“Segundo estudo da Associação Europeia
de Educação do Mesmo Sexo, no Reino Unido, das 29 escolas públicas que se
encontram entre as cem melhores, 25 são de educação diferenciada, separada por
sexo.
O Gabinete da
Educação britânico recomendou a separação por sexo.”
[Folha de São Paulo]
Lembrei do meu debate com um defensor do anarquismo.
Algumas medidas anárquicas existem até hoje, por exemplo, através do
anarquismo foi concebida a ideia de meninos e meninas estudarem na mesma sala
de aula".
(Comentarista)
O defensor do
movimento anarquista falou da importância de salas mistas para a sociedade
moderna e que no Brasil isso foi introduzido pelos anarquistas.
Não vou pesquisar
detalhes históricos, não me interessa qual movimento é o “pai” das salas
mistas.
Me interessa saber
se colocar meninos e meninas na mesma classe foi realmente algo eficiente.
Eu defendo a
separação por salas, entre meninos e meninas durante todo o ensino fundamental.
(Primeira a
oitava série.)
Meditemos
sobre isso.
Não concordo com
muitas teorias “modernizantes” sobre aprendizado.
Acho
eficiente o modo “tradicional” de ensino, não
vejo muitos motivos para mudá-lo.
Bom professor, crianças focadas, caderno, lousa e giz.
Com a tecnologia
atual a lousa pode ser tela, o caderno tablete.
A princípio você
que me acompanha vai achar um contra senso alguém que fala tanto em liberdade
defender uma escola mais fundamentada na disciplina, acontece que ...
liberdade precisa da disciplina, se cada um fizer o que quiser inviabiliza a liberdade
do outro...liberdade não tem como ser plena na vida em sociedade.
Exemplo simples:
Sou maior de
idade, tenho liberdade para comprar qualquer coisa
que esteja à venda no supermercado, de bebidas alcoólicas até comidas
gordurosas ou vegetarianas.
Mesmo que
algo me faça mal, tenho liberdade para comprar.
Acontece que preciso pagar e para pagar tenho que trabalhar, conseguir dinheiro...não
conheço muitos empregos onde não precisamos ter DISCIPLINA.
Percebe que para
ter a liberdade de comprar o que quiser você primeiro teve que ter disciplina
para ganhar dinheiro?
Se não fez isso,
seus pais ou alguém fez por você.
No caso da criança
ela deve ter liberdade para brincar, conviver com sua família seus amigos, mas
escola é lugar de estudo, lugar de muita disciplina.
Assim como no trabalho (em geral) não tem “disciplina
militar”, na escola também não precisa esse exagero.
Porem há grande respeito a hierarquia, temos
que seguir regras/protocolos ou sofrer as consequências.
Não acho que é
pedir muito que pelo menos por 4 horas 5 vezes por semana a criança seja
cobrada para aprender o básico do conhecimento humano acumulado.
Se a aula tiver
mais 2 ou 4 horas (período integral) pode ser feito outras experimentações
extra curriculares, mas as primeiras 4 horas tem que ser exigido muita
disciplina, responsabilidade.
O ensino fundamental deveria ser tipo uma
linha de produção do conhecimento.
Quanto é 3 X 3?
Vem a minha mente
fácil o número 9, não medito sobre esse resultado, ele está “decorado” em minha
mente.
Decorar é bom, é
uma característica importante de nosso cérebro, liberta nossa mente para outras
meditações, novos aprendizados.
Tenho 3 colegas,
disponho de 9 balas, quero distribuí-las em partes iguais, dou 3 tiros em cada
um... 😏
Depois de “aprender
a metodologia”, decorar a tabuada treina nossa memória e cria atalhos no
pensamento.
Encurta o caminho para saltos maiores, radiciação,
potenciação, álgebra... filosofia.
Pelo menos por 4
horas a aula não deve ser transformada em “circo”, professor não tem que ser
palhaço nem animador de auditório.
A escola deve ser
como um “emprego” para criança onde seu dever é aprender conceitos básicos do
conhecimento humano.
Eu entendo a
boa intenção e conceitos da "educação moderna".
🙎 “O
que aprendemos pela experiência/experimentação fixa melhor em nossa mente.”
(Comentarista)
Se eu morar um
tempo em Brasília nunca mais vou esquecer que ela é a capital do Brasil.
Quando aprendemos vivenciando alguma coisa dificilmente sai de nossa
mente.
Acontece que temos
26 Estados, é inviável cada criança morar um tempo em cada capital para
aprender seus nomes.
É mais eficiente
repetir várias vezes os nomes para acertar na prova, decora-los e saber
localizar as capitais no mapa.
Já não sei dizer de
cabeça o nome de todas as capitais, não é uma coisa que eu lide profissionalmente,
mas é uma informação de fácil acesso porque meu ensino fundamental me dotou
dessa capacidade.
Digamos que eu não
lembre o nome da capital de Rondônia.
Eu sei que fica na
região Norte e localizo facilmente em qualquer mapa do Brasil.
Depois do ensino
fundamental as salas podem ser mistas, mas antes o mais eficiente para manter o
foco é separar meninos de meninas.
“Esse
tipo de sistema (Separar por sexo) é uma prática do século passado.
Com o passar dos
anos, a educação brasileira passou a adotar o ensino misto.
Voltar ao
sistema antigo é um retrocesso.
A gente aprende
a diferença com a convivência com o diferente, e não na segregação.”
[Notícias
R7]
Formar cidadãos é
função da família, isso nunca será “retrocesso”
Minhas filhas não
são segregadas da convivência com meninos, eu e minha esposa não fazemos isso,
mas na escola, no ensino fundamental, queremos que elas foquem no conhecimento
humano acumulado.
Acredito que todos concordamos que manter o
foco/atenção melhora o aprendizado de qualquer coisa.
Eliminar toda e qualquer distração quando
estamos em grupo é dificílimo.
Até sozinhos é complicado não pensar em mais
nada, se concentrar apenas em uma coisa como nas meditações budistas.
Porém, tanto quanto possível é aconselhável evitar
distrações.
Quem em “nome da liberdade” defende o uso de
celulares na sala de aula?
(Para assuntos particulares.)
Ainda não encontrei ninguém, até quem usa
admite que tira o foco do aprendizado.
Lembremos que a Internet é uma grande
ferramenta de “inclusão”, a criança pode interagir com grande número de pessoas
e realidades.
Caraca mano!
Faça isso fora do horário de aula.
Um termo da “moda”
é “déficit de atenção” onde por análises muito subjetivas a criança é
“diagnosticada” com dificuldade “de nascença” para se concentrar nas tarefas.
Sem entrar no
mérito desses diagnósticos me responda:
Salas
mistas combinam com manter a disciplina e o foco?
A interação menino/menina tem que ser no período
de aprendizado, dentro da sala de aula?
De certo essa separação vai contra a vontade
das crianças, acontece que essa deve ser uma decisão de ADULTOS.
Depois da quarta série
gostava de estudar com meninas, no primeiro dia de aula era aquela emoção para
conseguir sentar ao lado de uma garota bonita.
Percebem a perda de
foco já no primeiro dia de aula?
Isso não tem como
mudar, homens e mulheres se sentem atraídos naturalmente.
Não estou falando nem de relação sexual, a
grande maioria das crianças não sentem esse tipo de atração física até uns 12
anos.
Eu não pensava em
transar com as garotas gostava apenas de contemplar a beleza, ficar perto.
Muito tímido nem conversava. 😏
Evidente que desde criança tem gente com
personalidade mais extrovertida.
As garotas geralmente ficam na delas, mas os
garotos querem se mostrar para as garotas.
É um impulso tão natural que é ilusão
acreditar que podemos refrear com campanhas.
E qual vantagem tem estimula-lo em sala de
aula!?
Eu
praticamente não tenho dúvidas que se meninos e meninas estudassem em salas
separadas o ganho na concentração seria enorme.
Se foram os
anarquista que trouxeram salas mistas para o Brasil tenho certeza que tiveram
boa intenção, mas os benefícios são discutíveis.
Não estou falando
de proibir o uso de celulares por crianças, minhas filhas tem desde ... nem sei
dizer ... minha esposa gasta com as meninas sem dó.
Minhas filhas tem
muito tempo para usar o celular NÃO NA SALA DE AULA.
Meninos e meninas
tem bastante tempo para se conhecerem nas mais diversas atividades NÃO NA SALA
DE AULA.
Não estou falando
de escolas separadas, ou manter a separação em todas as séries, cursos e
faculdade.
Estou falando de
“classes” separadas durante todo o ensino fundamental.
Nessa idade o
cérebro está bem “plástico” e quanto mais conhecimento conseguirmos despejar
nessa mente, mais ferramentas ela disporá para uma vida mais eficiente.
Tem um efeito
colateral interessante.
(Especulação lógica)
Muitos brasileiros
param de estudar depois do ensino fundamental, sei lá, estudar como quase tudo
na vida enjoa.
Salas mistas após o
ensino fundamental pode ser uma mudança de ares interessante, seria algo novo
para quem estudou 8 anos em classes separadas.
Com dois detalhes,
já estariam mais acostumados com a disciplina na sala de aula e com fundamentos
do conhecimento humano bem arraigados.
Mas sou “minoria” nesse entendimento, no próximo
texto falarei sobre isso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário