sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Morra Dormindo



 



  Comissão britânica recomenda descriminalização do suicídio assistido.

  Atualmente, um médico que ajude o paciente a morrer pode pegar pena de até 14 anos.

 

 “Segundo o relatório, os doentes com expectativa de menos de um ano de vida deveriam ter a opção de pedir a seu médico uma dose de alguma substancia que lhes ajude a morrer, sem que isso represente um delito para o médico.

  O doente, no entanto, deveria estar em condições de administrar sozinho a medicação, como sinal que se trata de uma decisão voluntaria.

  A comissão especifica que deve haver medidas protetivas para pessoas que não tenham capacidade mental de tomar decisões.”

 

  "Estas recomendações são rechaçadas pelos grupos contrários ao suicídio assistido, pois consideram que muitas pessoas vulneráveis podem ver-se pressionadas a se matar." 

 

 Link - Estadão –Janeiro 2012



  O argumento de quem é contrário ao suicídio assistido me provocou bastante.
  Em resumo:

  Devemos proibir o suicídio assistido porque "algumas" pessoas se sentiriam pressionadas a se matar.


  Não sei porque a família não pode "pressionar" (influenciar) para que um de seus membros se mate em caso de doença incurável!?

  Desde cedo a família fez pressão para eu andar, falar, usar o peniquinho, ir à escola, trabalhar, casar ... ter filhos.
  De repente a pressão familiar tão aceitável em vários momentos passa a ser inaceitável em um momento crítico como o final da vida?!

  Vamos supor que eu esteja muito debilitado em um leito de hospital, minhas irmãs pedem que eu não desista, pois enquanto há vida há esperança.
  Elas estão fazendo uma pressão para que eu suporte a dor e resista até o último suspiro, me agarrar a vida e a materialidade com todas minhas forças.

  A próxima visita é meu irmão que chora ao me ver definhando na cama, ele sabe que minha esposa e filha também estão sofrendo muito com os gastos financeiros e com todo cuidado que elas tem que dedicar a minha pessoa.

  Meu irmão sugere que talvez seja hora de eu parar de sofrer e involuntariamente provocar sofrimento em minha família, talvez seja a hora de eu partir.

  Pelas minhas características seguiria a sugestão de meu irmão.

  Considero super natural que minha família opine nesse momento tão difícil de minha vida, como sempre a decisão final será minha.

  Se eu estiver deprimido é um motivo ainda maior para desistir dos tratamentos paliativos.
  Deduzimos que já estou doente do corpo e da “alma”.
  Estou mais debilitado do que aparento estar, a vida se tornou um fardo muito pesado para suportar.

  É importante que entendam que NÃO sou contra quem por crença, ideologia ou vontade quer ser mantido “vivo” até o limite.

  Quer ficar sendo espetado por agulhas dia e noite?
  Depender de alguém para te lavar e trocar as flaudas?
  Fazer familiares deixarem seus afazeres para ficar “te acompanhando”?
  Quer ficar dependendo de uma máquina, viver a base de fortes analgésicos?
  Tudo bem!

  Não estou lutando para tirar direito de ninguém.

   Só quero ter MEU direito de morrer, com auxílio médico, quando achar que a vida já não vale mais a pena.

 Não faz sentido eu ficar desperdiçando dinheiro do Estado ou de minha família para em troca permanecer em uma vida patética sem nenhum prazer, só dor ... física e mental.

 Não é racional eu ficar ocupando um leito que pode ser utilizado por um indivíduo que tem reais chances de melhora e poderá retornar para sua vida normal.

  Vou além:

  Se estou manifestando publicamente meu desejo de ser "desligado" caso fique muito debilitado deveria ser OBRIGAÇÃO do hospital e de minha família respeitar minha vontade, minha liberdade de escolha.

   Mesmo que eu não tenha condições físicas de levar a cabo meu desejo os médicos deveriam me ajudar, deveria existir uma lei nesse sentido.
  O familiar responsável decidiria.

  A medicina atual pode me proporcionar uma morte serena, muito tranquila.

  A grande maioria de nós não quer morrer, mas já que a morte é inevitável a grande maioria gostaria de morrer dormindo.

  Senhoras e senhores, estamos no FUTURO, sim, morrer dormindo é possível.

 



  


  Ficar sendo um peso para sua família e toda sociedade não é inteligente, não é civilizado.

  Se não quer pensar nos outros pense em si mesmo.

  A maioria de nós já teve uma pessoa querida em estado terminal.
  O corpo vai definhando ou deformando de uma forma que lembra filmes de terror.
  Dores fortes passam a ser constantes, é isso ou internações frequentes, intubações se for parar na UTI ...

  Aquilo que acontece com outros doentes mais cedo o mais tarde vai ocorrer com você.
  Mortes "fulminantes" são raras.

  Nessa vida cheia de problemas, chega uma hora que precisamos optar pela solução final.

  Essa lógica entra em sua mente?
 



  
  ✧✧✧