quarta-feira, 6 de junho de 2012

Esperança X Fé


  “A esperança é o sonho do homem acordado.”
[Aristóteles]

ESPERANÇA:
1) Ato de esperar.
2) Expectativa na aquisição de um bem que se deseja.
3) Aquilo que se espera, desejando.

FÉ:
1) Crença, crédito; convicção da existência de algum fato ou da veracidade de alguma afirmação.
2) Crença nas doutrinas da religião cristã.
3) A primeira das três virtudes teologais.

  Confundem muito Esperança com Fé.
  Elas são parecidas, mas essencialmente diferentes.

  A Esperança é “esperar” um acontecimento bom diante de uma ação sua.

  A Fé é esperar um acontecimento bom diante de uma oração/mantra.

  A Esperança independe de espíritos.
  A Fé depende de uma crença espiritual, um santo, um deus ... um “pensamento positivo” onde o “Universo” conspira a seu favor.

  Um ateu pode ser esperançoso ou desesperançoso, ele não tem Fé, não espera nada de espíritos.

  Quando digo que não tenho Fé logo me imaginam ateu, uma pessoa triste e amarga.
 (Não que ateus sejam necessariamente tristes e amargos, bom ou mau humor tem mais a ver com características da personalidade.)

  Eu até seria triste e amargo se não tivesse Esperança.
  Esperança é uma das coisas que mais tenho, enquanto todos torcem pelo fim do mundo eu torço para um mundo cada vez melhor, tenho essa Esperança, AJO nesse sentido.

  Posso dar muitos exemplos, vou escolher a escrita.
  Se eu escrevo e torno meus textos públicos é porque tenho a Esperança que eles possam contribuir para um mundo melhor.
  Tenho Esperança que eles possam ajudar as pessoas.
  Se eu acreditasse que tudo está perdido, que estamos no final dos tempos, que não adianta fazer mais nada... não faria sentido escrever e todos sabem o quanto eu preciso de um sentido, uma
LÓGICA.

 Moro em condomínio fechado, quanto mais CIVILIZADOS forem meus vizinhos, melhor será minha vida em condomínio.

  Moro na cidade de Campinas, quanto mais civilizados forem os cidadãos, melhor a qualidade de vida por todo o município.
  Pense na Dengue, se só você tiver cuidado com seus vasos e vasilhames vai adiantar bem pouco, quase nada.
  Quanto mais pessoas em seu bairro tiverem consciência de evitar a formação de criadouros mais você e sua família estarão protegidos.
  Cada um faz sua parte e todos temos a esperança de viver melhor.

  No caso da Fé você oraria para os espíritos protegerem sua família dos mosquitos...
  Deixo claro que acredito em espíritos e milagres, não estou dando uma de superior em relação as pessoas que “vivem pela Fé.”
  Estou dizendo que para eu não deu certo e observo que para maioria também não dá, vivem de ILUSÃO, mas se isso as contenta quem sou eu para condenar?

  Observo que alguns realmente tem muito para agradecer aos espíritos, acontece cada coisa boa na vida deles que contraria qualquer lógica, tiveram e tem muita SORTE.
  Para citar uma pessoa conhecida, acontecimento recente, vejam o caso do jogador Adriano.
  Não sei como ainda tem clubes que o contratam pagando uma fortuna e não sei como tem torcedores que ficam animados com a
chegada dele!!!

  “O Corinthians não tem mais agendadas reuniões com os representantes de Adriano.
  Agora, espera que tudo se resolva nos tribunais, a não ser que o jogador aceite a proposta Alvinegra.
   Mas uma coisa irrita os dirigentes e não será aceita: uma possível acusação do atacante, com base no que ele disse a pessoas próximas, de que não foi tratado corretamente e usará isso para tirar R$ 4 milhões do clube por conta da rescisão do contrato.”

  Vi uma entrevista do Adriano onde ficou se queixando de injustiças sofridas no Corinthians, o coitadinho foi discriminado, a repórter o questiona, diz que ele faltou a 67 compromissos profissionais no que ele responde:

“Mas eu avisei que não iria.”

  Dá para comentar alguma coisa?
  Eu tenho o compromisso de ir trabalhar, mas basta avisar que não irei e tudo bem...
  Na minha vida já vi muitos casos assim, a pessoa é pra lá de irresponsável, mas é “protegida”, aparece oportunidades incríveis.

   Por tudo que observo, entendo quem formulou aquele velho ditado:

  “Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga.”

   Acredito que se “alguma força espiritual” quisesse poderia me fazer tão bem aventurado quanto o Roberto Justus (só mais um exemplo conhecido); como não tenho essa “benção” aprendi que orar mais não faz diferença.
  Não me parece que o Roberto seja um cara de muitas orações embora se diga religioso, mas como disse, com toda bem aventurança que ele tem até eu seria.

  Como a Fé (no geral) não me trouxe resultados satisfatórios foi inteligente dar prioridade a Esperança.

  Procuro planejar minhas ações o melhor possível e tenho a Esperança que tudo corra bem.
  O tempo que eu perderia orando ou indo a igreja fico estudando a situação, pesquisando, analisando, planejando, matematicamente somando prós e contras.
  Isso está dando certo para mim, cansei de ficar mendigando para espíritos.
  As coisas estão bem e quando isso acontece não faz sentido ficar triste e amargurado.
  Tenho consciência que “tudo desmorona no final”, mais cedo ou mais tarde serei alcançado por alguma doença que acabará com toda minha qualidade de vida.
  Sem esperança de dias bons ou melhores será um ótimo dia para morrer.
  Morrerei no dia seguinte a morte de minha Esperança.

   Por enquanto tenho Esperança de dias bons para mim, para todos que me cercam e para toda humanidade, escrevo movido por essa LUZ.

  


VIDA LONGA e PRÓSPERA a TODOS!

Amém?


.

8 comentários:

William Robson disse...

+William Robson- Gostaria muito de conhecer a tua cara. Pg se esconder? Medo? ou és muito feio? Mude o seu perfil e coloque a sua verdadeira face. E não e book tá? [Claudio Cavalheiro] Google+
=================================
Nos meus Blogs tem mais informações a meu respeito do que a maioria dos participantes da Rede.
Colegas até me questionam se eu não tenho medo de me expor tanto.
Gosto de escrever e não posso ficar expondo historias dos outros então tenho que contar as minhas.
Quanto a não expor uma foto minha, nunca gostei de tirar foto, não vejo razão para fazer alguma coisa que não gosto.
Falo de FILOSOFIA, não me interesso por FOTOGRAFIA.

tripitaka 452,de bom dia ao sr., disse...

Hoje,eu não tenho uma réplica a fazer ao texto principal.

Deixarei para outro dia.
Digamos que estou com ...muitas dúvidas,e acho melhor pensar nelas.

Sua questão com a fotografia,é semelhante ao meu problema com o nome real.
Sou a mais sincera das webenautas.
Mas, as pessoas não ficam satisfeitas,querem também ver nome e cpf.
Todavia,isso me levaria a precisar a adentrar temas sem interesse.
Costumo estar em blogs,gds,jds,e afins,para "recriar a realidade" em minha mente,e me fortalecer para enfrentá-la.
Não seria profícuo trazer todos os limites da vida não virtual,para cá.

Reli o artigo antigo.
Continuo com aquela opinião.
Que precisamos de saúde em todas as idades.
Cérebro,mente e alma,são nossos patrimônios de valor indiscutível,e são nossa única ligação com os acontecimentos,e com o prazer.
Quem se sente merecedor da vida,quer ter um cérebro que pensa,e quer ter um coração que sente.

Um ótimo dia a todos.

°°°°°°°°°°°°°°

Daniel disse...

Olá, é Daniel.

Sobre esperança e fé, eu acho muito semelhante o que se refere à essas duas terminologias.

Falam que fé é natural do ser humano ter fé assim como é natural do ser humano ter esperança.

A sorte eu tenho para mim que é voce quem faz a sua. Mas eu tenho para mim que existe as porções do que cada um experimenta aqui na terra. Quero dizer com isto que com certeza sofrerei maiores e significantes influências caso eu me meta com certos tipos de individuos. Logo, parecerá que também dias estarão contatos, e isto eu verei com um pouco mais de facilidade.

Espero sutileza da parte dos amigos para entender o que eu quiser dizer.

Obrigado.

Daniel disse...

meus dias*

para o...Denytuuuuussss... disse...

Denytus,te cumprimentei no blog da Selma,com um grito.(haha!)
Onde você andou?
Há um ano,escrevi uma mensagem no blog da Selma,em seu nome.
Procurei vc no Google.
Escrevi ao seu respeito,e de outros ausentes,para os quais mandei textos em destaque.

Agora,só estou acompanhando a internet de noite,e de manhã.
Agradeço reiteradamente a vc,ao Linga,ao sr.William,e ao sr.Hosaka,pois com ajuda das vossas orientações,consegui ter minha internet própria- e dois notebooks.
O speedy da região onde moro,não funciona direito.
Mudei de emprego.
Tenho um gato e um cachorro.(que vivem brigando)

Passei por uma "alteração em convicções íntimas" e troquei de budismo.
Estou indo em outro templo(budista).
Decidi publicar poesias antigas e novas.
Agora,leio outros sites de conversas-e às vezes,escrevo neles.
Depois de uma fase precária,voltei a me dar inteiramente bem com os conhecidos.
Minha terapia vêm dando certo,desde setembro último.
A falta de saúde,pode deixar uma pessoa desorientada.
Isso para mim,quase já faz parte do passado.

Entre os que "chamei" para o blog da Selma,esteve a Dith,mas ela não se interessou por nós,e sequer gosta de mim.
(foi lá um dia,e sumiu)
Vamos esquecer isso,sim...apesar que fui a falar nisso.

Me encontro provisoriamente deslogada do blog da Selma,e sem poder publicar mensagens em destaque,e estou adiando a revinculação.
Quando isso se corrigir,voltarei a publicar orquídeas lá.

Como vc vê,eu e o sr.William,acabamos nos "dando bem" em função das afinidades intelectivas.
Eu comecei a conhecer ele,de fato,a partir do início de 2.010,e aí,nossa prosa funcionou.
Gosto daqui,porque dificilmente,em outro lugar,eu poderia desenvolver certos temas como eu faço localmente.
Estou surpresa com o que ocorreu ao professor Andros,- na realidade,a dona Bia/Historiador/Católico,está viajando pela Europa.
E levou a cadela junto,vê se pode...

Amigão,escreva mais,diga como vai vc,se já casou,etc,etc.

Um abração,ou se preferir,uma tapona nas costas.(kkk...!)
Eu costumo dizer isso para um webenauta que mudou de apelido.
O Contravocê,agora é o Potiguar.
(kkkkk...!)
Hã...ele é meu "nique fantasia".
Até hoje,eu ainda não sei com qual parente mineiro meu ele se parece.
Acho que é uma mistura de todos eles.

"_Uai,Nihil,fala pro seu amigo que eu existo sim."

"_Docontra,vc também reapareceu..."

(hehehe!)

Daniel disse...

Voce é mesmo espetacular, como todos somos um pouco, nao é ?! rs

Estou realmente feliz de encontrar parte daquela grande família que festejava o GD.

Ontem me deu a curiosidade de pesquisar "Andros o ateu" pelo google e soube do paradeiro dele .. ele me respondeu pelo JD, e eu também mandei uma mensagem a ele.

Confesso que eu jamais poderia entender parte das coisas que voce me disse ai. . "Passei por uma "alteração em convicções íntimas""- e trocar de budismo também é difícil.

Mas esqueçamos isso, e importa que voce esta bem.
Nao estou casado, mas estou noivo. Mas infelizmente fui negado na minha primeira entrevista de visto americano que aconteceu agora em maio. Tentarei novamente porque minha noiva reside em Los Angeles, e não ha nada melhor do que servir ao próximo e estar amando.

É realmente um prazer falar com você e com todos de volta, e aceito o seu abraço :D

Quero ver suas mensagens.. se puder me indicar os links das mensagens que escreveu relembrando-nos, eu ficarei feliz em ver!

Ah! ESTAMOS VIVOS! :D

Foi bem chatinho o dia que acabou o GD .. acho que todos ficamos complexados um pouco. .Estive procurando depois, mas nao tive sucesso. Só agora é que aconteceu de reencontra-los, talvez haja um proposito nisso tudo http://jornaldedebates.uol.com.br/debate/ola-boa-tarde-todos/17274

Linda manha pra voce!

Ao Denytus,hoje, dez de junho disse...

Todas as minhas mensagens locais, se encontram nos espaços de réplicas desse blog,no Filosofia Matemática,e no Terapia da Lógica do Terra,acessáveis aqui nesse site.
Meus textos sempre foram escritos nos espaços de réplicas daqui-porque acho mais fácil proceder desse modo.
Eu respondo ao sr.William,e depois,em links dentro do próprio blog,criados por uma poesia minha em destaque,escrevo "crônicas-solo".

No JD,só é possível escrevermos em destaque.
Ali,você poderá clicar no meu nome Orquidéia,em qualquer mensagem minha,e aparecerá o histórico dos meus pequenos textos e poesias.
No blog da Selma,eu serei encontrada,desde novembro de 2.010.
Até janeiro último, consegui publicar mensagens em destaque.
Agora,estou lá,só como replicante.

Nos três blogs do sr.William,publiquei minhas poesias.
No site da Selma,há uma página entitulada "poesias da Nihil".
Lá,vc irá ler "trocentas" poesias minhas,e comentários sobre elas.

Eu troquei de budismo,inicialmente,porque não aguentava mais viajar para ir a um templo numa cidade do interior.
Accabei gostando da seita Vajrayana que estou frequentando-mas ainda estudo seus postulados.
O templo,fica perto de casa.

Sobre a alteração na minha autopercepção...essa é uma outra história.
Eu perdi a vergonha de ter bons sentimentos.(sempre tive diários escondidos,de poesia)
Eu vivia envergonhada do meu lirismo ,e à semelhança de Anne Frank,tinha horas em que eu queria jogar fora essa parte "suave" da minha conduta.
Uma personagem histórica antiga (põe antiga nisso) cuja existência descobri em outubro de 2.010,e a quem me assemelho,me fez me assumir melhor.
Estou mais integrada com meu corpo,mente e espírito,hoje em dia.

Oxalá,vc consiga morar nos EUA.
Irá viver muito bem por lá.
Os EUA,são a terra do ideal utópico de trabalho e prosperidade.

Daniel disse...

Olá Nihil!

Eu estou feliz por lê-la aqui. E aqui a chuva me alcança.

A determinação, muitas vezes, é uma força dentro de nós que nos ajuda a conquistar nossos objetivos.

Obrigado por suas palavras de animo!