domingo, 14 de dezembro de 2025

Matemática Existe?

 



Cassio:  Uma pergunta filosófica estranha do meu sobrinho, que me deixou sem resposta.


  Meu sobrinho de 8 anos foi para a escola outro dia e a professora dele fez um comentário interessante sobre matemática, ela disse que tudo o que sabemos sobre matemática pode estar errado, mesmo as coisas mais simples como 1+1=2, ela tentou "provar" isso pegando um lápis (1) e uma pequena bolsa (1) e que naturalmente significaria que ela estava segurando 2 coisas. 

  Mas ela colocou o lápis dentro da bolsa e perguntou aos alunos: agora é uma coisa ou duas coisas?

  Foi uma abordagem muito interessante, e meu sobrinho me fez a mesma pergunta que ela fez, e eu não consegui responder. 

  Como os filósofos responderiam a essa pergunta? 

  E aquela cena toda que a professora fez foi um erro filosófico ou um problema real com o qual os filósofos lutam? 

  Obrigado.

 


 

 

William: "Tudo que sabemos sobre matemática pode estar errado".


   Se fosse um aluno da sexta série que já estudou pelo menos equações de segundo grau, seria até uma provocação interessante.

   Mas falar isso para uma criança de 8 anos cria uma insegurança desnecessária.

   Até porque "matemática" não existe de fato, é uma convenção para nos comunicarmos melhor.

  O símbolo "2" representa duas unidades por que convencionamos assim.

  Os romanos tinham outro símbolo "II".


  Quanto a pergunta da professora...

  Se ela estava segurando o lápis em uma mão e a bolsa em outra, estava segurando dois objetos.

  Se ela colocou o lápis dentro da bolsa, passou a segurar só a bolsa, o lápis estava "contido" dentro dela.

  A professora usar a encenação para explicar nossas convenções sobre "conjuntos", acho legal mesmo para crianças de 8 anos, embora prefira que sejam ministrados conhecimentos mais básicos.

  Ir para o lado filosófico ... vai para aquela meta de "formar cidadãos críticos".

  

  Eu defendo que educação é função da família,  a função da escola é "escolarizar", nesse caso ensinar matemática não duvidas sobre ela para crianças de 8 anos.


   1 real + 1 real = 2 reais.


  Se a criança duvida até dessa convenção básica; que interesse surge em se aprofundar em conhecer matemática?



   Decifra-me ou te devoro!


   Conceitos e Convenções - Link



✧✧✧
  Matemática" não existe de fato, é uma convenção para nos comunicarmos melhor.
  O símbolo "2" representa duas unidades por que convencionamos assim.
  Os romanos tinham outro símbolo "II".
*
https://terapiadalogica.blogspot.com/2025/12/matematica-existe.html

*
*

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário