domingo, 30 de outubro de 2022

Vitimismo das Circunstâncias

 


  

  “A humanidade dará um grande salto de qualidade quando começar a questionar a cultura do vitimismo.”
 
👉 William Robson - Explorados
 
 

 
😒 "Vítimas são vítimas e precisam ser protegidas." 
          (Comentarista)
 
  Não confunda vitima com vitimismo:

  “Uma pessoa que se vitimiza geralmente expressa muita negatividade e acredita que seus problemas são causados por mais alguém, além dela mesma.
  Ela tem certeza de que suas próprias ações não têm nada a ver com a solução de seus problemas.”


  Lembro do que minha mãe dizia ao reclamar do casamento:

  😭“Me casaram”.

 
  O fato dela estar apaixonada pelo meu pai a ponto de engravidar na adolescência, não tinha nada a ver com isso ... acredite quem quiser.
 
  Minha mãe foi vítima do que mesmo?

       

 

 

   Não sei exatamente em qual ano meus pais foram "forçados" ao casamento.
   Deduzo que foi no início da década de 1960.

   Sei que minha vó Tidi era viúva, tinha 4 filhos.
   Mais uma criança para sustentar seria um perrengue danado.
   Sem contar que minha mãe queria a todo custo ficar com meu pai.
   Minha vó dizia que ela pulava a janela, saia escondida para encontra-lo.

   Minha mãe foi "vitima" das circunstâncias?

  Acontece que as circunstâncias da época desaprovavam rigorosamente o sexo antes do casamento.
  As pílulas anticoncepcionais chegaram ao Brasil por volta de 1962.
  Obviamente não era de fácil acesso, principalmente para pobres.

  Quero dizer que as circunstâncias "morais" e físicas eram as mesmas para todas as mulheres.

  Como o forte desejo sexual, principalmente na juventude (biologia), também é comum a todas ... 

  Tratar quem "perde o controle sobre as próprias ações" como vitima com direito a alguma "indenização social" ... não tem lógica.

  É bem parecido com o caso de drogados e alcoólatras.

  Tem a parte do "prazer", mas também tem as consequências do vicio.
  Isso é bem sabido por todos há milênios.
  
   Existe a vitima do drogado, que para conseguir dinheiro para seu vicio faz mal a alguém.

  O drogado se dizer vitima das drogas ... olha o vitimismo aí geennnte....


 

  Seis métodos estranhos usados no passado para evitar a gravidez.
  
  BBC- Link
 



  








 

 😒 “Depois de algum tempo, todas as promessas de campanha já foram esquecidas.
          Em seguida começa a campanha para a prefeitura de SP.
         "Será sorte ou azar?"
           Não ter Nordestino suficiente para eleger o próximo melhor do mundo!”

             (Comentarista morador do Nordeste)

  No decorrer da minha vida fui descobrindo que não sou muito visitado pela “sorte”.
  Mas nascer em uma cidade como Campinas, em se falando de Brasil, sem dúvida foi muita sorte. 
  Principalmente pela família que nasci.
 (Desestruturada e pobre.)
           ⇩
  Campinas SP

 



Minha mãe que “viajou” e meus dois bebês ... ô vida...

  



.

Nenhum comentário: