sábado, 14 de janeiro de 2012

A Dor e a Delícia

  




  "O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

    (Albert Einstein)



  Acredito que todos concordam que se não existisse pessoas más, o mundo seria um lugar melhor para vivermos.

  Como não conseguimos evitar que pessoas más nasçam, devemos ir para o próximo nível de pensamento.

  Acontece de
 deixarmos o mal acontecer por impotência.
  Se eu observar o motorista a minha frente sendo assaltado com uma arma em sua cabeça ... quais as chances de eu enfrentar o bandido e sair "vitorioso"?
  Sabemos que os assaltantes agem em duplas, tem sempre um para dar cobertura.
  Se sair do meu carro a chance de eu levar um tiro é grande, mais ainda, no susto o ladrão pode atirar na vitima cuja minha intenção foi defender.
  O melhor que posso fazer é tentar acionar a policia.


  Deduzimos  que muito mal que acontece como doenças, catástrofes naturais, assaltos, guerras, terrorismo..
. somos impotentes para combater individualmente.
  

  E coletivamente?
  Se atacar um bandido armado é imbecilidade, lutar por uma policia bem equipada me parece lógico.

  Se ao invés de investirmos em uma policia de melhor qualidade, preferimos gastar dinheiro com estádios e trens bala, estamos observando o mal, mas não estamos fazendo nada para impedi-lo.
  Nossas prioridades enquanto povo são outras, a meu ver nos falta "inteligência básica" ou sabedoria.

  Sou hostilizado por simplesmente buscar conhecimento e sabedoria.
  Dizem que sou prepotente, arrogante, que "eu me acho".
  Até criei um novo bordão para essas situações:
 "Argumentos por favor..."

  Evangélicos (por exemplo) quando acuados com uma argumentação recorrem a "estranhas" passagens bíblicas.

 

    

 “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.”

  Mateus 11:25

 

  “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.”

I Coríntios 3:19

 

  “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.”

  I Coríntios 1:19


  
  Se defendemos que a Fé boa é aquela que nos impede de pensar, então todo fundamentalismo que isso provoca e consequentes atos de terrorismo físicos ou mentais ficam justificáveis.

  A maior parte de nossa população não acredita que seja possível nascer pessoas más, toda e qualquer maldade é fruto do meio que o indivíduo foi inserido ou coisa do demônio.
  Logo, se alguém pratica um crime, o indivíduo é uma pessoa boa que a Sociedade corrompeu ou esta possuído...


  Deduzo que muito do mal que acontece somos individualmente impotentes para evitar, podemos no máximo amenizar suas consequências.
  Exemplo:
  Já que eliminar a ocorrência de doenças é impossível, a vacinação em massa é uma boa medida para evitar que doenças ocorram.
  E em ocorrendo um sistema de saúde eficiente ameniza muito sofrimento.

  Fica claro que coletivamente podemos muito, mas temos que entrar em uma "sintonia de entendimento".


  Se a maioria acredita que todos nascem puro e bons e o bandido é a verdadeira vítima ... é um sistema judiciário baseado nisso que vamos ter.

  Esse é só um exemplo entre tantos possíveis.

  Mesmo a maioria de nós sendo pessoas boas o mal encontra  terreno incrivelmente fértil para lançar suas sementes e desenvolver bastante.


  Peguemos o exemplo de um desses bandidões que comandam o crime de dentro da cadeia.

  Imaginem quanto eles já custaram a Sociedade e como esta dinheirama seria melhor gasta em hospitais.
  Sem contar as vidas que seriam poupadas com a diminuição da criminalidade.

  O bom senso/sabedoria diz que quando eles atingissem certo grau de ação crimin
osa deveriam ser executados.

  Mas a maioria acredita que por pior que eles sejam sempre há chance de recuperação. 
  Poucas pessoas acreditam que eles sejam realmente maus.
  Mesmo os que acreditam por vezes defendem que só "Deus" pode tirar a vida, uma decisão judicial não.

   Com esse tipo de entendimento coletivo (cultura), pena de morte é vetada pela Constituição de 1988, virou "clausula pétrea".

  Consequentemente o Brasil fica esse lugar perigoso, com cerca de 50 mil homicídios por ano, roubo e corrupção a perder de vista.

  Observamos a ocorrência do mal não acreditando no que vemos, o enfrentamos timidamente a espera de um milagre.
  Enquanto o milagre não acontece pessoas boas vão passando por muito sofrimento e grandes tragédias.


    

  "Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?"

     Eclesiastes 7:16



  Esse é um conselho Bíblico que faz algum tempo (infelizmente) decidi aplicar em minha vida. 

  Sair de casa é sempre um tormento porque tenho que fechar os olhos para muitas coisas.
  Para não ser "destruído", tenho que me calar diante da ignorância para eu mesmo não virar alvo e ser condenado pelo incrível pecado de buscar entendimento das coisas.

  Só em casa posso tentar ser demasiadamente justo e demasiadamente buscar sabedoria e conhecimento.

  Lá fora sou apenas um macaco bem treinado fazendo o que os "pequeninos" (palavra bíblica)  esperam que eu faça, minhas "loucuras diante de Deus" ficam confinadas nesse Blog, quem sabe servindo de consolo a outros loucos como eu.

  Não me convidem para sair porque "aquele garoto que iria mudar o mundo hoje assiste a tudo encima do muro".


  Só desço do muro quando volto para casa...o melhor lugar do meu mundo, onde vivo seguro, onde eu não preciso deixar o mal acontecer e fingir que não estou vendo, onde posso buscar sabedoria e conhecimento, justiça e liberdade, sei que serei destruído, sei que serei devorado, mas é a minha natureza, não consigo mudar, não tenho vontade de mudar, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

  Eu busco sabedoria, sei da minha dor e do meu prazer.

  



Lá fora é osso...


     

    Vídeo flagra presos usando celular e drogas dentro de penitenciária no RN.

  "Para o diretor, é possível que as próprias mulheres, que foram visitar os companheiros presos, tenham levado as drogas e os telefones.

  “Nós só temos cinco agentes.

   Ontem só tínhamos quatro para vigiar os presos e revistar 200 mulheres e as coisas que elas trouxeram”, relatou.

  Globo