sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Morra Dormindo

  "Estas recomendações são rechaçadas pelos grupos contrários ao suicídio assistido, pois consideram que muitas pessoas vulneráveis podem ver-se pressionadas a se matar."   [Estadão]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Não sei porque a família não pode "pressionar" para que um de seus membros se mate em caso de doença incurável!?
  Desde cedo a família fez pressão para eu andar, falar, usar o peniquinho  ir a escola, trabalhar, casar...


  De repente a pressão familiar tão aceitável em vários momentos passa a ser inaceitável em um momento critico como o final da vida?!


  Vamos supor que eu esteja muito debilitado em um leito de hospital, minhas irmãs pedem que eu não desista, pois enquanto há vida há esperança, elas estão fazendo uma pressão para que eu suporte a dor e resista até o ultimo suspiro, me agarrar a vida e a materialidade com todas minhas forças.
  A próxima visita é meu irmão que chora ao me ver definhando na cama, ele sabe que minha esposa e filha também estão sofrendo muito com os gastos financeiros e com todo cuidado que elas tem que dedicar a minha pessoa.
  Meu irmão sugere que talvez seja hora de eu parar de sofrer e involuntariamente provocar sofrimento em minha família, talvez seja a hora de eu partir.
  Claro que do jeito que sou seguiria a sugestão de meu irmão.


  Acho super natural que minha família opine neste momento tão difícil de minha vida e como sempre a decisão final será minha.


  Se eu estiver deprimido é um motivo ainda maior para desistir dos tratamentos paliativos, porque já estou doente do corpo e da alma, estou mais debilitado do que aparento estar, a vida se tornou um fardo muito pesado para eu suportar.


============================
  Vejam bem que não sou contra quem prefere se manter um peso por meses ou anos para sua família. 
  Não sou contra quem prefere ficar dia e noite sendo espetado, "vivendo" ligado a maquinas ou utilizando muitas drogas.

  Não estou lutando para tirar direito de ninguém.


  Só quero ter MEU direito de morrer quando achar que a vida já não vale mais a pena.


  Ainda mais para um capitalista como eu, não faz sentido eu ficar desperdiçando dinheiro do Estado ou de minha família para em troca permanecer em uma vida patética sem nenhum prazer.

  Não é civilizado eu ficar ocupando um leito que pode ser utilizado por um indivíduo que tem reais chances de melhora e poderá retornar para sua vida normal.
  Vou mais alem, se estou manifestando publicamente meu desejo de ser "desligado" caso fique muito debilitado deveria ser OBRIGAÇÃO do hospital e de minha família respeitar minha vontade, minha liberdade de escolha.

   Mesmo que eu não tenha condições físicas de levar a cabo meu desejo os médicos deveriam me ajudar, deveria existir uma lei neste sentido.
  A medicina atual pode me proporcionar uma morte muito serena, muito tranquila.
  A grande maioria de nós não gostaria de morrer, mas já que a morte é inevitável a grande maioria gostaria de morrer dormindo.
  Senhoras e senhores, estamos no FUTURO, sim, morrer dormindo é possível.
  Ficar sendo um peso para sua família e toda sociedade não é inteligente, não é CIVILIZADO.
  Você que viveu como um cidadão de bem, morra como um cidadão de bem.
  Você merece, eu mereço, nós precisamos ter este DIREITO.




anterior                       <>                                próximo

Postar um comentário