quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Gol de Maomé


   “A comunidade muçulmana precisa decidir se quer fazer as pazes com a modernidade.”
[Francis Fukuyama – Cientista Político]

  Vejo muitos protestantes dizendo que temos que reviver a Igreja do primeiro século sendo que ironicamente poucos fazem isso tão bem quanto os muçulmanos.
  Se os muçulmanos aceitassem Jesus como seu único salvador seriam cristãos muito próximos do que está escrito na Bíblia.
  Isso parece mais uma “divina comédia” como diria o amigo Dante.
   Os povos que se comportam como a igreja do primeiro século não conviveram com Jesus nem são seus seguidores.
  Enquanto que as sociedades que tem Jesus como seu mestre assumiram o comportamento “moderno”.

 Ficamos assim:

👳 Os muçulmanos tem comportamento exemplar em termos de Fé, cobrem suas mulheres, respeitam aquelas leis mosaicas, a Constituição é o Corão.
    Embora apresente comportamentos semelhantes ao da Igreja do Primeiro Século (segundo a ótica protestante) lhes falta o principal, aceitar Jesus como seu único salvador.

👨 No Ocidente a situação é invertida, aceitam Jesus como único salvador, mas falham no comportamento.
  Mulheres são livres, podem até vestir calça. 😄
  As que não vestem é porque não querem, são respeitadas nisso também.
  Nações cristãs são laicas, a Bíblia não é a Constituição Federal de nenhum país que eu me lembre.


   Em geral, nas civilizações judaico-cristã vive-se melhor que nos países do Islã apesar da riqueza deles em petróleo.
  Até os exércitos dos cristãos são mais poderosos.

  Uma provocação interessante:

  A orientação Bíblica ou do Corão para mantermos as mulheres em um nível abaixo do homem até agora não mostrou a razão de ser.

  Senão todo o Ocidente, estaria falido material e moralmente.
  É como se cientificamente separássemos dois grandes grupos.

  Grupo 1 - Machos e fêmeas tem direitos e deveres tão igualados “quanto possível”.

  Grupo 2 – Fêmeas são tratadas como pessoas de segunda categoria em relação aos machos.

  Vejam o que pregava a “Igreja do primeiro século”.

  “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
  Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
  Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
  Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também.
  Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
  O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
  Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
  Porque o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.”
 [1 Coríntios 11:3-10]

  Porém, a grande provocação dessa meditação é outra:

  Porque Maomé apareceu na face da Terra, porque foi visitado pelo anjo Gabriel?

  Maomé fez tudo para os muçulmanos que se esperava de Jesus em relação aos hebreus.
  Maomé liderou seu povo, construiu um império e como se não bastasse conseguiu que seus seguidores permanecessem no comportamento da igreja do primeiro século.
  É como aquele gol que “Pelé não fez”.

  Maomé fez o gol que Jesus não fez.

  Jesus não libertou os hebreus, mais tarde (espiritualmente) se aliou aos romanos.

  Cristãos optaram pela modernidade, progresso material e cientifico.

  Calma, não fique chocado ainda, vou lançar mais uma bomba mental daí você pode ficar chocado.

  Pense bem, todo esse confronto entre Islâmicos e Cristãos não aconteceria se Deus não permitisse ou quisesse.
  Quero dizer que mesmo que Deus não determinasse que essas coisas acontecessem ele podia modifica-las a qualquer momento, um exemplo:
  Deduzimos que o anjo Gabriel sempre esteve sobre autoridade de Deus e foi ele que anunciou a Maomé sua nova missão.
  Adquira Conhecimento:

   “Maomé tinha quarenta anos, enquanto realizava um desses retiros espirituais numa das cavernas do Monte Hira, foi visitado pelo anjo Gabriel que lhe ordenou que recitasse uns versos enviados por Deus, e comunicou que Deus o havia escolhido como o último profeta enviado à humanidade.
   Maomé deu ouvidos à mensagem do anjo e, após sua morte, estes versos foram reunidos e integrados no Alcorão, durante o califado de Abu Bakr.”

  Entenderam?
  Deus fez surgir Maomé e o capacitou, o ESCOLHEU.

  Deus não necessariamente escolhe os capacitados, ele capacita os que escolhe.

  Maomé até por volta dos 40 anos tinha uma vida comum e bastante próspera.
  Tudo que ele fez depois da aparição de Gabriel foi com algum tipo de poder que Deus lhe enviou.
  Se Jesus fizesse pelos Hebreus o que Maomé fez pelos muçulmanos e Gabriel não tivesse aparecido a Maomé hoje seriamos na maioria Cristãos.
  Se optaríamos pela vida sem tecnologia ou com tecnologia já é outra história, mas seriamos poupados de muitas guerras “ditas” religiosas.

  Porque Deus, “aquele que nos controla”, permitiu e propiciou o surgimento de tantas religiões?


  Meu amigo Dante teorizou uma resposta:

  “Percam todas as esperanças.
   Estamos todos no inferno."
 [Dante Alighieri]


  Isso explicaria muita coisa ... tanta subversão da lógica.










.

12 comentários:

tripitaka 532,de bom dia ao sr., disse...

É possível que Maomé(li uma parte da longa biografia dele) desenvolveu esse sistema religioso,para tirar o povo dele,do atraso econômico.
Ele cobiçou para o seu grupo,a prosperidade dos cristãos.
Todavia,não foi um enganador.
Ele pode ter visto mesmo o anjo- a mente de uma pessoa que necessita de algo,produz fenômenos interessantes.
Ou talvez,os devas realmente,colaboram com os que necessitam de algo,em certos momentos,mas depois,vão embora,e deixam o fiel "se arranjar" com sua interpretação.

O islamismo é esquisito,mas suas nações são,ao seu modo,prósperas.

Mas ele me lembra as histórias da Sherazade.
Minha visão do mesmo,é remota,e poética.
°
°
°
No budismo que eu frequento,somos incentivados a "ganhar adeptos".
Muitos levam os amigos lá.
Eu optei pela distribuição esporádica de panfletinhos,mas não costumo iniciar um assunto sobre religião,com estranhos.
A cidade passa por uma evangelização crescente,e é um risco dizermos a alguém que nunca vimos,que não somos cristãos.
As vozes podem se altear,as "histerias" são prováveis.
E essa não é uma cena em que um "não cristão" possa estar.
Acaba atraindo maus influxos.

Existe uma falta básica de entendimento por parte dos consulentes de que "Deus premia a diversidade".
E de que cada grupo,tem a quem chamar "de deus".

Então,optei por usar meu terço em volta do pescoço,quando saio para longe.
Tal atitude não tem uma intenção proselitista,mas sim,defensiva.
Porque não é raro algum crente protestante vir "falar com vc",em público,achando que vc "precisa aceitar Jesus".
Ignoram que praticamente todo mundo,tem acesso à doutrina cristã.

Ao mesmo tempo,isso me dará alguma vantagem.
O "fiel",já avisado,irá me perguntar de que religião eu sou,ao invés de me falar da religião dele.
Aí,será a hora de eu fazer minha apregoaçãozinha,curta,limitada,e gentil.
Com direito a um panfletinho com o endereço do templo,como presente.(vou imprimir mais uma "leva").

Não podemos ter vergonha de assumir nossas identidades sociais,e religiosas.
Antes,eu usava pulseiras em profusão nos pulsos.(pulseiras de contas,são terços disfarçados)
Agora, passarei a usar um adereço mais óbvio.

E quem for ao templo,por minha causa,irá virar meu afilhado.
Aí,poderei praticar uma "meditação iniciática".(uma vez por semana,em grupo)
Em poucos anos,terei chance assim,de virar "líder harmoniosa".

Vê como não podemos fugir das coisas,a vida inteira?
Sempre as reencontramos em outros locais.
Eu saí da Self Realization Fellowship,por recear aquela iniciação que eu ia receber no Hotel Maksoud Plaza(a Kryia Yoga decisiva).
Safo fugiu do sótão-solar da sua casa,para não cumprir "a promessa".

Acabei indo parar numa religião,onde há promessas a ser feitas,e a ser cumpridas.
Onde há uma meditação de "purificação pessoal" a ser praticada.
Agora,seguirei a rotina.
Ela só ficaria cortada,se eu mudasse para outra cidade,e passasse a frequentar outro templo budista,o que não é provável que irá ocorrer.
Mesmo se eu começasse a ir no Tendai,em Diadema,acabaria entrando no curso do idioma japonês,e ficaria bastante envolvida com as atividades de lá.

Temos o seguinte panorama urbano atual,

devido a problemas econômicos,estamos ficando religiosos,por arrivismo,ou como no meu caso,por "antecipação".
Mesmo os grupos alternativos,que outrora,foram pequenos(o Budismo,aqui na cidade,não é alternativo,mas tem uma certa tradição) devem estar aumentando bastante em números,e acredito que já nem se encontram em seus antigos endereços.
Precisaram ir para espaços maiores.

segue

532,parte 2 disse...

Não sei onde li,que está previsto para esse século,e para o próximo,um certo retrocesso na nossa mentalidade.
Estaremos em amplos castelos tecnológicos,teremos cada vez mais qualidade de vida,mas as pressões piscológicas pelas quais passamos,irão nos fazer muito místicos.
Uma nova "era feudal",mas com direito a Ipads e Ultrabooks,pode estar começando.
Uma "era assim" é tempo de nos dedicarmos bastante à nossa interioridade e nos fortalecermos.

Um indício dela,é o sucesso de romances,do tipo Angus,Harry Potter,entre outros.

Não vejo isso como inteiramente ruim.
A última "fase medieval" que "vivemos" nos legou o Iluminismo.
A nova,irá nos legar então,um segundo "Iluminismo".
Aquele que irá dar um jeito na vida de todo mundo,e que não deixará mais ninguém correr "riscos não cobertos pelo seguro".

Temos uma bela viagem pela frente.

Se prepara,sr.Vizinho.
Até vc irá entrar para uma seita de agnósticos.
Alguns ateus,estão construindo um templo religioso em Londres...(hehe!...)
Quem consegue entender "um templo religioso para os ateus"?

Por ora,é isso.
Ficarei um pouquinho ainda aqui na web,depois irei à feira,ao mercado...enfim,
...cuidar da vida.

William Robson disse...

Nihil: O islamismo é esquisito,mas suas nações são,ao seu modo,prósperas.

William: “A seu modo”!? Na Filosofia Matemática o modo mais aceitável é o cientifico. O calculo do IDH é um tanto controverso, mas apresenta fundamentos satisfatórios, nas 10 primeiras posições não encontramos nenhuma nação Islâmica. Portanto este modo subjetivo de analisar a “prosperidade” não é uma argumentação que eu leve em consideração.
Uma mulher pode estar apaixonada por um homem mesmo que ele seja violento com ela, mas defender que um homem ser violento com a mulher é algo desejável... fica complicado para mim. As nações Islâmicas tem um tipo de prosperidade que eu não desejo para o Brasil, prefiro uma prosperidade Holandesa.
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-
Nihil: devido a problemas econômicos, estamos ficando religiosos, por arrivismo, ou como no meu caso,por "antecipação".

William: Desde que a religiosidade aconteceu para o Sapiens sua trajetória foi ascendente, nunca esteve ameaçada, portanto não entendi esta sua colocação de estarmos mais religiosos devido a problemas econômicos, a humanidade nunca esteve tão rica.
~-~-~-~-~-~~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~--~-~-~-~--~-~-
Nihil: Nem imaginava que o aumento no número de acessos se deu apenas por causa dos seus méritos.Estou mais dricada com esse engano que cometi,do que com o primeiro assunto.

William: E não é. Aquele texto começou com uma brincadeira no Facebook. Alguém lembrou dele no dia do Orgasmo e deve ter repassado, foi um acaso...
-~-~-~-~-~-~-~-~~-~--~-~-~--~-~-~-~~-~-~~-~---~-
Nihil: É como eu falei na minha réplica ao seu texto principal,
"ainda é um risco dizermos, ou "nos mostrarmos" não cristãos".

William: HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH! Você esta se influenciando com a galera do Paulo Lopes.
Cristãos são bem mais tolerantes e abertos mentalmente que outros religiosos.
Por meus últimos comentários dois conhecidos budistas nem me cumprimentam mais [isto passa em umas duas semanas].
Muçulmanos até matam quem questionar os méritos de Maomé.
Então não entendi bem de qual risco você esta falando, é que as pessoas acostumaram tanto a criticar o cristianismo por coisas ocorridas na idade Média que nem percebem que outros religiosos continuam na Idade Média.
Como disse o Budismo não resiste a Lógica é ainda mais falho que o Cristianismo, mas as pessoas não estão acostumadas a ler sobre isto...

tripitaka 533 disse...

Irei esclarecer logo o "risco" do qual falei.

Eu,pessoalmente,não posso começar um assunto religioso com um estranho,e dizer que não sou cristã.
Isso pode gerar uma barulheira.
Idem,não tenho como receber o assédio verbal de um "crente" e responder imediatamente que sou "não cristã convicta".

Falei de uma experiência à qual eu,pessoalmente,estou sujeita.
Que eu vivi(mas serei discreta sobre isso,e não vou comentar)
Isso me fez ver que "religiosos alternativos",precisam ficar mais "defensivos" ou ter outra abordagem.

O sr.está enganado sobre a tolerância das pessoas.
Ninguém é compreensivo,quando pensa ter os únicos argumentos certos.
Se o sr.acha o Budismo falho,ou não,- é outra história.

Falarei da riqueza das nações também.

As nações estão ricas,e o PIB do terceiro mundo continua em alta.
Mas,as pessoas nunca estiveram tão inseguras em relação ao próprio futuro.
Ainda que estejam havendo várias melhorias na vida de nós pobres.

A soma entre "risco futuro" e "esperança como antídoto" produz o fenômeno religioso.
É assim,
vc nunca fica tão ao desamparo,ao ponto de não poder ter fé.
Mas,nunca fica tão seguro,ao ponto de querer evitar uma fé religiosa.

Como eu contei muitos textos atrás,se eu tivesse nascido numa nação em que minha qualidade de vida,de pessoa comum,fôsse "classe A",eu não seria religiosa.
Essa seria uma coisa na qual eu ia pensar,talvez,já perto do ano de morrer.

Vc acha os budistas intolerantes?
Eu também acho.
Mas,isso é apenas por uma falta de prática social da nossa parte,pode ter certeza.
Como não somos a maioria,ainda precisamos nos amparar numa conduta severa.
Ou ninguém nos levaria a sério.

Além do mais,se "ando me fechando um pouco" atualmente,é porque estou apegada à minha crença,por causa dos resultados que estou esperando.
Então,naturalmente para mim,está mesmo difícil considerar outras chances.
Peço que "não repare" nisso,então.
Essa para mim,está sendo uma atitude nova.

Eu disse,um tempo atrás,que eu ia fazer o possível para a minha teofania crescer,pois estou precisando dela.

Voltando ao primeiro ponto,os cristãos são mais ...digamos...simpáticos,pois em todo lugar,estão "em casa".
Mas, até agora,ninguém nunca reclamou da minha chatice.
Eu nunca deixaria de falar com ninguém devido a opiniões religiosas divergentes.
Isso é um infantilismo.

O sr.por ex,é meu amigo,eu sou sua amiga,para sempre para nunca mais.
(hehe!)

As idéias se comunicam,seja qual for o "formato" das pessoas.
Se eu fôsse marciana,e o sr.habitante de Júpiter,mesmo assim,nossas idéias iriam encontrar "pontos em comum" na solitária trajetória do espaço.
As palavras e o inconsciente gramatical,produz a empatia entre as pessoas.

Um bom almoço ao sr.

°°°°°°°°°°

William Robson disse...

Nihil: Mas,as pessoas nunca estiveram tão inseguras em relação ao próprio futuro.

William: Quem esta falando? Nihil ou Safo Metilene?
Até pouco tempo atrás a humanidade vivia a Guerra fria como dizer que aquela geração não se sentia insegura!?
Nossa medicina melhorou bastante, doenças que eram sentença de morte hoje são administráveis, como dizer que antes deste avanço tecnológico éramos menos inseguros com relação a doenças!?
Eu poderia dar inúmeros exemplos, mas acredito que seja suficiente.
Agora, se é a Safo que esta falando não tenho como debater com uma “reencarnação”.
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-
Nihil: Eu disse,um tempo atrás,que eu ia fazer o possível para a minha teofania crescer,pois estou precisando dela.

William: Em outras palavra, se iludir com um poder vindo de santos ou deuses evitando o raciocínio lógico, como qualquer outro crente de qualquer outra religião, só muda a denominação.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x—xx

PS: Gostei deste modo de comentar, ele é muito eficiente, estou usando no Google+

William Robson disse...

“Mas só kem planta pode colher.
Uma boa tarde a todos.” [Estenio Rosa] [Google+]
-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~~--~~-~-~-~~-~~-
Este “plantar” é no sentido figurado, mas mesmo que não fosse, povos nômades colhem sem plantar. Você colhe uma manga na beira da estrada e não plantou.
Um carro vem na contra mão e te acerta mudando toda sua vida, nem todo mal que colhemos plantamos, a vida é mais que frases bonitas.

Daniel disse...

Tudo o que está são usos e costumes. Tradição morta e perdida no tempo.


A libertação do evangelho de Jesus é vista com o seu surpreendente impacto na mente e vida das pessoas. Mas primeiramente mente.

É como está escrito em hebreus, que não é contra a carne e o sangue que devemos lutar. (E isto está longe de ser a discussão do sexo dos anjos.)

William Robson Anakin disse...

“A libertação do evangelho de Jesus é vista com o seu surpreendente impacto na mente e vida das pessoas. Mas primeiramente mente.” [Daniel]
-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~-~~-~-~~-~-~~-~-~-~-~-~-~~-~-~---
Entendo o quer dizer, mas a libertação maior é quando não nos prendemos mais a dogmas.
Costumes e tradições podem ser mantidos ou alterados.

Lembrei da minha amiga Fatinha:
Ela contou sobre uma receita que passou de geração a geração onde um certo tipo de carne [não me lembro agora] era cortado exatamente na metade.
Muitos diziam que se não ocorresse o corte naquele exato local a receita não dava certo.
Um dia alguém mais curioso perguntou a autora da receita qual a razão do corte?
Ela disse que só tinha panelas pequenas e se não cortasse a carne não caberia na panela...

tripitaka 534,de boa noite a vcs, disse...

Comentários que não fiz de tarde,porque não deu tempo mais,

_eu disse(no primeiro texto),principalmente,que os islâmicos são "economicamente prósperos".
Mas,como nem tudo é dinheiro nessa vida,então...
...o restante,não comentei.

_o "homus religiosus",de fato,foi o ser humano que deu certo.

-que sorte foi a brincadeira do Facebook.

-com quem estou falando? (com a Nihil,ou com a Safo?)
Re: com uma usuária de internet.
Safo mora dentro de mim,Nihil é meu nique virtual.
Quando a vida era mais complicada,a religiosidade,no Terceiro Mundo,silenciosamente,crescia.
Nos anos oitenta- houve a explosão do interesse popular pelo esoterismo.
Todo mundo passou a querer "se conhecer melhor".
O interesse fróidiano também aumentou,e já foi moda as pessoas dizerem que iam "entrar numa análise".
A Psicanálise está bem próxima da religião,e ambos os fenômenos,já brilharam juntos.

Mas,no "velho mundo",o interesse mágico decrescia.
Falavam que era a "decadência dos tempos",mas isso estava ligado ao crescimento da qualidade de vida do povo.

Por um tempo-aqui,houve um conformismo com a "fórmula católica",mas com o advento das informações maiores,as pessoas começaram a migrar de crenças-e de templos.
Enfim,a dicotomia "insegurança/esperança" existe desde a época em que nascemos.
E está mais visível agora.

-Sobre teofania,

o sr.acertou "em cheio".
É isso mesmo.

tripitaka 535 disse...

Aos dois brothers budistas desconhecidos,

_voltem a falar com o sr.William...

william robson solo disse...

tu definitivamente não queres perceber ou aceitar o significado VERDADEIRO DE LAICO e tas sempre a distorcer....

LAICO È LAICO! não é cristão, não é muçulmano, não é ateu! é apenas LAICO!...

ou seja QUE NÃO TEM NENHUMA RELIGIÃO OFICIAL!...
não importa se a maioria é catolica ou muçulmana nem seuquer ateia....

É LAICO!... nao tem religião oficial. e tem liberdade religiosa, ou seja TODAS AS RELIGIÕES SÃO TOLERADAS, E NENHUMA É MAIS NEM MENOS QUE A AUTRA!

E PONTO FINAL. QUE A DEFINIÇÃO DE LAICO É MUITO PROXIMA DESTA, MAIS PALAVRA MENOS PALAVRA!....

William Robson disse...

O Anglicanismo é a religião oficial e a mais seguida na Inglaterra. Cerca de 21% da população inglesa declara ser anglicana. O Anglicanismo é uma religião cristã e surgiu no século XVI dentro do processo de Reforma Religiosa. Ela foi criada pelo rei Henrique VIII.