quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Liderança e Gestão

   Líder é aquela pessoa que tem o dom do comando, nem sempre é chefe.
  Chefe é aquela pessoa que tem o poder do cargo, nem sempre é líder.
 [William Robson]

  Sou bastante cético quanto a formar lideres, a pessoa já nasce com essa característica que pode ser aperfeiçoada, se não nasceu com esse dom o máximo que conseguirá é virar chefe.


  Um líder honrado vai reconhecer a honra nos outros.
  Pessoas honradas aplicam o conceito do 5S sem grande esforço, é natural nelas.
  Logo, antes de tudo, as Empresas deveriam se esforçar em identificar lideres honrados.
  Entenda que liderança não é uma característica exclusiva de pessoas “boas”, entre marginais há líderes.
  Os chefes do PCC ou CV são líderes e não podemos dizer que prestam um grande serviço à sociedade.

  Em Governos corruptos há líderes.
  Eu acho a forma como elegemos líderes políticos muito boa, mas falhamos na parte técnica.
  Nas empresas acontece o contrário caprichamos na parte técnica, mas falhamos na capacidade de liderança.
  O que mais escuto é gente falando que todo político é ladrão e ganha muito mais do que merece.
  Sei lá, se é tão fácil uma pessoa incompetente e mau caráter chegar ao poder ...  para pessoa competente e de bom caráter deve ser moleza, não sei porque não se candidata!
  Conversando com um colega perguntei:
  Se a vida de político é tão fácil e maravilhosa porque você não se candidata a vereador, prefeito e depois governador?
  Ele disse:
NÃO É FÁCIL CONSEGUIR VOTOS!
[Guardem isso]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Uma das características mais importantes de um Líder é conquistar a confiança das pessoas.
 
  O cidadão conseguir que 1000 pessoas votem nele sem dúvida é uma grande façanha, o indivíduo tem carisma, um grande poder de convencimento.
  Na política escolhemos bons líderes na arte de conquistar confiança não sei porque somos pouco exigentes com a capacidade técnica.
   A lei da ficha limpa é algo excelente que não precisava nem existir.
  Explico:
  Nós não deveríamos votar em políticos com ficha suja mesmo quando eles tinham direito a ser candidatos.
  A lei é boa porque nos poupa o trabalho de pesquisa.

  Deveríamos também verificar melhor o grau de instrução e capacidade administrativa.
  Em uma Sociedade igual a nossa alguém que tem dificuldade de leitura ou matemática não deveria nem ser cogitado para algum cargo.
  Não vou me estender mais nesse assunto, mas tirem da cabeça esse dogma que chegar a concorrer à Prefeitura de uma cidade é a coisa mais fácil do mundo.
  Conquistar votos (confiança) não é para qualquer um, dinheiro não é suficiente senão o homem mais rico do Brasil se candidataria a Presidente e seria vencedor.
  Se o político está bem nas pesquisas atrai financiadores, mas conquistar votos não é uma arte exata, nenhuma arte é exata.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Nas Empresas leva-se muito em consideração a parte técnica, pós graduação, fluência em outros idiomas, cursos, especializações... isso serve para você exercer sua profissão, mas não te capacita a ocupar um cargo de chefia.

  No entanto nem a capacitação técnica é o que mais tem peso, o cidadão é alçado a chefe porque está na “panelinha” certa, quem tem poder de lhe dar um cargo de chefia é simpático a ele. Por favor, não estou generalizando!
  Certa vez ouvi uma frase que nunca mais esqueci, foi pronunciada por um colega um tanto limitado intelectualmente, mas já vimos que a estupidez pode produzir inteligência ao acaso. A frase foi:

“Quem não é puxa-saco não progride”

Essa frase foi tão provocativa que me levou a escrever um texto:

  “Os enigmas que a vida lhe propõe só você mesmo poderá decifrar.
  O que é importante para seu “conselheiro profissional” pode não ser para você, para ele por exemplo pode ser horrível ser puxa saco, mas você pode ser muito bom nisso e que mal tem em elogiar o chefinho?” [Filosofia Matemática]

 Na vida não tem formulas magicas, não conseguimos prever o futuro, ser puxa saco é um dom, nem todos conseguem e é preciso puxar o saco certo, ainda mais em grandes empresas saber qual núcleo [panelinha] chegará ao poder é muito difícil, precisa um pouco de SORTE.

  Por vezes nem é “puxa-saquismo”, surge uma amizade natural entre você e a chefia, pessoas são pessoas independente do cargo que ocupam, o Presidente da empresa tem carências afetivas como qualquer outra pessoa.
  Para não dizerem que sou recalcado eu digo a vocês que meu principal cargo de chefia foi conquistado em grande parte pela simpatia do dono da empresa para com minha pessoa.
  Ele gostava de jogar dama e nós ficávamos jogando dama na hora do almoço, eu era muito bom nesse jogo e me tornei seu principal adversário, o homem a ser batido, claro que durante o jogo nós conversávamos sobre diversas coisas e foi surgindo uma grande amizade.
  Desde o começo eu fiz um bom trabalho isso constatado em números, mas não é sobre isso que quero escrever hoje, agora vou encerrar essa sequência.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
    Se eu fosse dono de uma pequena empresa seria capaz de selecionar um bom líder.
   O líder paira acima das panelinhas, ele se entrosa com todos os grupos, as pessoas confiam nele, mas por incrível que pareça ele não pode agradar a todos pelo motivo óbvio, “ninguém agrada a todos.”
  O que eu analiso nessa questão é que o líder não deve “se esforçar” em demasia para agradar a todos, uma pessoa que faz de tudo para estar de bem com todo mundo é muito INSEGURA.

  Quem precisa sempre da boa aprovação de todos NÃO É LÍDER.

  Em uma empresa grande eu estabeleceria algo semelhante a uma votação para chefia.
  Escolheria tecnicamente 3 nomes e submeteria a uma votação interna, os eleitores seriam os prováveis subordinados a essa chefia.
  O resultado dessa votação teria um grande peso na minha decisão final, se todos são tecnicamente aceitáveis o que conquistou mais votos possivelmente deve ser o melhor líder, o que melhor se comunica e mais tem a confiança dos funcionários.
  Bons lideres formam equipes eficientes que maximizam os resultados de boas técnicas de gestão.
  Se o líder não sabe escolher bons funcionários ou coloca-los no lugar adequado fica algo como dirigir um carro com o freio de mão puxado, quanto pior a escolha dos funcionários maior o contra peso, mais exige do motor, o motor no caso são os bons funcionários.
 Bons lideres conseguem que Técnicas de Gestão sejam importantes ferramentas, mas as Técnicas de Gestão sem bons líderes são desperdício de tempo e recursos.
  Esse texto é para qualquer um que tem poder para promover pessoas.
  Cargos de chefia surgem a todo momento que tal começarmos a ocupa-los com LIDERES HONRADOS?

  Esta lógica entra na sua mente?


Anterior          <>        Próximo 



13 comentários:

William Robson disse...

Quando você vai prestar um concurso publico ou vestibular pode estar competindo em desigualdade de condições com um concorrente que teve acesso a drogas de boa qualidade.

MUITO ACESSADO

William Robson disse...

Serra seria coerente se tivesse criminalizado toda a cadeia que envolve o fumo, inclusive proibir a produção, então não haveria lei para o cigarro, seria um produto FORA DA LEI.

Flash Back

Daniel disse...

Deveremos por obrigação prevalecer onde já vimos que o pensamento produtivo nos convida a tomar posse de coisas que serão nossas apenas por uma questão de tempo.

Daniel.

Daniel disse...

Sobre governar e ser líder.

É um saco ser.
Acumular responsabilidades, criticas e dor de cabeça, acho que ninguém acorda pensando nisso.

A responsabilidade e a expectativa, nesse ponto, são os piores inimigos de um homem. É sempre que ele acorda com a ridícula pretensão de ser um sobre humano e com a incrível ilusão de achar que consegue.

A bíblia tem algo importante sobre isto:
Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
Tiago 3:1

Daniel disse...

Veja quem já meteu a mão no dinheiro do brasileiro


http://www.cemnocao.com/2012/09/veja-quem-ja-meteu-mao-no-dinheiro-do.html

William Robson disse...


“Acumular responsabilidades, criticas e dor de cabeça, acho que ninguém acorda pensando nisso.” [Daniel]
=============================
Tem a parte de fazer a “diferença”.
Tem também a parte de ganhar mais.
Hoje sinto que “não tenho” mais o dom...depois posso escrever um texto sobre isso.
Estar sobre ataque de demônios me fez perder a auto confiança, isso é péssimo para um líder.
Mas acredito que fui muito bem, ajudei muitas pessoas, montei equipes muito eficientes, fiz a diferença.

Daniel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel disse...

Ganhar mais não te faz mais homem.
Ter responsabilidade sobre as coisas e manter diretrizes, é obrigação de todo homem. Mas é um saco.
Mas tem pessoas que precisam de justificativas para serem corretos.

Ninguém perde um dom. Mas existem pessoas que jamais se acham para uma coisa especifica.
Com certeza, se eu me sentasse e estudasse com einstein durante uns anos, eu poderia acompanha-lo na preeleição de suas palestras. Ou voce acha que se não fosse Thomas Edison jamais teríamos o conceito de eletricidade?

Eu disse isto a um amigo, o vitor mesmo, e olha a questão que ele me propoz:

Voce acha que treinamento supera a genialidade?

Deixarei em aberto esta questão.
Mas acho que esta explicito minha resposta ao considerar que tudo é parte de uma preparação para ser excepcional na área que se quer ser excepcional.

turbilhão 1.105,de bom dia a vcs, disse...

texto principal.

Foi ótimo,concordo com tudo,não tenho acréscimos a fazer,por enquanto.
Dois bons exemplos de liderança benéfica e maléfica que me vêm à memória agora,são Gandhi e Hitler.
Os líderes religiosos,evidentemente,são líderes.
O líder tem "qualidades espirituais",carisma,magnetismo,e especialmente,muita saúde mental aparente.

Eu conheço líderes,chefes,fantoches,"testas-de-ferro".
Os últimos tipos- os mais medíocres de todos- costumam ter um grande prazer em exercer a tirania,e tem inveja dos que os comandam,e daqueles que precisam atender.
Mas,melhor deixá-los de lado.

Ando sofrendo a "tirania" do cansaço físico.
Nessa madrugada,tive ânimo para postar flores no outro blog,mas não conseguia pensar em nada muito útil para escrever aqui.
É que resolvi "dar um tempo" para as vitaminas,então minha tendência será ficar "meio fraca" por uns dias.
Não acho que isso seja porque alguns elementos irão me faltar,mas sim,devido a uma síndrome de abstinência.

Apenas lendo seu texto,percebo no sr.uma considerável energia de liderança.
Pode ser que eu também tenha,mas não tenho certeza.
Mas,me falta pique para isso,e o "pique" é tudo nessa vida.
Sem saúde considerável,não podemos ser bons,nem ruins.

Tentarei ler os acréscimos todos.
Talvez,só voltarei escrever de noite,ou na manhã de amanhã.
Desejo muito boa quinta feira a todos.

°°°°°°°

Revista Realidade 65 disse...

Olá,Denytus.

Obrigada pelo site "cemnocao".
Já adicionei ao Favoritos,para constatar "quems" andaram roubando nosso dinheiro público
São nomes para não serem esquecidos nunca mais.

tripitaka 651 disse...

Até que não li por tanto tempo aos acréscimos a esse espaço,então estou podendo fazer mais comentários.

Sobre a liderança,postei há poucas semanas um link de um texto do site da religião "Ciência da Felicidade",onde o autor,e líder da igreja comenta sobre os sentimentos depressivos iniciais dos que foram promovidos,e estão achando pesadas suas responsabilidades.
Sugiro a leitura desse título,para quem se lembrar dele.
Eu mesma,não poderei por esses dias,procurá-lo de novo.

turbilhão 1.106 disse...

Li o texto sobre a "pílula da inteligência",e li minha replicona ao mesmo.
De lá para cá,me acostumei mais com a spirulina(mencionei vários fitoterápicos,no texto) e parei de sentir tanta fome.

Escrevi ali um subtexto legendário.
"A saúde não pode ser fragmentada,e umas vezes um problema numa parte do corpo,indica o comprometimento do resto.
Um problema persistente na memória,tanto pode indicar um limite mental propriamente dito,como pode anunciar uma gripe,como pode indicar um risco de vida- por ser sintoma de uma doença séria,ainda não diagnosticada."

Nas semanas que antecederam a isquemia da minha mãe,ela andava tendo numerosos esquecimentos.
Diabéticos,normalmente,costumam ter problemas de concentração,e além do mais,ela é "tdah".
(nós,filhos,herdamos esse limite apenas dela.
"Pai pitaco" não é assim.)
Todavia, essa situação para a mesma ficou pior.
Como já estávamos acostumados a ouvir essas reclamações dela sobre a memória fraca- não suspeitamos de nada,e ela,muito menos.
Eu recomendei a ingestão de um fitoterápico que conheço,e sugeri que a mesma medisse mais vezes,a própria pressão.

De um momento para o outro,ocorreu o ruim.
Ela se encontra agora em recuperação,e voltou a ficar muito ativa.
Mas,ainda não se anima a ir sozinha a lugar nenhum.
Isso contudo,idem deverá mudar.
Aqui em casa,somos todos muito "combativos".

emaranhado 100 disse...

vejam minhas últimas aventuras no blog da Selma.

Agora sim,irei me despedir de vcs.
Tenham um ótimo dia.