O curso de pedagogia do jeito que está é algo obsoleto, fora da
nossa realidade.
Não é ciência é
IDEOLOGIA.
“O que justifica a existência da pedagogia é o
fato de esse campo ocupar-se do estudo sistemático das práticas educativas que
se realizam em sociedade como processos fundamentais da condição humana.
A
pedagogia, serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos
necessários às práticas educativas com o objetivo de propor a realização desses
processos nos vários contextos em que essas práticas ocorrem.
Ela se
constitui, sob esse entendimento, em um campo de conhecimento que possui
objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, configurando-se como "ciência da educação".
O que faz um pedagogo?
“Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a
Pedagogia
É um
curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação, confere ao pedagogo, de
uma só vez, as habilitações em educação infantil, ensino fundamental, educação
de jovens e adultos, coordenação educacional, gestão escolar, orientação
pedagógica, pedagogia social e supervisão educacional, sendo que o pedagogo
também pode, em falta de professores, lecionar as disciplinas que fazem parte
do Ensino Fundamental e Médio, além se dedicar à área técnica e científica da
Educação, como por exemplo, prestar assessoria educacional.
Devido a sua abrangência, a Pedagogia engloba diversas disciplinas, que
podem ser reunidas em três grupos básicos: disciplinas filosóficas, disciplinas
científicas e disciplinas técnico-pedagógicas.”
Vejam que a
descrição do curso é um chute para todos os lados, na educação pedagogo é “deus”
☻
Qual a condição básica para ensinarmos qualquer coisa a alguém?
É sabermos fazer
a tal coisa e ter paciência para ensinar.
Qualquer um de
nós que sabe ler e escrever pode ensinar alguém a ler e escrever, não
precisamos de alguém formado em pedagogia para isso.
Nós ensinamos
nossos filhos a falar sem termos nenhum pedagogo por perto e no entanto 100%
das crianças com capacidade para falar...falam.
“Doutor em
Pedagogia” deveria ser um
especialista em ESCOLARIZAÇÃO pesquisador e aplicador das formas mais eficientes
de ensino.
No Brasil
definitivamente não é o que vemos.
Nossos resultados
em escolarização são pífios, mas nossos doutores pedagogos insistem na mesma
metodologia, isso não me parece nenhum pouco “cientifico”, é mais teimosia.
Pedagogia poderia ser um curso de extensão
ministrado por um doutor Pedagogo.
Duração de 6
meses na parte teórica e 6 meses de estágio.
(Não vejo
necessidade de mais que isso.)
Qualquer pessoa
com formação superior em qualquer área, se tivesse interesse em dar aulas
bastaria fazer esse curso de extensão.
Eu, você, todos
nós que estudamos vários anos temos muita experiência em sala de aula.
Tá certo que é
como aluno, mas o ambiente escolar não é algo estranho, um mundo a descobrir.
Deveríamos
padronizar o que é dado em sala de aula.
Instituir o
famoso livro do professor.
O indivíduo daria
aulas daquilo que tivesse mais afinidade.
“Sem estabilidade”
o professor que se mostrasse insatisfatório poderia ser demitido.
Só um doutor pedagogo poderia dirigir uma escola?
Não
vejo necessidade.
Quem faz
Administração, Engenharia, Advocacia, Medicina...por que não pode administrar
uma escola?
“Di Genio começou dando aulas de física
enquanto cursava medicina na USP, o qual NUNCA CONCLUIU, no Cursinho
Preparatório 9 de Julho, juntamente com Dráuzio Varella, Roger Patti e Tadasi
Itto”
“Pedro
Sampaio Malan é um engenheiro eletricista e economista brasileiro, tendo sido
professor da Pontifícia Universidade Católica.
Formou-se
engenharia elétrica pela Escola politécnica da Pontifícia Universidade Católica
em 1965, e conquistou um doutorado em economia pela Universidade de Berkeley.”
Esses caras não
tem capacidade para dirigir uma escola porque não fizeram Pedagogia!?
Di Genio é dono
do Objetivo uma grande rede de ensino.
Pedro Malan foi
muito importante no sucesso do Plano Real.
Precisamos repensar
certos “dogmas” estabelecidos em nossa “cultura educacional”.
1 - “A carência para concessão da aposentadoria
por tempo de contribuição, conforme o artigo 223, inciso I, da IN/PRES nº
45/2010, é de 35 anos de contribuição para homens e de 30 anos para mulheres.
No entanto, NO CASO DOS PROFESSORES, HÁ UMA
DIMINUIÇÃO NESTE TEMPO, QUE PASSA PARA 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROFESSOR
E 25 ANOS PARA A PROFESSORA, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, desde que comprove,
exclusivamente, tempo de efetivo exercício em função de magistério na educação
infantil, no ensino fundamental ou no ensino médio.
Esse tipo de
aposentadoria, que alguns chamam de “aposentadoria especial”, é garantido desde
1998, a partir da alteração do artigo 40, § 5º da Constituição Federal de 1988,
trazida pela Emenda Constitucional nº 20, TENDO EM VISTA A ATIVIDADE SER
CONSIDERADA MAIS CANSATIVA QUE AS DEMAIS.
Professores “realmente”
precisam de uma aposentadoria mais vantajosa que a de outros trabalhadores?
É uma atividade
mais cansativa que todas as outras?
Vejam esses comentários:
2 - “Também sou
professora e vejo que para quem não conhece o cotidiano da sala de aula é muito
fácil falar.
Do ponto de vista do pai de aluno, do tio, do
amigo que tem filho em idade escolar realmente é muito fácil, quero ver dizer o
mesmo SENDO o professor, trabalhando em escolas diferentes, em turnos
diferentes, voltando pra casa com pilhas de exercícios, redações, cadernos e
provas para corrigir naquele feriado emendado...”
[Professora
no G+]
▬▬▬▬▬▬
De certo essa pessoa
não tem vocação para essa profissão, deveria tentar outra.
Mais que isso.
Nossos “gênios pedagogos” colocam matéria
demais no currículo.
Para você ter uma
ideia o Brasil ensina dez vezes mais
tópicos de matemática que Singapura que figura no topo mundial.
Enchem os alunos
de matéria e não se aprofundam em nada, isso é “cientificamente eficiente” pra
você!?
Observe no depoimento,
que as pessoas que estão à frente das diversas secretarias da educação não tem competência
para organizar uma escala de trabalho.
Porque trabalhar
em escolas diferentes em turnos diferentes virou uma regra e não exceção!?
Porque professores
auxiliares não podem se dedicar a corrigir provas e conferir trabalhos?
Principalmente no
ensino médio e fundamental estamos falando de conhecimentos básicos, alguém que
trabalhe com isso inevitavelmente passa a conhecer as respostas ☛
“de cor e salteado.”
Professores
trabalham em geral 5 dias por semana (quando trabalham)
Se a escola não
dispor de professores auxiliares podemos determinar que a cada 10 dias de
trabalho 1 dia o professor compareceria à escola só para corrigir provas e trabalhos.
Enfim, fica fácil
perceber que há grandes falhas administrativas.
Lembremos que professores são administrados por
professores.
É difícil alguém
ocupar um cargo de direção no MEC e não ser muito ligado a área da educação.
3 - “No Brasil,
as assistentes sociais parecem não ter utilidade alguma para nada.
Muitas delas trabalham como vendedoras,
operadoras de telemarketing e etc, fazem de tudo, menos orientar as
adolescentes quanto ao que vem a ser uma família ou um planejamento familiar´.
Muitas delas, não tem educação dos próprios
pais e o papel dessa profissional não só seria, como é DE UMA IMPORTÂNCIA
PESADA em termos educacionais, sociais etc, mas uma pergunta que te
faço..:PERGUNTA SE ALGUM "MERDA" DESSE, QUE ESTÁ LÁ NA CÂMARA OU NO
SENADO, PENSA NISSO??? SÓ PENSAM EM ARTICULAÇÕES EM BENEFÍCIOS PRÓPRIOS, A FIM
DE ROUBAR OS COFRES PÚBLICOS E FICAR CAUSANDO ESSA BALBÚRDIA QUE A GENTE VÊ OU
TEM VISTO COM O ENVOLVIMENTO DE VÁRIOS DELES...NA equipe desse presidente não
há ninguém que tb pense em nada para se resolver isso.., analise só...Nos EUA é
uma prioridade como cuidar da saúde vc manter contato com uma assistente
social.
É através dela que o governo vê e acompanha
de perto a situação do povo.”
[Comentarista
no G+]
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Educação vem da
FAMÍLIA.
NÃO ENTENDO
PORQUE BRASILEIROS ACREDITAM QUE A RESPONSABILIDADE DE EDUCAR É DE POLÍTICOS OU
PROFESSORES DO ESTADO!!
A culpa agora é
de assistentes sociais!!!
Tenho duas filhas
adolescentes, elas sabem muito bem que transar sem usar nenhum contraceptivo
pode gerar uma gravidez.
Eu e minha esposa
fazemos nossa parte lhes dando educação, se a pesar de tudo agirem
impensadamente a “culpa” é delas mesmas.
Como se não
bastasse as más consequências do sexo irresponsável passam na TV, nos
livros, revistas, jornais, internet...
Quero dizer que
crianças e adolescentes não tem só a família ou a escola como fontes de
informações.
Pessoas fazem
escolhas independentemente da idade.
Outro dogma a ser
questionado é esse que que crianças são “folhas em branco” que podem ser
totalmente moldáveis a sociedade a sua volta, ignorando que elas já nasçam com
um caráter, uma personalidade.
Como última
provocação...
William Robson vs
Paulo Freire
.
“Ensinar NÃO É
transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria
produção ou a sua construção.”
__________________________________________
Não vejo necessidade da Escola ter “ideologia”, “formar
cidadãos”.
Me basta que ela
TRANSFIRA CONHECIMENTOS.
[William Robson]
Professor ensine
matemática, química, física, português, geografia... transmita CONHECIMENTO.
Escolarizar é com
a Escola, Educar é com a Família.
Se sou judeu não
me interessa que a escola passe valores cristãos ou de qualquer outra religião.
Se sou ateu não
me interessa que a Escola passe valores de qualquer espiritualidade.
Se sou hétero não
me interessa que a escola induza meu filho ao homossexualismo.
Se sou marxista
não me interessa que a escola passe valores capitalistas.
Enfim, cada pai
que passe para seu filho os valores que acredite.
Depois os filhos
que façam suas próprias escolhas.
A escola deve ser
o mais neutra possível, deve focar em ESCOLARIZAR.
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