segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Terra Verde

 






  Uma coisa lógica que NÃO FALAM é que áreas hoje inabitáveis podem ficar muito agradáveis.

  Desertos inundados passam a ser férteis, ter rios.

  Terras congeladas no Canadá, Rússia e outras nações podem ser o novo “celeiro do mundo”.

  Sabiam que Groelândia significa “Terra Verde”, sinal que no passado distante aquela região não era dominada pelo gelo.




  Essas informações foram úteis pra você?





                                               

  


 Sófocles:  E se as áreas habitáveis de hoje se tornarem inabitáveis num curto espaço de tempo?


William:  O que você chama de curto espaço de tempo?

  A não ser que ocorra uma guerra nuclear ou a colisão de um grande meteoro (ou evento cósmico do tipo), as mudanças continuarão lentas.

 

Sófocles: As novas áreas habitáveis conseguirão suprir a demanda de recursos da crescente população mundial e por quanto tempo continuarão habitáveis?


William: Tenho vários textos sobre isso, seria cansativo entrar em detalhes nesse comentário, clique no link acima "Refugiados e o Planeta Terra".


Sófocles: Concordo com os que afirmam que o planeta já tenha passado por inúmeras mudanças climáticas, porém discordo categoricamente dos que dizem que a atividade humana seja irrelevante na aceleração dessas mudanças.


William: Eu também discordo.

 

Sófocles: Já assistiu o filme Interestelar?

   Aquele cataclismo climático é uma obra de ficção, porém as mudanças necessárias para que cheguemos a tal estado são bem menores do que alguns supõem.

  Não temos backup, rota de fuga ou uma Terra 2.0, acredito que pelo menos nos próximos 5 séculos não, será que vale a pena apostar todas as fichas nesse jogo perigoso?


William: Não é lógico antecipar a inabitabilidade desse planeta, identifico como maior problema o excesso de humanos.

  Por isso sugiro o máximo de 2 filhos por casal.

  A redução da população pode acontecer rapidamente, mais rápido que as mudanças causadas por nós.


Sófocles: Você acha lentas (as mudanças climáticas)?

  Sou de Belo Horizonte, tenho 50 anos e sinceramente não me lembro de anos tão quentes em sequência.


William:  BH está próxima da “inabitabilidade”?

 

Sófocles: Você pode me dizer, também com razão, que 50 anos não sejam nada, porém pode discordar com 100% de certeza que seja uma aposta perigosa cruzar os braços e continuar dizendo que tudo é um ciclo normal?


William: Sou responsável pelo que escrevo não pelo que outros querem entender.


  Se encontrar algum texto meu dizendo que devemos simplesmente cruzar os braços e deixar acontecer por favor copie e cole para eu me retratar.


  Nossa tecnologia avançou bastante.

  Hoje em dia nossas maquinas consomem bem menos que antes, isso vai da lâmpada elétrica até a geladeira, passando por automóveis.

  O problema é que éramos 1 Bilhão em 1900 e agora somos 8 Bilhões.

  Minha parte eu faço, evito desperdício e tenho só duas filhas.

 

 

 





  A tempestade que atingiu a cidade de São Paulo, atingiu Campinas, mas não sei de apagões prolongados.
  Aqui é uma empresa privada, a CPFL.
  Campinas é mais eficiente na poda de árvores?
  Pelo menos das árvores que podem atingir a rede elétrica?
  Deve ser, não pesquisei.


Eco Radicalismo - Link



✧✧✧



Nenhum comentário:

Postar um comentário