segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Toda Forma de Poder

  O desagradável é que frequentemente quem não sabe o que fazer com o poder acaba prejudicando outros indivíduos.   

  A maioria das pessoas nunca ocuparam um cargo de chefia, nunca tiveram ninguém sob seu comando o máximo que conheceram é o poder de ser pai ou mãe, o poder sobre os filhos.
  Entretanto, fora a paternidade e o cargo de chefia há várias outras formas de poder.

Todos temos poder em algum momento.

  Por vezes o indivíduo tem poder sobre um setor, uma situação, mesmo não tendo cargo de chefia ou pessoas sob seu comando.
  Acho incrível como até esse poder “circunstancial” revela o caráter das pessoas.
  Você conhece o tipo, todos nós conhecemos, quer ver?

  Uns 10 anos atrás aconteceu algo tão insólito que lembro até hoje, esse texto é fruto de uma meditação há 10 anos atrás, mas ainda penso da mesma maneira sobre essa questão.

  Era o segundo ano que ia a uma festa de aniversário em um rico condomínio fechado, o aniversario era do dono da empresa que eu trabalhava.
  A primeira vez foi tudo tão tranquilo que não me lembro de nada.
  Na segunda vez choveu torrencialmente, nada que atrapalhasse a festa, na chácara havia espaço coberto suficiente para todos os convidados.
  Eu estava com minha mãe, minha esposa e minha filha com 2 anos.
  Já era tarde e como a chuva não parava resolvemos partir assim mesmo.
  Na saída do condomínio a visibilidade era pouca, fiz o mesmo trajeto que havia feito 1 ano atrás.
  Parei no portão da guarita e o guarda fingiu que nem me viu, estranhei buzinei e ele disse que não iria abrir.
  Perguntei se havia algum problema?
  Ele disse que eu tinha feito o ultimo trajeto [uns 200 metros] na contra mão.
  Tentei argumentar:
  - Me desculpe, com toda essa chuva a visibilidade está bem baixa se havia alguma placa não consegui enxergar.
 - “Pois é, agora o senhor retorne e faça o caminho certo.”

  Por um instante pensei que fosse brincadeira dei um sorriso e disse:
  - Eu não moro no condomínio, prometo que se eu voltar no ano que vem prestarei mais a tenção.

  Não teve jeito ele tinha poder sobre o portão e estava disposto a exerce-lo.

  Minha mãe e minha esposa ficaram indignadas, mas eu olhei bem nos olhos daquele cidadão e agradeci por seu poder se limitar apenas a aquele portão.
  A chuva era muita e eu não conhecia o condomínio, demorei uns 10 minutos até achar o caminho certo, a tal placa de contra mão estava coberta por um galho que tinha caído, choveu e ventou muito aquela noite.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Comece a lembrar todas as vezes que você esteve em uma longa fila.

  Alguns funcionários se esforçam para atender mais rápido na intenção de diminuir a fila.
  Outros demoram ainda mais!
  Eles se sentem PODEROSOS vendo tantas pessoas com necessidade do seu serviço, tantas pessoas sob seu poder.
  O indivíduo nunca teve um grande poder e agora se apega a esta circunstância de poder com unhas e dentes.
  Ali no caixa ou ponto de atendimento ele é Rei e todos que estão na fila são seus súditos, que aguardem ser chamados.
  Eu sei que você conhece o tipo espero que não tenha "se" reconhecido no tipo.

  Nascemos ditadores e aprendemos a ser democráticos, bem...nem todos.





Anterior          <>        Próximo