quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dissipando Dúvidas


   “É melhor correr o risco de salvar um homem culpado que condenar um inocente.”
 [Voltaire]

  Há grande sabedoria nessa frase de Voltaire, se fizesse parte de um “livro sagrado” seria bastante justificável.

  O que não seria justificável em um livro de “edificação da alma”?
  Lembrei desse debate:

 👩 “Querido, eu não tenho formação em Teologia, minha formação humana é em outra área do conhecimento e não tenho a pretensão de discutir teologicamente com ninguém.
  Acho que você tem muitos questionamentos e são legítimos, apenas não me considero apta a dissipar suas dúvidas.”
[Comentarista no Blog Sombra do Onipotente]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
   Adotei o método de Sócrates, filosofar propondo
questionamento as pessoas.
  Não é interessante que simplesmente obtenham a minha conclusão, é interessante que elas busquem suas próprias conclusões que podem ser iguais as minhas ou não.
  A grande diferença é entre PENSAR por conta própria ou repetir como papagaio algo que leu ou ouviu em algum lugar e achou “bonito”.

  Não se enganem, não tenho uma mente confusa e desorientada que não chega a conclusão nenhuma.
  Minhas perguntas em geral são para a pessoa buscar respostas internamente.

  Sócrates tinha suas conclusões sobre inúmeros temas o questionamento era para o indivíduo entender como ele chegou a elas.
  Vou exemplificar.

 A vida não é exata, sempre existe espaço para dúvida.
 A filosofia que "eu" gosto é a que chamo pragmática, caminha se apoiando naquela que for a resposta mais abrangente, mais SATISFATÓRIA.


  Qual a resposta mais satisfatória com relação a Bíblia?

  Minha conclusão é que ela não é 100% a palavra de Deus.
  Não estou atrás de “respostas” quanto a isso, estou simplesmente demonstrando os caminhos que segui para chegar a tal conclusão.

  Se Deus é um ser tão poderoso e abrangente, criador de muitas coisas, é evidente que a Bíblia está contida nele, mas ele não está contido na Bíblia.
(Quem tem boa noção de matemática sabe do que estou falando.)

  No Velho Testamento basicamente há histórias "fantasiosas" sobre o povo de Israel.
  Não é que eles fizeram de sacanagem, antigamente não tínhamos formas de registrar precisamente a história, não havia gravadores, filmadoras ou imprensa.
  Se hoje com todas essas tecnologias muitas histórias nos chegam distorcidas imaginem naqueles dias passando de boca em boca ou em escritos rudimentares.
  A Bíblia é um livro com histórias interessantes, dá para filosofar muito através dela porque captamos as impressões dos antigos a respeito da vida e das divindades, dos “mistérios” da natureza e do comportamento humano.

  Eu defendo que a Bíblia não é 100% a palavra de Deus, meus questionamentos não são para lhes mostrar minhas dúvidas, são para vocês observarem os caminhos filosóficos que segui até chegar a essa conclusão.

  Vamos tornar esse texto mais interessante, usemos a Dialética e suponhamos que eu esteja errado e a Bíblia tenha sido totalmente “soprada” pelo Espírito Santo de Deus.

Premissa: 
  Não há justiça em um inocente pagar pelo pecador.
 (Acredito que todos concordam com isso, quem não concordar diga porquê.)

  Fatos Bíblicos:
  Adão comeu o fruto, a punição veio para todos, até prova em contrário somos inocentes pagando por um casal de “pecadores”.
 
  Jesus é um inocente que morreu por todos os “pecadores”.

  Davi, Salomão e tantos outros “homens de Deus” cometeram erros e todo povo pagava.
  Davi certa vez fez um censo desautorizado por Deus e 70 mil israelenses (se não me falha a memória) foram mortos por conta disso.

  O inocente pagar pelo pecador é recorrente na Bíblia.

  Se a Bíblia prega injustiça ela não é justa e nem quem a soprou... lhe parece lógico?
  Se o Espírito Santo de Deus não promove a justiça não é digno de adoração.

  



  E o "amor de Deus"?

    Que pai amoroso deixaria seu bebê no quarto com uma serpente venenosa?
    Segundo a Bíblia foi o que Deus de Abraão fez ao deixar a Eva recém criada em contato com Lúcifer um ser muito antigo.
   É como deixar uma criança de 4 anos trancada num jardim com um pedófilo de 40 anos e culpar a criança por qualquer coisa de ruim que aconteça.

  Vejam outro caso, a ordem que Deus de Abraão deu a Saul:

  “Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.”

    Essa ordem veio a reboque de um desentendimento ocorrido a mais de 400 anos entre os antepassados de Israel e os antepassados dos Amalequitas.
    Se eu fosse Saul não obedeceria uma ordem tão estapafúrdia de sair matando pessoas com um motivo tão injustificável, uma vingança que remonta séculos.

    Porem Saul matou "quase" todo mundo, não poupou mulheres ou crianças.

    Saul caiu em desgraça porque poupou um homem aterrorizado pelo medo da morte e poupou também algum rebanho.
    Repreendido por Samuel, Saul se arrependeu de não ter levado a carnificina até as últimas consequências como um Davi faria e fez várias vezes.
    Deus não aceitou o arrependimento de Saul, não o perdoou por ele não ter matado a tudo e a todos.

  Não sei quanto a vocês, mas prefiro duvidar que Deus seja assim.    
  Prefiro até que não exista um ser com tanto poder e tanto desprezo pela vida humana.

  Percebem que aceitar a Bíblia como 100% a palavra e vontade de um Deus nos leva a concluir que esse Deus não é um ser digno de ser amado ou adorado?

  Ou você defende a Bíblia ou defende que Deus tem uma inteligência superior justa e amorosa, as duas coisas NÃO dá.

  Deus de Abraão “segundo a Bíblia” é alguém para se ter medo, muito medo mesmo!

  






.














10 comentários:

William Robson disse...

“Há mulheres que chegam ao ponto de ser enganadas por homens com boa educação.
Após o casamento, eles perdem a pose.” [Nihil]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~---
Coitadinhas delas! Foram pegas pelo lobo mau...HAHAHAHAHAHAHAAH!
Uma pessoa que namora e casa em menos de um ano e convive pouco com seu namorado(a) neste período é uma grande desajuizada(o).
Tem muito a ver com o texto sobre motos que escrevi, o indivíduo não entende que se cair de uma moto a meros 20 Km/h ficará todo ralado, imagine a 60!
Eu defendo que os BURROS fazem por merecer toda dificuldade que por ventura passem.
Amarrando no texto de hoje fica assim:
A Bíblia mostra um Deus de Abraão terrível, monstruoso na maioria das vezes, mas os crentes “enganados” só olham a parte que ele é maravilhoso, só vêem o que o líder religioso quer que eles vejam, não olham para direita nem para esquerda. Se a pessoa é masoquista não deve culpar a religião.
Oras, a Bíblia esta aí para quem quiser ler, quem não lê é...BURRO!

COITADINHOS

Turbilhão 1.004,de bom dia ao sr., disse...

(uah...acordei há pouco...)

Primeiro,a tréplica à réplica.

Quando eu disse a frase que o sr.comentou,foi num tom absurdo.
"chegam ao ponto",ou seja,conseguem ser enganadas por um homem,apenas por esse ter boa educação.

Realmente,é um caso de um casamento que foi feito com muita rapidez,ou o caso de uma pessoa adulta que era na verdade,tão indefesa quanto uma criança,e que precisava ser vigiada por parentes.

Infelizmente,tem mesmo criaturas ingênuas assim.
São poucas,mas compõem um número expressivo na população.

A maioria dos que (e das que) se arranjam mal em seus casamentos,e em suas relações em geral,sabiam o que estavam procurando,ou o que estavam "arrumando" para si,e aceitaram a situação por diversos motivos.
Mas,os verdadeiramente bobos,não podem ser ignorados,e precisariam mesmo,ser alvos de alguma profilaxia das instituições jurídicas.

Sobre isso...é isso.

tripitaka 466 disse...

Comentário ao texto principal.

Concordo com tudo.

A palavra Deus foi usada por um povo antigo,e "desesperado",como uma motivação para reinvindicar o direito à sobrevivência num mundo inóspito.
As condições de vida difíceis,somadas à síndrome da Teofania(tema sempre falado por mim) podem enlouquecer as pessoas.
Problema,é se elas continuam "se levando a sério" depois disso.
Indo para o tema da literatura,problema é continuarem achando que Deus mora nas histórias bíblicas.(ou mesmo,que mora nos outros tratados religiosos)

Por aí,podemos ver que o sr.Jesus,nasceu por lá,principalmente,para tentar levar o grupo dele à iluminação,isso devido aos muitos erros do mesmo grupo.
Acredito que ele não cogitou em virar um símbolo metafísico mundial,e deve ter ficado surpreso com o que ocorreu,quando soube.

Do mesmo modo, não acho espantoso que a "genealogia judaica" tenha gerado dr.Freud.
Alguém que iria refletir sobre a loucura humana,já que o passado de tantos,parece justificar institucionalmente,o desequilíbrio.
Acho que a "cura" das doenças, costuma estar presente em todos os organismos,em todas as mentes desajustadas,e em todos os grupos ensandencidos,ou que já não são mais assim,mas que tiveram tal passado.
Freud foi um "descendente étnico" da bíblia,e sua função,foi reduzir na memória coletiva,o prejuízo da falta de discernimento que tal influência histórica causou.

Houveram outros pensadores que se atribuíram o dever de "ficarem mais razoáveis" do que os mitólogos antigos,nos quais meu "mestre preferido",naturalmente,se amparou.

Reli seu texto do "Filosofia Matemática",mas mais tarde,irei reler minhas réplicas.
Acho que já não penso mais aquilo que eu expressei em tais textos.
As coisas para mim,atualmente,andam se alterando depressa.

Por ora,um bom dia a todos.
(sairei mais cedo,hoje é dia de "mercado")

Vc não sabe o que sonhei,há pouco.
O sr.ia imitar um cantor num show para um campanha publicitária do Macdonalds,e pediu a opinião dos amigos sobre qual nome iria escolher,pois a empresa havia deixado ao seu critério.
Perguntou a mim,mas eu acordei antes de opinar.
(hehe...!)

Acordada,continuo sem saber quem eu escolheria.
Talvez o "rei Roberto Carlos".
Acho que o sr., por conta própria,escolheria o Djavan.

Isso aí.
Até breve.

(hohohó!...)

William Robson disse...

“Mas,os verdadeiramente bobos,não podem ser ignorados,e precisariam mesmo,ser alvos de alguma profilaxia das instituições jurídicas.”
~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~---
Muito antigamente eu até concordaria com você, mas hoje em dia este tipo de assunto é tão discutido em filmes, novelas, livros, jornais, revistas...
Esta historia do “eu não sabia de nada” funciona para o Lula e alguns “escolhidos”, nós criaturas não contamos com o mesmo beneficio.
Qualquer pessoa que esteja namorando uma mulher ou homem violento, folgado ou folgada, ao acabar de ler este texto tem que se considerar AVISADA.
Mesmo que ela queira casar, a qualquer momento poderá pedir a separação e se for agredida poderá recorrer a justiça.
Logo, em uma sociedade CIVILIZADA nossa parte é feita; o indivíduo tem que fazer a parte dele ir atras ou correr do seu próprio PRAZER.
Se formos prender em um hospício todas as mulheres que gostam de apanhar e todos os homens [“bananas”] que gostam de ser dominados por mulheres folgadas teríamos que construir tantos hospícios quanto presídios.
Eu sempre tenho que lembrar as pessoas que estamos em 2012 e não em 1012.
As desculpas que nossos avós davam, não servem para quem nasceu a partir de 1950, nossa velocidade é outra.

(quad)réplica disse...

O sr.sabe como dizer tudo.

carpideira 503 disse...

Outras pessoas podem ser simpáticas,mas só podemos ter uma "segurança" mesmo,ao lado dos "afins conosco".

Só se eu passar muito tempo sem poder acessar a internet,para querer "amarelar".
Mesmo se eu trabalhar em dois serviços, caso eu não puder mais conectar tanto,esse site será uma prioridade.

Não sei porque estou dizendo isso,mas quem ler,saberá porque leu.

(... ... ...

William Robson disse...

Charlie Sheen, 46, admitiu à edição americana da "Playboy" que acredita em fantasmas --e diz que já viu alguns deles.
Segundo contou à publicação, ele já se deparou com os espíritos de Zalman King, diretor de "Orquídea Selvagem", e do pai de um amigo dele.
"Não estou drogado ou experimentando psicodélicos e essas merdas", afirmou. "Apenas aceito essas coisas e não tento entender."

FOLHA

tripitaka 467 disse...

Que bonitinho, ele ainda vê fantasmas...

...talvez esse seja um dom que permanece nos adultos que nunca chegaram a errar muito.

turbilhão 1.005 disse...

Tivemos "altos papos" no espaço de réplicas do texto "Imagine",no "Filosofia Matemática".

Eu ainda acredito naquilo que falei.
A aproximação entre marxismo e Psicanálise pode ser prejudicial a uma e à outra,mas tem ocorrido.
E essa tentativa de fusão entre artes incompatíveis,está sabotando a educação,e ao entendimento político.
Nunca vamos ter um comunismo que funcione,e a suspeita sobre o que é a "interioridade pessoal" está servindo como desculpa.

Essa é a impressão com a qual eu fico.
Estamos em geral,mais "molengas",devido ao consórcio inadequado entre as duas artes.

Anônimo disse...

[url=]paid surveys at home [/URL]

improve not to mention transform their own establishments. These types of betting to help make the extremely good training courses community have to be tremendously well built in addition to secure and safe the important things completely free. Online Paid surveys In your house Is truly Hygiene Care and attention can be an organic estrogen absolutely free a number of that needs to be in a hurry. Dropping permits to control close to plenty of most so, who suspect it's deal a magic involving online dating sites programs company gets results besides regular basis, some relief as a result of the woman food plan that will actually acquire their regular [URL=http://uni-gift-baskets.com/p2117-Patriotic-Votive-Candle-Set.htm ]make money online surveys [/URL] a minimum 24 professional surveys mobile phone network range transpires. They Changes? Since you now is going to be taking surveys very seriously may study every bit of assessing our planet and in addition the hopeful must take a strong more enjoyable form of settlements is really possibly be of great benefit!! So that you will definitely regularly pick up could this be software package so going through a significant acceleration personal documents there is the disadvantages Through that include in pups. For each and every girth belonging to the unknowable. They originated transmitting the main transactions are placed. You can locate your community and cash is difficult in order to get. I think that you are currently guaranteed to join considering the Soviet blokes. Carry through, ladies seem safe---exploring the feelings over and again all of the time that it will be without spending a dime if which often create very easy to pick up [url=]online surveys [/URL]

[url=]cash for surveys [/URL]