quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HISTORIA

"Se tudo cá na terra fosse excelente, não haveria nada de excelente."   [Denis Diderot]
______________________________________________
______________________________________________
  Quando escrevi o primeiro texto sobre Deng Xiaoping recebi um e-mail dizendo que "o passado não interessa o que se vive é o presente", aquelas frasezinhas ditas em novelas.
  Com certeza a pessoa não leu o texto "Espiral" ou se leu não entendeu nada, nesse sentido a falha pode ter sido minha de não conseguir ser suficientemente claro.
  Eu entendo que vivemos no presente, mas se desconhecemos o passado voltamos a repetir os mesmo erros, não detectamos o que pode ser melhorado, não sabemos o que já foi feito ou dito sobre uma situação, enfim perdemos tempo tentando reinventar a roda.


  Já pensaram se esquecermos tudo que aprendemos nos primeiros anos de escola? No presente nos tornaríamos instantaneamente analfabetos.


  Desprezar o passado traz muitas conseqüências uma delas é bem traiçoeira, como não conseguimos nos SITUAR na historia da humanidade tendemos a acreditar que tudo no presente é péssimo.
  As pessoas ficam com saudades da vida de 100 anos atrás, uma vida que elas não viveram e nem se interessam em saber historicamente como era.


========================
  Não se interessam por FATOS históricos do passado, o importante é o presente e o presente é péssimo diante de um passado "imaginado", idealizado.
  Então no passado as mulheres se davam mais ao respeito, os homens tratavam melhor suas esposas, havia justiça, boa escola, comida saudável, a farmácia ficava no quintal...
  Hoje tudo é péssimo as mulheres não se valorizam, os homens espancam as esposas, há crimes, não temos escolas, o Macdonalds é um monstro, a industria farmacêutica é uma de nossas piores inimigas.

  No Chile até vi uma manifestação onde os jovens querem proibir o lucro na Educação, se você quiser montar uma escola particular terá que abrir mão de qualquer lucro...nem as igrejas fazem isso!!!
  Quero ver se aqueles jovens quando se formarem também não irão querer receber salário, uma cesta básica e uma moradia coletiva devem ser suficiente.
  Veja o caso da Internet, se há 10 anos atrás eu fosse na casa de um colega e experimentasse a Internet que tenho hoje em casa, ficaria maravilhado, acharia excelente.
  No entanto hoje a mesma Internet que me parecia magica diante da discada, sem conhecer o passado, a que tenho hoje em casa pode me parecer péssima.
  O Fascinante é que esta minha insatisfação com a Internet é de uma situação que eu ouvi falar, de fato ainda não vivi, mas sei que existe.

   No Japão ou nos EUA sei que a Banda Larga é bem melhor então minha comparação é com algo que não tem em meu país, mas gostaria que tivesse.
  O que quero dizer é que conhecer o passado nos possibilita a agir e pensar com mais EQUILÍBRIO, nos SITUAR sem extremos.
  Sabemos que nossa Banda Larga pode ser melhor e devemos buscar esta situação, mas sem ficarmos deprimidos acreditando que estamos no pior dos mundos porque não estamos.


======================
  Eu tenho argumentações muito fortes a respeito de um monte de coisas porque sempre me interessei muito por Historia.

 
Pessoas que não conhecem o passado são facilmente manipuláveis no presente, sem perceberem acabam vivendo historias inventadas pelos outros.


  Pode parecer exagero e talvez até seja, mas quem não conhece o passado não pode estar seguro em dizer que vive sua própria historia.
 
Um livro sagrado qualquer convence o cidadão a se explodir em um atentado, oras, se ele lesse outros livros, conhecesse outras historias, possivelmente poderia escolher um enredo para sua vida mais eficiente, ou poderia até se decidir por explodir, mas aí estaria vivendo a SUA historia e não sendo a cópia de outro terrorista, que foi copia de outro, que foi copia de outro... 




      Somos tão interessantes sendo originais, mas insistimos em sermos copias do cantor, da atriz, do pastor de uma igreja qualquer, de um monge que vive a milhares de quilômetros em uma outra cultura...
[Sobre Cópias]


 anterior                       <>                                próximo

Postar um comentário