“A ambição universal do homem
é colher o que nunca plantou.”
(Adam Smith)
Graças ao uso da
LÓGICA tenho uma vida razoavelmente “blindada”.
Não dependo de
transporte público, por exemplo.
No máximo em 30
minutos chego ao trabalho, para uma Cidade com 1 milhão de habitantes e trânsito
centrado em ônibus...até que é um tempo satisfatório.
Eu, minha esposa
e filhas temos boa saúde, as dificuldades do SUS não sentimos na
pele, é algo mais visto pela TV.
O bairro que moro
é bonito, arborizado, a vida segue tranquila sem notícias de crimes hediondos, bala perdida ou
excesso de violência.
Pelo rumo que
vejo as coisas seguirem, blindar minha vida confiando no trabalho, bom senso meu
e de minha esposa foi e é um excelente negócio.
Vou tentar mostrar
isso com 2 observações.
1 - Há pessoas que agem sem pensar muito, esperam
que através de orações, “espíritos” lhes proporcionem uma boa vida.
Entretanto
observo que:
De “Deus” as pessoas esperam
muito, mas não cobram nada, ele faz quando quiser, se achar que a pessoa merece, os fiéis aceitam
2 - Há pessoas que agem sem pensar muito, esperam
que o Estado lhes proporcione uma boa vida.
Entretanto
observo que:
Do Estado as pessoas esperam
muito, cobram tudo, no momento que elas quiserem, só por existirem merecem
automaticamente tudo de bom.
Nas manifestações
de 2013 isso ficou claríssimo.
Nosso povo basicamente
pede a estatização de tudo.
Não faltou gente
dizendo que ônibus de graça é possível.
O bom senso nos
diz que:
Tarifa zero é possível, o impossível é CUSTO
ZERO.
Se manter um
carro que usamos em média 1 hora por dia tem custo imaginem um ônibus rodando
em média 8 horas por dia!!
Ônibus com tarifa
zero é perfeitamente possível chamamos isso de Estatizar ou Municipalizar o
transporte público o custo é totalmente coberto com o
dinheiro dos impostos.
Se os
manifestantes forem atendidos teremos um Estado ainda maior, interferindo ainda
mais na economia.
O brasileiro quer
isso e os Governantes sonham com isso; junta a fome com a vontade de comer.
Somado a defesa
de um Estado cada vez maior vem o ódio a empresas e empresários principalmente
se for estrangeiro.
É evidente que
isso afugenta investidores.
Vejam o caso da
Copa, parece que os brasileiros foram pegos de surpresa.
Eu por anos
escrevi praticamente sozinho contra a imbecilidade de gastar tanto dinheiro com
esportes, agora as pessoas “acordaram” para a realidade, mas se comportam como
idiotas.
Estão depredando coisas, fechando ruas em protesto contra a realização da Copa!!
É algo como você
se endividar para comprar um carro e agora que a “ficha caiu” a solução é atear
fogo no carro!!!!
Nenhuma empresa
vai querer sua marca associada a algo “negativo” e as manifestações estão
transformando a Copa no verdadeiro símbolo da besta.
A Copa que já nos
traria naturalmente muito prejuízo vai ficar ainda mais cara sem boas cotas de
patrocínio.
Com depredações
menos turistas se animarão a vir ao Brasil, mais prejuízo.
O pior é que (com
tanta imbecilidade por todo lado) aquelas melhoras conseguidas com o plano Real
vão se perdendo, já resta bem pouco de bons fundamentos econômicos.
A economia é como a agricultura, você
planta boas sementes hoje para colher no futuro ... faz tempo que deixamos de
plantar boas sementes.
Nosso descontrole está
tão grande que mesmo que consigamos uma boa equipe econômica os resultados
demorariam anos para aparecer, assim como aconteceu com a equipe de FHC que até
hoje é demonizada mesmo tendo melhorado o país, eles plantaram a boa semente e
outros colheram os frutos.
Infelizmente tudo
indica que caminharemos para mais uma década perdida.
Como temos um
território muito rico a vida seguirá adiante muito aquém do que poderia ser.
Quanto a mim e
pessoas como eu...pagaremos ainda mais impostos, não temos como escapar.
Mas em terra de
cego quem tem um olho vive bem, pessoalmente não vejo grandes transtornos na
minha vida.
Hoje infelizmente
o conselho que posso dar a você Livre Pensador é que seja EGOÍSTA, pense
basicamente em você e sua família, blinde sua vida, não se desgaste tanto com
ideologias estatizantes fracassadas.
Não sei se a
imbecilidade que historicamente atinge o povo Latino algum dia diminuirá, enquanto não encontramos inteligência nos trópicos é melhor cultivar a inteligência
em nossas famílias.
A economia e as
condições de vida no Brasil estão instáveis, mas aqui em casa vivemos com bom
senso, tudo indica uma década de paz e prosperidade na minha família... é o que
desejo para você e SUA FAMÍLIA, bom senso, paz e prosperidade.
Nota Maio de 2026: Nesse texto escrito em 2013 eu estava bem desanimado com os rumos que as coisas estavam tomando.
E não deu outra, depois de tantas manifestações a esquerda só se fortaleceu.
Em 2014 o PT e os partidos mais à esquerda receberam votos suficientes para continuarmos em direção a Venezuelização, confesso que dava a catástrofe econômica como certa, e foi o que aconteceu culminado com o impedimento de Dilma.
✧✧✧
Resumo:
1. A lógica como ferramenta de blindagem pessoal: O autor defende que o uso da razão e do bom senso, aplicados às decisões cotidianas, permite construir uma vida estável e independente dos sistemas públicos , transporte, saúde, segurança , sem depender de promessas do Estado ou da religião.
2. Crítica às duas ilusões de salvação coletiva: Robson traça um paralelo entre quem espera tudo de Deus (sem cobrar resultados) e quem espera tudo do Estado (cobrando tudo, imediatamente). Para ele, ambas as posturas revelam uma recusa em assumir responsabilidade pessoal.
3. Tarifa zero não significa custo zero: Um dos argumentos centrais do texto: a estatização do transporte é tecnicamente possível, mas o custo não desaparece , ele é transferido para os impostos. O autor critica a ilusão popular de que gratuidade equivale a ausência de custo.
4. As manifestações de 2013 como sintoma de irracionalidade coletiva: Robson vê nas manifestações não um movimento construtivo, mas uma reação contraditória: as pessoas protestam contra a Copa após anos de omissão, e ainda assim adotam atitudes autodestrutivas , depredações que afastam turistas e patrocinadores, agravando o prejuízo que dizem combater.
5. O Estado maior como armadilha econômica:O autor argumenta que a demanda popular por mais estatização, somada ao anti-empresarismo, afugenta investidores e corrói os fundamentos econômicos conquistados com o Plano Real , comparando a economia à agricultura: é preciso "plantar boas sementes" hoje para colher no futuro.
6. O conselho do egoísmo estratégico:Diante do diagnóstico pessimista, Robson aconselha explicitamente o "livre pensador" a ser egoísta , priorizar a própria família, blindar a própria vida e não se desgastar com ideologias estatizantes que considera fracassadas.
7. Nota de 2026: a previsão confirmada: Em adendo posterior, o autor registra que seus prognósticos se concretizaram , o fortalecimento da esquerda após 2013, a continuidade do PT em 2014 e a crise econômica que culminou no impeachment de Dilma Rousseff, que ele interpreta como validação de sua análise original.
.