domingo, 6 de novembro de 2022

Culto à Personalidade



 

 😕“Sou Professora da USP desde 2003! 

      Quantas vezes fui chamada de pelega por não me submeter às greves gerais? 

      Trancavam as salas, viravam as cadeiras e eu dava aula (e passava lista de presença) no corredor!

       Pois eu vivi para ver a "direita" convocando greve! Parece piada!”

      (Janaina Paschoal)


    Parece piada tornar a “Centro Direita” sinônimo de “Bolsonarismo”.

    Não preste esse desserviço.

 

  

    A Janaina colocou "direita" entre aspas e eu entendi porque.
   Mas aqui é Brasil, a interpretação de texto das pessoas não é das melhores.
   Sem contar que pode servir de munição para os mais a esquerda.

   Sou Centro Direita e coerentemente  sou contra bloqueio de ruas, paralisações.
   Até aceito manifestações embora ache um desperdício de tempo.
   Mas se são feitas em locais apropriados e sem vandalismo ... tudo bem.


   O que acontece nos mais diversos povos é o "culto a personalidade".
   Não tem uma formula magica para isso.
   Vai ocorrendo pela vontade dos "deuses/ demônios"😏 ou puro acaso.

  Lembrei de um colega da fabrica de óculos, se não me falha a memoria chamava Pedro.
  Ele era hetero sem duvida nenhuma.
  No entanto tinha uma adoração tão grande pelo cantor Roberto Carlos que dizia para quem quisesse ouvir que o Roberto era o único homem que ele aceitaria ser enrabado...😂


   Até parece que o Roberto Carlos que na época estava com a Miriam Rios iria querer "variar" com o Pedro...
  Coisa de "fã ensandecido".

  Stanilismo, Getulismo, Peronismo ... Lulismo, Bolsonarismo são cultos a personalidades.

  Evidente que para mim é inexplicável a a adoração a esses caras.

  Eu gostei muito das musicas e danças do Michael Jackson, mas sempre o vi como um "ser humano" não tem como ser diferente.

  Admirei muito a obra de Adam Smith e tantos outros, mas "cultua-lo" como fazem com Marx ... nem pensar.

  Enfim, Bolsonaro conseguiu esse misterioso feito de ter fãs ardorosos.
  Para artistas isso é mais fácil, mais comum.
  Para políticos ... é meio coisa de "Satanás".😏

  Sim, com Paulo Guedes o governo Bolsonaro teve mais características de direita que de esquerda.

  Agora, querer tornar o bolsonarismo pilar do "pensamento de direita" ... só atende aos interesses do "pensamento de esquerda".

  Lulismo é culto a personalidade do Inácio.
  Bolsonarismo é culto a personalidade do Jair.

  Centro Direita é outra coisa



.

Nenhum comentário: