sábado, 14 de abril de 2012

Quem não Sente!?


 “O mundo é de quem não sente.
  A condição essencial para ser um homem prático é a ausência de sensibilidade.”
[Fernando Pessoa]

  Uma pessoa pratica é aquela que torna as coisas mais simples, vai direto ao ponto, não complica.
  Mas do jeito que a palavra está nessa frase sugere racionalidade.

  Racionalidade é o processo pelo qual agimos com objetivos reais e considerados corretos pela sociedade, agir racionalmente é ter uma perspectiva das consequências que algumas ações pode ter.

  Escuto muito divulgarem a concepção que um homem racional é frio, sem sentimentos.
  (Já me chamaram de monstro, insensível, tantas vezes.)
  Mas vejam que o conceito de agir racionalmente é bem mais amplo.
  É inevitável ter e reconhecer sentimentos.

  Lembremos que a ausência total de sentimentos é anomalia mental raríssima.

  Em toda minha vida nunca encontrei ninguém com essa característica.
  Em filmes (sempre fundamentados no psicologismo) vemos atribuírem falta de sentimentos a assassinos em série, mas aparentemente eles gostam de matar, gostar (ou não gostar) de qualquer coisa é sempre um sentimento.
  Se o cidadão é assassino de aluguel, faz por dinheiro, gosta de coisas que o dinheiro pode comprar.

  A pessoa tem sentimentos o que falta é empatia.
 
  Empatia é característica das pessoas que são capazes de se colocar no lugar do outro, compartilhando sua dor ou sua alegria, suas preocupações ou esperanças.

  O indivíduo não quer ou não consegue se colocar no lugar do outro.
  Vou tentar um exemplo:

  Vejo uma mulher com cerca de 40 anos andando na calçada.           
  Para mim não é apenas mais um ser humano entre os mais de 200 milhões de brasileiros.
  Com essa idade provavelmente é mãe, filha, esposa, tia, funcionária, amiga ... uma pessoa muito importante para várias pessoas.
  Se eu fizer qualquer mal a essa mulher sinto como se tivesse prejudicando alguém semelhante a minha esposa.
  Há uma empatia.
  Eu me coloco no lugar daquela mulher e tudo que representa para muita gente.


  Suponhamos que ela está usando celular, um aparelho que hoje em dia é muito importante para nós, dependendo do modelo custa caro.
  Detestaria ter meu celular roubado, logo, empaticamente não desejo provocar esse mal a ninguém.

  Eu não presto para quase nada, ser ladrão é outra coisa para qual não tenho perfil. 

  O ladrão, assassino, estuprador, corrupto ... de certo tem sentimentos.
  Gosta da mãe, esposa, filhos, amigos.
  Acontece que egoisticamente só leva em conta seus próprios sentimentos e ignora os sentimentos dos outros.

  Tenho pra mim que é impossível agir racionalmente ignorando os próprios sentimentos ou dos outros...






.