quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Virtudes X Defeitos

 


 

 "No dia 8 de junho de 2010, no Vaticano, deram parecer favorável às Virtudes da Serva de Deus Nhá Chica.

  No dia 14 de janeiro de 2011, Papa Bento XVI aprovou as suas Virtudes Heroicas:

 

 Castidade, obediência, fé, pobreza, esperança, caridade, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade."

 

  Link

 

  
  Nhá Chica para a Igreja Católica tem VIRTUDES HEROICAS.

  Segundo o dicionário, herói é a pessoa que pratica um ou vários atos de bravura para ajudar outros indivíduos, tem que ter elevados valores morais.

  Os  gregos antigos  tinham uma definição mais interessante de herói.
  Era todo aquele nascido da relação de um deus com uma mortal.
  Esse individuo tinha habilidades e proteção especiais.   
  Isso tem muito a ver com minha teoria dos "escolhidos", algumas pessoas nascem com mais sorte/proteção que outras.
  Os gregos eram politeístas (acreditavam em vários deuses).
  Diferente dos "santos católicos" ou do Deus de Abraão, os desuses gregos não tinham nenhum compromisso com alguma correção moral ... logo, os heróis gregos também não precisavam ter.
  Esperava-se que quem detivesse algum poder fosse justo e misericordioso,  mas não que isso fosse algo inerente ao poder.
  Esse seria outro texto, estou me perdendo...

  Estando no Brasil um país Católico nos comportemos como tal.
  Vamos ver meu placar de beatificação.
  Faça o seu também.
  Nunca se sabe quem pode passar para história como santo, lembram da Rita de Cássia?



  CASTIDADE:
  Embora eu não precise muito de sexo, quando mais jovem pratiquei bastante (fase que nosso corpo é inundado por hormônios), nunca me convenceram porque eu deveria abrir mão desse prazer.

  Podia me manter casto tanto quanto o apóstolo Paulo, apenas não vi motivo para isso.
  Depois de casado e com filhas por decisão própria resolvi evitar pensamentos sexuais, baixar o libido me pareceu o mais lógico a fazer para que o casamento não se tornasse um tormento, mas nada a ver com religião.
  Então, castidade menos um ponto. [-1]  👎

  



  FÉ:  

  Isso daria um texto inteiro, resumindo bem eu diria que observo que há "interferências", acredito em sorte e azar, mas por N motivos desisti de ter Fé, planejo bem as coisas e espero que tudo saia conforme o planejado.

  Não tenho aquela crença de que o Universo conspira a meu favor, não mais, nem que Deus ou algum santo me dará facilmente algum privilégio. [-1]  👎

  


  POBREZA:
  Pobre eu sou, mas detesto isso, tenham certeza que é contra minha vontade 😏. [-1]  👎

  


  ESPERANÇA:
  Como diminui minha expectativa sobre o poder da Fé me restou aumentar a esperança.
  Sempre torço muito para que tudo dê certo para mim e para os outros.
  Escrevo porque tenho esperança de uma cidade, um país, um mundo melhor. [+1]  👍

  



 FORTALEZA:
  Na maior parte do tempo me sinto muito frágil, tão pequeno diante da grandiosidade da vida, das situações, sem contar minha natural preguiça.
  A falta de lógica no mundo lá fora me faz sentir um certo medo de sair de casa.
  Sempre que a situação exigiu fui forte, mas preferia não precisar sê-lo. [-1]  👎

  



  PRUDÊNCIA:
  Isso sim, sem perceber muita proteção, sem perceber sorte, tenho que contar com a lógica, tenho que ser prudente, cuidar muito bem de mim mesmo. [+1]    👍

  


  TEMPERANÇA:
  Sou um cara equilibrado, meus "barracos" são calculados, quando acontecem são em legítima defesa. [+1]  👍

  



  JUSTIÇA:
  Sou  justo, mas NÃO tenho vocação para mártir, não criei o mundo, não sou dono dele então não me sinto na obrigação de consertá-lo.
  Tento fazer o que me parece certo, espero que outros façam o mesmo.
  No passado já fui mais ativo para conseguir justiça ... hoje aceito melhor as injustiças.
  Seria injusto eu me dar um ponto positivo, mas negativo também. [0]

  


   HUMILDADE:
   Essa é uma virtude complexa, tem coisas que me acho melhor que os outros, não tenho que ser humilde em relação a elas, mas convém não ficar comentando, as pessoas se ofendem com isso.
  Por outro lado tenho consciência que sou bom em pouquíssimas coisas, não presto para quase nada, é humildade reconhecer uma realidade?
   Não sei, acho que não. [-1]  👎

  


  O placar ficou:
  5 defeitos contra 3 virtudes e 1 abstenção.

  Puxando pela memória, lá pelos meus 20 anos, o placar seria diferente.
  4 defeitos e 5 virtudes.
  Eu tinha muita fé e lutava muito por justiça.

  O tempo passou, "catolicamente" estou uma pessoa pior.














.