele o MEDO nos serve.

Nada incentiva mais ao mal que a IMPUNIDADE.

  Uma mente insana limitada mesmo pela ética questionável das Religiões é menos ruim que uma mente insana sem limite ético algum.

Meu “ideal” é que as pessoas façam o bem por convicção.

Se o indivíduo não é lá muito fraterno, mas evita fazer o mal ... é algo satisfatório.

Se o cidadão faz o bem em louvor a algum espirito ... tudo bem, porque eu deveria fazer uma tempestade em um copo d’agua por causa disso? Quem me explica?

Se o cidadão senti vontade de praticar o mal, mas não faz por medo da cadeia ou do inferno ... MARAVILHA.

  Devemos ser pragmáticos.
  Ninguém escolhe o que sentir.
  Se o indivíduo nasceu com o “coração peludo” não adianta depilar, o pelo nasce de novo. 😄
  Se por medo ele evita fazer o mal ... considero satisfatório.
 
  Essa lógica entra em sua mente?










anterior                      COMENTAR                              próximo





4 comentários:

encantadora 122 disse...

Bom dia ao sr.(mais uma vez)
Esse texto foi tão legal,que talvez farei uma réplica mais tarde.

Desejo uma boa semana a todo mundo,que acredita em Deus totalmente,mais ou menos,ou nem um pouco.


nome popular: sete léguas.

nome científico: podranea ricasoliana.

encrenca 1.158 disse...

na língua portuguesa,se fazendo ouvir no blog da Selma.

tripitaka 897 disse...

Boa noite.(segunda réplica de agora)

No texto principal de hoje,escolherei o quarto ítem.
Não acho que sem o conceito de Deus,seríamos ruins.
Sem esse conceito nos orientando,seríamos uns pamonhas.
Temos tanta "tranqueira" em nosso inconsciente,que ficaríamos paralisados,se não tivéssemos uma "motivação superior" pela qual vivermos.

Passaríamos a pensar que cada raio que riscasse o céu "era por nossa causa".
Dentro de nós,existe um poço sem fundo de culpas,e não apenas por coisas feitas,ou não feitas,mas também por nos acharmos uns errados,uma vez que somos meros mortais".
Com a herança cultural que recebemos "de presente",só damos certo na vida,se elegemos Deus como mestre.

Sei que o sr.vai dizer que o sr.não é assim,e que tem uns tantos por aí,que "são seguros de si".
Vcs formam um grupo raro no planeta.
Nós,que somos deístas,felicitamos a vcs,de tendência agnóstica.
Não podemos nos darmos ao luxo de ser,ou de permanecer assim.
Felicitações também a nós.
Talvez não haja nada que possamos perder com nossa ...credulidade.

carpideira 568 disse...

-ver os últimos envios da página: um texto escrito por um Anônimo,uma réplica minha,e depois,um texto escrito por mim(para o sr.)