sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cultura vs Educação

    Vamos ver em que nosso Governo Brasileiro atrapalha o SENSO CRÍTICO de nossa população?


  Preste atenção que esse texto é sobre “senso crítico”.
  Claro que o Estado pode fazer muito pela melhora do Sistema Educacional, mas o foco aqui é complementar o texto anterior.

  Para ser um bom Filosofo [pensador eficiente] podemos fundamentar em 4 coisas... são sugestões não regra de conduta:

  DOM DE NASCENÇA: interesse natural em conhecer, questionar e elaborar teorias.
  Não conheço nenhum Governo que conseguiu distribuir dons de nascença aos cidadãos.
  Quem é religioso deveria questionar ao seu Deus porque não nascemos todos amantes de Filosofia, com excelente senso critico.
  Na Bíblia há até ameaça aos sábios e exaltação aos ignorantes os "puros de coração"

  O mundo não conheceu a Deus buscando sabedoria, Deus salva os crentes pela loucura da pregação.
  Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
  Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos[1 Coríntios 1:21-23]

  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  [1 Coríntios 1:27]

  Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
[Mateus 5:3]

  Observe que a Bíblia não quer que você busque sabedoria ou algum conhecimento das coisas, basta ter Fé, aquele tipo de Fé que te proíbe de pensar, apenas ame a “ideia de Deus” deixada pelos antigos.
  As pessoas dizem que o mal acontece pelo livre arbítrio do homem, o que é uma tese perigosa para um crente defender...usemos a dialética:
  Um ladrão me fez mal usando seu livre arbítrio que foi prontamente respeitado por Deus.
  Caraca! Eu não escolhi/arbitrei por ser assaltado, meu livre arbítrio não conta para Deus!?
  Ele só respeita o arbítrio dos maus?
  Não vou me estender mais nisso, espero que tenha ficado claro que a não ser por alguma experiência genética no futuro, não temos como limitar a maldade no homem desde de nascença ou torna-lo geneticamente propenso a ler muito livros.
  Segundo a maioria quem pode fazer isso é Deus que pode tudo, se não cobram dele que pode fazer porque cobram do Estado que não tem como fazer? [Decifra-me ou te Devoro!]
=======================              
  FAMÍLIA: Pai ou mãe com boa capacidade de pensamento e que compartilhe isso com a criança sendo um exemplo a ser copiado.
  Nosso governo influencia fortemente nossas famílias?
  Não sei por onde.
  Há o estatuto da criança e adolescente, mas convenhamos a grande maioria dos pais não lê esse estatuto para tratar bem seus filhos.
  Tem a lei da palmada, mas ainda não vi ninguém ser incomodado pelo Governo por dar um tapa no filho.  
  Sim espancamentos foram denunciados e punidos, eu não acredito que alguém de bem seja a favor de espancamento de quem quer que seja, quanto mais de crianças.
  Debater ideias com seus filhos eu acredito que seja muito importante, comente uma notícia, discuta um acontecimento familiar, não diga apenas “não”, explique o porquê do “não” ... o mesmo vale para o “sim”.


  
   Não sei como um professor do Estado pode ser mais eficiente que você pai ou mãe para transmitir valores a seus filhos!

  Mas quem defende que a família não é o melhor lugar para formar cidadãos então acredito que lá pelos 7 anos as criança já deveriam ficar totalmente sob a tutela do Estado, as colocaríamos em creches, os Governantes as encheriam de ideologias e os pais as visitariam de vez enquanto nos finais de semana.
  Sociedades já experimentaram isso, chamavam de internatos que poderiam ser religiosos ou militares.
  Se a família brasileira é uma influência tão negativa para criança nada mais logico que afasta-las do ambiente familiar o mais cedo possível e deixar que os instrutores/professores do Estado as doutrinem.
  Porque para eu é bem claro, o pai que defende que o Estado é responsável pelo caráter de seu filho está se assumindo incompetente como pai, é aceitável que abdique do pátrio poder.      
 
  A escola no Brasil pode ser melhor, tudo sempre pode ficar melhor.
  No entanto as crianças estão sendo alfabetizadas, estão tendo fácil acesso a sala de aula. 
[Na grande maioria dos casos]
  Para você ler e escrever bem tem que praticar muito, essa pratica não tem porque se limitar ao período escolar.
  Antigamente um bom exercício de escrita era escrever diários e cartas, no meu entendimento hoje estamos muito mais evoluídos.
  Temos a Internet onde a comunicação é basicamente escrita, nunca se escreveu tanto quanto nos dias atuais, temos até os corretores ortográficos, quem escreve tem que se interessar em escrever corretamente, facilidade para isso tem.
  Mais uma vez esbarramos em interesses pessoais, responsabilidades individuais.     [Isso já começa na infância]     
  A criança também é um ser pensante, quem é pai sabe das chantagens e pressões que elas fazem para conseguir um brinquedo novo ou passeio diferente.
  Estamos como a imagem e semelhança do Deus Bíblico?
  Reconhecemos a força da personalidade infantil ao pedir um brinquedo, mas na hora de se esforçar para ler ela vira uma “folha em branco” !?
  Admitimos o livre arbítrio infantil para o [digamos] “mal” e negamos que ela possa arbitrar para o “bem” sem que o Estado interfira?
=====================
  ESCOLA: Boa alfabetização, transmissão de conhecimentos básicos geografia, matemática, ciências, história, português.

  O que é Cultura:
  Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

  Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores.
  Esse é um assunto complexo que deixarei para uma outra oportunidade, apenas quero dizer que as pessoas acreditam que a educação pode mudar a Cultura, mas é a Cultura que muda a educação.
  A cultura pode ser eficiente ou ineficiente.  Clique Aqui
  Acreditar que é função do Estado formar cidadãos é uma cultura que se mostra ineficiente e ela produz um sistema educacional igualmente ineficiente.
  Mudando um pouco de assunto, nós culturalmente acreditamos que alguém com menos de 18 anos não pode ser responsabilizado por crimes, tudo é culpa do Estado [Presidente, Governador...políticos em geral], então não punimos os menores infratores como deveríamos.
  Oras, essa é uma cultura ineficiente que só estimula a impunidade, se não mudamos nossa cultura, nossa maneira de pensar... a impunidade e a gravidade dos crimes irá continuar.

  Com o dinheiro dos impostos o Governo constrói escolas suficientes para atender a demanda, paga os professores, elabora planos de carreira e o resto é “nóis manos.”
  Nós apontamos CULTURALMENTE para onde nossa sociedade vai caminhar.
=======================
  PROFESSORES: Podem ser uma boa referência para seus alunos quando gostam da sua profissão, tem prazer em ensinar a matéria que lecionam.

  Também não sei como um curso de pedagogia pode desenvolver a paixão pelo ensino em algum cidadão.
  Como já escrevi inúmeras vezes:

  Não escolhemos o que sentir; escolhemos como agir diante do que sentimos.              

  Você deve buscar uma profissão onde se sinta VOCACIONADO.
  Não adianta você achar lindo ser médico se não suporta ver sangue.
  Se você não tem muita paciência para ensinar os outros, ser professor não é uma boa opção.
  Ano após ano você falará das mesmas matérias, as contas de adição e subtração continuam as mesmas.
  Duas vezes quatro é um resultado muito obvio para você, mas para aquela criança de 7 anos é uma grande novidade.
  Eu vejo professores sem nenhuma vocação “exigindo” que o Estado lhes dê motivação.
  Caraca, quem tem vocação para ser professor, já vem com essa motivação de nascença...ops! Voltamos ao início do texto onde o Estado ainda não distribui dons de nascença.
  Então é hora de encerrar o texto e lhe deixar algo para meditar.
  A melhora da educação [e de tantas outras coisas] vem a reboque de uma melhora da nossa CULTURA, “plantemos/cultivemos” ideias eficientes e nossa sociedade seguirá o caminho da eficiência.

  “Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido.”   [André Maurois]
 
  Qualquer traço cultural tem início, meio...adaptação ou fim.

  Texto Complementar: Paradoxo da Educação

   Vocês perceberam como os comentários negativos enchem a Roseana de razão?
  Não!!
  Antes quero dizer que não admiro a Roseana politicamente, não entendo como os Maranhenses mantém esse império dos Sarney por tanto tempo.
  Aqui em SP muitos votaram e votam em caras como o Maluf, mas não dá para negar que apesar de tudo Maluf fez grandes e importantes obras talvez por isso tenha tantos admiradores.
  O legado dos Sarney precisamos procurar com lupa e ter muita “licença poética” para destacar alguma coisa.
  Pelos comentários notamos que as pessoas que estão se tornando professores dependem de um Governo para tudo, elas não tem intelecto para pensar ou agir por conta própria.
  Um professor “segundo os comentários” não tem a mínima condição de ser um livre pensador.
   Como pessoas tão medíocres mentalmente podem querer dar aulas!!  Clique Aqui.



anterior         <>              próximo

Postar um comentário