quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Disfarce

  


    "Querer satisfazer a expectativa de todos é o melhor disfarce para o egoísmo.”
     (William Robson)

 



  No "senso comum" o egoísmo é tido como necessariamente um defeito.
  Eu o considero uma característica inata a condição humana, cabe "ponderações".

                                            

 "Egoísmo (ego + ismo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona.

  Neste sentido, é o antônimo de altruísmo."

    Wikipédia

 

  


     Os vícios são o enlouquecimento das virtudes.
(Esse pensamento é complexo, porém seu entendimento importante, é um dos pilares da "minha" filosofia.)

                                            

  Vício - defeito ou imperfeição grave de pessoa ou coisa; qualquer deformação que altere algo física ou funcionalmente.
 
  Virtude - qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável.
  Conformidade com o Bem, com a excelência moral ou de conduta, dignidade.

 

  

 Ser generoso sem duvida é algo bom, uma virtude.
  Dar tudo aos pobres é um "enlouquecimento" da generosidade que pode nos trazer muitos problemas.
  Um deles é nos tornarmos alvo fácil de aproveitadores.
  Outro é penalizarmos nossa família dando a outro algo que poderia proporcionar mais conforto a nossa esposa e filhos.
  Um exemplo fácil é ficar com o nome no SERASA por ser fiador de alguém que não paga as contas.

  Ser limpo/organizado é bom, ser maníaco por limpeza, ter nojo de tudo é um enlouquecimento dessa virtude.

  O egoísmo é uma meditação mais complexa.
  Sou um dos poucos que o vê como algo bom, uma virtude.
  Em geral, mesmo dentro do que "eu" acho razoável, o mínimo egoísmo é "demonizado" pelas pessoas.
  Não entendo por quê!

  Me parece lógico que não pode haver pessoa mais importante para mim que eu mesmo.

  No Cristianismo temos o mandamento de amar Deus sobre todas as coisas.
  Isso é uma sugestão bíblica para alcançarmos alguma "salvação".
  No final das contas estamos sendo egoístas, pensando em nós mesmos, na "nossa" salvação.
  Amar a Deus sobre todas as coisas é um "mal necessário" para atendermos nosso interesse de uma boa "eternidade".
  Vai dizer que você católico ou protestante nunca foi ao culto/missa mais por obrigação social que por vontade própria... não mente que Deus tá vendo.😏

  Somos estimulados a amar o próximo como a nós mesmos.
  Nem preciso dizer o quanto isso é difícil, pense bem, se você ganhasse na loteria, para quem entregaria todo o dinheiro sem fazer nenhuma exigência? 
  Acredito que 99,9% dos indivíduos ficariam com o premio na sua própria conta.

  Fazemos muitas concessões em nome dos filhos ou da pessoa amada, mas essas concessões podem facilmente serem colocadas em xeque.

  Minhas filhas não pediram para nascer, elas são frutos da MINHA vontade de ter filhos, logo ser pai foi concessão ao meu próprio desejo, foi do meu interesse.

  Quero ficar com minha esposa então cedo em muitas coisas para EU ficar com ela. 

  Percebem? 
  EU quero, EU preciso, EU tenho vontade, EU sou a melhor pessoa para ficar com o dinheiro...

  Somos todos egoístas no sentido de "nos amarmos sobre todas as coisas".

  Isso é algo para ser entendido, NÃO demonizado.
  Uma pessoas apática pra tudo, sem nenhuma ambição ... não tem motivos pra viver.
  Por outro lado alguém que sempre se acha o máximo e quer tudo pra si sem se importar com as consequências é um perigo para todos. 





   Vamos a grande provocação desse texto...

                                                 

  NÃO admiro “pessoas muito legais” que se esforçam ao extremo para serem simpáticas com todo mundo.

 

  Não considero possível que essa pessoa goste de todo mundo, seja tolerante com toda e qualquer atitude.
  Tipo aquelas mocinhas de telenovelas mais antigas que dão até azia na gente.

  Pessoas que querem agradar todo mundo não suportam rejeição, querem que todos a admirem, gostem delas.
  Não economizam esforços para conseguirem isso, ser amada por todos.

  Quer algo mais egoísta que querer ser amado por todos?

  Canso de ver pessoas chateadas, tristes porque sentiram que não são tão importantes para outra pessoa quanto acham que deveriam ser.
  Ficam depressivas quando alguém faz qualquer tipo de critica a elas , mesmo criticas leves ou "bem humoradas". 
  Critica-las é um "sacrilégio".

  Deduzo que pessoas que se esforçam demais para agradar todo mundo querem satisfazer as expectativas de todos além do razoável.
  Ser sociável é algo bom, uma virtude, querer ser a queridinha (o) de todos é um enlouquecimento dessa virtude.

  Geralmente posam de "coitadinhas" por não perceberem seu exagerado egoísmo... um ótimo disfarce para o mais puro egoísmo ...

  "Todos tem que me amar porque eu sou uma pessoa maravilhosa."

  Tem também o tipo que nem se esforça para ser legal com os outros, mas "exige" que todos sejam legais e compreensivos com ele.
  Estamos diante do enlouquecimento do egoísmo sem nenhum disfarce, não sei como engana a tantos, inclusive o próprio indivíduo.

  Lembram daquela musica?

   "Eu sou rebelde porque a vida quis assim, porque nunca me trataram com amor e as pessoas se fecharam para mim..."

 Tem sal de frutas aí? 
 Estou com azia...😏