segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Expectativas

  "A decepção é a raiva dos fracos!" [House]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Eu não concordo com House, penso que a decepção é a tristeza por uma expectativa que não se concretizou, algo até aceitável e natural.
  É impossível passar pela vida sem ter nenhuma decepção, porque para isto teríamos que ter tudo que desejássemos ou não poderíamos ter nenhuma expectativa em nenhum momento, em outra palavras a esperança deveria ser eliminada de nossas almas.
  Ainda mais quando agimos de maneira correta no nosso entender, também no nosso entender merecemos que o planejado aconteça. 


  Quem ao plantar rosas quer colher ervas daninhas?

  Mas não é dessas decepções inevitáveis que seria útil eu comentar, quero falar daquelas que praticamente construímos, corremos atrás dela e ficamos a espera de um milagre que quando não acontece nos provoca abatimento.
  São muitas, umas das que mais observo é em relação a salários, é até divertido.
  O cidadão ganha 1000 reais e com os descontos básicos fica com 800 reais e uns quebrados. 

  Ele sabe que é este valor que será depositado em sua conta no fim do mês, mas ele alimenta uma estranha expectativa de que será muito mais.
  Quando ele pega o contracheque a decepção é inevitável, se parasse por aí já seria bastante engraçado o tragicômico começa quando o cara faz gastos antecipados acreditando que a empresa milagrosamente vai depositar uns 300 reais a mais na sua conta.
  O cara começa a ficar com ódio de tudo, a empresa que não concretizou o milagre é a grande vilã de sua vida, começa destratar todo mundo até que a demissão acontece deixando ele até sem aqueles 800 reais que aliviavam sua barra.


========================
  Criamos expectativas quanto aos nossos pais como se eles fossem perfeitos e santos e como não existe nenhuma pessoa assim nos decepcionamos.
  Por vezes descobrimos logo cedo que nosso filho não é um primor de inteligência, tentou muita coisa , mas ainda não encontrou seu talento, mesmo assim criamos a expectativa que é a pessoa mais eficiente do mundo, o mundo é que não o entende.
 
Uma coisa que me surpreende é que apenas Deus é imune a estas expectativas anabolizadas. [claro que estou excluindo os ateus]
  Quero dizer que se você pedir uma aumento de 500 reais a Deus, fazer jejum, pagar promessa e este aumento não acontecer...tudo bem!


 
"Deus sabe a hora certa, sabe o que eu mereço ou não."


  Com a empresa, amigos, namorada o jogo é bem mais duro.

  Minha vida ficou bem mais tranquila quando baixei todas minhas expectativas com relação a tudo inclusive Deus.


 
Veja o caso do Blog, eu não tinha a expectativa que o GD Terra duraria para sempre, não tenho a expectativa de que este Blog não acabe, já falei que sei que de um dia para o outro posso perder totalmente a vontade de escrever.


  Também não tenho a expectativa de que fique muito movimentado até porque me conheço bem e meu pensamento não esta se estruturando neste sentido, lembram quando eu falei que devem tomar muito cuidado com o que pedem?

  Um dos Blogs que estou visitando é o do Paulo Lopes, é muito rápido, muito movimentado, eu gosto de filosofar, meditar, não dá para fazer Filosofia de boa qualidade em um ambiente daqueles, a Filosofia precisa de uma certa lentidão, vejam que uma frase gera um texto, então minhas expectativas com o Blog são baixas e desta forma foram superadas, dificilmente terei alguma decepção aqui.
  Não espero que minha esposa melhore com o tempo, é boa mãe, trabalhadora, honesta, me trata bem, não espero mais que isto.
  Nunca exigirei que minhas filhas sejam as melhores em nada. 

  Se forem campeãs em alguma coisa estarei do lado delas, se ficarem em segundo , terceiro, quarto... também estarei.
  Elas tem um bom suporte em tudo então não é uma falsa expectativa esperar que elas ao menos fiquem dentro de uma média.
  Porem minhas filhas não são um investimento financeiro, não espero retorno delas, apenas fico grato pela companhia.
  Minha expectativa com a vida?

  Nada alem de viver calmo, serenamente e morrer da mesma forma.
  Minha expectativa com a morte? 

  Um fim ou um bom lugar, não preciso do ótimo, se não construo decepções na vida, porque construiria  na morte?
"Decifra-me ou te Devoro!"



anterior                       <>                                próximo
Postar um comentário