quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Feedback

  "Aquele que fala contigo dos defeitos dos outros, com os outros fala dos teus."
 [Denis Diderot]

  Acho importante saber como as pessoas nos veem.

  Não importa como conseguimos essa informação se direta ou indiretamente.
  Seja através de uma conversa franca ou fofoca.

  Não entendo porque condenam tanto a fofoca.
  Se não falássemos bem ou mal de outras pessoas perderíamos 80% dos assuntos para conversar.

  Se fosse proibido fofocar acredito que o consumo de antidepressivos subiria as alturas.
  Conversar com outras pessoas é uma forma de relaxar.
  Todos nós temos defeitos e problemas, observar e comentar os defeitos e problemas dos outros ... torna nossas falhas mais aceitáveis.

  Eu me acho chato, sou um chato que fico na minha, não saio por aí incomodando as pessoas.
  Ao observar pessoas também chatas e que são um pé no saco ... claro que falo mal delas ao mesmo tempo que me aceito melhor 😆
  Tá complicado né?
  Nós humanos somos complicados...

  Vamos para algo “talvez” mais fácil de entender.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
   Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento.
  O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.
  Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.

  “Nesse texto” vou reduzir o conceito de feedback a uma única palavra, RETORNO.
  Você faz alguma coisa e as pessoas lhe dão um retorno da opinião delas, lhe dão um feedback.

  Você faz um corte de cabelo, as pessoas lhe dão um feedback positivo ou negativo, gostam, não gostam, acham “mais ou menos”.
  Se comentam indiretamente podemos classificar de fofoca.
  E aqui temos um exemplo bem simples e didático.
  O corte de cabelo ficou feio, mas as pessoas para não serem deselegantes dizem que ficou bonito, “interessante”.
  Acontece que através de algum colega ou comentários não feitos diretamente a você ... percebe que as pessoas estão falando mal do seu novo visual.
  Bem, 99% por cento da pessoas mudam de visual na esperança de ficarem mais bonitas para outras pessoas.
  Se o resultado não foi o esperado, é melhor não repetir o mesmo corte.
  O retorno não foi positivo.

  As fofocas, os comentários paralelos me ajudaram muito.

  Poderia contar inúmeros causos, fica até difícil escolher um.
  Lembrei agora que demorei para sair da casa de minha mãe e fiquei sabendo que meus irmãos diziam entre si que eu não tinha estrutura emocional para sair de casa, era um "filhinho da mamãe."
  Quando fiquei sabendo dessa fofoca [comentário] meditei sobre isso.
  Cheguei à conclusão que queria sair de casa, não saía em consideração a minha mãe, ou seja, a situação era inversa do que pensavam meus irmãos.

  O importante foi perceber que minha mãe acreditava nessas “teorias” e decidi ir preparando seu espirito para minha partida.

  Conversei com minha mãe que aquela situação não iria durar para sempre, ficar morando com ela era desfavorável e desconfortável a minha pessoa.
  Conversei também que casando e tendo filhos inevitavelmente essa nova família seria minha prioridade, mãe e irmãos infelizmente ficariam em segundo plano, é assim que as coisas tem que ser.

 "Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer."

  Percebem que a fofoca me fez meditar sobre uma situação e me ajudou a minimizar os efeitos da minha partida em minha mãe?

  Depois que mudei de casa não houve um único momento que desejasse voltar a situação passada.
  Tenho saudades de ser criança, mas isso não é uma situação que dê para manter para sempre, o tempo não para, fiquei morando com minha mãe o máximo que a vida me permitiu.
  Claro que curti muito estar com minha mãe, mas sabem como é, casa da mãe é a casa de todos não dá para ter um cantinho só da gente, ainda mais em uma casa muito simples.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Faz muitos anos que não me irrito com fofocas.

  Não importa como elas chegam aos meus ouvidos, sempre me ajudam a ter um feedback do que as pessoas a minha volta estão pensando a meu respeito.
  Não, não me esforço para agradar todo mundo, isso seria egoísmo, depois escrevo sobre isso...

  Eu critico direta e indiretamente e sou criticado direta e indiretamente ... faz parte.
  Ainda não encontrei alguém que não fale mal absolutamente de ninguém, nem que seja de um político, uma religião ou ideologia.
  Se um dia eu encontrar essa pessoa que não fala mal de ninguém considerarei duas possibilidades:

  É extraterrestre ou muda 😄






anterior                       COMENTAR                           próximo
Postar um comentário