segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Expectativas



 

 "A decepção é a raiva dos fracos!"
  
(Dr. House)
 


  Não concordo com House, penso que:

                                              

 “A decepção é a tristeza por uma expectativa positiva que não se concretizou.”
  
(William Robson)

 

  É impossível passar pela vida sem ter decepções.
  Para isso teríamos que ter tudo que desejássemos ou não poderíamos ter nenhuma expectativa em nenhum momento, em outras palavras a esperança (sonhos) teria que ser eliminada das nossas vidas.

  Quando no nosso entender estamos agindo de maneira correta esperamos que o planejado aconteça ... isso é perfeitamente lógico.

  Quem ao plantar rosas quer colher capim!?

  Se a moça não está traindo o namorado, espera que ele também seja fiel.
  Se o pedestre está atravessando na faixa respeitando a sinalização, espera que o motorista faça o mesmo.
  Se você está fazendo sua parte no emprego, espera que o companheiro de trabalho faça a dele.

  Perceba que a decepção nesses casos vem da ação do outro, uma variável que está "fora" do nosso controle, sobre isso escrevo outro dia...

  Vamos meditar sobre as decepções que construímos, praticamente corremos atrás por nossa própria ação.

  Criamos expectativas positivas infundadas, ficamos à espera de milagres.
  Como eles raramente acontecem, o resultado é quase sempre frustração, abatimento.
  Poderia dar inúmeros exemplos, vou citar um caso comum e até um tanto “divertido” … pra mim.

  Uma das expectativas infundadas que mais observo é com relação a salários.

  O cidadão ganha 1000 reais (Novembro 2011), com os descontos básicos fica com 800 reais e uns quebrados. 
  Ele sabe que é esse valor que será depositado em sua conta no dia do pagamento, mas alimenta uma estranha expectativa de que será muito mais!
  Quando confere o contracheque a decepção é inevitável.
  Se parasse por aí já seria bastante engraçado, o tragicômico começa quando o cara faz gastos antecipados acreditando que a empresa milagrosamente vai depositar uns 300 reais a mais na sua conta.
  O cidadão fica com raiva, se sente “escravizado”, a empresa que não concretizou o milagre é a grande vilã da sua vida.
  Se isso fica só na reclamação por "não ser reconhecido", geralmente é tolerável.
  Mas se isso começa a afetar a qualidade do serviço prestado … em muitos casos o funcionário vira problema, a demissão acontece e o cidadão fica sem os 800 reais que bem ou mal pagavam suas contas.
  Fui encarregado por alguns anos, vi muito isso acontecer.

  Sei lá, se você entra na empresa sabendo que vai ganhar X reais e nada fora da rotina acontece porque espera ganhar 2X!?

  Outros casos comuns de "decepção construída":

   Criamos expectativas quanto aos nossos pais como se eles devessem ser perfeitos e santos, porém obviamente são humanos sujeitos a todas falhas possíveis nesse “pacote”, nos decepcionamos. 

   Por vezes descobrimos logo cedo que nosso filho não é um primor de inteligência, tentou muita coisa , mas ainda não encontrou seu talento, mesmo assim criamos a expectativa que é a pessoa mais eficiente do mundo, o mundo é que não o entende …


  Uma coisa que me surpreende é que para maioria apenas “Deus” é imune a essas expectativas anabolizadas.
 (Claro que estou excluindo os ateus e agnósticos.)

  Se você pedir em oração aumento de 500 reais a Deus, fazer jejum, pagar promessa e esse aumento não acontecer...tudo bem!

  💖"Deus sabe a hora certa, sabe o que eu mereço ou não."

  Com a empresa, amigos, “estado”... o jogo é bem mais duro.

  Minha vida ficou mais tranquila quando baixei minhas expectativas com relação a tudo, inclusive Deus.


  Vejam o caso do Blog, minha expectativa é baixa, sei que minhas meditações colocam em xeque as principais ideologias predominantes, não tem porque esperar que eu fique milagrosamente muito popular.

  Não espero que minha esposa melhore com o tempo, é boa mãe, trabalhadora, honesta, me trata com respeito, não espero mais que isso.

  Nunca exigirei que minhas filhas sejam as melhores em nada. 
  Se forem campeãs em alguma coisa estarei do lado delas, se ficarem em segundo , terceiro, quarto... também estarei.
  Elas têm um bom suporte em tudo, logo não é uma falsa expectativa esperar que  ao menos fiquem dentro da média.
  Porém minhas filhas não são um investimento financeiro, não espero retorno delas, apenas fico grato pela companhia.

  Minha expectativa com a vida?
  Nada além de viver serenamente e morrer da mesma forma.

  Minha expectativa com a morte?
  A aniquilação ou um bom lugar.
  Não preciso do ótimo (ir para algum paraíso maravilhoso), se não construo decepções na vida, porque construiria na morte?

  "Decifra-me ou te Devoro!"







.