quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Terra de Cegos

   “O programa de cotas utilizado pelas universidades públicas tem sido uma das formas de acesso ao ensino superior pelos vestibulandos egressos da rede pública. Dessa maneira, tenta-se democratizar a educação que há décadas é vista no Brasil como elitizada.”
 [Observatório da Imprensa]
____________________________________________________
____________________________________________________
  Usar o critério de cor ou indígena sou contra.
  Usar o critério da situação financeira sou a favor.

  Fui um bom aluno e quando terminei o colegial deparei com uma IMBECILIDADE.
  Estudei em escola pública porque não tinha dinheiro para pagar escola particular, mas quando terminei o colegial eu não tinha como continuar no mesmo modo de operação.
  Aqui em Campinas temos a Unicamp, não havia cursos noturnos e o tempo era integral, não tinha como eu trabalhar e estudar.
  É evidente que competir com alunos da rede particular com uma formação bem melhor seria difícil, mas não impossível, sempre fui autodidata, por curiosidade complementava o que aprendia na escola.
  Mas e se eu conseguisse a vaga?
  Minha mãe e irmãos precisavam da renda que eu levava para casa.
  Como eu poderia fazer um curso diurno integral?
  Como eu iria me sustentar?
  E minha família como eu poderia ignorar suas necessidades e só pensar em mim?
  A única coisa que me restou a fazer foi optar pela PUCC.
  Eu trabalhava de dia, estudava a noite... e minhas contas ficavam no vermelho...

  Enquanto isso pessoas endinheiradas continuavam no bem bom estudando com dinheiro dos IMPOSTOS que eu pagava!                          

  Por favor, nada contra os endinheirados, se os pais deles tiveram mais sorte ou juízo que os meus não cabe nenhum tipo de “culpa” a esses estudantes.
  Só sei que ao pagar a mensalidade na PUCC eu me sentia muito, mas muito injustiçado.
  Acho justo 50% das vagas nas universidades estaduais e federais serem reservadas a BONS estudantes pobres.
  Não é porque eu fui injustiçado que desejo injustiça para as próximas gerações.
  Se eu tivesse tido acesso a uma Faculdade “paga pelos impostos”, provavelmente a minha vida seria profissionalmente bem melhor.
  É claro que toda a sociedade teria a ganhar se outros “willians” tivessem acesso a uma educação de melhor qualidade e a um sistema universitário mais JUSTO.  [7/Set/2012]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  Esse comentário acabou se desdobrando em ótimos textos, “Aula de História” e “Somos Crianças”, mas apesar das excelentes argumentações todos sabem que os defensores do sistema de cotas venceram.
  A lei das cotas foi aprovada e está servindo de modelo para aberrações maiores.

“Usuários de drogas podem ter 10% de vagas em concurso”
  “Diante da escassez de investimentos públicos para os tratamentos de usuários de drogas no Estado e da alta taxa de ocupação das vagas públicas destinadas a esse tipo de abordagem, Minas poderá adotar uma medida polêmica: reservar 10% das vagas em concursos públicos no Estado para dependentes químicos.
  A sugestão foi feita pelo presidente da Comissão de Enfrentamento ao Crack, o deputado estadual Vanderlei Miranda (PMDB), durante o ciclo de debates Um Novo Olhar sobre o Dependente Químico, encerrado, ontem, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na capital.
   “Fomos muito cobrados de que o poder público não ajuda na reinserção de usuários de drogas. Sugeri isso ao governo, mas ainda não obtive resposta para decidirmos o que fazer”, afirmou.” [O Tempo]

“Bolsa Gay: Prefeitura de São Paulo pagará SALÁRIO MÍNIMO PARA TRAVESTIS estudarem, além de fornecer HORMÔNIOS FEMININOS”. [Libertar]



Lei de Cotas no serviço público é sancionada”
  Ao sancionar a lei que reserva aos negros 20% das vagas de concursos públicos federais do Poder Executivo, a presidenta Dilma Rousseff disse esperar que a medida sirva de exemplo para a adoção de normas similares nos demais Poderes, entes federados e na iniciativa privada. [EBC]

  Está tudo dominado pela minoria.
 Quando a maioria irá acordar!?
 O problema é que a maioria é “freudiana”.

Freudianos elegem governos freudianos.”

   Até algum tempo atrás eu ficava um tanto deprimido com a constante vitória da insensatez, mas hoje em dia não fico mais.
  Entendo que a nossa sociedade atual foi exposta por muito tempo a “verdades incontestáveis”.
  Verdades essas que continuam sendo contadas em nossas escolas, em nossas igrejas, por nossos conselheiros psicólogos e suas “heranças ancestrais”.
  O que curou [ou amenizou] meu sentimento de impotência e depressão?
  Eu já disse várias vezes, a INTERNET.
  Freudianos e Religiosos estão tendo cada vez mais dificuldades para argumentarem sobre suas “verdades verdadeiras.”

  Quem me acompanha sabe que já debati com muitos ateus e coloquei em xeque suas convicções.
  Logo, não proponho o fim de nada apenas o BOM SENSO  em tudo.

  Sei que radicais e fanáticos sempre irão existir, mas com o acesso fácil na Internet a todo tipo de informação e argumentação, nós Livres Pensadores estamos diante de uma situação excelente que nunca estivemos.

  Cada criança que eu vejo com seu Tablet ou Notebook é uma satisfação imensa.

  Sei que o professor da minha filha irá falar maravilhas do Marxismo, mas entre um joguinho e outro, uma conversa no Face book e outra minha filha acabará tendo contato com outras versões da história.
  Sei que o filho do meu vizinho evangélico terá acesso fácil a várias interpretações de uma parábola e não só a verdade verdadeira contada pela Igreja de seu pai.

  Mas o motivo de eu publicar esse texto foi destacar o comentário feito em Setembro de 2012, o achei muito bom, foi ponto de partida para ótimos textos e não queria que esse comentário ficasse perdido como apenas mais um comentário.
  Outro motivo mais interessante é refrescar em sua memória o conceito de Lógica Perversa, não subestimem a importância desse tipo de Lógica para nós Livres Pensadores.

  Se as argumentações mais eficientes não são aplicadas, nós devemos usar nossa inteligência e sabedoria para amenizar os prejuízos em nossas vidas já que não podemos amenizar os prejuízos na Sociedade.

  Lembremos que somos pais responsáveis e a família é importante para nós, se a massa elege governos que diminuem nossa eficiência enquanto sociedade civilizada, não temos que sofrer por isso... vou dar um exemplo que vale por dezenas de textos.

  Uns 3 anos atrás abriu uma escola particular renomada aqui bem perto de casa, minha esposa me pressionou muito para matricular nossas filhas e eu estava muito propenso a isso.
  Como podem imaginar a mensalidade era bem salgada, mas possível de ser paga, o grande problema não seria o dinheiro embora somado representasse uma boa quantia, estamos falando de 5 anos de colégio ou mais para duas filhas.
  O que pesou mais na minha decisão foi a FILOSOFIA.
  Pelos meus debates na Internet eu sabia os rumos que as coisas iriam tomar.
  Minhas filhas por estudarem em escola particular seriam discriminadas, ninguém iria levar em conta o enorme sacrifício financeiro meu e de minha esposa.

  Por sermos pais responsáveis a “verdade verdadeira” sugere que temos que carregar a sociedade irresponsável nas costas e arcar até com resgates sociais do passado, pagar por erros que nem tínhamos nascido quando foram cometidos.

  Como considero eu e minha esposa inocentes dessas acusações e não acho justo o inocente pagar pelo pecador decidi manter minhas filhas em escola pública.
  Será muito mais fácil elas conseguirem chegar a Faculdade.
  Na época minha filha foi visitar a escola particular e ficou encantada com as instalações, ela queria muito estudar ali.
  Tive que ter uma longa conversa com minha esposa e uma mais longa ainda com minha filha.
  Hoje pelo rumo que as coisas tomaram elas estão satisfeitas com minha decisão, “aparentemente” foi o melhor a fazer. [Nunca dá para ter certeza]
  Até porque minha esposa perdeu um bom emprego (em termos de salário) e nossa renda mensal caiu bastante.

  Sim, eu apliquei a Lógica Perversa.

  A lógica boa seria buscar sempre a melhor escola para minha filha, isso é próprio de uma sociedade civilizada.
  Mas aqui no Brasil o mais importante é conseguir o diploma da maneira mais fácil possível, depois corremos atrás do prejuízo.
  Eu tenho muito conhecimento e vou transmitindo a minhas filhas, as deficiências da escola são supridas por mim.
  Elas tem acesso livre a esse Blog e conseguem ter uma visão da História como poucas crianças conseguem ter, vou introduzindo aos poucos a importância da Matemática em suas vidas.
  O dinheiro economizado servirá no futuro para passarem um tempo no exterior aprendendo realmente a falar uma língua estrangeira caso seja do interesse delas ou servirá de facilitador em alguma área que elas tenham interesse.
  Esse texto já está ficando longo então encerro dizendo que nós Livre Pensadores sempre podemos ficar por cima na maioria das situações.
  Se não alcançamos a situação mais próxima ao ideal ainda assim podemos ficar em uma situação muito satisfatória, há “interferências” e nem tudo está em nossas mãos, mas no que depender de nós podemos ser muito eficientes, estar sempre vários passos à frente de outras pessoas...
  “Em Terra de cegos quem tem um olho é rei.”



 

  VOCÊ ACHA CERTO “BOLSA ESCOLA PARA RICOS?”

  ESSE É UM BOM USO DO DINHEIRO DOS IMPOSTOS?

   O que você acha de uma família com renda de 10 mil, que só tenha dois filhos e um deles estuda de graça na USP ou UNICAMP?
   Essa bolsa escola para “ricos” é uma “justa contrapartida” para retorno dos impostos?
   [Filosofia Matemática]


Anterior          <>        Próximo 
Postar um comentário