sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Algum Motivo para Viver





 "Sofrimento é melhor que nada."

   (Dr. House)



  Poucas pessoas chegam a conhecer o que é apatia profunda.

   Se é muito prolongada considero depressão de fato.

                                              


   “Apatia é um termo psicológico utilizado para designar casos em que a pessoa perde o interesse de forma generalizada, ficando indiferente a qualquer tipo de acontecimento em sua vida, seja ele bom ou ruim.
  A apatia também pode ser definida como a ausência de sentimentos, emoção e entusiasmo.”


 


  Já vivi essa situação de apatia em alguns momentos da minha vida, consegui não deixar que virasse depressão.
  Você não quer deixar de viver, não chega a querer morrer, mas se a morte acontecesse seria um grande alivio.

  Confesso que já fui muito além da apatia, pelo menos em dois momento tive realmente muita vontade de morrer, o suicídio me parecia a opção mais lógica ... mas não vou falar novamente sobre isso para o texto não se afastar da frase de House.

  A apatia é uma estrutura de pensamento que eu não recomendo que ninguém visite, o caminho pode ser sem volta.
  Não entrarei em detalhes dessa situação porque pode causar mal a muitas mentes.

  A gente não quer absolutamente nada, porque nos percebemos impotentes para conseguir algo que queremos muito, algo que precisamos demais.

  Minha primeira apatia foi o caso clássico de pobreza além da conta, aquela em que há dificuldade para conseguir até alimentos, quando essa situação se torna constante, algumas pessoas (eu) ficam apáticas.

  Mas há outras situações.

  Muitas mentes "felizmente" chegam apenas ao estado de grande tristeza, uma grande vontade de chorar a todo momento.
  Você se importa com alguém que foi e não vai mais voltar (morte), se importa com a perda do amor de alguém, você se importa com um grande fracasso profissional, você se "importa".

  A apatia profunda "eu" descrevo como um estado que você já não se importa com mais nada.
  Se um carro te reduzisse a carne moída esfarelada no asfalto seria algo maravilhoso.
  Só de pensar no pneu passando por cima de sua cabeça e triturando qualquer pensamento dá vontade de se atirar logo na frente de um grande ônibus, acabar com tudo, porque nada mais importa.

  Lembrei agora de quando estipulei uma data para fechar o restaurante que eu tinha, de fevereiro de 2007 não passaria.
  Para quitar as dividas (rescisões trabalhistas) eu provavelmente teria que me desfazer de muitas coisas, mas já não me importava com mais nada.
  Faria quase qualquer coisa para não continuar naquela situação de muito trabalho, muitos problemas, muitos compromissos e pouco retorno financeiro, não raro prejuízo.

  Não posso dizer que fiquei totalmente apático porque me importava muito com minha esposa e filhas.
  Nesta época eu começava a trabalhar ás 8 horas da manhã e ia até as 22 horas ... se conseguisse baixar as portas, sempre tinha alguns clientes que queriam esticar a noite.
  Foi difícil arranjar um tempo, mas consegui ir a uma apresentação na escolinha das minhas filhas, uma estava com 3 anos a outra com 5, foi magico ver meus anjinhos dançando, não consegui me controlar, meus olhos ficaram cheios de lágrimas.
  Sei lá!
  O cara trabalhando feito louco para conseguir dinheiro não era eu, não era minha essência.
  Aquele cara ali emocionado ao ver as filhas dançando era EU.
  Direcionei meus pensamentos para uma vida mais tranquila com minha família, nem que tivesse que ganhar salário mínimo, só queria um trabalho simples com pouca responsabilidade, que não me tomasse mais que 8 horas diárias.
  Eu estava sofrendo muito, mas o sofrimento é melhor que não sentir nada, melhor que ficar totalmente apático.

  Muitas pessoas cultuam o sofrimento, acreditam que ele purifica suas almas, as transforma em pessoas melhores.
  Eu não cultuo o sofrimento, me importo em viver com paz e prosperidade.
  Definitivamente o sofrimento não me tornou uma pessoa melhor, se tudo dependesse só de mim, optaria por não sofrer e me sentiria uma pessoa tão boa quanto qualquer outra.

  Acredito que a pior situação de uma alma é não se importar com mais nada.

  Até o sofrimento é melhor que a apatia profunda.
  Muitos são masoquista até tem prazer no "vitimismo".
  No meu caso quero de alguma forma parar de sofrer, busco desejar alguma coisa não muito distante que proporcione algum alivio, porque ...

  Quando não desejamos mais nada o único alivio é a morte.

  “Mas quem sofre sempre tem que procurar
    Pelo menos vir achar razão para viver
    Ver na vida algum motivo pra sonhar
    Ter um sonho todo azul
    Azul da cor do mar”
    ☛♫♫♫♫

  







  Nota, Agosto de 2018: 
  Em situação de apatia profunda busque por "objetivos alcançáveis", se traçar grandes metas difíceis de alcançar ... por motivos óbvios só vai se afundar mais.
  Me desfazer do pequeno comércio era factível, precisava só não me importar com o prejuízo, ter o "firme propósito" que uma vida mais tranquila seria melhor para mim.
  Conseguir um emprego com salario mínimo, convenhamos que não é uma meta difícil de alcançar.
  Confesso para vocês que meu principal objetivo era estar presente para minhas filhas pelo menos até completarem 18 anos.
  Minha esposa é muito forte e independente, mas não seria justo deixa-la arcar sozinha com tanta responsabilidade.
   Em 2007, minha lógica sugeria me manter vivo pelo menos até 2021, quando minha filha Ellen fizesse 18 anos.
  
  O tempo passou.
  As coisas se ajeitaram bem.
  Tracei uma meta possível de conseguir, algum cargo no serviço publico, mesmo que fosse com baixa qualificação.
  No geral os salários são acima da média e as condições de trabalho bem mais "flexíveis".
  Minha situação atual esta bem tranquila, ganho pouco, mas isso não é novidade na minha vida, no comércio tinha mês que não ganhava nada, até perdia.
  Tenho tempo para cuidar da casa, fazer minhas comidas, escrever meus textos, minha esposa e filhas estão bem ... que seja eterno enquanto dure.



✧✧