segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Futuro dos Hominídeos

 

 “Tornou-se chocantemente óbvio que a nossa tecnologia excedeu a nossa humanidade.”
     (Albert Einstein)

  Einstein foi um grande pensador.

  Admiro mais o "Einstein Filósofo" que o "Einstein Cientista."
 Link

  Ele dizia coisas óbvias, eu escrevo coisas óbvias. 

  É espantoso como o óbvio é negligenciado pelas pessoas.

  A maioria dos indivíduos pautam suas vidas por contos da carochinha, historias em quadrinhos, frases bonitas, parábolas ... enquanto a lógica não penetra na mente deles.
  Cérebros de má qualidade?
  Humm ... isso não é observável, nem tudo que parece óbvio, é.

  Estava voltando para casa do trabalho, horário de verão, a moto estava a 80 Km/h.
  Outra moto se aproximou rapidamente no retrovisor e passou por mim. 
  É “óbvio” que o outro motociclista estava dirigindo a mais de 80 Km/h.
  Vocês acreditam que o cara estava digitando mensagens de texto em um celular!?
  Eu dirijo carro e moto, dirigir moto exige muito mais atenção, tem mais comandos que o carro.
  No carro, por exemplo, é só um freio na moto são dois.
  Com 4 rodas nossa capacidade de equilíbrio não é exigida, em duas sim.
  Um leve esbarrão no carro risca a lataria, na moto é uma queda feia.

  A pessoa digitar mensagens enquanto dirige moto é realmente fantástico.
  Para um Filosofo é uma visão para ficar maravilhado com a estupenda habilidade física e mental, principalmente mental.
  Eu não me atrevo a dirigir moto falando ao celular imaginem enviando mensagem de texto.
  Não estou falando nem do risco de acidente estou falando que realmente não consigo.
  Claro que mesmo que conseguisse não faria, mas o fato é que NÃO CONSIGO.

  É “óbvio” que o cérebro daquele motociclista é bem superior ao meu. 
  Eu conheço o cara, converso com ele de vez em quando, trabalhamos na mesma empresa.

  Mas isso não é novidade para mim.
  Desde o primeiro ano de escola percebi o quanto sou "burro" ... ou que o meu cérebro não era tão eficiente quanto os outros.
  Ainda teve um fato complicador.
  Comecei meu primeiro ano na Escola "Carlos Zinck" (Acho que é isso) na Vila Boa vista.
  Fomos despejados do imóvel, voltamos para o Bairro São Bernardo.
  Fui para o Geny Rodrigues onde a matéria já estava mais adiantada.
  A professora falava, falava e eu não entendia nada, servia até de chacota para outras crianças, lembro de chorar na sala de aula por não entender absolutamente nada de matemática.
  Com a escrita nunca tive dificuldades, ler e escrever era meio que automático.
  Mesmo estando atrasado na "cartilha" não lembro de nenhuma dificuldade ... no primeiro ano.
  Nos outros anos vieram a "gramática" e essa é até hoje um grande desafio.
  A forma como a língua portuguesa é escrita não é lógico e isso me traz grande dificuldade, eu decoro as estruturas, mas não entendo.

  Com a Matemática foi diferente, como a primeira escola atrasou a matéria me faltou base.
  Tive que me dedicar mais que outras crianças aos deveres de casa, assim que preenchi os "espaços em branco", por se lógica, a matemática começou a fluir fácil.

  Evidente que com 6,7, 8 anos eu ia apenas sobrevivendo, o mundo era uma grande novidade pra mim.
  Hoje, olhando para o passado do alto de toda minha experiencia tenho algumas deduções.
  Meu cérebro realmente não é muito eficiente, minha memória é curta.
  Mas eu tenho uma capacidade lógica acima da média, o óbvio me salta aos olhos sobrando mais tempo para me ocupar de pensamentos complexos.

  É fantástico o que um cérebro limitado como o meu consegue fazer apenas observando o “óbvio”, apenas usando a lógica.
  Acreditam que no segundo ano eu já era tido como inteligente!?

  Talvez essa meditação fique mais "inteligível" se a palavra "lógica" for substituída por "juízo".      

  "Raul é muito inteligente, mas não tem juízo."   

  "William não é muito inteligente, mas tem juízo."             

   Puxe pela sua memoria e verá que essa observação óbvia já esteve diante de você varias vezes.
   Evidente que cada pessoa é um mundo a parte,  juízo e inteligência variam nos mais infinitos graus.
   Vamos falar de dinheiro que é algo mais fácil de visualizar.
   Há pessoas com talento/inteligência em alguma atividade e por conta disso conseguem boa renda, no entanto estão sempre endividadas por falta juízo/lógica nos gastos.

  Não é que eu queira puxar a sardinha para meu lado, simplesmente observo o óbvio, os resultados são bem repetitivos.

    Ter juízo é mais eficiente para uma vida satisfatória que ter um cérebro com grande capacidade de processamento.

  Tudo até aqui foi só preliminares, "vaselina".😏

  Vamos a parte principal dessa meditação que não tinha como ser exposta diretamente sem parecer delírios de um louco.



   Quando assisti filmes como Matrix ou Exterminador do Futuro eu já tinha tido longas conversas com o amigo Einstein sobre o tema abordado nos filmes, confesso que ver o pensamento tão bem expresso nas telas me fez estremecer.

  Uma maquina com inteligência artificial terá capacidade de processamento fantástica e excelência na percepção do óbvio, da lógica.

  Minha mente lógica, mas com baixa capacidade de processamento, não seria páreo para uma maquina com inteligência artificial.

  Cérebros eficientes, mas sem grande capacidade lógica não estarão a altura da inteligencia artificial.

  Indivíduos como Einstein são raros na humanidade, eficientes na capacidade de processamento e capazes de observar o “óbvio”.

  Com a inteligência artificial é diferente, capacidade de processamento e lógica são itens de série.

  Quero dizer que ficaremos tão obsoletos em relação as maquinas que elas farão o “óbvio” o lógico:

  SEREMOS EXTERMINADOS.


  É engraçado, a única esperança para humanidade é que sejamos espíritos, esta é nossa única possibilidade de “salvação”... fascinante.

  Bom, eu não gosto desta historia de “único caminho” então um outro caminho seria toda nossa essência ser gravada em um chip e colocada em um corpo androide de ótima qualidade, quase indestrutível, um corpo de máxima eficiência.

  De qualquer forma a humanidade como conhecemos passaria por sua mais fantástica mudança, seres com pensamento humanos em corpos de super maquinas, corpos eternos.

  Se formos apenas maquinas biológicas, fatalmente seremos eliminados, assim como os Sapiens possivelmente fizeram com outros Hominídeos obsoletos, é só uma questão de tempo.

  Somos apenas uma escada, o fim da era da mutação e o inicio da era da evolução, preparação para uma espécie realmente superior que povoará todo o Universo.

  O domínio das MAQUINAS, não mais as biológicas surgidas ao acaso, mas as maquinas ANDROIDES surgidas da INTELIGÊNCIA, da LÓGICA.

  Se não formos espíritos nós hominídeos seremos substituídos pelos humanoides, a "espécie" que povoará o universo.




 Humanoides são geralmente apresentados como bípedes de corpo ereto, que possuem dois olhos, um nariz e uma boca dispostos com a mesma ordem da face humana.
  Este termo é muito utilizado na ficção para designar seres fantásticos, como por exemplo robôs, personagens e monstros diversos.



  Hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus.
  O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens.
  Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.
  As principais características desta família são: a posição ereta e bípede para deslocamento, aumento da capacidade craniana quando comparado aos outros grupos de primatas e desenvolvimento de dentes pequenos e os caninos não especializados.  
  Posteriormente, surgiram também modificações no comportamento, habilidade de desenvolver utensílios para uso próprio e específico e a linguagem verbal.



.