quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Remédio Certo

   “A filosofia é o melhor remédio para a mente.”
     [Cícero]

  Se você está com dengue e toma remédio para gripe pode morrer.
  Os sintomas são parecidos, você melhora um pouquinho, até se sente a caminho da cura, como a doença é outra ela ganha tempo para ir se alastrando sem ser eficientemente combatida. ​​

  O remédio para gripe parece que é a luz, uma organização para seu corpo que o fará voltar ao equilíbrio, no entanto só está facilitando o desenvolvimento das trevas que no caso é o vírus da dengue.

  Atente para o fato de que o vírus da dengue não tem consciência que está te matando.
  Você é tão grande que o vírus nem sabe que você existe, ele apenas encontrou um lugar bom para viver e está “decorando/organizando” do seu jeito.
  O vírus tem poder e exerce sua força de alterar o ambiente.
  Quando você morre e o habitat se desfaz é surpresa para o vírus também, ele morre sem nem saber o que o atingiu, o porque seu habitat se desfez.

  Com a humanidade é bem assim, por vezes erramos ao identificar o problema “real” (ou mais urgente) e colocamos em pratica as “soluções” erradas.

  Se as “trevas” da humanidade são os pensamentos e comportamentos antigos, mas você acredita que as trevas são os pensamentos novos e o comportamento atual ... podemos tomar o remédio errado.

  Filosoficamente eu busco ordem, sequência lógica, “organização”, o bom senso nas ações e pensamentos, vou chamar isto de buscar CIVILIDADE.

  Vamos "combinar" que nossa Luz é a Civilidade e nossa treva a Barbárie.

  Não pense simploriamente em bem/mal, ligado/desligado, certo/errado.
  É uma disputa entre a Lógica e Caos.

  Vejam essa “opinião” que todos já ouviram:

 😠 “A humanidade não melhorou em nada, se Jesus voltasse a Terra, seria crucificado novamente”.

  Quantas vezes você concordou com essa pregação instintivamente?

  Vamos meditar, estruturar o pensamento, colocá-lo em uma sequência lógica de acordo com o que podemos observar.
  Ainda há países horríveis para nascer, mas a maioria progrediu muito, vamos dizer que Jesus nasça hoje no Brasil.
  Qual a última vez que alguém foi literalmente crucificado aqui?
  Pelas pregações de Jesus de certo ele não seria preso.
  Se Jesus quebrasse bancas em algum mercado como fez na entrada do templo provavelmente seria preso, mas uma detenção temporária com alguma multa levíssima.
  Transformando água em vinho, ressuscitando pessoas, multiplicando comida ... o mais provável é que fosse um super star, só não teria uma vida de luxo se não quisesse.
  Acreditar que Jesus seria crucificado hoje por pregar sua crença e fazer milagres de cura é uma imbecilidade repetida à exaustão.
  A humanidade está muito mais civilizada o que não quer dizer que essa civilidade alcance todos os recantos do planeta...

   A África é cheia de países horríveis para nascer a Etiópia é um deles.

  Conheça um pouco de sua história recente, um cidadão de destaque.

Hailé Selassie
  Nascido Tafari Makonnen e posteriormente conhecido como Rás Tafari, foi regente da Etiópia de 1916 a 1930 e imperador daquele país de 1930 a 1974.
  Herdeiro de uma dinastia cujas origens remontam historicamente ao século XIII e, tradicionalmente, até ao Rei Salomão e à Rainha de Sabá, Hailé Selassie é uma figura crucial na história da Etiópia e da África.
  É considerado o símbolo religioso do Deus encarnado, entre os adeptos do movimento rastafári, que conta com aproximadamente de 11 a 15 milhões no mundo inteiro.
  Os rastafáris também o chamam de H.I.M., sigla em inglês para "Sua Majestade Imperial" (His Imperial Majesty), Jah, Rás Tafári e Jah Rastafari.
  Durante o seu governo, a repressão a diversas rebeliões entre as raças que compõem a Etiópia, além daquele que é considerado como o fracasso do país em se modernizar adequadamente rendeu-lhe críticas de muitos contemporâneos e historiadores.

  “Nós, Africanos, iremos lutar, se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal.”
[Hailé Selassie]

  Nas minhas conversas noto que as pessoas tem grande dificuldade em identificar por onde os problemas entram em suas vidas, não é raro elas serem agressivas justamente com sua tábua de salvação.

  O que é tábua de salvação?

Resposta 1-  Imagine que você está no meio de um rio, por exemplo, tentando se salvar.
  É comum vermos cenas assim em filmes de aventura.
  Então, surge um tronco de árvore boiando...
  Tábua de salvação significa algo que vem a socorrer, que serve de alguma forma de ajuda em momentos complicados.
  Numa linguagem metafórica, poderíamos dizer, por exemplo, que um jovem viciado, ao procurar socorro, teve em sua família, a "tábua de salvação".

Resposta 2 - Na verdade não é um termo, é o título de uma resenha super interessante que você pode ler neste site -- http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdeteatro/978053
bjus espero ter ajudado.

[☛Yahoo Respostas; Clique no link e veja uma demonstração cômica do que estou dizendo, adivinhe qual resposta é a idiota.]

  A pessoa fala ou escreve com tanta convicção que você toma por “garantia” a palavra dela quando sua garantia deveria ser a análise isenta da situação.
  Observe que a resposta 2 já começa com “Na verdade”.
  É até colocado o endereço de um site.
  O endereço não está mais acessível, mas provavelmente “Tábua de Salvação” é também o título de uma resenha.
  No entanto, em uma análise lógica a resposta 1 é muito mais satisfatória, mesmo que a resposta 2 também fale “a verdade”.

  Hailé Selassie não perde a oportunidade de sugerir que o mal é o Ocidente, a garantia é a palavra dele como grande orador que foi.

  Sem alongar muito o texto meditemos sobre o maior problema:
  Uma empresa britânica vê possibilidade de lucro explorando uma mina de diamante.
  Investe capital, organiza a produção, gera empregos.
  As condições de trabalho e salários são bem melhores do que a que o cidadão africano encontrava senão não iria trabalhar para essa empresa.
  Embora esteja longe do ideal, a empresa trouxe uma melhora de vida das pessoas, foi uma tabua de salvação para quem não tinha nenhuma perspectiva de melhora.

  Vem seus “irmãos africanos” e não concordam que você seja “explorado” pela empresa britânica, falam palavras bonitas de que você não deve se sujeitar ao Ocidente.
  Você argumenta que já foi pior e com negociação, diplomacia, a empresa prosperando pode conseguir maiores avanços.
  Seu irmão africano responde sua argumentação cortando sua mão!!!

  Pense bem, onde está o “mal” que Selassie fala, na empresa Britânica ou no seu irmão africano...

  A Etiópia teve vários problemas?
  E qual povo ou nação não tiveram?
  A diferença é que alguns povos identificam com mais precisão os problemas e buscam soluções mais civilizadas.

  Eu acredito que todos os humanos independente da região que nasceram podem evoluir socialmente.
  A internet é a melhor ferramenta que a humanidade já teve na busca desse grande feito.
  A troca intensa de ideias vai ajudar bilhões de cidadãos a identificarem melhor os problemas, a consequência são soluções melhores, mais civilizadas.
  
Religião Rastafári
   É uma crença nascida na Jamaica na década de 30, popularizada pelas músicas do cantor de reggae Bob Marley e atualmente seguida por cerca de 1 milhão de pessoas no mundo.
    Com alguns elementos emprestados do judaísmo e do cristianismo, ela prega a adoração do deus Jah, que teria reencarnado no século 20 como o imperador etíope Haile Selassie I.
  Seus seguidores, os rastas, seguem um modo de vida longe do capitalismo ocidental: se vestem à sua maneira, não cortam o cabelo e evitam aparar a barba, seguem uma dieta quase vegetariana, preferem tratamentos com ervas medicinais e abdicam de qualquer droga – a não ser a maconha, usada em rituais de meditação.







Revisando esse texto lembrei de outro:

   Mais um “grande feito” do Governo Lula foi facilitar a entrada de haitianos no Brasil.
   Quanto devemos agradecer a Lula por isso?

  “Quando conquistou a independência em 1804, (O Haiti) se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe, sendo o único país do mundo estabelecido como resultado de uma revolta de escravos bem-sucedida e a segunda república da América.
  A Revolução Haitiana, feita por escravos e pessoas livres de cor, durou quase uma década; todos os primeiros líderes do governo foram antigos escravos”.
  [Wikipédia]

  Observem que os haitianos são donos de sua própria organização social há mais de 200 anos.

  Alguns povos apesar de todas as dificuldades alcançam a civilidade outros não.
  Aqui no Brasil muitos colocam a culpa de nosso “subdesenvolvimento” em Portugal, Inglaterra, Estados Unidos ...
  Culpamos políticos por tudo de mal como se eles não fossem brasileiros e chegassem ao poder com nosso voto.

  Porque tanta dificuldade em reconhecer em cada um de nós e de nossos antepassados a incompetência em se organizar como uma nação civilizada/desenvolvida?

  Nossa “doença” é a incompetência, reconhecer isso é o início da cura.


.



13 comentários:

William Robson disse...

“acho que o sr.Vizinho tem um anelzinho dessa pedra,porque ele se formou em Administração.” [Nihil]
===========================
Eu não me formei em Administração.
O curso era caro e no quarto ano eu estava todo endividado , mas todos meus problemas iriam se acabar [pelo menos os financeiros] depois de uma viajem a trabalho para Itália... bem, na teoria tudo daria certo, mas na pratica foi um “canto de sereia”.
Fica para outro dia...

William Robson disse...

“Os tupinambás,por outro lado,fortalecem a minha teoria de que grupos muito malvados não sobrevivem,ou se se mantêm,sofrem uma permanente amnésia cultural,ou seja,se descaracterizam.” [Nihil]
===========================
Humm...sobrevivem e muito bem.
Esta é a parte mais complexa do que eu estou tentando trazer do Abismo.
O Caos não precisa da lógica para existir, ele é anterior a ela.
Quando organizamos um belo “jardim” se não cuidarmos dele a Mata Atlântica com o tempo o absorve.
Exemplo: se você colocar um homem civilizado em uma situação de carência de alimento ele vai revirar lixo para comer e se for o caso pode até comer gente.
Então temos que cuidar do nosso jardim para que não falte alimento.

A Lógica é muito poderosa ela pode criar um jardim em meio a mata atlântica em pouquíssimo tempo.
O Caos tem seus recursos altamente energéticos como furacões, vulcões, terremotos...mas no geral ele precisa de tempo, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.
Na Filosofia Matemática você vê uma probabilidade de FUTURO vê o mal se formando no horizonte como uma pesada nuvem de chuva, mas entenda que a chuva não é má, ela existia antes da humanidade e sem ela a humanidade teria grandes dificuldades, uma população de 7 bilhões seria impossível. Por vezes o mal nos atrai com um maravilhoso “canto de sereia”.

Para você e para outros aproveitarem o que esta sendo escrito, mais do que nunca é preciso abandonar o pensamento linear e os dogmas da Psicologia.

O corpo humano é fonte de proteínas como qualquer outro animal.
Porque é inaceitável comermos um humano e é aceitável comermos uma vaca?

“Decifra-me ou te devoro!”

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH!

Estamos diante de um belo texto...outro dia continuo...

turbilhão 1.064 disse...

Bom dia ao sr.!

Não é aceitável comer um ser humano,e nem é aceitável comer uma vaca.
Devorar uma criatura da própria espécie é degradante,e colabora para a frieza para com os outros da mesma espécie.
Descendemos dos guaranis,que não eram os melhores índios,mas que também não eram os piores.
E temos em nossa herança genética,uma inclinação a uma certa indiferença uns pelos outros.
Todo mundo fala no quanto nós brasileiros somos corteses,mas alguém um dia afirmou algo que eu suspeitava há muito,

_nossa cortesia,em parte do tempo,é superficial.
Os anglo-saxões tem uma vínculo melhor entre si.

Ficarei no aguardo dos (seus) exemplos que irão demonstrar que o "mal" sobreviveu.
Mas para o "mal" sobreviver,é necessário que ele tenha uma tendência para a transformação.
Eu entendo que os portadores de uma conduta "muito rude",não sobrevivem,ou se descaracterizam.

Aos poucos,vou "assimilando" seu clichê de pensamento.
O sr.não está falando tanto em "bem/mal",mas em Caos e Lógica.
O universo,com "caos" ou com "lógica" é principalmente,benévolo.
Mas,o sr.está "cuidando" é da organização do mesmo universo.
Nesse caso,seus textos tem razão em tudo.

Clichê de pensamento= "esquema filosófico criado para esse momento".

_à primeira réplica,

O sr.deve ter gostado da Itália...

acréscimo disse...

Idem o "mal que sobreviveu" pode estar com os "dias contados".
O tempo é muito largo e generoso.
Mesmo que vivêssemos muito,ainda não teríamos acesso aos planos do deus Relógio.
Quando muito,podemos ver seus ponteiros se movendo.

Encrenca 1.008 disse...

Como o presente texto será "muito dialético",irá ter esse nome.

Esqueci de replicar ontem que não são as minas de diamante as geradoras das tragédias africanas.
A conduta dos nativos_ que não parecem preparados para trabalhar,é que tem sido o obstáculo deles,o que me leva a acreditar que alguns desses grupos precisam de tutela.
Mas onde apareceu mesmo a FRU?
Os etíopes são ruins?
Depois irei rever as páginas linkadas.
Idem,só li o resumo do competente discurso do sr.Ras-tafari.
Não vi os "outros argumentos" dele.

Irei comentar a frase caquética,
"_o mundo é tão malvado,que se Jesus nascesse de novo, voltaria a ser crucificado."
O pensamento acima costuma ser emitido por pessoas estressadas.
O sr.Jesus quis ter "aquele ocaso"- e nada o demoveu disso.
O que pode ser feito por alguém que,com raiva de uma comunidade,atêm fogo a si mesmo?
(essa prática era comum entre os indianos daquele tempo,e por um tempo,foi usada pelos monges budistas em protesto contra a guerra do Vietnam.)
Em tempos antigos,os grandes budas eram mais reverenciados do que atualmente são,porque as comunidades tinham menos mestres.
Uma parte dos referidos budas sobreviveu,e trabalhou até o fim da vida.
Dr.Sócrates morreu,porque "cismou".(não aceitou fugir)
Estou sendo "insensível"?
Espero que não.
Atualmente,mestres religiosos tem poucas chances de ser levados ao suicídio,pois estamos num mundo laico.
Idem,não vivemos em guerra,e budas destroem a si mesmos,em países dominados pelo caos social.

Irei comentar a primeira parte.
A que falou sobre "tomar remédio de gripe para curar a dengue".
Estive errada quando eu disse que o maior mal entre as pessoas,é a "psicose".
Não,é a burrice mesmo.
Esse sempre foi meu pensamento,mas ontem resolvi "dar uma mudada na idéia",e não deu certo.
Com uma razoável escolarização,e acessando as informações necessárias,podemos ir "minando" as forças da desordem em nossas vidas.
A mente para funcionar para o que precisa,carece de um longo treinamento.
E de aprender a como "pensar".
Em minha série "Turbilhão",não cheguei a falar muito nisso,pois me faltou "base".
Encontrei alguns argumentos que eu teria "desenvolvido",se soubesse como,no blog do Ghi.(prof.Ghiraldelli,aquele em cujo site,fui proibida de entrar)

Simploriamente, primeiro devemos ter uma boa saúde,depois,devemos entender tudo o que lemos e ouvimos,e depois,haveremos de ter prática em usar nosso instrumental encefálico,e isso requer um certo "engajamento "político"- se tudo o que vivemos, é um pouco político.

É assim que o Caos vai sendo controlado,e que as selvas são transformadas em jardins.
Esse é o verdadeiro pacto com o Tempo,que eu passarei a chamar de "deus Relógio".
Deus que precisa das criaturas,e de suas iniciativas para cumprir seus nobres propósitos.

Por ora, essas são minhas idéias.

tripitaka 590 disse...

adendo ao meu primeiro texto,

é evidente que se as coisas são deixadas por conta própria,o Caos ou as pragas,tomam conta de tudo.
Todavia,o movimento do "universo" me parece ser teleológico,e nós,humanóides,somos os principais agentes da transformação.
Ao menos entre nós,o mal não tem sobrevivido,e o mal que sobrevive,pode estar com os "dias contados".

Pois ela não irá resistir à nossa crescente competência.

tripitaka 591 disse...

Sobre o sr.Ras-tafari,que foi tido como um "deus encarnado" por alguns, e mesmo assim,não foi "crucificado" nem instado ao suicídio.

Todavia ele morreu,mesmo de "morte matada",mas não foi nenhum santo.
Ele enforcou os rebeldes de uma província do país dele,nos anos sessenta.
Quando o personagem não é "eminentemente religioso" e sim,quando ele é um "messias político",à semelhança de Ghandi,Tiradentes,ou Tancredo Neves,aí seu futuro já é mais perigoso do que o de um mestre religioso puro.

Todavia,mártires sobrevivem também,e umas vezes tem vida longa e próspera.
Muitas vezes,um messias político,não tem um futuro ruim.
Seu destino dependerá (em alguns casos) da soma do ambiente em que ele vive com a causa por ele defendida.
De todo modo,a vida é meio perigosa para todo mundo.
Depois,tentarei localizar uma poesia minha escrita nesse ano,onde contei isso.
Até andando na rua,podemos acabar como "heróis de guerra",e inscritos num livro de história,ou nos noticiários de jornal.
E mais riscos ainda correremos,se nos expusermos por "causas políticas".

Desejo um bom dia a todos.
Saibamos escolher nossos motivos para viver.
Para que a vida,ou para que a morte,valham a pena-e nos honrem.

°°°°°°°°°°

William Robson disse...

“Descendemos dos guaranis,que não eram os melhores índios,mas que também não eram os piores.
E temos em nossa herança genética,uma inclinação a uma certa indiferença uns pelos outros.” [Nihil]
===========================
Psicologia, psicologia e psicologia...

Minha bisavó era espanhola, por parte da minha mãe.
Por parte de meu pai são brasileiros bem antigos, mas não tenho noticia de alguma descendência de índios, remotamente deve ter alguma coisa com a África ou Portugal.
Um povo tão miscigenado como o nosso não sei em que base você diz que descendemos de guaranis que eram apenas uma tribo entre muitas.
É o que eu disse no texto, as pessoas falam e escrevem com tanta convicção que até parece verdade.
Convido os leitores a analisarem a situação com ISENÇÃO:
Quantos de vocês podem se dizer com certeza descendentes de índios guaranis?
A Psicologia é uma ferramenta muito pobre diante da Filosofia.
Avisei que quem insistir neste caminho não tem como entender o que esta escrito.
Na Filosofia Matemática eu descendo no máximo de meus avós paternos e maternos, daí para lá é a mais tosca especulação.
Precisa ter Fé na Psicologia... eu sou um homem sem Fé.

William Robson disse...

“Idem o "mal que sobreviveu" pode estar com os "dias contados".” [Nihil]
===========================
Falamos isso a mais de 6000 anos e só tivemos avanços significativos com meus amigos Iluministas os quais muitos chamam de reacionários.
A Lógica é tão poderosa que em 200 anos nos trouxe o impensável em termos de civilidade.
Mas é uma ilusão Livre Pensadores imaginarem a humanidade livre de atrocidades, isto é coisa para religiosos e seus paraísos pós morte.
Aqui não se trata de Lógica X Controle, a lógica é apenas uma ferramenta para a INTELIGÊNCIA.
Eu tenho que utilizar certos recursos para tentar me fazer entender.
Para quem já consegui ir uma pouco alem a base é:

Caos X Controle como naquele antigo seriado.

Não temos como eliminar o mal, ela faz parte da nossa constituição mental, podemos mante-lo sob CONTROLE.
Mesmo em povos civilizados como a Noruega tem estupradores, assassinos, gente desprezível disposta a qualquer crime.
Vira e mexe tem atiradores chacinando nos USA e os atiradores são pessoas até bem criadas.
Aqui no Brasil nem me fale, há marginais capazes de atrocidades de dar nojo, matam friamente só para ver o corpo cair.

Tomamos o remédio errado, procuramos a formula magica para eliminar o mal quando o máximo que podemos fazer é PREVE-LO e mante-lo sob CONTROLE.

William Robson disse...

“Com uma razoável escolarização,e acessando as informações necessárias,podemos ir "minando" as forças da desordem em nossas vidas.
A mente para funcionar para o que precisa,carece de um longo treinamento.” [Nihil]
===========================
Psicologia, psicologia e psicologia...

O mal em nós transcende todas esta coisas.
Se fosse assim todo analfabeto ou semi analfabeto seria violento e maldoso.
E todo cara formado na Faculdade seria um exemplo de civilidade.

Veja um caso: Todos sabemos que aqueles jalecos usados pelos médicos tem que estarem limpos e esterilizados.
Mas você vai em qualquer hospital e os médicos os usam em todos os lugares, vão ao banheiro, ao refeitório, ao banco...
Trazem milhões de bactérias para o local de trabalho que pela lógica deveria ser um lugar muito esterilizado.
Bom eles não fazem por mal, mas provocam o mal.
Outros te atendem bem mal, parecem estar arrependidos da profissão que escolheram, você que não tem nada a ver com a escolha dele pode pagar o pato.

Pessoas altamente escolarizadas praticando atos pouco civilizados.

Desculpem os erros estou com pressa...

A maioria dos médicos são gente muito boa, foi só um exemplo.

William Robson disse...

É assim que o Caos vai sendo controlado,e que as selvas são transformadas em jardins.
Esse é o verdadeiro pacto com o Tempo,que eu passarei a chamar de "deus Relógio".
============================
Não imagino um mundo feito só de jardins, sempre haverá selvas e desertos...

Bom dia!

turbilhão 1.065,de apareceu a margarida..., disse...

...olê,olê,olá...
(vim para o sótão ontem,e logo dormi...só agora estou replicando)

Bom dia ao sr.

Como levou minhas crônicas para o lado da Psicologia,então o texto presente irá se chamar "turbilhão".
O sr.fez uma boa pergunta na primeira tréplica.
Como eu sei que "descendemos de guaranis"?
Tive "fontes documentais".
Lendo um artigo antigo numa revista,vi no mesmo todas as tribos do Brasil antigo,as aparências dos seus integrantes,e seus locais de procedência.
Os guaranis predominavam no território(compunham a tribo mais numerosa),habitavam "em peso" a região sudeste,e realmente,nos legaram as feições.
O povo de outras regiões,tem um pouco da aparência dos elementos das comunidades primitivas que dominavam nessas regiões.
O autóctone acima mencionado foi tão comum,que virou um personagem da literatura brasileira.(O Guarani)
Perí,e sua família de índios viviam na divisa entre Rio e São Paulo,perto da Serra dos Órgãos.

Muitos também descendemos dos estrangeiros latinos,dos africanos,e essas raças todas,são "um pouco" desunidas.
O sr.acredita na "teoria da frequência",então poderá imaginar que os primeiros estrangeiros a habitarem esse solo,foram atraídos por afinidades eletivas com grupos de temperamento semelhante.
Quando menciono nossa ascendência "primeva",estou sendo romântica.
Sei que ela não se dá em todos os casos.
Mas,é encantador todos termos uma "herança ancestral e de costumes" parecida,ainda que por motivos diferentes.

_Segunda tréplica,

"falamos isso há seis mil anos"...

A grande explosão civilizatória ocorreu justamente dessa data para cá.
Antes desse período,fomos "primitivos" por centenas de milhares de anos,a não ser que sejam reais as histórias da Atlântida,Lemúria,e Hiperbórea-ilhas nas quais houveram comunidades humanóides avançadas,mas que se autodestruíram,ou migraram entre as dimensões.
Caso essas histórias forem apenas lendas,então tenho mais um motivo para acreditar em "anjos caídos".
Como "ficamos na mesma" por tanto tempo,e derrepente,de uns dez mil anos para cá mais ou menos,começamos a mudar depressa?
Mas ets tornados terrenos à parte...

...o sr.espera "a eliminação do mal" ou o "controle dele"?
Para mim,um controle mais eficiente terá o mesmo mérito de uma eliminação.
Também não acredito num mundo perfeito,mas acredito num futuro viável.
Muitas melhorias ocorreram.
Por que não esperar as próximas?
Não é disso que vêm falando?

Basicamente,o sr.diz que por mais que "organizemos nossos jardins"-a selva em nós continuará uma ameaça em potencial,mas essa é uma realidade com a qual sabemos que iremos conviver.
E é para aceitar isso,que eu sou fróidiana.
Até acho fascinante.
"o que engendra a personalidade,é o conjunto de desejos.
A paixão causa o nascimento,a vida,e o sofrimento.
A cura para isso,é reconhecer onde tudo começa..."_primeiro sermão do sri Bem Aventurado.

O que seria de nós sem as sel...digo...sem as paixões?
(paixão,no sentido de desejo intenso por alguma coisa).

_terceira tréplica.

"Sinto" que o sr.e que o Denytus gostaram mais quando eu disse ontem que o grupo mais perigoso que existe no mundo,é o dos psicóticos,mas isso é uma irrealidade.
Quando falei que esse povo "perigoso" é o dos tolos,foi presumindo que um pouco mais da metade da população,é formada de gente do bem,e de bem.
Ao me referir aos tolos, excluí os malvados,os psicóticos, os psicopatas,os franco atiradores,etc,ainda que somados- formem um grupo numeroso.
Eles podem ser altamente escolarizados,e ter variadas competências em exercício.
Todavia, não convidei esses "para a festa".(hahaha...)
Os tolos que poderiam mudar bastante ao mundo,caso assumissem mais a própria responsabilidade,estão no grupo das pessoas lúcidas.

segue

1.065,parte 2 disse...

Essa tem sido uma realidade conferível,e o sr.sempre fala no tema,mencionando os hábitos dos cidadãos de outros países.
O sr.admira a "eficiência psicológica e intelectual" dos holandeses,dos ingleses,dos alemães,dos norte americanos,dos noruegueses.
E diz deplorar criaturas que,embora tendo uma inteligência básica,não sabem,ou não querem usá-la.

A psicologia usada na mensagem para a qual agora estou "quareplicando" foi uma psicologia de "conhecimento conduzindo a um condicionamento".
Foi uma psicanálise de alto nível.
Eu defendi o uso da filosofia prática,por parte das pessoas em geral.
Diploma não é sinônimo de inteligência nem de sabedoria,mesmo para pessoas boas,embora elas sejam mais suscetíveis à melhoria de conduta.
Outrossim,a burrice não tem a ver só com "analfabetismo".
Muitos que tem boa formação fazem coisas absurdas.(quando falei nos "ingênuos",critiquei aos ingênuos de todos os tipos)
Eles não aprenderam a pensar e não concatenam as informações conhecidas,com a realidade que conhecem.
Enfim, andei falando num tema que o sr. vive comentando também.
Aliás,esse asssunto tem sido sua maior preocupação.
Apenas,nossos "idiomas" costumam ser diferentes,para expressarem conteúdos similares.

_quarta réplica
Sempre haverão selvas e desertos.
O Caos,na verdade,me fascina.
Já contei umas vezes que "fui rendida" à ordem um pouco mais estéril do mundo,a partir dos dezessete anos.
Numa das últimas madrugadas,porém,ouvindo um pássaro selvagem em sua cantoria infinita,senti meus "amparos recentes" começarem a ruir.
Me deu vontade de fugir para a Mata Atlântica...

É,sr.William,demorei para "entrar no espírito" dessa bela sequência,mas acho que estou entendendo.
Todavia, para não "perder a graça",ficarei no aguardo da continuação.
Ainda bem que sua filosofia agora,voltou a ficar imprevisível.
(hehehe!)