segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estraga Prazeres

   "Moralistas são pessoas que renunciam às alegrias corriqueiras para poder, sem culpa e recriminação, estragar a alegria dos outros."
     [Bertrand Russell]





  A palavra “moralista” estraga/limita esse pensamento vou suprimi-la.

  “Há pessoas que renunciam às alegrias corriqueiras para poder, sem culpa e recriminação, estragar a alegria dos outros."

  Conseguem estragar sua alegria te enchendo do sentimento de culpa.
  Felizmente elas não me afetam porque consigo explicar muito bem minhas alegrias e fico alegre de uma maneira responsável.
  Espero que no final dessa meditação você consiga fazer o mesmo.

  Separei três situações.


1 – Transformam histórias trágicas em lição de amor.
  Colocaram uma historinha no Face que resumindo ao mínimo fica assim.
  A mulher apresentava gestação normal, a criança nasceria aproximadamente no nono mês.
  Acontece que o esposo estava em estágio terminal, morreria antes.
  A mulher fez cesárea pouco depois dos sete meses, para que o marido pudesse ter a criança em seus braços antes de partir.
  (Não sei se a lei permite isso, essas historinhas nas redes sociais não expõe dados que permitam comprovação da veracidade, tudo pode ser só invenção.
   Sei de um pai que pediu para ver o parto do filho, mas não diz nada sobre antecipação do procedimento.)

  Quem postou disse que é uma linda história de amor e mais de 130 pessoas concordaram, curtiram.
  Escrevi que a história era de tragédia.
  A mãe foi irresponsável em forçar um parto prematuro sem necessidade.
  Não vejo nada de lindo na situação de alguém ter câncer, quanto mais em estágio terminal.
  Fora tudo isso, uma criança vai crescer sem pai, pelo menos biológico.
  Como sempre, fui chamado de frio, insensível, monstro, imbecil...
 
  Sou bem casado, tenho duas filhas saudáveis, eu e minha esposa estamos saudáveis.
  Prefiro minha história de amor “corriqueira”.
  Não vou me sentir culpado por achar preferível a “normalidade”, no sentido do que é esperado em um relacionamento.
  Homem casa com mulher, tem filhos, conhecem os netos, como nada dura pra sempre, morrem de velhos.
  Vida longa, próspera, de luta, mas muitas alegrias.


2 -  Postam imagens de pessoas esfomeadas sugerindo que eu seja o tipo de pessoa responsável por isso devido ao meu “consumismo".

   Posso garantir que aquelas crianças esfomeadas não são meus filhos, minhas filhas são muito bem tratadas.
  Fico triste por todos os pais não serem responsáveis ao menos quanto eu.
  Não que eu seja grande coisa, mas já bastaria para não haver crianças desamparadas.

  Povos Africanos (de onde mais vem tristes imagens) ao invés de cuidarem bem de seu território e seus filhos preferem ficar em disputas tribais infinitas.
  Ficam culpando o Ocidente por tudo de mal que acontece a eles e o pior de tudo é que boa parte do Ocidente assume essa culpa, virando um círculo vicioso.
  Mandamos milhões em donativos que são mal utilizados por governos irresponsáveis e corruptos que pedem mais donativos.
  É algo como um viciado em crack exigir que você sustente o vício dele porque se ele é viciado a culpa é sua que não cuidou bem dele!
  Você conhece a história recente da Somália?


  
3 - Sou destruidor do planeta pelo simples fato de ser humano.
 Meu banho principal a noite dura em média 15 ou 20 minutos, gosto da água quente caindo sobre o corpo, é muito relaxante.
  No meio do dia (ou antes de ir trabalhar) tomo outro de uns 5 minutos para manter a pele limpa e perfumada ... ui 😏.
  Eu gosto uai, fazer o que!?
  Sou pobre, mas limpinho.
 
  Os ecochatos dizem que meu banho deve demorar no máximo 3 minutos.
  Postam imagens de regiões secas em algum lugar qualquer e anunciam que a água vai “acabar”.
  Querem acabar com minha alegria, mais uma vez me enchendo de culpa.

  Tomar banho de 3 minutos é fácil.
  Em 1 minuto dá para molhar todo o corpo, feche o registro, se ensaboe e se esfregue, abra o registro e em 2 minutos dá para tirar toda a espuma.
  E minha água quente relaxante?
  É supérfluo, não posso usar pois tem gente no Nordeste ou no Oriente Médio sem água.

  Caraca mano!
  Eu não tenho certeza de como é a bacia fluvial do rio Atibaia (abastece Campinas), mas sei que ele não corre para o Nordeste brasileiro.
  Chegar até o Oriente Médio então... seria um milagre maior que Deus abrir o mar Vermelho.
  Em algum momento a água que eu não usar irá alcançar o rio Piracicaba depois o rio Paraná e sair lá em Mar Del Prata para região da Argentina e Uruguai.

  Entendem que o fato de eu tomar 20 minutos de banho não muda em nada a situação de seca de alguma região do Nordeste ou do Oriente Médio?

  Posso pagar pela eletricidade, posso pagar pela água, sinto PRAZER em tomar banho, tomo meu banho alegremente SEM CULPA.

  Por favor não estou falando de desperdício, entrar no chuveiro e esquecer da vida.

  Não estou falando de época de estiagem com reservatórios baixos.
  Se há alerta para falta d’agua cada um deve fazer a parte que lhe cabe usando o mínimo possível, isso é ser civilizado, ter bom senso.

  Estou falando de não ficar neurótico se sentindo culpado por “alegrias corriqueiras” como se elas determinassem a infelicidade de outros povos e indivíduos.







  Se não concorda comigo ou “Bertrand Russell” me responda com base nessa meditação.

1 – Porque a necessidade de transformar uma situação claramente trágica em exemplo de amor, superação”?

2 – Crianças famintas não surgem do nada, porque não atacamos com mais ênfase a raiz do problema, a paternidade irresponsável?
  
 3 - Como a água que não uso aqui pode chegar ao Nordeste ou ao Oriente Médio?
  Se a região que moro apresenta condições para que eu tome banho de 20 minutos, porque não fazê-lo, se gosto disso?







  Quando alguém ou alguma causa quiser estragar seu prazer o enchendo de culpa ...medite antes de se entristecer e ceder.



.