quarta-feira, 27 de junho de 2012

Regime Militar

  “O uísque é o melhor amigo do homem. 
   É o cachorro engarrafado.” 
[Vinícius de Moraes]

  Eu aprendo muito escrevendo textos.

  Quando começo a escrever tenho apenas o esboço do pensamento uma “provocação”, outros pensamentos são trazidos do que lembro da leitura de grandes pensadores e do conhecimento acumulado.
  Tem também o que chamo de “pensamentos selvagens” eles me protegem da loucura, da total imersão no abismo, me levam a produzir pensamentos ao invés de ficar apenas meditando sobre pensamentos dos outros.

  Já aconteceu começar escrever o texto com uma intenção e quando vejo ele toma vida própria me levando para uma outra direção como no caso das sacolinhas de supermercado.

  Aconteceu uma mudança de posicionamento enquanto debatia sobre o regime militar no Brasil, eu tinha uma idéia a respeito do regime militar que foi muito mudada a favor dos militares.
  Claro que eles fizeram coisas condenáveis, mas nos livraram de uma turma bem pior que eles.
  Sabiam que para não parecer pró regime militar eu deixei de publicar um texto?
  É, mas ele está gritando para ser publicado então vamos lá!



  “O compositor, malvisto pelo governo militar, havia acabado de ser expulso do serviço diplomático, depois de 26 anos de carreira.
  A acusação, diga-se, não foi de subversão.
  Vinicius foi afastado por “conduta irregular”, ou seja, era artista e bebia.
 (Há uma versão bem fundamentada de que a ordem de sua aposentadoria compulsória veio diretamente do presidente militar de plantão, marechal Arthur da Costa e Silva, nos seguintes termos: "Demitam esse vagabundo”).


  Como a maioria dos brasileiros que nasceram durante o regime militar eu não vivi intelectualmente/conscientemente esse período, era criança.

  Na adolescência meus pensamentos sobre o regime militar eram os piores possíveis.

  Eu gosto muito das músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes quando me disseram que Vinícius era diplomata e foi demitido devido perseguição política que o fez ficar com depressão... foi mais um motivo para eu detestar tudo que o regime militar “representou” para o Brasil.
  Eu que meditei sobre inúmeros temas não havia parado para pensar detidamente no que aconteceu de 1964 a 1984.

  Minhas impressões sobre o regime militar eram baseadas no que me foi passado pelos professores na escola e pela imprensa.

  Eu entendo a bronca da Imprensa contra o Regime Militar, afinal os caras tinham um forte aparato de censura e isso não permite uma Imprensa de boa qualidade, mas se olharmos para países onde os Comunistas chegaram ao poder podemos dizer tranquilamente que nossa censura foi mínima perto do que ocorreu em Cuba, China ou URSS.

  O que observei é que imprensa e professores endeusaram de tal forma o Comunismo e amaldiçoaram tanto o Regime Militar que até minha razão/bom senso sobre o assunto foi comprometida.

  Vejam um caso:

  Assistindo o programa Provocações, durante uma entrevista Abujamra disse que em passagem pela Europa precisou falar com o consulado brasileiro, foi animado, pois sabia que Vinícius de Moraes era o diplomata em questão.
  Chegando lá de manhã, conversando amigavelmente com o recepcionista disse que queria falar com o Diplomata Vinícius de Moraes do qual era muito fã ao que o recepcionista respondeu que de manhã Vinícius não dava expediente porque dormia até tarde por conta de seus hábitos noturnos, nos bares.
  Abujamra disse que procuraria por ele à tarde no que o
recepcionista disse que as tardes Vinícius raramente ia trabalhar!
  Abujamra e seu convidado riram... “esse Vinícius”... “ah, Poetinha!”

  Eu pensei; não é nada engraçado!
  Ele vivia na boêmia, trabalhava quando queria e ganhava um bom salário pago pelo povo brasileiro.
  Do quê Abujamra e seu convidado achavam graça?
  Por ele ser artista tudo era permitido!?
  Coincidentemente lembrei desta entrevista quando estava debatendo sobre a ditadura.

  A demissão de Vinícius não foi perseguição política, foi algo muito justo.

  Eu lamentavelmente passei anos recriminando o regime militar pelo que tinha feito a Vinícius de Moraes.
  Vinícius foi um grande artista, continuo admirando sua arte, ele até me serviu de amostra em um texto em que defendi que algumas mentes funcionam melhor quando expostas ao álcool, Vinícius bebia além da conta, não duvido que muitas vezes foi trabalhar embriagado...quando foi trabalhar.
  Por tudo que li conclui que Vinícius não era um bom funcionário público, mereceu ser demitido, aliás ganhou aposentadoria compulsória, sua punição foi passar as tardes em Itapuã!?



Um velho calção de banho
Um dia prá vadiar
O mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar

Depois, na Praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de côco
É bom!

Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã   

  Em mais essa situação reconheço que fui infantilmente injusto com o regime Militar.

  Sejam tolerantes com minha Insanidade Virtual, “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela mesma velha opinião formada sobre tudo.”
                                                           Virtual Insanity



1 -   GERALDO VANDRÉ

  Talvez porque o engajado, o homem que sugeria revoluções por minuto, escondia o que de fato era, um autor de boas canções, como TAIGUARA.
  As músicas “pregavam” mas continham certa beleza e suavidade, mesmo quando agressivas. Pois este homem estranho, artista criativo, que trafegou pela Bossa Nova, ao lado de Carlos Lyra, depois do exílio, notadamente depois de sua volta, desapareceu, de repente, sem desaparecer inteiramente.
  Vandré voltou a ser o sr. Geraldo Pedrosa de Araújo Dias, embora jamais possa deixar de ser Vandré.

  Sob pressão, Geraldo Vandré exilou-se no Uruguai, daí pulou para o Chile e para a França.
  Ao voltar, em 1973, foi preso pelos militares.
  Teria sido torturado?
 Vitor Nuzzi não acredita que tenha sido torturado.
 “É uma lenda. A violência que ele sofreu foi psicológica, de um homem muito apegado a seu país que ficou exilado por tanto tempo”, disse ao “Estadão”.

Geraldo Vandré teria ficado “louco”?
Nada disso, segundo Nuzzi. O cantor e compositor desistente é, no máximo, “excêntrico”.



9 comentários:

Revista Realidade disse...

Bom dia ao sr.!

Estou inventando um título novo,que irá servir para os temas que não se vinculam à série "Encrenca".
Que na verdade,foi criada para falar de literatura.
Esse nome,após veicular por um ano a pesquisa sobre a Safo de Lesbos,acabou incluindo os outros assuntos.

Nunca "demonizei" o regime militar.
O único conjunto de crimes que eu sei que eles cometeram,foi o que será investigado pela CV,atualmente.(e isso não foi pouco)
A imprensa,a mídia e a arte,sofreram uma censura considerável,as músicas estrangeiras invadiram as Ams,e Fms, alguns músicos brasileiros passaram fome,mas desconheço lucros e prejuízos que a economia teve.
Crises e inflações,bem como melhorias,acompanharam o movimento do mundo.

Um país não pode mesmo ser administrado pelas forças armadas.
A longo prazo,o regime em questão teria minado a democracia,e atualmente,seríamos que nem uma Venezuela,ou que nem uma Cuba.
Suspeito que os vinte e um anos que "passamos assim" deixaram um legado ruim,em várias ordens públicas.

...em mim "não pegou nada".
Minha família pertencia ao segmento mais provinciano da classe C, então "não sentíamos" prejuízos políticos.
Moramos por uns anos,numa área semi-rural.
Só tinha uma padaria perto.
Quando eu queria comprar a Revista Geográfica Universal, ia de bicicleta à "província" vizinha- e ao andar de ônibus,muitas vezes,desci pela frente.

A galera da escola,no ensino médio,não gostava do Vinícius...mas eu lia as poesias dele nos livrinhos "para gostar de ler".

### os militares não nos "salvaram".
A preocupação dos mesmos,se não me engano,foi garantir o mercado dos EUA.
Se havia muita razão para tudo o que fizeram em nome disso,não tenho certeza.

Sem um "governo de exceção",talvez teríamos ficado mais pobres,e teríamos sido alvo de desconfianças dos envolvidos na Guerra Fria.
Mas teríamos permanecido capitalistas.

Aquele tempo foi marcado por um moralismo comum.
Realmente,alguns perderam seus lugares,por incompetência.
Outros dizem ter sido "perseguidos",mas não foram,e contudo, eles mantêm essa prosa,para ganhar alguma fama com isso,e para lucrarem com o retorno dessa fama.

Tem os que conseguiram indenizações do governo,devido a uma ou outra censura que sofreram,décadas atrás.
Eles se juntam ao coro dos que realmente,tiveram suas famílias destruídas,com a perda de parentes.

E a maioria comum de então,trabalhava,prosperava,ou ...simplesmente "vegetava"(hehe!...) em silêncio.

Não me entendi com quase ninguém da minha idade,na adolescência.
Essa época foi difícil,devido a questões pessoais.
Sentia vergonha da conduta "vassala" colegas nossos,assim como não simpatizei com os comunistas "chapa branca",que existiam.(ainda existem,e estão aumentando em número)

"Afoguei" minhas ansiedades,no interesse pelo esoterismo,e pela arte contemporânea.
Um brasileiro fez a travessia entre o céu e o mar,mostrando que nem sempre,regimes políticos influenciam vontades individuais.

...eu amava o Príncipe José.
...o sr.Hosaka se separava da Princesa Maria.

...ah,quanta saudade...

Parece que volto a ouvir Cauby Peixoto nas emissoras de rádio.

tarde em Itapuã disse...

essa música me lembra fatos amorosos quase recentes,ocorridos em minha pré-inclusão digital.
O ritmo tem um dinamismo que nunca caracterizou nem Vinícius,nem meu último namorado.

Revista Realidade 1 disse...

O presente texto quase foi a "edição de estréia" do título "Revista Realidade".
Passei a madrugada,consultando sites financeiros.(conforme eu planejara,um tempo atrás)

Atenção leitores interessados no assunto.

Selic,é o preço dos juros no mercado.
Sua queda os abaixa,o que provoca inflação,e a inflação não é tão ruim,pois significa que a população está empregada,e consumindo.
O governo reduziu aquela taxa,para reduzir os juros,pois não estávamos ganhando nada com a alta deles,a não ser pagarmos dívidas.
Mesmo a entrada do capital especulativo no país,não compensou.

Aí,a caderneta de poupança,voltou a ser uma boa aplicação financeira,não porque ela "melhorou",mas porque as rendas fixas passaram a retornar menos.
O Tesouro Direto,é a melhor das "rendas fixas" e por enquanto,rende mais.

Seus títulos mais lucrativos,são os indexados à inflação.
Os CDBs(nem sabia que eles ainda existiam) rendem um pouco menos.
A regra de vinte anos atrás,para eles,ainda é igual.
Quanto menos vc tem aplicado neles,mais tarifa bancária será paga.

Mas isso ocorre um pouco,com outras aplicações.
O ouro,ganhou de todas,no ano passado.
Ele sempre fica cotado em alta,quando existe crise nas Bolsas de Valores.

As CDIs(há muito,não ouvia esse nome) são rendas fixas que pertencem unicamente aos Bancos.
Os outros investimentos idem podem ser procurados em corretoras de valores.(tem um monte de sites,na web)
Alguns gostam mais das corretoras,porque elas não cobram as taxas que os Bancos cobram,mas eu,que sou inexperiente nessa parte,estarei melhor usando os serviços do Banco onde tenho conta corrente.
Em agosto,farei minha primeira aplicação em títulos imobiliários.
Títulos imobiliários do Tesouro Direto, são da hora,pois acompanham a inflação.(cinco por cento ao mês)

Imóveis nunca baixam de preço.
Só os muito tolinhos mesmo,já tiveram prejuízo com eles.
Meu pai(o "pai pitaco) costumava comprar terrenos,e vendê-los dez anos depois.
Só um,que adquirido numa rua onde posteriormente,houve uma obra pública,que o desapropriou,deu prejuízo.

Nunca comprem carros,esperando lucrar com eles,pois é impossível.(fiuuu...)
Carros só servem mesmo,é para o uso pessoal,ou no serviço.
Mas a aquisição de imóveis para esse fim,dificilmente,vai cair de moda,todavia,quando pensarem nisso,verifiquem na Prefeitura,se existe algum projeto público para aquela rua,e se existir,passem longe- ou seja,não adquiram.

Disse isso por mero dever,pois nunca serei uma especuladora imobiliária.(é muito aborrecimento)

Voltando à rotina que "entendo mais".

O Ibovespa anda instável.

Faltou para mim,saber das ações da Petrobrás,mas esse adendo,será feito nos próximos dias.
Não compensa mais comprar dólares,para vender "na alta".

Gente...eu ainda não meditei hoje.

Um bom dia a todos.

#### caso desejarem dar um presente ao sr.William,dêem a ele um cd do Jamiro Quai,parece que o agrada.
Também gostei dele,não conhecia.

°°°°°°°°°°°

William Robson disse...

### os militares não nos "salvaram".
A preocupação dos mesmos, se não me engano, foi garantir o mercado dos EUA.
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-
Vejam o reducionismo pregado nas escolas.
Nem se preocupavam em usar a Dialética e sem ela não dá para fazer Filosofia de boa qualidade.
A URSS não tinha interesses econômicos!?
Os americanos são os demônios e os soviéticos os anjos salvadores da destruição provocada pelo “Capetalismo” .
Se olharmos o que aconteceu com os países satélites da Rússia observamos que os argumentos da Nihil são insustentáveis... “com o Brasil iria ser diferente!”
Até as musicas americanas são tidas como uma obra demoníaca do regime Militar!
Eu gostava do Michael Jackson, Madona, The Police, Beatles, Dona Summer e gostava também de Caetano, Gil, Vinícius, Roberto Carlos todos bem melhores que quero tchu, quero tcha , quero tchutchatcha...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Alem do mais se por algum motivo o mundo estivesse polarizado hoje como estava na década de 60, entre Obama e Puttin eu ficaria com Obama, entre China e Inglaterra eu ficaria com os ingleses.
Seria hipocrisia da minha parte condenar nos militares as opções que eu mesmo teria feito.

“Deus salve a América a Rainha da Inglaterra e não se esqueça do Brasil!”

William Robson disse...

#### caso desejarem dar um presente ao sr.William,dêem a ele um cd do Jamiro Quai,parece que o agrada.
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~-~~-~-
Não gosto de ganhar presentes, não me pergunte porque, simplesmente não gosto.
Tenho gostos muito particulares e só eu sei o que me dar.
95% das coisas que ganho ficam esquecidas em um canto até serem encaminhadas para caridade, encurtem o caminho e já mandem direto para obras assistências...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA!
No entanto gosto de dar presentes para quem gosta de ganhar, se eu tivesse muito dinheiro boa parte seria gasta dando presentes.
Bom dia a todos e belíssima interpretação de Itapuã.
Toquinho e Gil... grandes artistas.
Maravilhas do Brasil!

tréplica disse...

Boa madrugada (ou bom dia) ao sr.

Não "desenvolvi teorias".
"Acreditei" que os governos militares tiveram a intenção de salvar "mercados econômicos" para o Brasil,mas não atribuí valores ao fato.

Quanto ao "filisteísmo midiático" ocorrido a partir dessa época,achei ótimo,porque tirei proveito.
Não sou muito fã de música nacional.
Nem sou completamente fã de música cantada.(gosto mais dos instrumentais)
Sem uma abertura da mídia, não teríamos como escolher nossas atrações preferidas.
E sem "governos de exceção" não íamos ser comunistas,mas viveríamos um ufanismo cultural incômodo,e que eu acredito que teria esgostado suas possibilidades,lá por 1.990.
Todavia,os militares fizeram um pampeiro ligeiramente maior.

"Para garantir mercados econômicos",eles não precisavam praticar arbitrariedades.
Será que tiveram medo de ser mortos?
(eu hem...)
A escola "não me ensinou mal",conheço essas histórias por acompanhar as notícias.

Enfim,não tenho muito contra os tais cidadãos,mas não irei condecorá-los.
Eles fizeram o papel deles,e tal "papel" acabou.
Fôsse qual fôsse a justificativa,não poderia durar para sempre.
Estamos em outro Brasil pior do que o daquele tempo.
Precisamos agora,nos preocupar com ele.

Sua maior intenção foi falar em música.
Desculpe não ter entrado inteiramente "no espírito da crônica".

É que o Vinícius,me incomoda um pouco,porque me lembra meu último namorado(1.995),de fato- os dois são um pouco semelhantes.
Mas,eu gostava das poesias dele.(do Vinícius)

fritex disse...

O último namorado de uma Safo,ou de uma "ex-Safo" sempre é uma espécie de "Faón" e esse foi meu caso.
E tal história,é outra correlação entre mim,e a "musa" de Metilene.

Que pena, pensei que o sr.gostava do Jamiro Quai.
O "falso negro".
Ele dança,e principalmente,canta,bem.
Dar presentes,é mesmo complicado.
Poucas vezes,gosto dos que eu ganho,embora sempre faça cara de contente,para não chatear aos bem intencionados.
Quem já acertou umas vezes,foi o *Rico,que uma vez me presenteou um kit com a personagem Pequena Sereia,incluindo toalha de banho.
Eu era fã da personagem- cujo conto foi baseado na lenda do suicídio da Safo,por causa do último chato a quem ela namorou.

Dificuldade em dar bons presentes,é comum,e por isso, as livrarias e algumas magazines,adotaram o sistema de "vale presente".
O irmão acima referido,foi o primeiro a passar a dar tais vales às pessoas.
Todo ano, gasto em alguma coisa que preciso nas Lojas Americanas,com os cinco reais que ele me entrega.
(hahaha!...claro que não são só cinco reais que ganho...)

Essa "operação" garante que a pessoa realmente será presenteada.

Papéis de vale presente,valem por um mês,e não podem ser danificados,nem dobrados.

fritex 2 disse...

O M.B ficou tão surpreso com a história do Teacher(conforme contada por mim) que por momentos,voltou a ser o Arquilôco de Páros.

Eu não podia deixar de postar.
Antigamente,ele arriscou umas poesias,mas imagino que o que o levou a esses versinhos de agora,foi um tipo de "choque elétrico".

kkkkkk!...

a linkagem não deu muito certo... disse...

...ou seja,não consegui,de novo,destacar a parte desejada,embora tenha copiado e colado certo.
Não faz mal,transcrevi a piada aqui,abaixo.
Para a diversão dos que verem.
A autoria,é do M.B


"Cronista Frank disse,


Ela foi-se embora
e levou até a cadela
eu fiquei sozinho
espiando pela janela."