sexta-feira, 15 de junho de 2012

Produtividade X Trabalho

  “Trabalhar longas horas nunca foi sinônimo de produtividade.”
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  “Desenvolvimento (OCDE), os gregos aparecem como os que mais horas trabalham por ano entre os europeus (2193 horas).
   Enquanto que os alemães, numa lista de 35 países que inclui também Coréia do Sul, Estados Unidos e Japão, estão entre os que menos horas trabalham: 1408 horas por ano, só perdendo para os holandeses (1377 horas).
  Como qualquer economista sabe e os da própria OCDE reconhecem, trabalhar longas horas nunca foi sinônimo de produtividade.” [Globo]  Clique  Aqui

   Quando entrei na atual empresa fui colocado em um setor que tinha uma impressora de etiquetas.
  De cara achei estranho um procedimento, mas por uma semana preferi copiar de todo mundo, fazer o que todos faziam.
  Lá pela segunda semana comecei a trabalhar de uma maneira mais lógica.
  A impressora entregava a etiqueta grudada em uma película continua, todo mundo cortava a película e retirava a etiqueta.
  Eu não via lógica em cortar a película, bastava desgrudar a etiqueta.
  As pessoas tentavam corrigir meu procedimento sem terem um bom argumento porque eu não podia trabalhar simplesmente desgrudando a etiqueta sem cortar a película.
  Eu já estava vendo a hora que seria proibido de trabalhar daquele jeito diferente dos outros até que meu amigo Juracy gostou da idéia e começou a usar o mesmo procedimento.
  Hoje ninguém mais corta a película, simplesmente desgruda a etiqueta...ufa!
  Desta vez deu certo, mas nem sempre é assim.

  Não tenho vergonha de falar que tenho receio de usar a lógica fora da minha casa porque só eu sei o que já passei.
  Certa vez fui demitido porque sugeri uma mudança, a mudança foi feita, mas devo ter pisado no calo de alguém que começou a me ver como ameaça ao seu cargo, porque pouco depois fui demitido sem uma explicação convincente.

  Custou, mas aprendi a lição, sou criatura o universo não conspira a meu favor.

  A lógica não entra facilmente na cabeça das pessoas, quando encontro algum obstáculo dependendo da situação prefiro recuar que seguir em frente, silenciar que falar alguma coisa, copiar que tentar experimentar o novo.
  Importante é manter meu emprego sem me estressar muito nem criar inimizades.
  “Está em Roma viva como os romanos”, estou no Brasil é melhor viver como os brasileiros.
======================
  O aumento de Produtividade é feito de segundos.

  Se você passa a economizar 3 segundos em cada peça ou operação a cada mil peças você economiza 50 minutos de trabalho.
  No caso da impressora de etiquetas 3 segundos foi o tempo médio reduzido na operação e o ESFORÇO foi reduzido em uns 70% porque a película é resistente, desgrudar a etiqueta é fácil.

  Na minha casa tudo tem uma sequência lógica que sempre está sendo aperfeiçoada, desta maneira realizo muitas tarefas em pouco tempo sobrando mais tempo para eu meditar e dormir.
  Atualmente tenho duas pedras nas engrenagens, minhas duas filhas...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!
  Mas fazer o quê? Faz parte da vida.
  De qualquer forma eu consigo ser bastante produtivo, realizo as tarefas com bastante eficiência.

  Para aumentar a produtividade de uma nação eu destaco 4 coisas essências:

  Empresários: colocando em pratica a meritocracia

  Funcionários: atentos, analisando e melhorando os métodos.

  Tecnologia: aperfeiçoamento das maquinas.

  Governo: administradores empenhados em possibilitar Capitalismo de boa qualidade.

☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼☼

  Vamos falar de Trabalho e Esforço amarrando isso aos relacionamentos?

  Para não “mentir para si mesmo” é preciso desenvolver a capacidade de analisar RESULTADOS.

  Para Filósofos isso é de vital importância porque por vezes estamos insatisfeitos com uma situação muito favorável a nós e outras satisfeitos com situações que não nos são favoráveis.

  Tipo terminar com um casamento/namoro bom para correr atrás de uma aventura que tem tudo para nos dar dor de cabeça ou persistir em um relacionamento que na maior parte do tempo é ruim.

  Nos livros de autoajuda é dito que você nunca pode desistir de seus sonhos, aqui...bem, desistir é uma opção viável, por vezes é a melhor solução para nossos problemas.

  Quanto persistir, quando desistir e quando mudar de rumo são decisões que só você pode tomar, para essas decisões serem eficientes você precisa ficar habilidoso em analisar RESULTADOS.

   As pessoas tem a ilusão que o “esforço” automaticamente lhes dá direito a alguma coisa quando na Física o esforço pode não passar de tempo perdido.
 To be continued...




Anterior          <>        Próximo