domingo, 6 de maio de 2012

Não Querer é Poder

  “A renúncia é a libertação. Não querer é poder.” [Fernando Pessoa]
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
  Quando alguém tem algo que desejamos ou precisamos, ele tem poder sobre nós.
  Antes de prosseguirmos não confundam precisar com desejar, nem sempre o que desejamos precisamos.
  Por isso é importante flutuarmos pela estrutura de pensamento PRAZER para separar o tanto quanto possível necessidade e gosto.
  Seu chefe tem poder sobre você porque pode te manter em algo que você precisa, o emprego.
  Claro que a maioria de nós é civilizada, respeitamos uma relação de hierarquia, mas a grosso modo o poder que a Empresa tem sobre a gente se refere a nossa necessidade de trabalhar para levar algum dinheiro para casa.
  Quem nunca sonhou em ganhar na loteria e dizer adeus ao emprego?
  Acredito que a maioria depois de passar um ano no ócio procuraria trabalho, uma ocupação, não para ser empregado, mas trabalhar em algo que goste e ser empregador. Trabalhar sem que alguém tenha poder sobre você.
                                                       ====================
  Quando eu era chefe e algum funcionário ficava problemático minha primeira ação era sondar se ele ainda tinha interesse em manter o emprego, caso sim, isto significava que eu dispunha de algum poder.

  Quando o funcionário não se interessa mais pelo emprego e quer ser demitido o poder de chefe  vai por água a baixo e tudo começa a depender do grau de civilidade do funcionário.

  Já passei por todo tipo de situação, como sempre gostei muito de filosofia, modéstia a parte sempre me saí muito bem.
  No entanto  vi chefes se darem muito mal nesse processo por acreditarem ter um poder que já não tinham.
  Vi o inverso também, chefes que não se davam conta do poder que tinham, o funcionário estava super interessado em manter o emprego, estava solicitando algo até razoável, mas o chefe na sua inflexibilidade acabava por perder um excelente funcionário prejudicando a empresa, quando não o demitia o deixava profundamente desmotivado.
  Ultimamente tem ocorrido muitos acessos no texto “Pensamento Estruturado”.
  Eu sinceramente acredito que entender aquele texto pode trazer muita serenidade para vida de muitas criaturas.
  Para estruturar o pensamento é importante olhar muito bem para dentro de si mesmo, meditar bastante para perceber de que você necessita e sentir o que deseja/gosta.
  Para diminuir o poder de uma pessoa ou situação sobre você é preciso descobrir o que você pode ou esta disposto a RENUNCIAR.
  Hã, porque você iria querer diminuir o poder de alguém sobre você?
  Acredite, este conhecimento é extremamente útil, quanto menos poder as pessoas tem sobre você mais poder você tem sobre si mesmo...depois escrevo um texto sobre isso.
  Mas um exemplo eu já adiantei, quando você acredita que já nasce culpado, tem uma divida impagável com algum ser você fica totalmente dominado por este sentimento, totalmente sobre este poder.
   Coisas que você poderia resolver eficientemente com raciocínio lógico fica a espera de um milagre e caso ele não aconteça...tudo bem... afinal você já nasceu em pecado até seu sofrimento é uma benção.
  Acreditar que você nasceu com culpa dá muito poder ao seu líder religioso e diminui seu poder sobre si mesmo.
  Medite sobre isto, voltarei a esse assunto “diluído” em outros temas.



anterior                                           <>                                                próximo