quinta-feira, 26 de abril de 2012

Igreja de Cristo

  “Concordo com a tese de que o Jesus histórico não fundou uma nova religião nem uma igreja. Ele formou, sim, uma COMUNIDADE DE AMOR (o “cristianismo das origens”), ou seja, uma COMUNIDADE DE PESSOAS,” [Pinheiro]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  A igreja não é o prédio onde as pessoas se reúnem ela é justamente uma COMUNIDADE DE PESSOAS com a mesma crença.
  Jesus pregou por apenas 3 anos e utilizou sinagogas ou seja, se reuniu com pessoas em espaços fechados. Ele nasceu na religião Judaica e fundou uma nova religião o CRISTIANISMO. 
  Isso faz mas sentido que defender que Jesus era Espirita...
  Construir um Templo não era coisa muito fácil no tempo de Jesus, não é fácil nem hoje em dia. 
  Portanto dizer que se Jesus pregasse por 20 anos não iria construir um prédio para receber as pessoas que o procuravam é fazer um grande exercício de abstração.
  Veja o caso dos Espiritas:
  Um grupo começa se reunir em uma casa particular para conversas, estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, orações...
  Quem vai convida um colega e logo a casa fica pequena e alugam uma outra maior apenas para servir de Centro Espirita, se as coisas correm bem há necessidade de construir um grande salão com cadeiras...olha a igreja física aí geennnte!
  A igreja espiritual já existia, pessoas com a mesma crença tentando se ligarem ao divino.
                                                       ======================
João 20:19 - Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

  Notem que neste local onde os apóstolos estavam reunidos não estavam Tomé e Judas.
  Notem também que o texto fala “discípulos” o que pode significar que havia mais gente que apenas os apóstolos.

  De qualquer forma estavam reunidos ao menos 10 homens naquele local!!!
  Não te dá a impressão que eles costumavam se reunir naquele local? Então a vida de Jesus e dos apóstolos não era só de andanças.
  Vejam que interessante, Judas foi um dos primeiros apóstolos a andar com Jesus, ele era um dos mais instruídos e por isto foi escolhido para ser o TESOUREIRO do grupo.
  Agora temos um local de reunião, um líder religioso que é o próprio Jesus, auxiliares diretos como Pedro e João e até um tesoureiro!
  Caraca gente! Se isto não for o inicio de uma igreja então temos que rasgar os dicionários.
  Já comentei aqui que Jesus era judeu, disse que não veio mudar as leis judaicas, mas na pratica foi o que fez.
  Não estou falando aqui de coisas prosaicas como não lavar as mãos antes de comer, estou falando de mudanças radicais como dizer: “Ninguém vem ao Pai senão por mim.”
  Os Judeus tinham uma tradição de falar com Deus através de profetas, mas não havia um único profeta, Jesus vem e diz que agora o único profeta era ele próprio e mais que isto era filho do próprio Deus.
  Senhoras e senhores isto é estabelecer uma NOVA CRENÇA, uma nova RELIGIÃO.
  Seria a mesma coisa que o RR dizer que ninguém vai a Jesus se não for por ele, é uma nova crença onde RR é a única ligação com Jesus que por sua vez é a única ligação com Deus.
  A Igreja deixada por Jesus tinha até um símbolo, era o desenho de um peixe, talvez influencia dos apóstolos pescadores e por ser um alimento muito consumido naquela região. É a famosa “Igreja do Primeiro Século” [“cristianismo das origens”] uma espécie de cidade perdida de Atlântida para os evangélicos.
  Qualquer Religião que você estudar observará que surgem varias ramificações e cada uma se dizendo mais “pura e verdadeira”.
  Judaísmo, Islamismo, Budismo, Hinduismo, Cristianismo...
  Concluindo: A Filosofia Matemática nos diz que Jesus fundou uma igreja e também fundou uma religião que hoje pode ser observada nas mais diferentes ramificações.
  Tem até o Kardecismo se dizendo o verdadeiro cristianismo ao mesmo tempo que discorda de que Cristo seja o único caminho.
  “Kardec não veio para mudar as leis” fundamentais do Cristianismo...
 [ eu já ouvi essa historia antes]
Catedral de Campinas


anterior                                           <>                                                próximo