quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lógica Perversa

  “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”
   [Adam Smith]

  Eu chamo de Lógica Perversa quando o melhor a ser feito não é exatamente o melhor a ser feito, tenho que me contentar com o menos ruim. 

  Vejam um exemplo:
  No segundo turno das eleições em Campinas restou um candidato apoiado pelo Governo Federal [até Lula e Dilma estiveram aqui] e outro apoiado pelo Governo Estadual [Geraldo Alckmin veio “tomar café” com a gente].
  A Lógica Perversa é que se votamos em um recebemos mais “dinheiro da Dilma” se votarmos em outro recebemos mais “dinheiro do Geraldo”.
  Na conjuntura atual me parece que o Governo Federal tem mais dinheiro, logo deveríamos eleger sempre o candidato do Governo Federal.
  Elegemos o candidato apoiado pelo Geraldo.
  A lógica nos diz que fizemos um mau negócio, deveríamos ter votado no candidato da Dilma.
  Acontece que a Lógica faz parte da Filosofia não é a Filosofia em si, para identificarmos se a Lógica é boa ou perversa precisamos flutuar por estruturas de pensamento amplas, abrangentes, “pensar grande”.
  Só ampliando muito nossa observação conseguimos verificar a qualidade da lógica.
  Antes vamos pensar pequeno?
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Imaginem que todas as despesas mensais do Condomínio onde moro sejam de 10 mil reais, jardinagem, manutenção, salários, água...

  Suponhamos que morem 40 famílias e cada uma paga taxa de condomínio no valor de 270 reais.
  Ficamos com a arrecadação de 10800 reais.
  Pagamos todas as despesas e 800 reais ficam como fundo de reserva para ações emergências e situações de inadimplência.
  Podemos dizer que o Condomínio é auto sustentável financeiramente?
  Sim podemos.
  Agora imaginem que um Condomínio vizinho ou “distante” tenha as mesmas despesas de 10 mil reais, mas só arrecade 9 mil.

  Você acha justo aumentar a taxa no meu Condomínio para cobrir o déficit do Condomínio vizinho?

  A não ser que você more no Condomínio vizinho e seja um tremendo cara de pau acredito que dirá que é injusto.
  O condomínio vizinho tem que ajustar sua despesa a sua capacidade de arrecadação.

  Vamos pensar grande.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  No Brasil o que mais tem é Município deficitário.

  Se o “Condomínio” Campinas gerar 1 Milhão de superávit esse dinheiro não fica com a gente ele vai para o “Sindico Presidente” e para o “Sindico Governador”, são eles que decidem se vão aplicar a sobra de recursos em Campinas ou em outro Município.

  O que você acha dessa situação onde temos que mendigar ao Governo Federal ou Estadual um dinheiro QUE É NOSSO?

  Percebeu como é um sistema perverso baseado em uma lógica perversa?

  Não... então vamos para o próximo texto, tentarei ser mais claro.



  PS: É evidente que a dinâmica econômica apresentada esta exageradamente simplificada, não estou escrevendo para um público de economistas.




anterior                       <>                                próximo

17 comentários:

William Robson disse...

“O golpe mais duro que a natureza pode dar no destino das pessoas, é lhes negar a inteligência.” [Nihil]
============================
Humm... essa parte é bem provocativa.
Tentar resolver um problema de matemática e não conseguir é bem frustrante.
Mas se a pessoa não tem o mínimo interesse em matemática nem ao menos se interessa em resolver o problema, a frustração não acontece.

Sofremos de acordo com nossa consciência das coisas, não vou prosseguir porque iniciaria uma Filosofia Complexa, mas toscamente eu diria:

Uma tribo isolada que nunca viu uma TV não sofre pelo desejo de possui-la.
Em Filosofia é difícil detectar até que ponto as pessoas são conscientes.
A Inteligência é capaz de nos deixar incrivelmente tristes uma sensação de grande impotência.

O texto de hoje fala muito disso, as pessoas podem ficar alegres por uma situação política deprimente, mas como convence-las disso, como trazer isso a suas consciências?
A falta de percepção da realidade faz a alegria de muitas pessoas...
Por vezes a ignorância é uma benção.

Antecipando: Não, não gostaria de ter deficiência mental mesmo que isso me deixasse mais satisfeito com a vida... Filosofia Complexa...

Também não sei até que ponto o habito do “Conhecido Desconhecido” de andar no meio dos ônibus não era uma “tentativa de suicídio”.
A vida por vezes é um fardo difícil de suportar independente do nível de inteligência.

turbilhão 1.148 disse...

Li os textos,e acho que os menos capazes sabem que são menos capazes,e entendem que são um peso para as pessoas,porque mesmo eles,formaram "relações com o Superego" na infância.
Tanto que alguns fazem tratamento psicológico a vida toda,para controlar os sentimentos de depressão.

Isso,naturalmente,acontece quando os menos inteligentes,ainda não são limítrofes ao ponto de precisarem ficar internados em alguma instituição.

Mais tarde,irei replicar o texto principal.

Por ora,um bom dia ao sr.,e aos demais.

entropia 72, disse...


...no blog da Selma.

Dêem uma olhada no meu prosô com o Adilson,logo abaixo da mensagem que dirigi ao sr.Vaivolta,e antes da última poesia.
Apenas não queiram nos bater,que assim não vale...(kkkkk...)

William Robson disse...



“Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.” [Jung]

Fica bem complexo quando pensamos que fomos criados para adorar a Deus porque então nós é que seriamos um propósito de Deus. Nós mesmos, por vontade própria, não teríamos nenhum propósito, difícil né?

Se Deus precisa de adoração então ele tem um propósito para conosco e nós simplesmente não temos alternativa, ou o adoramos ou iremos para o inferno.

Flash Back

Daniel disse...

Conhecido desconhecido.

Indico o filme Meu Nome É Rádio, Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=Pvx8RyKq7sA


Realmente não dá para uma pessoa que é deficiente mental se tornar um einstein, independente da força de vontade que ela tenha.


Mas realmente um corredor tem como aprimorar suas táticas se for treinando ao longo dos anos, mas tem quem seja mais rápido do que ele exclusivamente pela condição física, sendo mais resistente, tendo maior flexibilidade, etc..

Daniel disse...

Interessantíssimo o seu comentário Nihil.

NIHIL - "Eram primos,claro.
Casamentos assim,geram esse tipo de descendência,a partir do segundo ou do terceiro filho."

É como eu disse no texto anterior.

"Sobre nascer defeituoso.
Acho que isso vai muito mais além.
Eu li, e há maior incidência disso acontecer em casos incestuosos."

NIHIL - "Essas pessoas são bem interessantes,por não se revoltarem contra a própria sorte,e por aceitarem-na alegremente(muitos tem consciência do que lhes acontece)"

Isto é mágico srta Nihil! Ninguém pode dizer que são desafortunadas ou desprovidas estas pessoas porque não são.
Acho que nós aprendemos errados enquanto crescemos.

William Robson disse...

“Sandy deixa 71 mortos no Caribe, a maioria no Haiti

Nas Bahamas, os prejuízos causados pelo furacão poderão superar US$ 300 milhões” [RAC]
====================================
As pessoas que ficaram felizes com a destruição nos EUA podem comemorar mais este dia do “poder de Deus”.

NOTICIA

William Robson disse...



Uma pessoa 100% protegida, 100% sortuda se sentiria e agiria como um Deus.

MUITO ACESSADO

tripitaka 723... disse...


...no blog da Selma.

Ando fazendo uma "política" para voltar a ser colaboradaora lá.
Todavia,a série "Mística" -caso for começada ali,irá ocupar os espaços de réplicas dos links de orquídeas.
Não tenho muita vontade de colocar esses textos (futuros) em destaque.
Isso,caso eu publicá-los realmente,ali.

revista realidade 80 disse...

(texto principal)

O sr.tem razão em tudo,e eu não tenho acréscimos.
(porisso,deu tempo de ficar um pouquinho no blog vizinho)
Aguardarei a continuação da idéia.

O sr.é brilhante,falando em economia,e em administração.
(se for bancário,ainda terá tempo de virar gerente)

tripitaka 724 disse...

Para o primeiro "muito acessado".

Na ocasião,eu estava um pouco estressada,por isso escrevei a "tripitaka 473",um texto que ficou um verdadeiro "pampeiro",mas que valeu pelas boas idéias que eu poderia melhorar agora,a partir dele.

Será que temos um propósito inteiramente individual,a longo prazo?
Pode ser que não.
Talvez isso só ocorra no "curto prazo".
A "longuíssisma distância",vamos acabar nos unindo à "fonte" mesmo,e perderemos a "criatividade".
Ou uniremos nossa "criatividade" ao fluxo constante já existente.

Pior é que isso nem é exigido de nós.
Iremos fazer isso,devido a um chamamento existente em nossa natureza.
A impressão que tenho,é que ninguém pode ser feliz pela eternidade,sem a fusão com a "Grande Mente".
Isso,eu constatei quando pratiquei,anos atrás,a "pré-kriya-ioga",ainda lá na Self Realization Fellowship.

tripitaka 725 disse...

Ao Denytus.

A deficiência não é um prêmio para ninguém.
Quem tem uma "simples" doença crônica,sabe disso.
Mas,pode ser que isso seja uma vitória para a pessoa em questão,uma vez que ela é um sinal de um remorso por algo errado antigo que se fez,e do qual finalmente existe a consciência.
Os espíritas tem uma mentalidade evolucionista um pouco apressada,e alguns dos meus amigos budistas também tem.

Todavia,em minhas pesquisas pessoais,e "aventureiras",constato que muitas vezes,uma pessoa pode ficar milhares de anos,com uma mesma personalidade,e com uma mesma "autodireção",mudando só nas aparências.
Nem sempre se paga imediatamente pelos erros que se cometeu.
Isso pode levar uma "cara" para ocorrer.

Um rabino judeu(mas rabino só pode ser judeu...kkkk...),quando perguntado certa vez sobre o que ele achava que iria acontecer aos S.S nazistas,ele disse que o destino deles,era um dia,"virarem petróleo"
Essa foi uma metáfora para a transformação do lixo em algo útil,e sobre o longo tempo que isso exige.

Vai saber muitas vezes,quando nos ferramos em alguma coisa,se não estamos "eliminando um carma" de uns dez mil anos atrás.

tripitaka 726 disse...

(furacão Sandy)

Tenho a impressão,sr.William,que tem muitos que gostariam que o mundo acabasse logo,para que em seguida,viesse o "paraíso dos cristãos".
Tem pessoas que vêem em tragédias distantes delas,a "escatologia do Senhor".
Mas,se ocorrem perto,ou "em casa", elas são então sentidas como verdadeiros problemas.

Muitos pensam que a vida dos outros,é o filme deles.

tripitaka 727 disse...

(para o último "Muito Acessado")

Meu subconsciente simplesmente bloqueia todas as vezes em que tento pensar em qual caráter eu teria atualmente,se minha vida tivesse sido "pura sorte".

Eu poderia ser prepotente,eu poderia ser uma acomodada,ou talvez,eu me sentiria tão "culpada" por ter uma sorte que os outros não tem,que eu teria uma ONG,ou estaria na política,para me matar de trabalhar a favor de melhorias sociais.
Não tenho como ter certeza.

O "ponto alto" das nossas prosas desse dia,foi o pequeno conto que escrevi às pressas,e sem revisões.
Ficou bem divertido.

emaranhado 131 disse...


Vejam no blog da Xênia,a prosa a respeito de um sortudo que agrada a quase todos.

encantadora 29 disse...


impatiens waleriana

turbilhão 1.149 disse...

Horas atrás,eu disse ao Denytus que uma deficiência mental não é um prêmio para ninguém,embora ela possa exemplificar o intenso remorso de uma pessoa por algo que ela fez "nas antigas" que ela julgou errado,ou que foi mesmo errado.

Todavia,muitos não se importam com falhas próprias menores,embora elas possam empenar a vida,levar a fracassos escolares,a cisões familiares,a perdas de emprego,e à sujeição a acidentes.
Tanto que muitos até são alcoólicos,sem se importarem muito com as consequências.

Brasileiros,em geral,não se ofendem ao se sentirem burros,até dão risada disso,e pouco fazem para melhorar.(ou parecem fazer pouco)
Mas,gostam de criticar a burrice alheia.
Felizmente,muitos não ligam para as críticas dos que não reparam nos próprios erros.

Eu sou um pouco diferente.
Não tenho nenhuma paciência com minhas precepadas.
Já cheguei ao ponto de sair no grito,quando vi que meus esquecimentos estavam para além do normal.
Já berrei com Deus,já esbravejei bastante.
Felizmente,tudo nessa vida tem uma solução,ou uma atenuação.

Atualmente,eu ingiro minhas vitaminas e ao menos,trato alguns problemas que estão na periferia do meu "limite principal" que é o Tda.
Não estou ainda tratando direito ao Tda propriamente dito,mas a melhoria da saúde em geral,atenua os sintomas.
Todavia,ainda continuo com alguns problemas psicomotores.
Não quebro mais pratos com frequência,como antes,mas continuo chutando objetos,quando menos espero.
Preciso sempre mudar as coisas de lugar em casa,para não tropeçar.
Uso chinelos volumosos,para evitar machucar os pés,com tais acidentes.
No passado,era comum eu viver com os dedos enfaixados.

Ainda bem que nunca mais pus a mão no desvão de uma porta,nem a esqueci mais dentro de uma gaveta que eu estava fechando com a outra mão.(argghhhh...)
Se melhorar,contudo,estraga.
Quando voltar na médica psiquiatra,talvez pedirei um remédio de memória melhor,mas antidepressivo,nunca.
Nem Ritalina.

Um bom dia a todos.
Irei meditar.