“O gênio é
produzido por um conjunto complexo de circunstâncias, começando
pelas hereditárias, passando pelas do ambiente e acabando em episódios mínimos
de sorte.”
[Fernando Pessoa]
Se fizermos uma lista com grandes invenções e
descobertas da humanidade nos últimos 500 anos teremos a impressão que gênios
nascem mais em alguns países.
Inglaterra, USA, Alemanha e países
semelhantes.
Eu concordo tanto com Fernando Pessoa que
vivo escrevendo sobre a importância de desenvolvermos bom ambiente político e
econômico, melhorarmos nossa CULTURA.
O ambiente é basicamente a única maneira que
temos para ajudar na descoberta/desenvolvimento de gênios.
Algo que faz a diferença na nossa melhora de
vida é que grandes pensadores ou pessoas com dons especiais consigam
desenvolver seu potencial nos levando por novos e melhores caminhos.
A sorte não sei de onde vem.
Podemos dizer por exemplo que Michelangelo teve sorte em nascer nas circunstâncias que nasceu,
se tivesse nascido em uma Angola talvez não encontrasse pessoas que soubessem
reconhecer seu talento e lhe dessem apoio.
“Ele desenvolveu o seu trabalho artístico por
mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus grandes mecenas,
a família Médici de Florença, e vários papas romanos.
Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e
Domenico Ghirlandaio em Florença.
Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se
um protegido dos Medici, para quem realizou várias obras.
Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior
parte de suas obras mais representativas.”
[Wikipédia]
Albert Einstein poderia ter morrido em um campo de concentração por
ser judeu, mas saiu da Alemanha Nazista antes das prisões acontecerem em grande
escala, que sorte hein?
Dele e da humanidade.
“Por ser judeu, sua propriedade foi
confiscada pelo governo nazista e perdeu a cidadania alemã.
Mudou-se para os Estados Unidos e passou a
lecionar no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton.”
Foi feito nos Estados Unidos uma pesquisa a
respeito de homens e mulheres muito inteligentes tendo filhos juntos.
Esperava-se que essas crianças nascessem
super dotadas, mas nasceram com inteligência mediana.
Ou seja, em termos de genialidade a genética
é uma das circunstâncias que não temos como controlar.
A seleção genética melhora a qualidade do
organismo, mas não apresenta resultados significativos em se tratando de
inteligência.
Com relação ao ambiente a coisa muda de
figura.
Uma criança que nasce com inteligência
mediana tem sua capacidade de raciocínio muito melhorada se tiver contato com
pais inteligentes ou bem instruídos.
Porem, não adianta o pai ser inteligente e
viver dentro de um laboratório ou escritório sem conversar com o filho.
Isso é até simples de explicar e observar.
Minha filha pergunta para mim ou minha esposa
o que é arquipélago.
Nós respondemos rapidamente que é uma região
com muitas ilhas, um conjunto de ilhas.
A informação chega instantaneamente e precisa.
As dúvidas de matemática de minha filha são
tiradas rapidamente é como se ela tivesse um professor particular à disposição durante
boa parte do dia, todos os dias.
É evidente que uma outra criança que tenha a
mesma inteligência mediana e não tenha pais instruídos terá muito mais trabalho
para conseguir informações precisas.
Pais com bom grau e instrução que convivem
com seus filhos mais escola de qualidade tornam cérebros medianos em mentes
muito eficientes, o que dirá as crianças que nascem com algum talento, com
habilidades acima da média.
Logo, o surgimento de pessoas muito
inteligentes depende de:
a) SORTE - Nascer em uma
cultura que valorize o talento.
b) ACASO GENÉTICO – com suas infinitas combinações acontecer uma
que dote o indivíduo de conexões cerebrais muito eficientes em termos de memória
e processamento.
c) AMBIENTE - educação de boa qualidade em casa, escolarização satisfatória
na escola.
Tirando a sorte e a genética que não temos
controle nos sobra o ambiente.
Pais conscientes das responsabilidades que surgem ao ter filhos.
Escolas que se especializem em transmitir
conhecimentos.
Gênios
nascem em todos os países, em todas as regiões do planeta, alguns povos criam
ambiente propício para que eles se desenvolvam em toda sua potencialidade,
outros não.
Aqui no Brasil a prioridade das escolas é
formar cidadãos, pessoas conscientes de seus direitos e deveres para lutar
contra a “elite dominante” e “valorizar as minorias”.
Não me peçam para explicar, nunca consegui
entender essa prioridade.
Matemática, Ciências, História, Geografia,
Idioma, Geometria, Literatura... nos países onde “nascem” mais gênios estas são
as prioridades na escola, transmitir as crianças conhecimentos acumulados da
nossa espécie humana.
Quem forma o cidadão?
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