sexta-feira, 1 de maio de 2020

Emergência Cultural


 👨 - William, você já fez o cadastro para receber o auxílio emergencial?

 - Eu não tenho direito, estou empregado tenho carteira assinada.

👨 - Mas tenta, não custa nada tentar.

   -Qual a lógica em perder tempo com algo que não vai dar certo e se der é uma sacanagem incrível da minha parte?

👨 – Ah, eu tentei, não estou nem aí, tanta gente desvia dinheiro nesse país, principalmente políticos.

  (Fiz uma cara de paisagem e fui saindo de fininho, não gosto de perder tempo com discussões inúteis, a pessoa já decidiu no que quer acreditar.)





  Não sei se o depoimento a baixo é realmente de alguma funcionaria da Caixa, mas acredito em cada parágrafo, porque é o que tenho visto por aí.
  Não é uma questão do que quero acreditar e sim algo que qualquer um mais atento pode observar.


  Auxílio Emergencial | Depoimento de uma Funcionária da CAIXA

  "Sou funcionária da CAIXA e vou explicar o porquê da demora pra receber o auxílio e, não adianta culpar o banco, a Datamec ou o Governo:
  Para vocês terem noção a CAIXA recebeu cerca de 170 milhões de cadastros, isso e ridículo!

a) Foi informado que quem trabalha de carteira assinada não teria direito ao auxílio, mas foram lá e fizeram cadastro.

b) Avisaram que quem recebe pensão ou aposentadoria não teria direito, mas foram lá e fizeram cadastro.

c) Menores de idade não tem direito, fizeram cadastro.

d) Pessoas recebendo auxílio desemprego não tem direito, mas foram lá e fizeram cadastro.

e) Mulher de licença maternidade, portanto de carteira assinada, foram lá e fizeram cadastro.

f) Mulher casada dizendo ser mãe solteira pra ganhar 1200, fizeram cadastro.

  É muita gente sem um pingo de empatia com quem realmente precisa querendo tirar proveito da situação e ganhar um dinheirinho a mais pra torrar à toa.
(VAI QUE COLA NÉ, BACANA?)

  O Governo identificou cerca de 76 mil PRESIDIÁRIOS que tentaram receber o auxílio emergencial para trabalhadores informais.

  Imagina o trabalho que o Governo está tendo para analisar cadastro por cadastro e direcionar esse auxílio a quem realmente precisa e já tá passando fome.

  Portanto, se tá demorando, a culpa NÃO é do Governo ou da Caixa, a culpa é do brasileiro que aprendeu a ser corrupto, que acha normal tirar vantagem em cima da desgraça alheia.

Nos resta esperar o tempo de análise."

E boa sorte àqueles que realmente têm o direito de receber o auxílio. 😩


  Dei uma organizada para ficar mais claro, mas nada foi tirado do contexto.

  Quando critico nossa cultura muitos acham exagero, no entanto continuo defendendo que comportamentos éticos vem de berço e/ou do próprio bom senso do cidadão, não é algo que possa ser adquirido em sala de aula.
  Olhamos muito para “escolarização”, quando deveríamos olhar mais para nossa CULTURA.

  Vivo na pele algo bem semelhante a esse relato de uma suposta funcionaria da Caixa.
  Sou funcionário público, atendo no SUS, o que mais atrapalha meu atendimento ao público são as pessoas que querem burlar as regras do hospital.
  Horários e normas são para os outros não para elas.
  Isso gera demora.
  Exemplo rápido.
  A visita ao paciente é ás 15 horas, mas a pessoa chega as 14 e não quer esperar.
  Pode entrar apenas uma pessoa para evitar aglomeração em tempos de Covid, mas o cidadão não aceita, fica ali querendo te ganhar na conversa.
  A fila está crescendo, ele está atrapalhando os visitantes que estão no horário certo, mas não está nem aí.
  Se você for um pouco mais firme na defesa da norma ... é risco de discussão, ofensas, ouvidoria ... mais atraso, demora.

  Ajudaria muito se desenvolvêssemos em nossa CULTURA o habito do planejamento e respeito as normas.

  Você vai buscar algum serviço ou produto?    
  Pesquise antes os procedimentos, horários, regras.
  Cabe as empresas tornar as informações mais claras, ATUALIZADAS, e disponíveis.
  Em tempos de Internet onde quase todo mundo tem celular ficou bem mais fácil.

  O local de atendimento deve estar bem sinalizado com informações básicas e quem busca atendimento tem QUE LER O QUE ESTA ESCRITO.

(É inacreditável, o elevador quebra, é colocado uma placa “elevador em manutenção” o cidadão fica lá apertando o botão, depois de algum tempo faz a pergunta: “O elevador esta quebrado?”)


  Por essas e outras que...

  Para mim todo dia é especial, é único, pode inclusive ser o último ... para morrer basta estar vivo.
  Não tem nenhum dia que eu espere com ansiedade, Natal, Ano Novo, aniversários.
  Sou controlado com dinheiro então nem o dia do pagamento é algo significativo no sentido de eu esperar ansioso por ele.

  Mas tem um dia que sempre foi muito importante pra mim, aquele que eu espero, o coração acelera quando se aproxima.
  Faltando 1 semana a alegria vai me contagiando, me pego rindo de qualquer coisa, cantando.

  É o primeiro dia de férias!

  Não importa qual seja ele, ao saber qual é, olho para o calendário e aquela data brilha em meus olhos.

  O dia 1 de Maio de 2020 brilhou tanto em minha mente.
  Naqueles dias de trabalho mais corridos ou tediosos eu pensava, calma, ás férias vão chegar, aguenta firme.
  Para um homem sem fé igual eu, é preciso se apegar a alguma coisa.
  As férias são meu paraíso na Terra, nada de grandioso, apenas ficar em casa sem compromissos, me entregando a Filosofia, cuidando da minha esposa e filhas.

  Hoje seria um dia de muita alegria, mas minhas férias foram canceladas, vou trabalhar no dia do trabalho ... e muitos outros, não tem uma data para brilhar no calendário.

  O consolo é que trabalhando registrado desde os 14 anos, meu tempo de aposentadoria pelas regras antigas, mais do que foi atingido.
  Pelas regras novas de transição também.
  Agora é ficar à espera que algum bom funcionário da Previdência cuide com profissionalismo do meu caso, alguém que sempre respeitou as regras e só quer o que fez por merecer.











14/05/2020

EEEEEEEEEEEEEEEEEBBBBBBAAAAAAAA!

William o Lutador 😆





.

.




                                                        

2 comentários:

Ana Medeiros disse...

Parabéns, William!
Sou funcionária pública também (educação) e penso igual a você, sempre há alguém querendo burlar as Leis. Eu sou a chata do meu setor mostrando aos amigos que o correto é direito e dever de todos, comigo não tem o famoso "jeitinho brasileiro".

Curta suas férias....em breve ela chegará!

William Robson disse...

Obrigado Ana, recebi dia 5/5 a boa noticia que minhas férias iniciarão no dia 16.  
A diretoria fez uma reunião e chegou a um acordo. 

Apesar dos tempos difíceis que vivemos, por 30 dias, finalmente vou poder fazer a "minha" quarentena dos problemas do dia a dia. 

Todos na torcida que alguma das tantas drogas em testes diminua significativamente o número de mortes e quem sabe internações.