quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Águas Escuras

  “Há espíritos que escurecem suas águas para fazê-las parecer profundas.”
[Friedrich Nietzsche]

  “A águia gosta de pairar nas alturas, acima do mundo, não para ver as pessoas de cima, mas para estimulá-las a olhar para cima.
  Quem tem uma razão de viver, é capaz de suportar qualquer coisa.
  Dizem que o que procuramos é um sentido para a vida.
  Penso que procuramos são experiências, que nos façam sentir que estamos vivos...
  Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.” 
[Palestra Motivacional]



  Quem disse isso ao indivíduo, alguma águia!?
  As águias voam alto porque PODEM.
  Elas tem ótima visão o que facilita CAPTURAR SUAS PRESAS.
  Ver o mundo de cima (voar) confere a águia uma grande vantagem adaptativa.

  Quem quer acreditar que águias voam para estimular pessoas a olharem para cima ... acredite, mas é lamentável.

  Gostaria tanto que as pessoas não confundissem Filosofia com Poesia.
😞
 
  A base desse pensamento é que a águia voa alto para me "estimular" a algum dia voar tão alto quanto ela.
  É evidente que isso é impossível porque NÃO TENHO ASAS.
  Sim eu posso usar um avião ou asa delta, mas não podemos dizer que é o mesmo tipo de voo da águia.
  A águia voa naturalmente, é uma característica dela, nós precisamos de algum equipamento.

  Você acha que o “meu pensamento” ficou tosco porque estou levando ao pé da letra?

  Vamos analisar socialmente.
  Suponhamos que a "águia" seja o Presidente da sua empresa.
  Você acha mesmo que ele é presidente para lhe servir de inspiração para que um dia você também seja?
  Você acredita mesmo que o Presidente [CEO] da Apple quer que outro ocupe seu lugar?
  Você acredita mesmo que uma empresa líder de mercado quer que outra empresa lhe faça companhia no mesmo ramo de atividade?

  O objetivo de um jogador de futebol é primeiramente “sobreviver” financeiramente dessa atividade.
  O próximo degrau é “viver muito bem” financeiramente dessa atividade.
  Com a vida ganha a altitude do voo aumenta se ele é titular da seleção do seu país de origem.
  Ser eleito várias vezes o melhor do mundo é o ponto mais alto.

  Cristiano Ronaldo é “invejado” por 99,9% dos homens, dizer que seu principal objetivo foi servir de inspiração para alguém é ... poesia ou marketing para melhorar (ainda mais) a imagem ... isso rende muita grana.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
 "Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima.”
[Frase de autoajuda]

  Parece um pensamento profundo, mas analisando [mesmo metaforicamente] é algo obscuro, confuso.
  Quem coloca nossa vida de cabeça para baixo?
  Nós mesmos ou algum espirito?
  "Cabeça para cima" pode ser entendido como estarmos forte, autoconfiantes.
  Sei lá!
  Eu me sinto mais forte e autoconfiante com 500 mil na minha conta que com essa mesma conta negativa em 100 reais.
  Me sinto mais forte e confiante com minha esposa dizendo que me ama que ela me dizendo que não me suporta mais.
  Me sinto mais forte e confiante com meu chefe dizendo que eu trabalho bem que me chamando para repreender.
  Me sinto mais forte e confiante podendo comprar um carro novo que estando sem dinheiro até para tomar ônibus.

  De onde viria uma possível "lição de humildade"?
  (Eu NÃO me sentir tão autoconfiante, o que geralmente passa uma imagem de arrogância e prepotência)

  Da convivência com outra "águia" outras pessoas fortes e autoconfiantes ainda que não tenham o mesmo PODER.
  Ficou confuso?
  Vamos a uma ilustração mental.

  Cristiano Ronaldo é uma águia que voa muito alto em uma equipe águia também, ele joga no Real Madrid.
  Em um jogo do Real Madrid contra a Ponte Preta a confiança de Cristiano na vitória do time que representa é quase total.
  Se dizer preocupado com o resultado seria uma “falsa modéstia”, uma “humildade” da boca pra fora.

  Se o Cristiano vai disputar uma final de campeonato com o poderoso Barcelona de Messi ... as coisas ficam realmente muito equilibradas.

  Mas vamos sair desse mundo estelar que não nos pertence.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
  “Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
   Aqui embaixo as leis são diferentes”

  No Estado Laico mesmo não tendo poder você tem DIREITOS.

  Não é porque minha esposa gosta de mim que cederá a todas minhas vontades.

  Eu não sou o único bom funcionário na empresa.

  Seus vizinhos podem ter carros tão bons [ou melhores] quanto o seu e TODOS temos que respeitar as leis de transito.

  Mesmo que eu tenha 500 mil na conta não tenho o direito de humilhar quem passa por dificuldades financeiras.

  Portanto, algum espirito colocar em nossa vida grandes dificuldades ou nós mesmos produzi-las no intuito de "aprender andar de cabeça erguida" é uma bobagem tão grande que nem sei o que dizer.
  No exército ganhei alguma experiência de guerra, fui obrigado a passar por esse treinamento e passei.
  Será que eu seria uma pessoa "pior" se não tivesse tido aquela dificuldade/provação?
  Os que ficaram livres do serviço militar andam com a "cabeça menos erguida" que eu?

  Resumindo:

   Quando ler um pensamento é "interessante" medite sobre seu CONTEÚDO.

  Claro que todos admiramos uma TV bonita cheia de dispositivos interessantes, mas de que adianta se ela não tem antena ou conexão para mostrar algum conteúdo!?

  Percebemos claramente que boa parte das palestras motivacionais e frases bonitas são como um smartphone bonito sem chip ou wi-fi ... desconectado do mundo, incompatível com a realidade.

  O “sucesso profissional” é ser bem recompensado fazendo uma coisa que gostamos, o buscamos para nosso próprio benefício/satisfação.

  Colocar “penduricalhos” poéticos/metafóricos em um pensamento o faz parecer mais “profundo”.
  Entretanto, quando analisamos com lógica/bom senso por vezes encontramos “opiniões” rasas, obscuras.

  “Escuridão” [Palavras difíceis/ poesias fáceis] não é sinônimo de profundidade filosófica, além do mais ela pode impedir que vejamos o quanto um pensamento é raso e irreal ... ficamos encantados com a beleza atraídos por um “canto de sereia”.

  


  “Há espíritos que escurecem suas águas para fazê-las parecer profundas.”
[Friedrich Nietzsche]


  Você mergulha de cabeça e morre de hemorragia cerebral.


anterior                       <>                                próximo


-----------------------------------------------------------------------------------------



Postar um comentário