quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

INTERPRETAR TEXTOS

   “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”
[Mário Quintana]

  Em tempos de Internet fica fácil perceber isso.
  A pessoa comenta a imagem e alguma frase contida nela, mas não procura verificar/ler se aquilo tem fundamento.
  [Claro que não estou me referindo aos postes de humor.] 
  Sou muito criticado porque raramente coloco um comentário sem link.
  O link em geral direciona para uma fonte da notícia ou para um texto que escrevi sobre o assunto.
  Mas as pessoas se recusam a ler, é quase uma ofensa, dizem que apenas quero me promover... como se isso fosse mais um grande mal.
  Porque não posso divulgar o que escrevo!?

  Sempre que alguém coloca um link que reforce seu comentário eu clico.
  Eu aprendi ler e leio.

  Nos meus debates sinto que as pessoas tem uma grande dificuldade para interpretar textos.

  Elas nem tentam.
  Deixam que o padre, pastor, político, ídolo...interpretem por elas.
  Para Filosofar saber ler não basta, é preciso interpretar o que está escrito.

  O mais complicado é que por vezes o pastor, padre ou político também não interpretou o texto, alguém interpretou por eles há centenas de anos atrás e essa interpretação virou uma TRADIÇÃO.

Cegos guiando cegos.

  Nessa longa sequência que início hoje quero que você interprete o texto junto comigo.
  NÃO! Eu não serei seu guia e peço encarecidamente que você evite que outros sejam.
  Leia O QUE ESTA ESCRITO, não traga elementos que não estão no texto.
  Não confundam DEDUÇÃO com IMAGINAÇÃO.

Dedução:
1 - Resultado, consequências, ilação.
2 - Raciocínio ascendente (da causa para os efeitos).

Imaginação:
1 - Criar imagens, representações, fantasias.
2. Falsa idéia proveniente de um juízo errôneo ou de uma apreciação irrefletida.
3. Suposição; cisma.

  A dedução nos leva a observar a realidade, chegar a conclusões satisfatórias, são nossos “números reais.”
  A imaginação é algo maravilhoso, é nosso contato com números complexos, mas se não tivermos muito cuidado nos leva a viver de “CONTOS”, uma desconexão da realidade.
  A imaginação é uma estrutura de pensamento indescritível, sua principal virtude é o SONHO seu enlouquecimento a ILUSÃO.

 A revista Veja propôs várias questões um bom exercício de interpretação de textos e de meditação em vários temas polêmicos.
 Vamos nessa viajem…
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  “Um menino de rua, tipo "molecão", aborda seu carro no semáforo, aponta-lhe uma arma e rouba seu celular e seu dinheiro. Você:”
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a) Fica com raiva e medo.
  Passado o susto, diz a si mesmo que a culpa não é dele.      
  Como todo mundo, ele foi um bebê inocente que a vida transformou em criminoso.
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  Não sou Freudiano.
  Não concordo com pensadores que dizem que nascemos uma “folha em branco” e que nossa personalidade é diretamente fruto do meio em que vivemos.
  Tanto para ateus quanto para religiosos essa proposição não é satisfatória.
  Para ateus os genes determinam tudo que somos, logo, já nascemos predispostos a sermos mais violentos ou pacíficos, isso já foi determinado como característica genética.
  O meio pode amenizar ou ampliar caraterísticas, mas já nascemos com elas.
  Para religiosos existe um espirito soprado ou reencarnado.
  Deus sopra dons, talentos, dá livre arbítrio, não é porque eu nasci em uma família de alcoólatras que serei alcoólatra também, não é porque nasci em uma família de gênios que serei gênio também.
  Freudianos simplesmente ignoram genética e espiritualidade.

  “Todos nascemos puros e bons, se nos tornamos perversos a culpa é da sociedade.”

  [O Freudianismo é o atual pensamento dominante...infelizmente]

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b) Se pudesse, mandaria recolher todos esses menores infratores.
  Mas passa pela sua cabeça que em uma instituição eles têm contato com criminosos mais barra-pesada.
   O certo é obrigá-los a prestar serviços comunitários.
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  Serviços comunitários não são tão fáceis de serem colocados em pratica.
  Pense bem, você é diretor de uma escola e um desses “garotos” que assaltam a mão armada no semáforo é designado para servir merenda na sua escola.
  Caso ele não se comporte você se arriscará em comprar briga com um sujeito desses?
  Você um pacato chefe de família que nunca pegou em um revolver.
  Nossa legislação praticamente impede um menor de 16 anos trabalhar.
  Pelo estatuto da criança e adolescente o tipo de tarefas que podemos dar a eles são bem poucas, além do mais seja sincero, um cidadão aponta uma arma para sua cabeça e você não morre por sorte, por que aceitou ser completamente humilhado, e a “punição” é o cara servir merenda na escola!!

  Quanto as prisões, jamais prenderíamos adultos junto com menores.
  E mesmo na prisão para menores podemos fazer uma triagem, ao menos para isso a Psicologia deve servir.
  Para jovens que cometeram ou tentaram cometer delitos graves, prisões mais rigorosas e punitivas.
  Para jovens que cometeram ou tentaram cometer delitos leves, prisões mais brandas “corretivas”.
  Um comentarista disse ser contra a prisão de menores porque as prisões já estão cheias!
   É o tipo de pensamento que eu evito comentar para não ser indelicado, o nível mental da pessoa é tão baixo que seria desperdício de tempo.
  Porque não podemos construir mais presídios?
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c) ¹Conclui que o molecão assalta para financiar seu vício e que, ²se a polícia estivesse onde deveria estar, esses crimes seriam menos frequentes.
  ³Mandar para uma detenção juvenil não adianta: o menino vai fugir e voltar para as ruas.
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  ¹Pelo texto da questão não dá para concluir que o menor é viciado. [analise básica de texto]

  ²É uma ilusão acreditar que a polícia pode estar em todos os lugares, ficaria caríssimo para a sociedade manter um efetivo tão grande.
  O marginal sempre buscará estar onde a polícia não está.
   Através de câmeras podemos vigiar a cidade a um custo bem mais baixo é para isso que devemos caminhar, mas muitos cidadãos não querem ter sua “privacidade invadida”.
  Se você não está fazendo nada de errado qual o problema em ser filmado?
  Desde que não seja feito uso indevido da imagem não vejo problemas.

  ³Dizer que não adianta prender menor, pois ele certamente fugirá... não tem sustentação lógica.
  Deveríamos OBSERVAR que 100% dos menores presos fogem algo que não é REAL.
  Essa questão “c” coloca a culpa de tudo na ineficiência do trabalho dos policiais e carcereiros, não concordo com ela porque os nossos policiais prendem, nossa legislação que é frouxa e solta.
  A impunidade estraga esse país...
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d) Pensa no que ouviu de outra vítima no rádio: quem aponta uma arma para o outro, não importa a idade, tem de ser punido como adulto.
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   Esse item me parece o mais satisfatório, quem pega uma arma está disposto a matar e se não é para auto defesa eu considero motivo fútil. [Roubo ou vingança]

  “Punir como adulto”, ficou subjetivo.
  Como já disse, não colocaria menores na mesma prisão com adultos, mas mudariam de regime ao completarem 21 anos.
  Quanto a pena ela seria a mesma.

  Se o indivíduo praticou um crime que equivale a 10 anos de pena não importa a idade do indivíduo importa o delito que ele cometeu.

  Se o indivíduo tem 16 anos cumprirá 5 anos em prisão juvenil e 5 anos em prisão para adultos.
  Essa lógica entra em sua mente?

To be continued...




Ler é importante, mas pensar é fundamental.

  “Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.”
[John Locke]


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