sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dentro do Furacão

  
  A ignorância é uma bênção?
  Depende do ângulo que olhamos.

  Se eu não tivesse nascido pobre em uma família desestruturada "ignoraria" muitas situações. 

  Uma coisa é você ter teoria, outra é ouvir depoimento/testemunho e outra é estar dentro do furacão.


  

  “De que forma o Brasil buscou reparar séculos de injustiças com os negros?


   "Quais foram os nossos esforços para acabar com as desigualdades e os preconceitos?"

   Netinho de Paula – Texto anterior


 


  Não penso que um cara igual o Netinho age de má fé, ele apenas tem uma visão diferente da minha de como as coisas devem ser ou podem ser.
  Entendam que respeito a opinião do Netinho apenas penso diferente.

  
Sinceramente NÃO entendo porque Netinho e tantos outros ainda culpam a escravidão pela falta de sucesso de muitos negros.
  Analisando a HISTÓRIA é uma teoria que deixa muito a desejar.
  Meditem comigo.


  O que impede um negro de ascender financeiramente e por consequência socialmente?

  Há décadas não temos escolas que proíbem a entrada de negros.

  

    “Em 1909 o sétimo Presidente do Brasil foi um negro de família bem pobre.
       Nilo Peçanha fez os estudos preliminares em sua cidade, no Colégio Pedro II.
       Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo e depois na Faculdade do Recife, onde se formou.”

      ➽Repense


 

  Negros não são impedidos de abrir empresas, se não querem trabalhar para "brancos" ... que iniciem seu próprio negócio.

  Ser funcionário publico não é nenhum privilégio de brancos, concursos públicos são impessoais, estude e passe.


  Em outros países (como Estados Unidos) até a década de 1970 havia uma forte rejeição social quanto ao casamento entre "raças", mas nenhum impedimento legal.
  A mãe de Obama foi uma branca que casou com negro.

  Aqui no Brasil (desde que me conheço por gente) há um certo desconforto, mas raramente chega a rejeição.
  Estive dentro desse furacão.
  Minha mãe é de família "branca", meu pai é de família "negra".
  Não vou negar que sentia o "desconforto" no ar.
  A família de meu pai não gostava muito da "branquela" e a família da minha mãe não gostava muito do "neguinho".
  No entanto era tipo: 

 "O que não tem remédio, remediado esta."
 
  As duas famílias se adaptaram bem a situação.
  Como convivi muito mais com minha mãe que com meu pai ... por um tempo fui influenciado que muitas coisas eram fruto do racismo.
  Minha mãe acreditava que não recebia mais ajuda por parte da família do meu pai porque ela era branca.
  Não recebia mais ajuda por parte da família dela porque nós éramos filhos de negro.

  Entretanto, em pouco tempo a lógica falou mais alto, as teorias da minha mãe eram inconsistentes.
  Meu pai e mãe eram muito desajuizados em todos os sentidos.
  Tanto na família do meu pai como da minha mãe não tinha ninguém rico.
  O que meus pais queriam!?
  Que minhas avós e tios pagassem todas as contas da família!?

 
 Meus tios negros tinham a própria família para cuidar ... os tios brancos também.



  Essa parte da meditação é forte, mas inevitável.

  Eu falo dos negros brasileiros (sem generalizações) a mesma coisa que falo dos "oprimidos" muçulmanos, ciganos e tantos outros povos.

FALTA AMOR POR SEUS FILHOS.

  Calma, não se irrite, me dê uma chance de expor minha teoria.

  Eu e minha esposa, sem deixarmos de viver nossas vidas, nos preocupamos muito com um bom futuro para nossas filhas.
  Por nascer em uma família muito pobre claro que minhas chances de atingir classe média alta são reduzidas, mas posso passar para minhas filhas o bastão da classe média baixa, se elas tiverem juízo e disciplina financeira não terão grandes dificuldades de conseguirem o que eu não consegui.

  Se eu recrimino o fato de meu pai ter problemas com o álcool e minha mãe ter mais filhos do que conseguia sustentar ... porque vou reproduzir o mesmo modelo!?

                                                   


 “É insanidade continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
   
(Albert Einstein)


 

   
Não sei bem que tipo de amor paternal é esse de colocar crianças no mundo sem ter um lugar digno para morar ou condições de dar alimento.
   Depois a culpa é do  "Imperialismo Americano", Capitalismo, Estado, do Diabo ... do parente ou vizinho mais ajuizado!!

  Sei que azares na vida acontecem, você esta em uma situação aceitável e algo imponderável acontece, no entanto, em se tratando de paternidade, não é o que mais vemos.
  Meus pais casaram ferrados (minha mãe engravidou na adolescência, meu pai era entregador de jornais) mesmo ferrados continuaram tendo filhos, foram sete ao todo.

  Claramente não nasci em uma situação que gostaria de nascer.
  Se você nasceu muito pobre e quer arrumar um "culpado" pela sua situação ... se é religioso fale com Deus, na crença cristã nada acontece sem que ele pelo menos permita.
  Se é ateu fale com seu pai ou sua mãe, para você vir ao mundo numa situação precária, as decisões deles foram fundamentais.

  Considero insano que na hora de procurar um culpado pela miséria, o cidadão isenta “deus” e pais de qualquer culpa.
  Deus é tudo de bom, os pais são santos.
  Sobra para quem?
  A maldita Sociedade, eu e você que somos cidadãos responsáveis.
  Nós que temos amor por nossas crianças a ponto de só traze-las ao mundo se nos achamos em condições de cria-las.

  Porém, o que esta feito, esta feito, o tempo não volta.

 Mais eficiente que ficar criticando a "irresponsabilidade" dos nossos pais é nós não repetirmos a mesma atitude.

  

  

   “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião.
  Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

   
(Nelson Mandela)


 

  Vejo algumas ideologias incentivando a odiar o "sistema", o "homem branco", "empresas e empresários", "pais ajuizados" (família burguesa).

  Estive dentro do furacão, fui garoto negro e pobre. 

  Não encontrei motivos para odiar pessoas brancas a minha volta em nome de uma escravidão dos meus antepassados.
  Meus vizinhos brancos NÃO foram as pessoas que escravizaram meus bisavós.

  Fui instigado ao ódio, mas não vi argumentos lógicos para esse sentimento.

  Quanto mais estudei história e tive contato com grandes pensadores menos ignorante fiquei, isso deveria ser bom ... mas só eu sei o quanto já fui xingado pelas coisa que escrevo.

  Por vezes acho que minha vida seria mais "agradável" se eu fosse mais ignorante.

  Conhecer tanto virou meio que uma maldição, a ignorância seria uma benção.

  Mas sou o que sou aprendi a me aceitar.

  Para você pessoa pobre de qualquer cor ou crença...

  Tenha juízo, disciplina financeira e principalmente AME com mais QUALIDADE seus descendentes.
  Onde seus pais erraram se esforce para acertar.

  Se seus pais são ajuizados e lhe proporcionam uma boa infância isso deve ser motivo de muita satisfação, um ótimo exemplo a seguir.

  Cuido bem da minha família, planejei minhas filhas, eu e minha esposa as amamos antes delas nascerem.
  
  Se você prefere continuar "criando" motivos para odiar ... só posso lamentar.
  


  Quem tiver ouvidos que escute.
  Quem tiver olhos que veja.
  Quem tiver boca que propague a verdade.

  Se preferes se manter na ignorância ou permanecer em silêncio diante da falta de bom senso ...

                                                   


  "Não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazê-lo pensar.”
  (Sócrates)


 

  







     

 😡 “William, então as pessoas da sua cor são mais burras que os brancos?

  Negros não sabem cuidar de seus filhos só porque nasceram negros?

  Se negros podem fazer por que não fazem?

  Tá vendo como seu raciocínio é racista?”

  (Joel Alvarenga)

 

  É você que está “sugerindo” isso com as coisas que defende.

  Eu sou negro, cuido bem das minhas filhas, elas tem boa condição de vida, não devo isso a nenhum “branco” ...


  Imbecilidade Social

 

  

 





.