O
Estado pode fazer muito pela melhora do Sistema Educacional, mas um grande salto
de qualidade só é possível se as famílias assumirem suas responsabilidades.
(William Robson)
Um pensador
eficiente surge de 4 situações onde uma não elimina a outra, elas se
complementam.
1 - DOM DE
NASCENÇA:
Interesse natural em conhecer, questionar e
elaborar teorias.
Não conheço
nenhum Governo que consegue distribuir dons de nascença aos cidadãos.
Para quem é ateu
... pode ser que consigamos isso algum dia através de manipulação genética.
Descobrir alguma
configuração cerebral que torne a mente mais “investigativa”, por hora não
tenho notícia de tal feito.
Para quem é
religioso... deveria questionar ao seu Deus porque não nascemos todos amantes
de Filosofia, com excelente senso crítico.
Na Bíblia há até
ameaça aos sábios e exaltação aos ignorantes os "puros de coração"
"O mundo não conheceu a Deus buscando
sabedoria, Deus salva os crentes pela loucura da pregação.
Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam
sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é
escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. "
[1 Coríntios 1:21-23]
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste
mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo
para confundir as fortes; "
[1 Coríntios 1:27]
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque
deles é o reino dos céus;
[Mateus 5:3]
Observe que a
Bíblia não quer que você busque sabedoria ou algum conhecimento das coisas,
basta ter Fé.
Aquele tipo de Fé
que te proíbe de pensar, apenas ame a “ideia de Deus” deixada pelos antigos.
Muitos dizem que o mal acontece
pelo livre arbítrio do homem ... é uma tese perigosa para um crente
defender.
Usemos a
dialética:
Um ladrão me fez
mal usando seu livre arbítrio que foi prontamente respeitado por Deus.
Caraca!
Eu NÃO
escolhi/arbitrei por ser assaltado, meu livre arbítrio não conta para Deus!?
Deus só respeita
o arbítrio do ladrão!?
Resumindo: Observamos que há mentes que já nascem com
uma capacidade de raciocínio “melhor”, tem esse dom de nascença.
Isso está além da “manipulação” de qualquer
Governo/Estado.
Se seu filho não nasceu gênio tem mais a ver
com Acaso ou vontade de algum deus...
2 - FAMÍLIA:
Pais com boa capacidade de
pensamento e que compartilhem isso com a criança sendo um exemplo a ser
copiado.
Nosso governo influência/interfere fortemente em
nossas famílias?
Não sei por onde.
Há o estatuto da
criança e adolescente, mas convenhamos, a grande maioria dos pais não lê esse
estatuto para tratar bem seus filhos.
Tem a lei da palmada,
mas ainda não vi ninguém ser incomodado pelo Governo por dar um tapa no
filho.
Desenvolver o “senso crítico”
das crianças é um dever inalienável de quem as colocou no mundo.
Debater ideias
com seus filhos acredito que seja muito importante.
Comente uma
notícia, discuta um acontecimento familiar, não diga apenas “não”, explique o porquê do “não”
... o mesmo vale para o “sim”.
Não sei como um professor do Estado pode ser mais eficiente
que você pai ou mãe para transmitir valores a seus filhos!
Quem defende que
a família não é o melhor lugar para “formar cidadãos” então
acredito que lá pelos 7 anos as criança já deveriam ficar totalmente sob a tutela
do Estado.
Sociedades já
experimentaram isso, chamavam de internatos, podiam ser religiosos ou
militares.
Se a família
brasileira é uma influência tão negativa para criança nada mais lógico que
afasta-las do ambiente familiar o mais cedo possível e deixar que os
instrutores/professores do Estado as doutrinem.
Para eu é bem claro, o pai ao
defender que o Estado é responsável pelo caráter de seu filho está se assumindo
incompetente como pai, é aceitável que abdique do pátrio poder.
A escola no
Brasil pode ser melhor, tudo sempre pode ficar melhor.
No entanto as
crianças estão sendo alfabetizadas, estão tendo fácil acesso a sala de aula.
[Na grande maioria
dos casos]
Para ler e
escrever bem tem que praticar muito, essa pratica não pode ficar limitar ao
período escolar.
Antigamente um
bom exercício de escrita era escrever diários e cartas, hoje estamos muito mais
evoluídos.
Temos a Internet
onde a comunicação é basicamente escrita, nunca se escreveu tanto quanto nos
dias atuais, temos até os corretores ortográficos, quem escreve tem que se interessar em escrever corretamente,
facilidade para isso tem.
Mais uma vez
esbarramos em interesses pessoais, responsabilidades individuais.
(Isso já começa na
infância)
A criança é um
ser pensante, quem é pai sabe das chantagens e pressões que elas fazem para
conseguir um brinquedo novo ou passeio diferente.
Reconhecemos a
força da personalidade infantil ao pedir um brinquedo, mas na hora de se
esforçar para ler ela vira uma “folha em branco” !?
Resumindo: Se seu filho não nasceu muito esperto dá
para melhorar seu desempenho mental se o ambiente familiar for propicio a isso,
bons exemplos valem mais que mil palavras.
3 - ESCOLA:
Boa alfabetização, transmissão de
conhecimentos básicos geografia, matemática, ciências, história, português.
O que é Cultura?
Cultura significa cultivar, vem do latim
colere.
Genericamente é todo aquele complexo que
inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos
os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também
por fazer parte de uma sociedade.
Cada país tem a
sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.
Esse é um assunto
complexo que deixarei para uma outra oportunidade, apenas quero dizer que as
pessoas acreditam que a educação pode mudar a Cultura, mas é a Cultura que muda
a educação.
A cultura pode
ser eficiente ou ineficiente.
Acreditar que é
função do Estado formar cidadãos é uma cultura que se mostra ineficiente e ela
produz um sistema educacional igualmente ineficiente.
Veja um traço
cultural nosso que está muito em debate.
Nós brasileiros
culturalmente acreditamos que alguém com menos de 18 anos não pode ser
responsabilizado por crimes, tudo é culpa do Estado/Sociedade [Presidente,
Governador...políticos em geral], então não punimos os menores
infratores como deveríamos.
A meu ver essa é
uma cultura ineficiente que só estimula a impunidade, se não mudamos nossa cultura, nossa
maneira de pensar... a impunidade e a gravidade dos crimes irá continuar.
Com o dinheiro
dos impostos o Governo constrói escolas suficientes para atender a demanda,
paga os professores, elabora planos de carreira e o resto é “nóis manos.”
Nós apontamos
CULTURALMENTE para onde nossa sociedade vai caminhar.
Resumindo:
Formar cidadãos (educar, civilizar) é com a família, nós brasileiros temos que
assumir a parte que nos cabe quando geramos uma criança.
Transmitir conhecimentos (escolarizar) é com
o profissional do ensino.
4 - PROFESSORES:
Podem ser uma boa referência
para seus alunos quando gostam da sua profissão, tem prazer em ensinar a
matéria que lecionam.
Não sei como um
curso de pedagogia pode desenvolver a paixão pelo ensino em algum cidadão.
Não escolhemos o
que sentir; escolhemos como agir diante do que sentimos.
Você deve buscar
uma profissão onde se sinta VOCACIONADO.
Não adianta achar
lindo ser médico se não suporta ver sangue.
Se você não tem
muita paciência para ensinar os outros, ser professor não é uma boa opção.
Ano após ano falará
das mesmas matérias, as contas de adição e subtração continuam as mesmas.
Duas vezes quatro
é um resultado muito óbvio para você, mas para aquela criança de 7 anos é uma
grande novidade.
Vejo professores sem nenhuma
vocação “exigindo” que o Estado lhes dê motivação.
Caraca, quem tem
vocação para ser professor, já vem com essa motivação de nascença...ops!
Voltamos ao
início do texto onde o Estado ainda não distribui dons de nascença.
Então é hora de
encerrar o texto e lhe deixar algo para meditar.
“Cultura é o que fica depois de se esquecer
tudo o que foi aprendido.”
(André Maurois)
A melhora da
educação [e de tantas outras coisas] vem a reboque de uma melhora da nossa
CULTURA.
“Plantemos/cultivemos”
ideias eficientes e nossa sociedade seguirá o caminho da eficiência.
Qualquer traço
cultural tem início, meio...adaptação ou fim.
Cultura não é
algo imutável, é algo que está em constante transformação.
Por razões que a própria
razão desconhece passamos a esperar tudo de algum Estado, é urgente que
fiquemos adultos/civilizados.
“Se
cada um cuida bem própria calçada temos uma rua bonita.
Se cada um cuida bem da própria família temos uma Sociedade bonita.”
Texto
Complementar: Paradoxo da Educação
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