segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Agregar Valor

  "Essa é a parte que não podemos administrar, mas muitas vezes a principal razão é o colaborador não sentir que pode crescer naquela empresa. O gestor precisa apresentar ferramentas e condições para essa pessoa ser bem-sucedida - analisa Fernando Lucena, presidente do Grupo Friedman no Brasil, consultoria em varejo."  [O Globo]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Como a vida não é exata formulas matemáticas não podem e não devem ser soberanas, a decisão final deve levar em conta a Inteligência e o Bom Senso.

  Eu gosto das formulas porque se elas forem bem meditadas reduzem bastante o desperdício de tempo e atenção com assuntos corriqueiros.
  Eu entendo o que é agregar valor ao trabalho, sei que um funcionário não deve ganhar mais só porque tem tempo de firma, mas também não concordo que por melhor que conheça e exerça a função o seu salário permaneça o mesmo, a chamada isonomia.
  Pensando em uma formula matemática para esta situação e puxando pela memória toda minha experiência profissional, vou tentar expor em pouca linhas o planejamento.


=========================
  Tendo como referência o salário inicial vigente da função a cada ano será acrescido 10%.
  Então no primeiro ano completado terá 10% de aumento em relação ao salário inicial vigente de quem esta sendo admitido hoje naquela função, no segundo ano 20%, no terceiro 30%...até chegar ao decimo ano quando o trabalhador estará ganhando o dobro de quem esta iniciando na mesma função.


  Você deve estar pensando como posso dar aumento salarial se não foi agregado valor ao trabalho?


  Daí entra minha experiência profissional, que na maior parte dos casos deve ser igual a sua, falarei sobre minhas observações e veja se não bate com as suas.
 Treinar um funcionário custa muito tempo e dinheiro, dependendo muito da função e capacidade de aprendizado da pessoa.
  Podemos dizer que no geral leva um ano para ele agir com independência e conhecer bem os detalhes da função, esta independência e conhecimento de detalhes agrega valor ao trabalho justificando os 10% de aumento no primeiro ano.
  Claro que se depois de um ano você nota que o funcionário foi uma aposta furada é melhor não empacar sua vida nem a dele demita logo e que cada um siga seu caminho.
  A cada ano que passa a pessoa vai conhecendo melhor o cliente, o produto, a política da empresa e tudo isto vai agregando valor ao trabalho justificando os 10% subsequentes.
  Esta formula não prevê aumentos diferenciados após 10 anos porque seria economicamente inviável.
  A formula tem muitos detalhes que não faz sentido eu ficar explicitando aqui, ela serve para empresas já bem estabelecidas de médio e grande porte.
  Aquela pequena empresa até pode aplicar a formula desde que tenha lucratividade suficiente.
  Mesmo na pequena empresa que não tem condições de seguir a formula ela seria benéfica para o trabalhador INTELIGENTE, explico:
  Eu sempre digo que trabalhar para pobre é uma desgraça...HAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
  Na falta de coisa melhor a gente até se sujeita, meu primeiro emprego foi em uma pequena banca de feira, precisava e fiquei agradecido da oportunidade de estar empregado, levar algum para casa. 

  Se eu sei que a empresa que trabalho não esta muito bem das pernas é um bom motivo para eu fazer meu trabalho muito bem feito e torcer para que ela fique bem financeiramente e aplique pelo menos a "formula", também é interessante eu ficar de olhos bem abertos e me preparar para tentar a sorte em uma empresa melhor estabelecida, com tetas mais generosas, que aplique pelo menos a "formula".
  Não seja imbecil como muitas pessoas que conheci, estão vendo sinais claros de que a empresa não vive seus melhores dias e mesmo assim acham que o dono vai dar algo que ele mesmo esta com dificuldade para conseguir, pesquise sobre o grande numero de empresas que fecham as portas por falta de lucratividade.


  Não seja imbecil, não dá para tirar leite de pedra, se percebe que a empresa esta a deriva procure outra rapidamente, você não é o capitão, não precisa afundar com o navio, cuide dos seus INTERESSES.


  A ultima empresa que trabalhei não estava mal das pernas, é muito solida, mas mesmo assim pedi a conta porque esta atual me oferece condições muito melhores e promissoras de trabalho, me comportei dignamente até o ultimo dia.
  Busque o melhor para sua vida sem desprezar o que já conseguiu, é horrível cuspir no prato que comemos, não é CIVILIZADO.




anterior                       <>                                próximo