quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Salas Mistas


  “Segundo estudo da Associação Europeia de Educação do Mesmo Sexo, no Reino Unido, das 29 escolas públicas que se encontram entre as cem melhores, 25 são de educação diferenciada, separada por sexo.
  O Gabinete da Educação britânico recomendou a separação por sexo.”
  [Folha de São Paulo]    
     
   Lembrei do meu debate com um defensor do anarquismo.


 😒 “Minha referência ao anarquismo é justamente por falta de conhecimentos de alguns que o tomam como vandalismo e atitudes desorganizadas e caóticas, mas o anarquismo não significa isso.
   Algumas medidas anárquicas existem até hoje, por exemplo, através do anarquismo foi concebida a ideia de meninos e meninas estudarem na mesma sala de aula".
[Comentarista]    


  O defensor do movimento anarquista falou da importância de salas mistas para a sociedade moderna e que no Brasil isso foi introduzido pelos anarquistas.
  Não vou pesquisar detalhes históricos, não me interessa qual movimento é o “pai” das salas mistas.
  Me interessa saber se colocar meninos e meninas na mesma classe foi realmente algo eficiente.

  Eu defendo a separação por salas, entre meninos e meninas durante todo o ensino fundamental.
 (Primeira a oitava série.)

  Meditemos sobre isso.

  Não concordo com muitas teorias “modernizantes” sobre aprendizado.
  Acho eficiente o modo “tradicional” de ensino, não vejo muitos motivos para mudá-lo.


  Bom professor, crianças focadas, caderno, lousa e giz.

  Com a tecnologia atual a lousa pode ser tela, o caderno tablete.

  A princípio você que me acompanha vai achar um contra senso alguém que fala tanto em liberdade defender uma escola mais fundamentada na disciplina, acontece que ... liberdade precisa da disciplina, se cada um fizer o que quiser inviabiliza a liberdade do outro...liberdade não tem como ser plena na vida em sociedade.

  Exemplo simples:

    Sou maior de idade, tenho liberdade para comprar qualquer coisa que esteja à venda no supermercado, de bebidas alcoólicas até comidas gordurosas ou vegetarianas.
    Mesmo que algo me faça mal, tenho liberdade para comprar.
    Acontece que preciso pagar e para pagar tenho que trabalhar, conseguir dinheiro...não conheço muitos empregos onde não precisamos ter DISCIPLINA.

  Percebe que para ter a liberdade de comprar o que quiser você primeiro teve que ter disciplina para ganhar dinheiro?
  Se não fez isso, seus pais ou alguém fez por você.

  No caso da criança ela deve ter liberdade para brincar, conviver com sua família seus amigos, mas escola é lugar de estudo, lugar de muita disciplina.

  Assim como no trabalho (em geral) não tem “disciplina militar”, na escola também não precisa esse exagero.
  Porem há grande respeito a hierarquia, temos que seguir regras/protocolos ou sofrer as consequências.


  Não acho que é pedir muito que pelo menos por 4 horas 5 vezes por semana a criança seja cobrada para aprender o básico do conhecimento humano acumulado.

  Se a aula tiver mais 2 ou 4 horas (período integral) pode ser feito outras experimentações extra curriculares, mas as primeiras 4 horas tem que ser exigido muita disciplina, responsabilidade.

  O ensino fundamental deveria ser tipo uma linha de produção do conhecimento.

  Quanto é 3 X 3?
  Vem a minha mente fácil o número 9, não medito sobre esse resultado, ele está “decorado” em minha mente.

  Decorar é bom, é uma característica importante de nosso cérebro, liberta nossa mente para outras meditações, novos aprendizados.

  Tenho 3 colegas, disponho de 9 balas, quero distribuí-las em partes iguais, dou 3 tiros em cada um... 😊

  Depois de “aprender a metodologia”, decorar a tabuada treina nossa memória e cria atalhos no pensamento.
  Encurta o caminho para saltos maiores, radiciação, potenciação, álgebra... filosofia.

  Pelo menos por 4 horas a aula não deve ser transformada em “circo”, professor não tem que ser palhaço nem animador de auditório.
  
  A escola deve ser como um “emprego” para criança onde seu dever é aprender conceitos básicos do conhecimento humano.

  Eu entendo a boa intenção e conceitos da "educação moderna".

🙎 “O que aprendemos pela experiência/experimentação fixa melhor em nossa mente.”
[Comentarista]


  Se eu morar um tempo em Brasília nunca mais vou esquecer que ela é a capital do Brasil.
  Quando aprendemos vivenciando alguma coisa dificilmente sai de nossa mente.
  Acontece que temos 26 Estados, é inviável cada criança morar um tempo em cada capital para aprender seus nomes.
  É mais eficiente repetir várias vezes os nomes para acertar na prova, decora-los e saber localizar as capitais no mapa.
  Já não sei dizer de cabeça o nome de todas as capitais, não é uma coisa que eu lide profissionalmente, mas é uma informação de fácil acesso porque meu ensino fundamental me dotou dessa capacidade.
  Digamos que eu não lembre o nome da capital de Rondônia.
  Eu sei que fica na região Norte e localizo facilmente em qualquer mapa do Brasil.

  Depois do ensino fundamental as salas podem ser mistas, mas antes o mais eficiente para manter o foco é separar meninos de meninas.

   
  “Esse tipo de sistema (Separar por sexo) é uma prática do século passado.
  Com o passar dos anos, a educação brasileira passou a adotar o ensino misto.
  Voltar ao sistema antigo é um retrocesso.
  A gente aprende a diferença com a convivência com o diferente, e não na segregação.”
   [Notícias R7]

  Percebam mais uma vez que transformaram a escola em um lugar onde a prioridade é “formar cidadãos”, o conhecimento humano fica em segundo ou terceiro plano.
  Formar cidadãos é função da família, isso nunca será “retrocesso”
  Minhas filhas não são segregadas da convivência com meninos, eu e minha esposa não fazemos isso, mas na escola, no ensino fundamental, queremos que elas foquem no conhecimento humano acumulado.








  
  Acredito que todos concordamos que manter o foco/atenção melhora o aprendizado de qualquer coisa.
  Eliminar toda e qualquer distração quando estamos em grupo é dificílimo.
  Até sozinhos é complicado não pensar em mais nada, se concentrar apenas em uma coisa como nas meditações budistas.
  Porém, tanto quanto possível é aconselhável evitar distrações.

  Quem em “nome da liberdade” defende o uso de celulares na sala de aula?
(Para assuntos particulares.)


  Ainda não encontrei ninguém, até quem usa admite que tira o foco do aprendizado.

  Lembremos que a Internet é uma grande ferramenta de “inclusão”, a criança pode interagir com grande número de pessoas e realidades.

  Caraca mano!
  Faça isso fora do horário de aula.


  Um termo da “moda” é “déficit de atenção” onde por análises muito subjetivas a criança é “diagnosticada” com dificuldade “de nascença” para se concentrar nas tarefas.
  Sem entrar no mérito desses diagnósticos me responda:

 Salas mistas combinam com manter a disciplina e o foco?

   A interação menino/menina tem que ser no período de aprendizado, dentro da sala de aula?

  De certo essa separação vai contra a vontade das crianças, acontece que essa deve ser uma decisão de ADULTOS.

  Depois da quarta série gostava de estudar com meninas, no primeiro dia de aula era aquela emoção para conseguir sentar ao lado de uma garota bonita.

  Percebem a perda de foco já no primeiro dia de aula?

  Isso não tem como mudar, homens e mulheres se sentem atraídos naturalmente.
  Não estou falando nem de relação sexual, a grande maioria das crianças não sentem esse tipo de atração física até uns 12 anos.
  Eu não pensava em transar com as garotas gostava apenas de contemplar a beleza, ficar perto.
  Muito tímido nem conversava. 😊

  Evidente que desde criança tem gente com personalidade mais extrovertida.
  As garotas geralmente ficam na delas, mas os garotos querem se mostrar para as garotas.

  É um impulso tão natural que é ilusão acreditar que podemos refrear com campanhas.
  E qual vantagem tem estimula-lo em sala de aula!?

 Eu praticamente não tenho dúvidas que se meninos e meninas estudassem em salas separadas o ganho na concentração seria enorme.
  Se foram os anarquista que trouxeram salas mistas para o Brasil tenho certeza que tiveram boa intenção, mas os benefícios são discutíveis.

 
  Não estou falando de proibir o uso de celulares por crianças, minhas filhas tem desde ... nem sei dizer ... minha esposa gasta com as meninas sem dó.
  Minhas filhas tem muito tempo para usar o celular NÃO NA SALA DE AULA.

  Meninos e meninas tem bastante tempo para se conhecerem nas mais diversas atividades NÃO NA SALA DE AULA.

  Não estou falando de escolas separadas, ou manter a separação em todas as séries, cursos e faculdade.
  Estou falando de “classes” separadas durante todo o ensino fundamental.
  Nessa idade o cérebro está bem “plástico” e quanto mais conhecimento conseguirmos despejar nessa mente, mais ferramentas ela disporá para uma vida mais eficiente.

  Tem um efeito colateral interessante.
  (Especulação lógica)

  Muitos brasileiros param de estudar depois do ensino fundamental, sei lá, estudar como quase tudo na vida enjoa.
  Salas mistas após o ensino fundamental pode ser uma mudança de ares interessante, seria algo novo para quem estudou 8 anos em classes separadas.
  Com dois detalhes, já estariam mais acostumados com a disciplina na sala de aula e com fundamentos do conhecimento humano bem arraigados.

  Mas sou “minoria” nesse entendimento, no próximo texto falarei sobre isso...







_____________________________________________

Nenhum comentário: