sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Teto de Gastos

 



     

  Ilusão é uma percepção distorcida da realidade, causada por um engano dos sentidos ou da mente.

 

   
  Tem uma crítica recorrente aos meus textos.
  Dizem que vivo em uma bolha, minha visão da realidade é distorcida.
  Até onde sei não tem nada de mais grave com os meus sentidos.
  Visão, audição, tato, olfato e paladar funcionam satisfatoriamente dentro da média.

  O problema  está na minha mente?
  
  Na hipótese dos meus críticos estarem certos, vamos a  algo óbvio para mim que abordo em inúmeras meditações.

  Sempre defendi teto de gastos para o governo.

  Evidente que se acontece algo fora do normal como a pandemia, cria-se uma exceção à regra. 
  Fora isso, não vejo vantagem nenhuma em o governo gastar mais do que arrecada.

  Todo mundo que usa cartão de crédito sabe o quanto aumenta nossas despesas quando caímos no rotativo.
  (Isso nunca aconteceu comigo, estudei matemática básica, conheço potenciação, sei muito bem o que são juros.)

  Você parcelava  em carnês?
  Sabe que no final o produto saia bem mais caro que se tivesse pago à vista.
  No Brasil tem a modalidade do parcelamento sem juros, mas não se iluda, o preço do produto é aumentado no valor que compense a "suposta" não cobrança  de juros.
  Por vezes eu tenho dinheiro para pagar um produto a vista, mas como não me dão desconto, acabo parcelando.
  Veja bem, sou obrigado a pagar mais mesmo, pela lógica, poder pagar menos.
  Eu que distorço a realidade!? 

  Com o governo é quase  a mesma coisa.
  A diferença é que ele pode imprimir dinheiro e ir rolando por muito mais tempo as dívidas.
  É como se o governo tivesse mais condições  de passar cheques pré datados (títulos da divida).
  Mas não se iludam, as dívidas vão se acumulando do mesmo jeito, olhem para Argentina.

  Tá, nossos governos não tem sido tão irresponsáveis assim, temos satisfatória reserva cambial.
  Mas sem teto de gastos  continuamos "pagando 2 e levando 1".
  Na maioria das vezes nem abatemos a divida em si, pagamos apenas os juros da divida.
  Isso sem falar em obras superfaturadas ou na  corrupção por si só onde o dinheiro é apenas desviado.

  Eu que defendo coisas como teto de gastos, vivo em uma bolha e minha visão da realidade é distorcida?

  Sério!?




 



Ambiente Mafioso


✧✧✧

.

Nenhum comentário: