“A melhor forma de combater a
corrupção é educar a população para que não a aceite nem vote em políticos
corruptos?”
[Questão Revista Veja]
EDUCAR
1 - Dar a alguém todos os
cuidados necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade.
2 - Transmitir saber a; dar
ensino a; instruir.
Não sei se a
palavra “educar” cabe aqui.
Quem tem que
educar a população?
O Governo?
O conceito 1 nem
compensa meditar, esperar que algum Governo seja responsabilizado pelo
desenvolvimento pleno da personalidade de cada individuo ... é a velha e
surrada bandeira do estado paizão todo poderoso. 😞
Vamos para o
conceito 2.
Educar em seu
sentido mais simples é ensinar, transmitir um conhecimento.
Se esse conhecimento vai mudar o
comportamento é outra situação.
Exemplos:
a) Você ensina
para seu filho que drogas trazem muitos malefícios, ele adquiri esse
conhecimento, mas não há garantias que não irá usar drogas.
É impossível que
qualquer jovem ainda não tenha o conhecimento sobre os riscos de usar álcool,
cigarro ... drogas de todo tipo.
b) É bem difícil
um motorista não ter conhecimento que usar celular enquanto dirige é perigoso.
Todos concordam
que a distração de poucos segundos pode ser fatal.
No entanto o que
mais vemos é gente com esse comportamento.
c) A AIDS se alastrou na década de 80 e por força dela as
conversas sobre sexo passaram a ser escancaradas.
Camisinha que era
algo que se falava a “boca pequena” passou a ocupar todas as mídias em horário
nobre.
Bem antes disso,
na década de 60 os anticoncepcionais foram popularizados, dando uma maior
liberdade sexual as mulheres.
Transar, pelo
menos em termos de gravidez indesejada, ficou bem mais seguro.
Podemos afirmar
que o conhecimento/educação sobre sexo está bem difundido por toda população.
No entanto ainda
temos altos índices de gravidez na adolescência e de casais tendo mais filhos
do que conseguem criar.
Logo, defender
que a educação é a melhor forma para diminuir a combater a corrupção NÃO se
sustenta argumentativamente.
Se conhecer os
maléficos das drogas, uso do celular no volante, sexo irresponsável ... não
acabou com essas práticas, porque magicamente faria isso com a pratica da
corrupção!?
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Não
vejo pais, professores, ou mídia incentivando crianças a corrupção.
Podemos dizer que
somos “educados para sermos honestos” se o problema fosse só esse já estaria
resolvido.
Vamos pegar o
assunto do momento redução da maioridade
penal.
Na escola eu
duvido que tenha algum professor incentivando o menor a roubar.
O professor é um
trabalhador e de certo induz seus alunos a que sejam também trabalhadores.
Já vi casos da
família ser muito desestruturada onde o próprio pai contribui para que o filho
entre no mundo do crime, no entanto é algo bem raro de ocorrer.
No geral o pai
pode até ser marginal, mas não quer que o filho seja.
As
pessoas que são contra a redução da maioridade penal dizem que a mente do menor
infrator não está totalmente formada, ele é imaturo, não tem grande capacidade mental para
discernimento do certo e errado.
Sei lá, uma mente
nessa situação deveria ser ainda mais suscetível a ser moldada pelo meio que
vive.
O meio que ela
vive a incentiva ser honesta.
Podemos pegar a
pior favela, aquela dominada pelo tráfico de drogas, ainda assim veremos que a
maioria da população é “decente”.
Os garotos que se
envolvem com o tráfico raramente tem um bom futuro, acabam mortos ou presos.
Logo, a criança
que nasce na pior favela é ensinada a ser honesta, observa que a vida do crime
não é nenhuma maravilha.
Mesmo assim o indivíduo
vai contra tudo que predominantemente lhe foi ensinado.
Aprende
estratégias de roubo, consegue uma arma, se associa com outros marginais, sabe
muito bem o que fazer com o produto do roubo encontrando até receptadores... que incapacidade mental é essa!?
Chega a ser
inacreditável a quantidade de pessoas que acham aceitável um cidadão de 14 anos
cometer crimes e ainda colocarem a culpa nos cidadãos honestos.
Como conseguir
encaixar a falta de educação nesse comportamento?
Me parece um
problema CULTURAL.
As pessoas só
mudam de opinião quando a vítima é alguém muito próximo.
Enquanto o crime está
aparecendo nos jornais e TVs parece impossível para elas se colocarem no lugar
da vítima ou da família da vítima...onde encaixar a falta de educação nesse
comportamento?
Fica claro que nos comportamos de acordo com
nossa CULTURA.
[Cultura também é definida
em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e
práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em
sociedade.]
A CULTURA DO “VITIMISMO” É UMA PRAGA
MUNDIAL.
Ela se
intensificou muito com os movimentos socialistas/marxistas/ comunistas onde a
responsabilidade coletiva é considerada maior que a responsabilidade
individual.
Se um indivíduo
comete um crime ou infração o primeiro a ser responsabilizado é o
Estado/Sociedade/Coletividade.
Com isso acontece
a IMPUNIDADE.
O criminoso passa
a ser vítima com direito a inúmeras atenuantes.
No caso da
corrupção a percepção muda um pouco, mas o resultado é o mesmo.
O coletivo se
sobrepõe ao individual.
“Todos os
políticos roubam”.
O eleitor nem se
preocupa em fazer uma triagem ou pelo menos um rodizio.
Vemos nas
diversas câmaras municipais, estaduais, federal; políticos envolvidos em casos
de corrupção, mas que são reeleitos há décadas.
Se um político
ganha dinheiro fácil com práticas antiética e não é punido por isso nem com a
perda de eleitores...
Imagine um marginal que ganha dinheiro fácil e
não tem nem a consequência negativa da punição!
Lembrem-se que
poucos roubos ou crimes são desvendados no Brasil:
“Enquanto o Brasil soluciona todos os anos, em média, de 5% a 10% dos
homicídios, os Estados Unidos resolvem 65% dos casos; a França, 80%; e a
Inglaterra chega a uma taxa de solução de homicídios de 90%.”
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Encontro direto com
pessoas que não tem argumentos para defenderem suas ideologias e mesmo assim
continuam com elas, garanto que são pessoas muito bem EDUCADAS.
Um “especialista”
disse que ficou emocionado ao entrevistar um menor infrator de 15 anos que
dizia não esperar viver muito, mas enquanto estivesse vivo o tráfico de drogas
lhe dava uma “dignidade” que a Sociedade não lhe dava.
Não imagino o
chefe da boca de fumo tratando o menor como um filho querido.
A dignidade que o
menor se referia de certo era dinheiro.
A solução é
darmos dinheiro para o menor e sua família, de preferência mais que seu
faturamento com venda de drogas?
Quem sabe um Bolsa Família de 3 mil para cada
menor...
De onde sairá o
dinheiro?
Da cobrança de
impostos da parte da sociedade mais ajuizada.
É a responsabilidade coletiva acima da
individual.
O
Estado/Sociedade falhou em educar “sexualmente” a mãe ou pai ... são vítimas da sociedade
Pergunta: Quando a
“solução” de um problema nos deixa deprimidos ou decepcionados?
Resposta: Quando
acreditávamos que ao atingir o objetivo todos os problemas referente a questão
seriam automaticamente resolvidos.
Educar é uma boa
ferramenta para uma sociedade que quer melhorar, mas o questionamento CULTURAL
é fundamental.
Podemos ser muito
bem “educados” e ainda assim incrivelmente corruptos.
Crimes do “colarinho
branco” em geral são cometidos por pessoas com bom grau de instrução.
Palestra inesquecível de Lula:
__________________
No seu
governo ele sabia exatamente o que estava
fazendo, foi um crime premeditado.
SOU A FAVOR DE 14 ANOS.
Vítimas
inocentes?
Qual delas?
O “dimenor”!?
“O
adolescente teria facilitado a fuga do atirador.”
“O
adolescente de 17 anos suspeito de matar o universitário Victor Hugo Deppman”
“Um
adolescente de 16 anos, conduzindo um veículo, matou um menino de 13 anos que
saía da escola.”
“Dos
24 detidos por envolvimento em arrastões a restaurantes de São Paulo este ano,
13 são adolescentes.”
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