sábado, 8 de setembro de 2012

Paz por Interesse

 “A filosofia triunfa facilmente sobre os males passados e os futuros; mas os males presentes triunfam sobre ela.” [Rochefoucauld]

  Uma colega me falou de seu estresse com os filhos e tive que ser solidário a ela.

  Talvez esse texto seja útil para outros pais que passam pela mesma fase.
  Eu sei de toda importância que minhas filhas tem em minha vida, lembro com carinho dos primeiros momentos, dos primeiros olhares, dos primeiros passos.
  Quero fazer parte da vida de minhas filhas enquanto for possível.
  A Filosofia é linda no passado e linda no futuro, mas não alivia muito o estresse do presente apenas nos serve de bússola.
  Não entendo porque tenho que falar tantas vezes para conseguir que minhas filhas levem um copo da sala para a cozinha.
  Porque é tão difícil conseguir que o sapato seja guardado na sapateira agora e não “daqui a pouco”?
  O dialogo deveria ser suficiente, mas não é.

  No passado os filhos eram meio que propriedade dos pais.
  Os pais podiam se impor pela força “faz ou apanha!”
  Não! Não defendo a volta ao passado, se impor pela força deve ser a última opção.
  Dos 4 ao 7 anos minhas filhas levaram uns tapas como medida extrema, nada do que eu dizia a elas dava algum resultado, nem sempre temos tempo disponível para um castigo, por vezes precisamos de algo com resultado mais imediato.
  A partir dos 7 anos identifiquei nas meninas uma satisfatória capacidade de entendimento.
  Elas entendem que devem manter a casa limpa e organizada, mas porque não fazem?

O que pode a Razão diante da Emoção?

  A Razão consegue bem pouco, mas não podemos desistir facilmente.
  Entendo que uma das funções dos pais é fazer com a que a lógica, o bom senso entre na mente dos filhos.
  Quando os próprios pais são instintivos e sem juízo tudo fica muito complicado.
  Ainda bem que a vida não é exata e os filhos não vem como folha em branco, filhos podem desenvolver um bom senso que seus pais não tem.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Minha filha é extremamente desorganizada com os afazeres domésticos.

  O mais desagradável é que ela pensa que pode suprir todas as suas falhas pedindo desculpas ou dizendo eu te amo.

  O que pode a Razão diante da Emoção?
  Nesse caso vai depender da capacidade de minha filha entender que eu sou regido pela Razão e dizer que me ama não significa nada se não vier acompanhado de ação, eu prefiro até que não diga, mas faça.
  Eu tenho muita emoção para dar para minhas filhas, mas elas terão que fazer a parte delas me dando um pouco de razão e demonstrando seu amor com AÇÃO.
  Não me venham com aquelas frases de Facebook sobre o amor incondicional dos pais por suas crianças.

  Amor incondicional é uma crença que não tenho.

  Crianças não são folhas em branco, desde pequena qualquer criança normal defende com unhas e dentes seus interesses, não tem pudor nenhum em armar o maior berreiro ou ficar pedindo insistentemente por algum doce ou brinquedo.
  Minhas filhas “esquecem” com facilidade uma peça de roupa encima da cama, mas no mercado não esquecem que acabou o sorvete em casa.
  Esquecem com facilidade de colocar a roupa suja na máquina de lavar, mas não esquecem a promessa de um passeio qualquer, mesmo que a promessa tenha sido feita há semanas atrás.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  As criança querem paz e harmonia dentro de casa, querem um agradável entendimento com os pais eu defendo que elas também devem se questionar sobre o que estão fazendo para atingir esse objetivo.

  Digo a minhas filhas que se elas não querem pais chatos elas tem que evitar estressa-los.
  Pais estressados passeiam menos e dão menos presentes, manter a casa organizada é um preço baixo a pagar para ter pais tranquilos e legais.
  Elas vão muito bem na escola e por isso foram presenteadas com eletrônicos que são o sonho de consumo de muita gente adulta.

  Se os filhos até certo ponto são o reflexo dos pais a atitude dos pais também são reflexos das ações dos filhos.
 Como cada um é cada um os reflexos variam tanto quanto a condição mental de quem está sendo influenciado ou influenciando.
  Hoje mais que nunca desejo que minhas filhas estejam interessadas em a paz e harmonia.
  Eu sempre estou interessado em paz e harmonia.

  “Paz e harmonia, eis a verdadeira riqueza de uma família.”

[Benjamin Franklin]



Anterior          <>        Próximo 

Postar um comentário