quinta-feira, 26 de abril de 2012

Igreja de Cristo


👨 “O Jesus histórico não fundou uma nova religião nem igreja.
  Ele formou uma COMUNIDADE DE AMOR (o “cristianismo das origens”), ou seja, uma COMUNIDADE DE PESSOAS”.
 [Comentarista Kardecista]

  Que fofo, mas...

  Igreja no seu conceito original não é o prédio onde as pessoas se reúnem, ela é justamente uma COMUNIDADE DE PESSOAS com a mesma crença.
  Jesus pregou por apenas 3 anos, utilizou sinagogas, ou seja, se reuniu com pessoas em espaços fechados (e abertos).

  Construir um Templo (igreja física) não era fácil no tempo de Jesus, não é fácil nem hoje em dia.
  Se o ministério de Jesus fosse mais longo, de certo seria providenciado um lugar fixo mais apropriado.

  Como o comentarista é espirita entendam como surgem os centros/igrejas dessa doutrina. 

  Um grupo começa se reunir em casa particular para conversas, estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, orações...
  Quem vai convida colegas.
  Se a casa fica pequena alugam outra maior apenas para servir de Centro Espirita.
  Caso a “comunidade de pessoas” continue crescendo, providencia-se um grande salão com cadeiras e tudo mais que caracteriza uma “igreja física.”

  Vamos as evidências bíblicas que Jesus fundou sim uma igreja.                                                      

  Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes:
  Paz seja convosco.
[João 20:19]

  Isso aconteceu na primeira aparição de Jesus para os apóstolos depois da ressurreição. 
  Quem conhece a Bíblia sabe que nesse momento só não estavam presentes Tomé e Judas.
  (Judas obviamente se afastou do grupo.)
  Como o versículo fala em “discípulos” pode ser até que havia mais gente fora os apóstolos.
  De qualquer forma estavam reunidos ao menos 10 homens naquele lugar.
  A impressão que dá é que eles costumavam se reunir naquele local ... a vida de Jesus e dos apóstolos não era só de andanças.

  Pra quem não conhece a bíblia vou dar outra informação, não precisa acreditar em mim, pode pesquisar.
 
  Judas foi um dos primeiros apóstolos a andar com Jesus, era um dos mais instruídos e por isso foi escolhido para ser o TESOUREIRO do grupo.

  Agora temos um local de reunião, um líder religioso que é o próprio Jesus, auxiliares diretos como Pedro e João e até um tesoureiro!
  Caraca!
  Se isso não é uma igreja então temos que rasgar os dicionários, esquecer conceitos novos e antigos dessa palavra.

  Jesus NÃO fundou uma nova religião?
  Tem certeza disso?

  Jesus era judeu, disse que não veio mudar as leis judaicas, mas na pratica foi o que fez.
  Não estou falando aqui de coisas prosaicas como não lavar as mãos antes de comer ou trabalhar no Sábado, estou falando de mudanças fundamentais como dizer:

“Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

   Na religião judaica era tradição falar com Deus através de profetas, não havia um único profeta, foram vários no decorrer do tempo.
  Jesus vem e diz que agora o único profeta era ele próprio e mais que isso era filho do próprio Deus.
  Isso é estabelecer uma nova crença ... NOVA RELIGIÃO.
  Seria a mesma coisa que o RR Soares dizer que ninguém vai a Jesus se não for por ele.
  Uma nova crença onde RR é a única ligação com Jesus que por sua vez é a única ligação com Deus.

  A Igreja deixada por Jesus tinha até um símbolo, era o desenho de um peixe, talvez influência dos apóstolos pescadores e por ser um alimento muito consumido naquela região.
  É a famosa “Igreja do Primeiro Século” “cristianismo das origens”.


  Qualquer Religião que você estudar observará que surgem várias ramificações e cada uma se dizendo mais “pura e verdadeira”.
  Judaísmo, Islamismo, Budismo, Hinduísmo, Cristianismo...

  Deduzimos que:

  Jesus fundou uma igreja e também fundou uma religião que hoje pode ser observada nas mais diferentes ramificações.

  Tem até o Kardecismo se dizendo o verdadeiro cristianismo ao mesmo tempo que discorda sobre Jesus Cristo ser o único caminho.


  “Kardec não veio  mudar as leis do Cristianismo”.

 (Já lemos essa história antes 😊)





.