quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Viver do Passado

   “A glória para um homem velho é o que são os diamantes para uma mulher velha, enfeitam-na, mas não a podem embelezar.”
 [François René]




  Me entediam as pessoas que querem viver das glórias do passado como se o mundo devesse algo a elas.
  A glória (em geral) é passageira.
  Se naquele bom momento da sua vida administrou bem os recursos isso pode lhe proporcionar uma velhice mais tranquila.
  Se torrou tudo como se fosse ser sempre o “maioral” ... problema seu.

  Fica fácil observarmos isso em artistas.
  O cidadão faz um trabalho de sucesso, ganha muito dinheiro e acredita que dali para frente é prestigio e muito dinheiro enquanto viver.
  Ainda mais hoje em dia não dá para se iludir com esse tipo de coisa.
  Com alguns cliques vemos na Internet milhares de pessoas que por algum tempo eram destaque na mídia e voltaram a ser cidadãos bem “comuns”.
  Você lembra da Mariane?
  Eu gostava mais dela que da Xuxa, Angélica, Eliana, Mara...


  “Apresentadora infantil nos anos 90, Mariane trabalha hoje como mestre de cerimônias.”

  A Mariane está bem, mas tem “ex-celebridades” que vão para o fundo do poço, deixemos isso pra lá...

  Esse texto é para nós cidadãos “desconhecidos”.

  Não pensem só em dinheiro/fama.

  Eu já estive em excelente forma física.
  Hoje ainda tenho um corpo que dá para o gasto, mas se comparado ao corpo dos meus 22 anos deixa muito a desejar.
  Não me sentiria a vontade fazendo desfile moda praia.
  Por falta de treino nem saberia como andar com elegância, logo, não faz sentido acreditar que faria bonito se subisse hoje em uma passarela, por mais que já tenha feito isso.
  Cada idade tem sua beleza, mas tem pessoas que se recusam a reconhecer que envelheceram.
  Querem ser “reconhecidas” pela aparência que tinham aos vinte e poucos anos...

  Não pensem só em dinheiro/fama/ forma física.
 
  Tem também “situações”, exemplo:
  Há pessoas que por trabalharem há anos na empresa querem ser endeusadas.
  Para mim o que conta é a competência ATUAL do funcionário.
  Quando entramos assinamos um contrato de trabalho, recebemos para realizar nosso serviço, é uma troca de interesses.
   Passou, passou, a Empresa não te deve nada, você não deve nada a Empresa.

  Somos seres emocionais, é normal que com o passar dos anos laços de amizade se fortaleçam (de inimizades também) mas raciocinem comigo.
  Se eu tenho 10 anos de empresa e soldo mil armações de óculos por dia.
  Porque devo ser endeusado pelo funcionário que tem 1 ano de empresa e solda a mesma quantidade?
  E se minha produção baixar para 800, que peso deve ter “meu tempo de firma”?

 😠 “Já produzi (trabalhei) muito para essa empresa.”

  Ouvi várias vezes colegas de trabalho dizerem coisas desse tipo usando como desculpa para fazer corpo mole, diminuir a produtividade.
  Já pensou se o dono da empresa parar de te pagar usando como desculpa que já pagou demais pra você!

  Por favor, na complexidade da vida não tem “respostas absolutas” a “verdade verdadeira”.
  Só estou te apresentando o fato que algo que você fez de “grandioso” no passado pode não ser suficiente para manter seu “status” no presente.

  Talvez se falarmos de comida fique mais ilustrativo.
  Você come uma farta feijoada hoje, aquele almoço que tem que desabotoar a calça.
  Isso vai lhe garantir ficar saciado por 24 horas?
  Acredito que não, a maioria de nós depois de umas 6 horas vai comer alguma coisa.
  Não dá para ficar dois dias sem comer só porque no passado você comeu bastante.

  A vida é assim, o que você fez no passado, pode ter sido muito bom, excelente, mas o hoje tem novas exigências.

  Somos eternamente gratos por Samuel Morse ter desenvolvido a telegrafia, mas hoje quem trocaria seu Smartphone por um telégrafo?
  Quantos conhecem o código Morse?

   Enfim...
    
  As glórias do passado enfeitam nossas vidas, mas não são garantia que o sucesso estará sempre presente.

  Se você está vivendo um tempo de glórias, aproveite, mas poupe, pense no futuro, pense na velhice.
  A Glória é passageira a vida pode continuar muito tempo depois dela.

  Essa lógica entra em sua mente?



.

  

14 comentários:

William Robson disse...

DANIEL: Parece que você não conseguiu aprofundar-se por este abismo, William, menos ainda a Nihil que discursou depois.
Mas a nossa maior inquietação é por querer encontrar exatidão em tudo, e não encontrando esta exatidão nós nos angustiamos.

WILLIAM: E a solução que você encontrou foi se ILUDIR que existe um livro sagrado PERFEITO? Um manual da vida EXATO?
O livro é perfeito nossa inteligência é que é falha, para corrigir esta falha deixamos em segundo plano o raciocínio lógico e nos apegamos ainda mais em dogmas, em ILUSÃO.
Pensamos ao contrario. Sua LUZ é minha ESCURIDÃO.

A Nihil ainda alimenta a esperança de encontrar um mundo perfeito segundo a orientação de seus mestres.
Quanto a mim... não acredito em uma vida exata, perfeita. Nunca observei uma estrutura de pensamento exata, perfeita, sempre aparece uma “diferença de potencial”.
Minha solução foi adaptar minha mente a realidade que se apresenta:

A vida não é exata, perfeição não existe, felicidade não existe.

Flutuando pelo Abismo faz tempo que não espero encontrar perfeição, se um dia encontrar terei que rever muitas teorias, ou será uma espetacular exceção a regra.

angústia
(latim angustia, -ae, estreiteza, contrariedade, aflição)
s. f.
1. Estreiteza.
2. Grande aflição acompanhada de opressão e tristeza.

Gosto de escrever, o Mundo dos Pensamentos é um local amplo, não há estreiteza.
Como já escrevi, a lógica não é divorciada da emoção, alguns textos realmente despertam o sentimento de tristeza, impotência, mas outros trazem alegria, capacidade de mudança para melhor, “sim nós podemos.”
Enquanto tantos torcem pelo fim do mundo eu defendo a humanidade e espero que fiquemos cada vez mais CIVILIZADOS.
Quando escrevo não estou aflito, é um grande prazer, eu faço o que proponho aos outros uma...

TERAPIA DA LÓGICA.

tripitaka 566, de bom dia! disse...

o gênio do cristianismo

tripitaka 567 disse...

Não conheço nenhum chato assim,que tenta se impor pelo "que passou",mas quem sabe,irei reencontrar o tipo,que não é tão marcante.
Se posso,gosto de ouvir as historionas dos outros.
Se isso não me atrasar o serviço,nem nada- e quando estou com paciência.

Nessa madrugada,completei meu "texto simples" sobre os reinos angelicais.
Divagação pura,não repare.
Talvez,"ex-anjos",se existirem,mesmo sem saber que o foram,ficam amparados por uma "certa glória que acabou" um tempão.
Se sentem mais seguros do que os demais,e investem agressivamente em seus sonhos,conseguindo realizá-los.
Isso,se são "ex-anjos adultos".
Os que "eram silfos há pouco tempo"(ou anjinhos imaturos),são meio brutamontes,e querem as coisas "ao seu jeito".
Mas,idem pela persistência,impõem uma ordem "tôsca" em suas rotinas.

Sobre cada um deles,iremos ver- se tivermos psicometria, uma auréola antiquada.
Que nem as que circundam as cabeças dos santos das pinturas.
O tema é infantil e lúdico,mas eu andava querendo falar nele.
Depois pesquisarei mais.
Todavia,se vc digita "anjos caídos" no Google,só encontra mesmo,assuntos sobre diabos.
Então,precisa digitar outras palavras,procurando por artigos das revistas teosóficas.
Algo como "espíritos iluminados",etc.
Há pouco tempo adicionei um link a respeito,mas não lembro mais o critério usado para achá-lo.

Sabe o que me surpreendeu?
Foi ler há pouco tempo,no outro blog,que as histórias muito antigas da bíblia(aquelas anteriores aos reis) podem ser invenções.
Não acreditamos mesmo no mito de Adão e Eva,mas aceitamos os primórdios do povo judeu.
Talvez não ocorreu daquele jeito.
Então estou certa sobre a "síndrome da teofania".
Grupos ao desamparo,inventam passados míticos,para se motivarem mais.
Esse povo conseguiu sua eficiência,e sua coesão que o ajudou na sobrevivência até os tempos atuais, amparado numa "falsa cognição".
A nação que agora eles tem,deve a esses mitos antigos.
Sem o amparo deles,seus fundadores não teriam uma tradição na qual se ampararem,que um dia iria levá-los a fazer uma pressão política pelos seus direitos.

Tenho pensado nisso esses dias todos,arara...mesmo as glórias que não existiram,podem servir de anteparo...
...como é surpreendente a competência humana em latência.

====em tempo,
acabei de lembrar de alguém que "vive um pouco de glórias",mas não gosta de renová-las no tempo presente.
O professor Andros.
Estudou muito e lecionou,mas é bastante "sem assunto".
Oxalá,ele esteja em paz,e se recuperando da última chateação que viveu.
Ele é competente,e deve estar se cuidando bem.

William Robson disse...

“Não conheço nenhum chato assim,que tenta se impor pelo "que passou",mas quem sabe,irei reencontrar o tipo,que não é tão marcante.” [Nihil]
===========================
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
Nas empresas eles são como aquela juíza que escreve processos a mão, eles abominam o NOVO.
Mas não é só isso.
Eles estão por todo lado, em todas partes do mundo dizendo que aposentados devem continuar a receber SALÁRIO INTEGRAL.
Então para você minha amiga Freudiana/Marxista o texto de amanhã é IMPERDÍVEL!

Venha para o lado “escuro” da FORÇA...HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH!

Flutuaremos pelos sofismas de “Palpatine”.

The love a lost disse...

enquanto esperamos por Palpatine,veja a música dos destronados, dos aristrocatas sem coroa,dos anjos sem asas,dos "separados"...

por ora, disse...

...um bom dia a todos.

(consegui atualizar as últimas leituras,estou achando falta de alguns webenautas que sumiram.
O que andou lhes ocorrendo?...
Mas,em todas as realidades,a instabilidade sempre existe.)

Desejo a nós bons turbilhonamentos e boas flutuações,amparados em futuras glórias a serem vividas.

°°°°°°°°°°°°

Daniel disse...

WILLIAM: E a solução que você encontrou foi se ILUDIR que existe um livro sagrado PERFEITO? Um manual da vida EXATO?

Você que está dizendo talvez porque te apetece presumir erroneamente sobre qualquer pessoa.


William - A vida não é exata, perfeição não existe, felicidade não existe.

Felicidade existe. Plena felicidade, talvez seja um pouco dificil de constatar. Mas realmente nós não estamos sózinho no mundo, e talvez por considerarmos outras coisas que são realmente tristes, nós nos deixamos abater e facilmente vemos a todas as coisas com perspectivas pouco esperançosas.


William - Sua LUZ é minha ESCURIDÃO.

Não me preocupa distinguir como A LUZ aquilo que eu acredito. Desde que eu nao aflija ninguém, com o que eu acredito, acho que dá para pelo menos continuar acreditando nisso.


E perfeição, como um conceito ela existe.

E sou esperançoso; tenho certeza de que se eu ambicionar atingir a perfeição para todos os meus atos aqui na terra, chegarei próximo desta marca, pois minha politica é entenda-se excepcional para conseguir agir diferenciadamente, acima da média.

Como eu disse, mesmo os médicos que dominam a saúde, alguns fumam. . etc. etc. Tal.

William Robson Anakin disse...

Como eu disse, mesmo os médicos que dominam a saúde, alguns fumam. . etc. etc. Tal. [Daniel]
===========================
Porque eles não são perfeitos nem conseguem ser...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAAAHA!

A medicina não cura tudo, não é perfeita e nem consegue ser.

Como vê a perfeição só existe em uma ilusão criada na sua mente.

Meu tempo mais que acabou... até a noite!

Daniel disse...

Gloria.
Que gloria nós temos senão a de não termos nenhuma glória?

O reconecimento de coisas básicas e essenciais faz-nos subsistir mais tempo do que qualquer conceito infundado proveniente da pura conveniência de alguns tolos.

Glória.

Não sabemos nem o que é isto, como poderemos ter alguma glória?

Mas virá alguém, eu sei, citar o dicionário, e falará coisas da sua cabeça pensando que pode fundamentar o que seja isto com toscos exemplos. Aguarde e verá.

Daniel disse...

A perfeição como o número 2, não é palpável. Talvez você quisesse que sim, mas não. Ninguém é louco para dizer o contrário disso, ou é?

A perfeição, a maioria tem como um objetivo inalcançável.

Eu tenho como meta apenas, e isto é o que nos torna diferentes.

William Robson disse...

DANIEL: “Não sabemos nem o que é isto, como poderemos ter alguma glória?
Mas virá alguém, eu sei, citar o dicionário, e falará coisas da sua cabeça pensando que pode fundamentar o que seja isto com toscos exemplos. Aguarde e verá.”
===========================

WILLIAM: Pedido feito, pedido atendido...oh! Glória a Deus...HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH!

glória
(latim gloria, -ae)
s. f.
1. Honra, fama, celebridade, adquirida por obras, feitos, virtudes, talentos, etc. (ex.: glória artística, glória literária).
2. Preito, homenagem (ex.: glória ao vencedor).
3. Pessoa ou obra famosa ou que é motivo de orgulho (ex.: glória nacional).
4. Bem-aventurança divina.
5. Esplendor, magnificência.
6. Círculo luminoso ou auréola que se representa em volta da cabeça dos santos.

O exemplo tosco eu vou pular, irei apenas substituir X:

“A Honra, fama, celebridade, adquirida por obras, feitos, virtudes, talentos; para um homem velho é o que são os diamantes para uma mulher velha: enfeitam-na, mas não a podem embelezar.” [François René]

Pronto agora todos sabemos o que é glória.

William Robson disse...

DANIEL: A perfeição, a maioria tem como um objetivo inalcançável.
Eu tenho como meta apenas, e isto é o que nos torna diferentes.
===========================
Se você tem a perfeição como um objetivo alcançável então quando o alcançar nos avise.
O primeiro homem perfeito da face da Terra, isto será fascinante.

Eu apenas tento melhorar, ser mais eficiente, todo sistema tem perdas, não temos como evitar. A perfeição não existe.

PASSEANDO

emaranhado 66, disse...

Hehe!

Surpreendi vcs!

Existindo ou não a perfeição,toda mulher queira ser Elizabeth Taylor,na juventude,ou na velhice,com as glórias cabíveis.

Encrenca 996 disse...

Me arrependi de não ir na Bienal do Livro.
Poderia ter ido lá,para procurar os outros livros do Amyr Klink,e para adquirir alguns outros (que estou querendo) com descontos.
Fica para a próxima vez.

(ou para a próxima edição)

Mas,que bonitinho.

Minha outra sobrinha(a Mariane) foi lá,e voltou com um presente para mim.
Um livro do Van Gogh,daqueles da coleção Publifolha,pois ela sabe que gosto de artes.
Difícil esquecer gestos de delicadeza.
Estou ele aqui do meu lado o tempo todo,e vez por outra,dou uma olhada.