terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tente ser Justo

  
 "A voz da consciência e da honra é bem fraca quando as tripas gritam."
 
(Denis Diderot)

 


  Uma das coisas que não gosto nas empresas são aquelas reuniões motivacionais.
  A maioria de nós não consegue trabalhar no que gosta então o que nos motiva a trabalhar é a necessidade de ganhar algum dinheiro.

  Uma de nossas necessidades básicas é comer, mandar algo para nossas "tripas" (estomago).
  O individuo faminto deixa de lado a honra e a consciência, se precisar, rouba e mata.
  Mas vamos pegar leve ...

  Nem tudo é dinheiro, mas se a empresa se esforçasse para nos pagar o melhor que pudesse já ficaríamos satisfatoriamente motivados.

   Permaneci como empregado na maior parte da minha vida profissional, por longo tempo fui "chefe".
   Por pouco mais de 2 anos fui empregador dono de uma pequeno restaurante.

  Quero dizer que já estive em varias situações observando dos mais diferentes ângulos.

  Alguns empresários são mesquinhos mesmo, outros até que tem boa consciência social, mas sempre tem um justificável temor pelo futuro. 
  Tudo é tão instável, um bom lucro neste mês não tem garantias de se repetir no mês seguinte.
  No Brasil (não conheço a legislação de outros países) quando você dá aumento "acorrenta" a empresa a esse gasto.
  O empresário prudente não se empolga em ir aumentando despesas (salários)  confiando no futuro.

  Por isto defendo o PLR como ótima ferramenta de distribuição de renda que não prejudica nem empregado nem empregador.
  A empresa teve lucro, paga. 
  Não teve lucro, não há nada acorrentando a empresa a uma despesa salarial.



  Fora dinheiro o que nos deixa motivados no trabalho?

  Conforto físico e mental no ambiente.

  Exemplo, em um país tropical como o nosso o conforto térmico do empregado não deveria ser desprezado.
  Ar condicionado, ventiladores, exaustores, uniformes com tecidos apropriados.
  O calor é legal na praia, na piscina, passeando no parque.
  Para trabalhar é desgastante.

  Por favor não radicalizemos, sei que em uma forjaria (por exemplo) não tem muito o que fazer.

  Ar condicionado tem custo de eletricidade altíssimo.
  No comércio torna a experiencia de compra do cliente agradável, de certa forma é um "investimento".
  Na indústria, se for muito lucrativa, dá para dar mais esse beneficio aos funcionários, entretanto se proporcionar algum alivio através de ventiladores já é satisfatório.

  Para melhorar o ambiente por vezes são detalhes simples, uma cadeira mais confortável com regulagem de altura (não somos todos do mesmo tamanho, olha o óbvio aí gente), boa iluminação, banheiros dignos, refeitório confortável e limpo, local fresco para o descanso na hora do almoço.

  Sei que muitos acham que estou exagerando, mas claro que as melhorias devem ser feitas de acordo com a capacidade financeira da empresa.
  Nada mais desconfortável que estar desempregado.

  No comércio que eu tinha, o exaustor ficou inoperante por bastante tempo, corri para comprar ventiladores por absoluta falta de dinheiro, seria bem pior para todos se eu atrasasse o pagamento de salários.

  Nesse texto estou falando das vezes que dinheiro não é o problema e sim a falta de CONSCIÊNCIA (não diria nem social, mas "humana") por parte do empregador.
  Só ele sente frio, calor, dor por posição inadequada!?

  Lembrei agora de uma empresa que a comida era servida em cumbucas, tipo self service, cada um tinha que levar seu talher e pratos de casa e ficar responsável por lava-los.
  Até ai tudo bem, era uma empresa pequena, a comida era boa e o ambiente no refeitório satisfatório. 
  O grande problema é que só havia uma torneira, você demorava mais para lavar a louça que para almoçar.
  A direção sabia do problema e nunca fez nada para soluciona-lo, dava vontade de eu mesmo chamar um encanador comprar uma pia maior e mais umas 3 torneiras resolvendo o problema, mas todos sabem que isso não é permitido em nenhuma empresa, é tido como afronta, motim, você vai para lista negra por fazer o que é certo!!

  O que mais prejudica um bom ambiente de trabalho são os conflitos nos relacionamentos pessoais.

  Acredito que 90% deles poderiam ser resolvidos se as empresas optassem mais pela MERITOCRACIA e menos pela politicagem.
  Sabe aquele funcionário que não é muito eficiente para realizar as tarefas, mas esta sempre de bem com a chefia, é especialista em politicagem?
  As empresas deveriam ser mais racionais, parece incrível mas na hora de promover pessoas elas "seguem o coração" da diretoria, do diretor(a).

  A lista de "promoviveis" deveria levar em conta, pontualidade, assiduidade, eficiência na realização de tarefas, conhecimento do serviço, capacidade de ser aceito pelos grupos sem pertencer a uma única "panelinha".

  Mas na lista de "promoviveis" o psicologismo/achismo impera.

                                          

  O Diretor precisa do apoio psicológico de ter alguém "fiel" a ele que não questione suas ideias, promove o cidadão com essa característica.

 

Um funcionário que o patrão tem afinidade pessoal é promovido, o que seria melhor líder é deixado onde está.

 

O cara mais endividado tem aumento de salário, sim já vi isso.

  "Fulano é mais competente, mas ciclano acabou de ter filho precisa mais da promoção."

 

O funcionário não é tão bom, mas é filho de um grande amigo. (ou tem grau de parentesco)

 

A moça não é tão boa, mas transa com o patrão ... ou o patrão tem esperança que isso aconteça.



 

  
   Porque aplicar a Meritocracia reduz conflitos?

   Imaginem um concurso, quem tirar a nota mais alta na prova leva o "carro."
   Quero ganhar o carro, estudo bastante, mas infelizmente para mim meu colega tira  nota mais alta, ganha o prêmio.
  Fico chateado, mas não houve injustiça, meu colega foi melhor, MERECEU ganhar o "cargo".

  O que mais contamina negativamente as relações pessoais de trabalho é a quantidade enorme de injustiças que ocorrem.
  Como a pessoa mais qualificada não esta na posição que deveria estar as decisões são sofríveis, pouco eficientes.

  Se você é empregador TENTE SER JUSTO, use mais a razão e menos o coração.
  Negócios são negócios, amizades não precisam ser ignoradas, mas o mérito deve prevalecer.

  Se é empregado TENTE SER JUSTO, se o colega desempenha a função melhor que você reconheça isso, cada um tem seu talento.

  Ambiente de trabalho ruim faz mal para saúde física e mental de todos, do cara que esta no primeiro dia de trabalho até o proprietário da empresa, meditemos sobre isso, que cada um faça a sua parte...

  





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