quarta-feira, 7 de março de 2012

Beira do Abismo

“Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo.” [Rochefoucauld]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Eu desejo tudo de bom aos outros, mas entendo que passar por grandes dificuldades nos faz entrar em contato com uma parte de nós que muitas vezes desconhecemos.
  Como sempre meditei muito eu imaginava o que iria acontecer caso minha vida desandasse. 
  Não colocaria mais limites no meu pensamento, iria até as profundezas do Abismo, tinha medo que isso me destruísse então preferia ficar confortável em uma religião.

  Há pessoas que na dificuldade ficam ainda mais religiosas, outras viram atéias, no meu caso não fiquei religioso nem ateu, me considero um Livre Pensador, sem as amarras do ateísmo ou teísmo.

  Neste texto vou falar daquelas pessoas que deixam mensagens açucaradas no Face, “obrigado Deus por isto”, “obrigado Deus por aquilo”, “Deus é fiel”, “Tudo posso naquele que me fortalece”...e coisas do tipo.
  Muitas pessoas que conheço do Face ou pessoalmente, agradecem a Deus algo que na PRATICA deveriam agradecer a seus pais.
  Tá, daí a pessoa diz que agradece a Deus por ter lhe dado estes pais. 
  Lembram-se de como é fácil ser Deus? 
  Tudo de bom creditamos a Deus e tudo de mau creditamos a humanidade, não precisamos nem PENSAR, não podemos pensar. 
  É bom é de Deus, é mau é o maldito homem ou Lúcifer.
  Bom, sabemos que nem todos os pais têm juízo então quem não teve a sorte de nascer em uma família estruturada deve fazer o quê, agradecer ou culpar a quem? 
  
  O individuo que tem pais razoavelmente responsáveis, uma vida razoavelmente tranquila é muito cômodo não fazer grandes questionamentos Filosóficos.

  Antes de prosseguir quero dizer que não estou fazendo algum tipo de condenação a essas pessoas [digamos] “filhinhas de papai”, apenas estou analisando uma situação. 
  Sei muito bem o que se passa na mente delas, pois já estive nesta situação, não a de ter uma família bem estruturada, mas de estar ou acreditar que estou bem em uma religião ou ideologia e não querer mudar time que aparentemente ou realmente esta ganhando.
========================
  Vejam minha filhas, elas vão a igreja e acham o Deus Bíblico o cara, são o tipo de garotas que postam frases açucaradas no Face.
  Mas também, como elas podem dizer que Deus ou a vida não são bons?
  Comida farta, passeios, carinho, atenção, acesso a ótima tecnologia, boa casa, bom bairro, boa cidade...
  Fome, violência, falta de moradia, pai batendo na mãe, mãe drogada ou alcoolizada, são coisas muito distantes delas, são como um filme, “não acontece de verdade”.
  Certas coisas são muito complexas, é meio alienante ver pessoas como minhas filhas postando no Face uma “coragem” uma “Fé” que elas mesmas nem sabem se tem porque nasceram em uma família estruturada, com pais responsáveis, então as dificuldades são bem amenizadas.
  Minhas filhas são crianças, mas há adultos que estão desempregados ou ganhando bem pouco, como o dinheiro é só para eles [papai e mamãe bancam todo resto] então... “ó, glória a Deus! Tenha coragem e Fé! Tudo posso naquele que me fortalece!”
  Eu não quero que minhas filhas ou estas outras pessoas que nasceram em um bom lar passem dificuldades, claro que não.
  Mas fico meditando se é possível estas pessoas como minhas filhas praticarem uma Filosofia de boa qualidade sem a necessidade de serem jogadas no fundo do poço, sem passar por grandes sofrimentos e dificuldades.
  Será que é possível que saiam de seus mundinho e consigam se colocar no lugar dos outros observando outras situações?
  A Dialética esta me fazendo pensar como pensavam [ou pensam] meus familiares?

  Só as dificuldades conseguem me fazer ter um contato “verdadeiro” com Deus?
  Só as dificuldades me fazem ter contato com uma Filosofia de qualidade, uma “verdadeira” Filosofia?

  Não. Esse texto não irá continuar, ele ficará inacabado, complete-o como achar melhor, sinta sua mente caindo em um abismo sem fim...
“Ninguém pode pronunciar-se acerca da sua coragem quando nunca esteve em perigo.”
  [Hã! Você já esteve em perigo?]
"Alguns são tidos como corajosos só porque tiveram medo de sair correndo"





anterior                       <>                                próximo
                                                                        
                                                                      


Postar um comentário